Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 27 de maio de 2012

Amar a Cristo...

Faz-nos pescadores de homens Mestre, ajuda-nos a que cheios do Teu Espírito consigamos fazer um apostolado de exemplo, para que mesmo nas coisas mais simples se note que somos Teus discípulos, ainda que quando aparentemente devotados à indiferença deixemos rastilho. Que os outros ao saberem da nossa condição de cristãos se interroguem, mesmo que muito mais tarde, e associem o nosso comportamento à nossa Fé, tendo sempre presente que o fazemos por e para Ti e jamais para nossa vaidade pessoal.

Faz-nos sempre humildes servos Teus, amado Jesus Cristo!

JPR

No Dia Internacional da Criança, 1 de junho, ofereça este presente com significado (aceda diretamente ao site clicando neste título)


Hildegarda e João d'Ávila serão Doutores da Igreja

O Papa Bento XVI anunciou na manhã deste domingo que no próximo dia 7 de outubro proclamará doutores da Igreja o espanhol São João d’Ávila e (1499-1569) e a alemã Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179).


Durante a oração do Regina Coeli na Praça São Pedro, diante de 40 mil pessoas, o Pontífice definiu estes dois religiosos como “duas grandes testemunhas” da fé, que viveram períodos históricos e ambientes culturais bastante diferentes: 


“João, sacerdote diocesano nos anos do Renascimento espanhol, participou da árdua tarefa de renovação cultural e religiosa da Igreja e da unidade social nos os albores da modernidade” – disse, explicando que “Hildegarda foi uma monja beneditina vivida no coração da Idade Média, autêntica mestre de Teologia e profunda estudiosa de ciências naturais e música”


Para Bento XVI, “a santidade da vida e a profundidade da doutrina destes dois santos fazem-nos perenemente atuais”, principalmente à luz do projeto de nova evangelização, ao qual será dedicada a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se inaugura precisamente em 7 de outubro.


Ainda durante o Regina Coeli, Bento XVI recordou que viajará na próxima sexta-feira para Milão (norte da Itália), por ocasião do VII Encontro Mundial das Famílias, e convidou os fiéis que participaram da oração dominical na Praça São Pedro ou através dos meios de comunicação, a acompanharem o evento e a rezarem por seu êxito. 


Após a oração, o Papa rezou o Pai Nosso, fez saudações em várias línguas, e concedeu a bênção apostólica a todos os fiéis.


Rádio Vaticano na sua edição para o Brasil


Vídeos em espanhol e inglês

"Que a unidade de Pentecostes vença a Babel das divisões e inimizades"

O Papa fez hoje um apelo à unidade e à compreensão entre as pessoas, que a seu ver, são muitas vezes “superficiais e difíceis”, não obstante o progresso tecnológico que melhorou as comunicações e reduziu as distâncias geográficas. 

Na missa de Pentecostes celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Pontífice disse que a Igreja tem que ser um “lugar de unidade e de comunhão na verdade, neste momento em que o mundo parece reviver a passagem bíblica da Torre de Babel”:

“Perduram desequilíbrios que muitas vezes geram outros conflitos; o diálogo entre as gerações faz-se arduamente e muitas vezes, prevalece a contraposição; assistimos a factos quotidianos que apresentam o homem sempre mais agressivo e irritado; compreender-se parece demasiadamente penoso e cada um prefere permanecer dentro de si, concentrado em seus interesses”. 

Em seguida, o Papa advertiu que a sociedade atual está vivendo novamente a experiência de Babel, o trecho bíblico que ilustra um reino em que os homens pensam ter tanto poder para chegar ao céu, abrir suas portas e colocar-se no lugar de Deus, que não se dão conta de construírem a torre, uns contra os outros. 

“Com o progresso da ciência e da técnica, obtivemos o poder de dominar as forças na natureza, de manipular os elementos, de fabricar seres animados, de chegar quase até o próprio ser humano. Nesta situação, rezar a Deus parece algo superado, inútil, porque nós mesmos podemos construir e realizar tudo o que quisermos” – indicou Bento XVI. 

“Multiplicamos as possibilidades de comunicar, de trocar informações, de transmitir notícias, mas podemos dizer que aumentou a capacidade de nos entendermos, ou, paradoxalmente, nos entendemos cada vez menos? Não existe entre as pessoas uma sensação de desconfiança, de suspeito, de temor recíproco, ao ponto de parecermos perigosos uns para os outros?” – questionou o Papa.

À multidão de fiéis, 40 cardeais e 50 bispos presentes, o Pontífice afirmou que a Igreja deve ser um “lugar de unidade e de comunhão na verdade”, que propicie o encontro e a comunicação das pessoas, na qual os cristãos não se fechem em si mesmos, mas que se “orientem para o todo”. 

Bento XVI instou a viver segundo o espírito da unidade e da verdade, e recordou palavras de São Paulo, afirmando que a vida das pessoas está marcada por um conflito interior entre “os impulsos que provêm da carne e os que provêm do espírito, e não podemos segui-los, todos”. 

“Com efeito, não podemos se ao mesmo tempo egoístas e generosos, seguir a tendência de dominar os outros e sentir a alegria do serviço desinteressado. Temos sempre que escolher que impulso seguir” – disse o Papa, explicando que “as obras da carne são os pecados de egoísmo e de violência, como a inimizade, a discórdia, as invejas e os desacordos: são pensamentos e ações que não fazem viver realmente como humanos e cristãos, no amor. Ao contrário, o Espírito Santo guia-nos às alturas de Deus”.

