Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Amar a Cristo...

Mestre, Senhor Jesus, sentimos a necessidade de formação permanente, pelo que Te rogamos que nos ajudes a ter sede da Tua palavra e dos Teus ensinamentos, levando-nos a procurar a leitura dos Teus santos, do magistério da Igreja e as frequentar os meios disponibilizados pela Tua Obra.

Não nos permitas jamais Senhor a arrogância de pensarmos que tudo sabemos!

JPR

O Regina Caeli do dia 22 de Abril de 2012 (versão integral)

Imitação de Cristo, 1, 23, 1

Mui depressa chegará teu fim neste mundo; vê, pois, como te preparas: hoje está vivo o homem, e amanhã já não existe. Entretanto, logo que se perdeu de vista, também se perderá da memória. Ó cegueira e dureza do coração humano, que só cuida do presente, sem olhar para o futuro! De tal modo te deves haver em todas as tuas obras e pensamentos, como se fosse já a hora da morte. Se tivesses boa consciência não temerias muito a morte. Melhor fora evitar o pecado que fugir da morte. Se não estás preparado hoje, como o estarás amanhã? O dia de amanhã é incerto, e quem sabe se te será concedido?

Servidores de todos os homens

Quando se vive deveras a caridade, não sobra tempo para procurar-se a si próprio; não há espaço para a soberba; só nos ocorrerão ocasiões de servir! (Forja, 683)

Pensai nas características dum jumento, agora que vão ficando tão poucos. Não falo dum burro velho e teimoso, rancoroso, que se vinga com um coice traiçoeiro, mas dum burriquito jovem, com as orelhas tesas como antenas, austero na comida, duro no trabalho, com o trote decidido e alegre. Há centenas de animais mais formosos, mais hábeis e mais cruéis. Mas Cristo preferiu este para se apresentar como rei diante do povo que O aclamava, porque Jesus não sabe que fazer da astúcia calculadora, da crueldade dos corações frios, da formosura vistosa mas vã. Nosso Senhor ama a alegria dum coração moço, o passo simples, a voz sem falsete, os olhos limpos, o ouvido atento à sua palavra de carinho. E é assim que reina na alma.

Se deixarmos que Cristo reine na nossa alma, não nos tornaremos dominadores; seremos servidores de todos os homens. Serviço. Como gosto desta palavra! Servir o meu Rei e, por Ele, todos os que foram redimidos com o seu sangue. (Cristo que passa, 181–182)


São Josemaría Escrivá

Vaticano censura organização de religiosas americanas e nomeia arcebispo para supervisionar o grupo

Graves erros doutrinais, silêncio em relação a questões da vida e ética sexual e feminismo radical são algumas das falhas apontadas pelo estudo da Santa Sé.

A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) publicou um documento em que acusa uma organização de religiosas americanas de graves erros doutrinários e nomeia um bispo para supervisionar as suas actividades ao longo dos próximos cinco anos. 

As religiosas que compõem a Leadership Conference of Women Religious (LCWR) são acusadas de graves desvios em relação à doutrina da Igreja, nomeadamente no que diz respeito a assuntos como a ordenação de mulheres e a homossexualidade. 

A organização reúne cerca de 1500 superiores de congregações religiosas, que representam quase 80% de todas 57 mil religiosas nos Estados Unidos. 

A CDF nomeou um arcebispo americano, Peter Sartain, de Seattle, para supervisionar o grupo. Entre outras coisas, o arcebispo ficará responsável por vetar os oradores em todos os eventos públicos da LCWR e de rever os estatutos, bem como agilizar a colaboração com a Conferência Episcopal Americana. 

As freiras são também acusadas de não se manifestarem publicamente em assuntos como o direito à vida desde a concepção até à morte natural ou o “casamento” entre homossexuais: “questões que fazem parte de um animado debate público” americano, pode ler-se no documento, assinado por outro americano, o Cardeal William Levada, prefeito da CDF. 

