Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cardeal Kurt Koch: "Não podemos ser católicos e não aceitar o Concílio Vaticano II" (vídeos em espanhol e inglês)

Amar a Cristo...

Muitas vezes esquecemo-nos de Ti no seio da Sagrada Família, junta da Tua e nossa Mãe e do grande Patriarca S. José, mas que extraordinária bondade a Tua ao permitir-nos contemplar tão excelsa família, fazendo dela luz e espelho para as nossas famílias terrenas.

Amado Jesus, ofereceste-nos uma família normal e excepcional ao mesmo tempo, frequentemente reunimo-nos à volta da mesma mesa quatro gerações e pese as distâncias, por vezes de milhares de quilómetros, sentimo-nos unidos e procuramos, seguindo o bom exemplo que nos legaste, amarmo-nos e ajudarmo-nos uns outros.

Senhor, rogamos-Te a Tua Divina protecção para todos os nossos familiares e aqueles que nos são caros. Obrigado por atenderes sempre as nossas preces!

JPR

Nunc Coepi - Perguntas e Respostas









Por ocasião do ANO DA FÉ, o blogue NUNC COEPI vai acolher a sugestão de criar um espaço para:
Perguntas/Respostas

Para colocar uma pergunta terá que enviá-la para:

Indicando: se deseja ser identificado.
A resposta será publicada em NUNC COEPI
As questões devem estar dentro do ‘espírito’ de NUNC COEPI.

*Exemplo de pergunta que, entretanto nos chegou:

‘A minha mulher abandonou o lar mas continuo casado.
Posso receber os sacramentos?’ 

Não hesite e envie-nos as suas perguntas. Bem-haja!

Imitação de Cristo, 1, 25, 2-6

Que fazem tantos outros religiosos que guardam a austera disciplina do claustro? Raro saem, vivem retirados, sua comida é parca, seu hábito grosseiro, trabalham muito, falam pouco, vigiam até tarde, levantam-se cedo, rezam muito, lêem com freqüencia e conservam-se em toda a observância. Olha como os cartuxos, os cistercienses, e os monges e monjas das diversas ordens se levantam todas as noites para louvar o Senhor. Vergonha, pois, seria, se tu fosses preguiçoso em obra tão santa, quando tamanha multidão de religiosos entoa a divina salmodia.

Nada vale a pena se não estamos junto do Senhor

Maria, tua Mãe, levar-te-á ao Amor de Jesus. E aí estarás "cum gaudio et pace", com alegria e paz, sempre "levado" – porque sozinho cairias e encher-te-ias de lodo – pelo caminho fora, para crer, para amar e para sofrer. (S. Josemaría Escrivá - Forja, 677)

Maria e José perguntaram por ele a parentes e conhecidos. E, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém à sua procura. A Mãe de Deus, que procurou com afã o seu Filho, perdido sem sua culpa e que sentiu a maior alegria ao encontrá-lo, ajudar-nos-á a voltar atrás, a rectificar o que for preciso, quando, pelas nossas leviandades ou pecados, não consigamos descobrir Cristo. Teremos assim a alegria de o abraçar de novo, para lhe dizer que nunca mais o perderemos.

Maria é Mãe da ciência, porque com Ela se aprende a lição que mais importa: que nada vale a pena se não estamos junto do Senhor, que de nada servem todas as maravilhas da terra, todas as ambições satisfeitas, se no nosso peito não arde a chama de amor vivo, a luz da santa esperança, que é uma antecipação do amor interminável, na nossa Pátria definitiva. (S. Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 278) 

«Para ir onde Eu vou, conheceis o caminho»

Jean Tauler (c. 1300-1361), dominicano em Estrasburgo 
Sermão 20, 3º para a Ascensão

«Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu». [...] Os membros do Corpo de Cristo devem seguir o seu chefe, a sua cabeça, que foi arrebatado hoje. Ele precedeu-nos, para nos preparar um lugar (cf. Jo 14,2), para que nós, que O seguimos, possamos dizer como a noiva do Cântico dos Cânticos: «Arrasta-me atrás de ti» (1,4). [...]

Queremos segui-Lo? Devemos ter também em consideração o caminho que Ele nos mostrou durante trinta e três anos: caminho de pobreza, de despojamento, por vezes muito amargos. Mas temos de seguir esse mesmo caminho se quisermos chegar, com Ele, acima de todos os céus. Mesmo quando todos os mestres estiverem mortos e todos os livros queimados, encontraremos sempre, na Sua santa vida, um ensinamento suficiente, pois Ele mesmo é o caminho e nenhum outro (cf. Jo 14,6). Sigamo-Lo, portanto.

Tal como o íman atrai o ferro, assim o amável Cristo atrai a Si todos os corações a quem tocou. O ferro tocado pela força do íman é elevado acima do que lhe é natural, sobe, seguindo-o, embora isso seja contrário à sua natureza. Já não tem repouso até ser elevado acima de si próprio. Assim também, que todos aqueles que são tocados no mais fundo do coração por Cristo já não retêm, nem a alegria, nem o sofrimento. Elevaram-se acima de si próprios até Ele. [...]

Quando não somos tocados não devemos imputá-lo a Deus. Deus toca, empurra, adverte e deseja igualmente todos os homens, quer da mesma maneira a todos os homens, mas a Sua acção, a Sua advertência e os Seus dons são recebidos e aceites de formas muito diversas. [...] Nós amamos e procuramos outras coisas que não Ele, por isso os dons que Deus oferece sem cessar a cada homem ficam muitas vezes por utilizar. [...] Só poderemos sair desse estado de alma com um zelo corajoso e decidido e com uma oração muito sincera, interior e perseverante.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 17 de Maio de 2012

«Um pouco, e já não Me vereis; outra vez um pouco, e ver-Me-eis, porque vou para o Pai». Disseram então entre si alguns dos Seus discípulos: «Que é isto que Ele nos diz: Um pouco, e já não Me vereis, e outra vez um pouco, e ver-Me-eis? Que significa também: Porque vou para o Pai?». Diziam pois: «Que é isto que Ele diz: Um pouco? Não sabemos o que Ele quer dizer». Jesus, conhecendo que queriam interrogá-l'O, disse-lhes: «Vós perguntais uns aos outros porque é que Eu disse: Um pouco, e já não Me vereis, e outra vez um pouco, e ver-Me-eis. Em verdade, em verdade vos digo que haveis de chorar e gemer, e o mundo se há-de alegrar; haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria.


Jo 16, 16-20