Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bebé é operada dentro do ventre de sua mãe e fica curada de doença mortal

O Hospital Clínic de Barcelona e o Hospital Sant Joan de Deus operaram pela primeira vez no mundo uma bebé de 26 semanas que sofria uma doença pulmonar que leva à morte fetal em 90 por cento dos casos, permitindo que a menina nascesse saudável com 2,54 quilos na semana 38,6 da gestação.

A pequena Alaitz  (que significa "alegria" em basco), e que agora tem 20 meses leva uma vida "completamente normal", passou por outra intervenção cirúrgica definitiva aos 13 dias de vida, quando os cirurgiões removeram lóbulos pulmonares danificados por uma lesão brônquica, conhecido como atresia brônquica, na parte principal do pulmão direito.

A menor apresenta um desenvolvimento neurológico, cardíaco e respiratório correto, e os protagonistas da delicada intervenção - os especialistas em medicina e terapia fetal e terapia do Hospital Clínic, Eduard Gratacós e Josep Maria Martinez junto ao neonatalogista Castanon Montserrat e o neonatalogista Julio Moreno de Sant Joan de Déu- se congratularam-se com a descoberta.

Um ultra-som de 20 semanas de gestação no Hospital de Mollet del Vallès (Barcelona) fez soar o alarme da lesão potencialmente mortal , cuja a detecção precoce - descrita anteriormente, mas não tratada -, levou a mãe às mãos dos especialistas que a intervieram por via endoscópica  quando o bebé pesava 800 gramas.

Como havia explicado Gratacós, a novidade é que ele nunca tinha lidado com esta lesão nos brônquios, que conduzia  à morte inevitável dos bebés por insuficiência respiratória, e faz um ano e meio a equipe conseguiu operar com sucesso através da inserção de um cateter de 3 mm pela boca de um bebé para chegar aos brônquios afetados para que o pulmão pudesse crescer normalmente.

Atualmente existem cirurgias fetais para patologias consolidadas, mas a que foi apresentada nesta terça-feira em conferência de imprensa é rara e afeta apenas 40 casos na Espanha e cerca de 300 no mundo, onde tanto o Clínic e o Sant Joan de Déu são hospitais de referência em programas de medicina fetal.

Para a mãe, a operação teve o mesmo risco da amniocentese, e garantiu que a sua pequena, tem sido muito sorridente para os jornalistas, levando uma vida "completamente normal".

Uma em cada 10.000

Uma em cada 550 gestações apresenta anomalias fetais, e uma em cada 10.000 sofre desta anomalia congénita, que geralmente aparece na segunda década de vida, como foi observado pelo cirurgião Castanon Montserrat.

O Programa de Cirurgia Fetal da Clínica-Sant Joan de Déu atende anualmente mais de 200 casos de patologia fetal, e os seus membros participaram na concepção de várias das técnicas utilizadas hoje no mundo. 

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Amar a Cristo...

Senhor Jesus, ajuda-nos a sempre ajuizar as situações pensando em Ti e como gostarias que actuássemos. A soberba frequentemente enche-nos de vã importância, pois não passa de vaidade ridícula e construímos “altares” ao nosso ego, esquecendo-nos que se algo de bom conseguimos foi porque o quiseste e nos ajudastes.

Ajuda-nos Te rogamos a ser sempre simples e simultaneamente apaixonados por Ti olhando para nós como algo que Te deve louvar e servir com total simplicidade e amor ao próximo.

Senhor Jesus, Filho de Deus, tende piedade de nós que Te ofendemos frequentemente!

JPR

Na audiência geral o Papa fala de Maria exemplo de oração, necessária em todos os momentos da vida, e na hora da morte

De Maria, os cristãos devem aprender a rezar, e a mãe de Deus pode ser um modelo de oração também no momento da própria morte.


Foi o que salientou Bento XVI descrevendo a oração de Maria, feita de escuta, disponibilidade á vontade de Deus, capacidade de ler a própria vida á luz de Deus, uma capacidade, disse o Papa na audiência geral desta quarta feira, que será útil a cada cristão também nos momentos difíceis, na fase de passagem, não ultima a passagem da vida para a morte.


Com a audiência geral desta quarta feira na Praça de S. Pedro, Bento XVI iniciou um novo ciclo de catequeses, dedicado á oração nos Actos dos Apóstolos e nas cartas de São Paulo, concentrando-se em particular na oração de Maria nos inícios da Igreja, isto é no tempo que vai da Ascensão a Pentecostes e no cenáculo de Jerusalém.


Partindo do Evangelho de S. Lucas, o Papa passou da infância de Jesus á visita de Maria a sua prima Isabel e ao Magnificat, sempre analisando o tipo de oração de Nossa Senhora.


