Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Amar a Cristo...

Querido Jesus Cristo, frequentemente a impaciência invade-nos, seja para conTigo, imagine-se o desplante, porque não nos chamas, seja com o próximo porque diverge em opinião de nós ou porque têm tempos de actuação diferentes de nós. Esta nossa impaciência, sobretudo conTigo, é um enorme e condenável acto de soberba em que somos recorrentes.

Querido Bom Pastor, de coração contrito rogamos-Te que nos faças mansos e humildes para assim podermos andar no Teu rebanho cheios de amor e fé.

Jesus Cristo ouvi-nos, Jesus Cristo atendei-nos!

JPR

Primeiro aniversário da beatificação de João Paulo II (vídeos em espanhol e inglês)

O Regina Caeli do dia 29 de Abril de 2012 (versão integral)

Imitação de Cristo, 1, 23, 7

Ó louco, que pensas viver muito tempo, quando não tens seguro nem um só dia! Quantos têm sido logrados e, de improviso, arrancados ao corpo! Quantas vezes ouviste contar: morreu este a espada; afogou-se aquele; este outro, caindo do alto, quebrou a cabeça; um morreu comendo, outro expirou jogando. Estes se terminaram pelo fogo, aqueles pelo ferro, uns pela peste, outros pelas mãos dos ladrões, e de todos é o fim a morte, e, depressa, qual sombra, acaba a vida do homem (Sl 143,4).

Que eu não volte a voar pegado à terra

– Meu Senhor Jesus: faz com que sinta, que secunde de tal modo a tua graça, que esvazie o meu coração..., para que o enchas Tu, meu Amigo, meu Irmão, meu Rei, meu Deus, meu Amor! (S. Josemaría Escrivá - Forja, 913)

Vejo-me como um pobre passarinho que, acostumado a voar apenas de árvore em árvore ou, quando muito, até à varanda de um terceiro andar..., um dia, na sua vida, meteu-se em brios para chegar até ao telhado de certa casa modesta, que não era propriamente um arranha-céus...

Mas eis que o nosso pássaro é arrebatado por uma águia – que o julgou erradamente uma cria da sua raça – e, entre as suas garras poderosas, o passarinho sobe, sobe muito alto, por cima das montanhas da terra e dos cumes nevados, por cima das nuvens brancas e azuis e cor-de-rosa, mais acima ainda, até olhar o sol de frente... E então a águia, soltando o passarinho, diz-lhe: anda, voa!...

– Senhor, que eu não volte a voar pegado à terra, que esteja sempre iluminado pelos raios do divino Sol – Cristo – na Eucaristia, que o meu voo não se interrompa até encontrar o descanso do teu Coração! 
(S. Josemaría Escrivá - Forja, 39)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1968

“Neste mês de Maio, que amanhã começa, quereria que cada um de nós começasse a fazer mais um pequeno sacrifício, um tempo mais de estudo, um trabalho mais bem acabado, um sorriso...; um sacrifício que seja um esforço da nossa piedade e uma prova da nossa entrega. Com generosidade, meu filho, deixa-te levar por Ela. Não podemos deixar de querer cada dia mais e mais ao Amor dos amores! E, com Maria, poderemos consegui lo, porque a nossa Mãe viveu docemente uma entrega total”.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

"Cristiada" ressalta centralidade da fé e a liberdade religiosa, diz o arcebispo de Los Angeles

O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), D. José Gómez, assinalou que o filme Cristada, o mais visto durante a última semana no México, destaca a centralidade da fé, a liberdade religiosa e a família.

Em entrevista concedida ao Grupo ACI, D. Gómez assinalou que os cristeros, que lutaram contra a perseguição religiosa do presidente Plutarco Elías Calles, na década de 1920, "não foram pessoas sofisticadas, eram pessoas normais que entenderam a importância da fé nas suas vidas como um presente de Deus e que quiseram manter esse presente e passá-lo a seguinte geração".

O Prelado assinalou que Cristiada "um grande filme. Realmente fala sobre a coragem das pessoas no México, na década de 1920, para defender sua fé e especialmente a liberdade para praticar sua fé".

"Nossa história é sempre uma boa forma de saber quem somos. Os homens e mulheres que participaram desse movimento são um grande exemplo para nós, e uma grande lição para aprender quão importante é a liberdade religiosa no nosso tempo".

D. Gómez alertou de que existe o risco permanente de pensar que a liberdade religiosa "não é tão importante para nós. Penso que o exemplo dos mártires na guerra cristera, nos ajuda a entender o valor de ter a possibilidade de viver nossa fé em nossa vida pessoal".

"É-nos Importante desfrutar dessa liberdade, ser membros ativos da Igreja no século XXI. Às vezes isso passa despercebido, mas acredito que é importante, e ao menos o filme recorda-nos quão frágil é a liberdade e não nos damos conta de que é um importante valor, o presente da fé".

O Arcebispo de Los Angeles destacou vários valores retratados na Cristiada, entre eles a importância da família, assim como a vontade de participar ativamente num movimento que estava procurando defender a fé e a liberdade.

"Vêem-se diferentes personagens no filme, atuando desde onde estão vivendo. Alguns no ambiente da família, outros no ambiente da Igreja, alguns no ambiente do governo", destacou.

D. Gómez assinalou ao Grupo ACI que é importante para todos descobrir que os integrantes do movimento cristero no México "eram pessoas normais, que estavam chamados a participar da defesa de sua fé e que voluntariamente disseram sim a esse chamamento".

"No nosso tempo é importante para nós pensar que necessitamos a liberdade de dizer pessoalmente sim a Deus, liberdade de criar as nossas famílias com os valores que temos e também fazer uma influência positiva na sociedade com os valores da fé católica".

Ao referir-se ao jovem Beato José Sánchez del Río, também retratado na Cristiada, que foi martirizado pelo exército de Elías Calles, o Arcebispo de Los Angeles assinalou que "é bonito ver numa pessoa jovem essa alegria ao comprometer-se a si mesmo no tema da fé e na liberdade de religião".

"A sua generosidade é impressionante, porque se vê em um pequeno menino dizendo Viva a Cristo Rei! Entendendo quão importante para Ele é ter fé e como era capaz de ver a fé de seus pais, de sua família, das pessoas ao seu redor".

Para D. Gómez, "um filme como este traz à nossa atenção esses valores básicos que são tão essenciais para a vida. O valor da cultura da vida, o da família, a fé, a comunidade e a liberdade para praticar sua fé".

(Fonte: ‘ACI digital’ com adaptação de JPR)

O Evangelho do dia 30 de Abril de 2012

«Em verdade, em verdade vos digo que quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta é pastor das ovelhas. A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz, ele as chama pelo seu nome e as tira para fora. Quando as tirou para fora, vai à frente delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem o estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus disse-lhes esta alegoria, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagens. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que elas tenham vida e a tenham abundantemente.

Jo 10, 1-10