Por fim, a LCWR é ainda acusada de promover eventos e conferências com conteúdos “feministas radicais”, incompatíveis com a Fé Católica. 

O tom do relatório, apesar de globalmente condenatório, não é totalmente negativo. As irmãs são louvadas pelo seu trabalho na área social, nomeadamente em hospitais, escolas e ao serviço dos mais pobres. O Cardeal Levada insiste, ainda, que a CDF “não pretende fazer juízos sobre a fé e a vida das religiosas”. 

Os movimentos que representam as freiras e monjas americanas têm fama de liberalismo e de desvio da doutrina em assuntos doutrinais. Recentemente, apesar de a totalidade dos bispos americanos terem condenado um aspecto da reforma do sistema de saúde levada a cabo pela administração de Obama, nomeadamente o decreto que obrigaria escolas, hospitais e outras instituições católicas a financiar seguros de saúde com cobertura para tratamentos contraceptivos e abortivos, vários movimentos de religiosas saíram em defesa da lei, permitindo ao Executivo dizer que tinha o apoio de muitos católicos e enfraquecendo a mão do episcopado. 

Para além desta investigação que resultou no documento ontem tornado público, decorre uma visitação apostólica a todas as instituições de religiosas que existem nos Estados Unidos, cujos resultados ainda não foram divulgados.

Rádio Renascença

O Ressuscitado





«Nos seus enviados, Cristo continua a sofrer, o seu lugar é sempre a cruz; e todavia é irrevogavelmente o Ressuscitado.»

(“Jesus de Nazaré” – Joseph Ratzinger / Bento XVI)

«É Meu Pai que vos dá o verdadeiro pão vindo do céu»

São Nersès  Snorhali (1102-1173), patriarca arménio 
Jesus, Filho único do Pai, §§ 150-161


Para os Hebreus, abriste o mar em dois, bem visível (Ex 14); 
E, para mim, trevas profundas. 
Nessa altura, engoliste o Faraó;  
Agora, o príncipe deste mundo, autor da morte (Jo 12,31; 8,44). 


Para eles, foste uma nuvem protectora durante o dia 
E de noite, uma coluna de fogo (cf. Ex 13,21). 
Para mim, a luz é o conhecimento do Teu Filho, o Verbo,
E a minha protecção é o Espírito Santo.


Nesse tempo, deste o maná perecível, 
E os que o comeram estão mortos; 
Hoje, é o Teu corpo celeste 
Que dá a vida aos que O comem. 


Eles beberam a água que jorrou do rochedo (Ex 17), 
E eu bebi o sangue do Teu lado, meu rochedo (Jo 16,34; Sl 18,3). 
Eles viram suspensa a serpente de bronze (Nm 21,9), 
E eu vi-Te na cruz, a Ti que és a vida. 


A eles, deste-lhes a lei de Moisés, 
Escrita em tábuas de pedra; 
E a mim, a sabedoria do Teu Espírito, 
O Teu divino Evangelho. 


É por isso que será exigido de mim, 
Para o bem, muito mais do que será exigido deles. [...] 
Mas Tu, que Te tornaste o seu expiador, 
Oh meu Senhor, cheio de piedade, Filho único do Pai. [...]


Não me impeças, como à maior parte deles, 
De entrar na Tua Terra Prometida, 
Mas, com os dois que nela entraram (Dt 1,36; 31,3), 
Introduz-me na Tua pátria celeste.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 24 de Abril de 2012

Mas eles disseram-Lhe: «Que milagre fazes Tu, para que o vejamos e acreditemos em Ti? Que fazes Tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo está escrito: “Deu-lhes a comer o pão do céu”». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o Pão de Deus é Aquele que desceu do céu e dá a vida ao mundo». Então disseram-Lhe: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá jamais fome, e aquele que crê em Mim não terá jamais sede.

Jo 6,30-35