Rádio Vaticano na sua edição para o Brasil com adaptação de JPR

Vídeo em espanhol

‘consummati in unum’

A efusão do Espírito Santo, na medida em que nos cristifica, leva-nos a reconhecer como filhos de Deus. O Paráclito, que é caridade, ensina-nos a fundir com essa virtude toda a vida. Por isso, feitos uma só coisa com Cristo, consummati in unum, podemos ser entre os homens o que Santo Agostinho afirma da Eucaristia: sinal de unidade, vínculo de Amor.

(S. Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 87)

Imitação de Cristo, 2, 1, 6-I - Da vida interior

Aquele que avalia as coisas pelo que são, e não pelo juízo e estimação dos outros, este é o verdadeiro sábio, ensinado mais por Deus que pelos homens. Quem sabe andar recolhido dentro de si, e ter em pequena conta as coisas exteriores, não precisa escolher lugar nem aguardar horas para se dar a exercícios de piedade. O homem interior facilmente se recolhe, pois nunca se entrega de todo às coisas exteriores. Não o estorvam trabalhos externos nem ocupações, às vezes necessárias, mas ele se acomoda às circunstâncias, conforme sucedem. Quem tem o interior bem disposto e ordenado não se importa com as façanhas e crimes dos homens. Tanto o homem se embaraça e distrai, quanto se mete nas coisas exteriores.

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§ 1715. Quem crê em Cristo possui a vida nova no Espírito Santo. A vida moral, crescida e amadurecida na graça, deve consumar-se na glória do céu.

Rainha da paz, roga por nós!

Santa Maria é (e assim a invoca a Igreja) a Rainha da paz. Por isso, quando se agitar a tua alma, ou o ambiente familiar ou profissional, a convivência na sociedade ou entre os povos, não cesses de aclamá-la com esse título: "Regina pacis, ora pro nobis!", Rainha da paz, roga por nós! Experimentaste-o alguma vez, quando perdeste a tranquilidade?... Surpreender-te-ás com a sua imediata eficácia. (S. Josemaría Escrivá - Sulco, 874)

Não há paz em muitos corações que tentam em vão compensar a intranquilidade da alma com a distracção contínua, com a pequena satisfação dos bens que não saciam, porque deixam sempre o travo amargo da tristeza. (...)

Cristo, que é a nossa paz, é também o Caminho. Se queremos a paz, temos de seguir os seus passos. A paz é consequência da guerra, da luta, dessa luta ascética, íntima, que cada cristão deve sustentar contra tudo aquilo que, na sua vida, não é de Deus: contra a soberba, a sensualidade, o egoísmo, a superficialidade, a estreiteza do coração. É inútil clamar pelo sossego exterior se falta tranquilidade nas consciências, no fundo da alma, porque é do coração que saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfémias. (S. Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 73) 

PENTECOSTES por Joaquim Mexia Alves

Encerrado na minha casa,
sozinho,
deixo as janelas e portas fechadas,
pois tenho medo do que me pedes,
Senhor!


Como sempre,
quando tenho medo,
peço a tua Mãe que me ajude,
e me ensine o caminho!


E o que faz Ela?
Reza,
pede –Te o Espírito Santo,
para Ela,
para mim,
para todos.


De repente,
vindo do Céu,
ou de dentro de mim,
(pelo Baptismo, pelo Crisma),
irrompe uma força,
um vento impetuoso,
que leva as minhas dúvidas,
arrasta os meus medos,
e abre o caminho para Ti,
Senhor!


E eu levanto-me,
encho-me de coragem,
(ou és Tu que me enches,
Espírito de Deus),
e num grito da alma,
proclamo:
meu Senhor e meu Deus!


Quero quedar-me assim,
a gozar da tua presença,
mas Tu não me deixas,
e abrindo as janelas,
escancarando as portas,
mostras–me o mundo e dizes-me:
Vai, anuncia-Me!


Oh, pobre de mim,
o que dizer,
o que fazer,
como anunciar-te,
Senhor!


Mas Tu,
Senhor,
docemente,
sedutoramente no amor,
como sempre fazes,
dizes-me ao ouvido:
«diz o que te for dado nessa hora,
pois não serás tu a falar,
mas sim o Espírito Santo.»*


* Mc 13, 11


Marinha Grande, 27 de Maio de 2012


Joaquim Mexia Alves AQUI

Bom Domingo do Senhor!

Peçamos ao Senhor que nos derrame o Divino Espírito Santo sobre nós à semelhança do que fez com os doze apóstolos e como nos narra o Evangelho de hoje (Jo 15, 26-27.16, 12-15) para que cheios Dele possamos estar sempre disponíveis para a Verdade.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei nels o fogo do Vosso amor!

Vinde, ó Divino Espírito Santo


Hymnus VENI CREATOR SPIRITUS

Espírito Santo alma da Igreja

«Ele é a alma Desta Igreja. Ele é Quem explica aos fieis o sentido profundo dos ensinamentos de Jesus e o Seu mistério. Ele é Quem, hoje como nos começos da Igreja, actua em cada evangelizador que se deixa possuir e conduzir por Ele, e pões nos lábios as palavras que por si só não poderia achar, predispondo também a alma daquele que escuta para torná-la aberta e acolhedora da Boa Nova e do reino anunciado.»

(Evangelii muntiandi, nº 75 – Paulo VI)

Spiritus Domini - Canto Gregoriano



Spíritus Dómini replévit órbem terrárum, allelúia: et hoc quod cóntinet ómnia, sciéntiam hábet vócis, allelúia, allelúia, allelúia. Exsúrgat Déus, et dissipéntur inimíci éjus: et fúgiant, qui odérunt éum, a fácie éjus. Glória Pátri, et Fílio, et Spirítui Sáncto. Sicut erat in princípio, et nunc, et semper, et in saécula saeculórum. Amen. Spíritus Dómini replévit órbem terrárum, allelúia: et hoc quod cóntinet ómnia, sciéntiam hábet vócis, allelúia, allelúia, allelúia.