Devemos olhar para estes episódios, disse citando entre outras a oração no cenáculo de Jerusalém, não com a simples atenção histórica a uma coisa passada, mas colhendo o seu significado de grande valor, porque Maria com os discípulos partilha o mais precioso que existe , a memoria de Jesus e conservando a memoria, conserva a sua presença e conservando a presença constrói a Igreja.


Estas as palavras de Bento XVI falando em português:


Queridos irmãos e irmãs,
Nos Actos dos Apóstolos, aparecem os Discípulos reunidos em oração com a Mãe de Jesus no Cenáculo à espera do Espírito Santo. Assim como a vida terrena de Jesus teve início com Maria, assim também a Igreja dá os primeiros passos com Ela. As etapas do caminho de Maria desde a sua casa de Nazaré até ao Cenáculo, passando pela Cruz onde Jesus Lhe entregou João como filho, mostram-Na num perseverante clima de recolhimento, meditando tudo no silêncio do seu coração. Com esta atitude interior de escuta, Maria é capaz de ler a história, reconhecendo com humildade que é o Senhor quem tudo realiza. No Magnificat, vemos Maria cantar não só as maravilhas n’Ela operadas, mas também aquilo que Deus fez e continua a fazer na História. Por isso esta sua presença no Cenáculo tem um grande significado, pois Maria partilha com os Apóstolos aquilo que há de mais precioso: a memória viva de Jesus na oração. Venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa aprender d’Ela a ser comunidade que reza. 
* * *
Amados peregrinos de língua portuguesa, especialmente os grupos paroquiais de São José e Cosminho, sede bem-vindos! Que esta peregrinação ao túmulo dos Apóstolos fortaleça, nos vossos corações, o sentir e o viver em Igreja, sob o terno olhar da Virgem Mãe! Com Ela, aprendei a ler os sinais de Deus na História, para serdes construtores duma nova humanidade. Como encorajamento e penhor de graças, dou-vos a minha Bênção.


Rádio Vaticano


Vídeos em espanhol e inglês

Imitação de Cristo, 1, 15, 2

Muito faz aquele que muito ama. Muito faz quem bem faz o que faz. Bem faz quem serve mais ao bem comum que à sua própria vontade. Muitas vezes parece caridade o que é mero amor-próprio, porque raras vezes nos deixa a inclinação natural, a própria vontade, a esperança da recompensa, o nosso interesse.

Os frutos saborosos da alma mortificado

Estes são os saborosos frutos da alma mortificada: compreensão e transigência para as misérias alheias; intransigência para as próprias. (São Josemaría Escrivá - Caminho 198)
 
Penitência é tratar sempre os outros com a maior caridade, começando pelos teus. É atender com a maior delicadeza os que sofrem, os doentes e os que padecem. É responder com paciência aos maçadores e inoportunos. É interromper ou modificar os nossos programas, quando as circunstâncias – sobretudo os interesses bons e justos dos outros – assim o requerem.

A penitência consiste em suportar com bom humor as mil pequenas contrariedades do dia; em não abandonar o trabalho, mesmo que no momento te tenha passado o entusiasmo com que o começaste; em comer com agradecimento o que nos servem, sem caprichos importunos. (São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 138)

‘Orando em verso’ livro de orações em poemas do nosso amigo Joaquim Mexia Alves


Publicamos assiduamente textos do autor neste espaço, sendo pois que para muitos de voz se trata de alguém com cuja escrita já se familiarizaram, permitam-nos que realcemos que todos os direitos revertem para a construção do Centro Paroquial da Marinha Grande.

Boa leitura e obrigado! 


P.S. - divulguem s.f.f.


ANDREA BOCELLI (HQ) AVE MARIA (SCHUBERT)

"Tarde te amé" (San Agustín)

Tarde te amé,
hermosura tan antigua y tan nueva,
tarde te amé!
Y ves que tú estabas dentro de mí y yo fuera,
Y por fuera te buscaba;
Y deforme como era,
Me lanzaba sobre estas cosas hermosas que tú creaste.
Tú estabas conmigo mas yo no lo estaba contigo.
Me retenían lejos de ti aquellas cosas
Que, si no estuviesen en ti, no serían.
Llamaste y clamaste, y rompiste mi sordera:
Brillaste y resplandeciste, y fugaste mi ceguera;
Exhalaste tu perfume y respiré,
Y suspiro por ti;
Gusté de ti, y siento hambre y sed;
Me tocaste y me abrasé en tu paz.
"Nos hiciste, Señor, para ti, y nuestro corazón está
inquieto hasta que descanse en ti"


San Agustín

«Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição»

São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo e Doutor da Igreja 
Homilia 12; PG 77, 1041ss. (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 174)

Vimos Cristo obedecer às leis de Moisés, o quer dizer que Deus, o legislador, se submetia, como um homem, às Suas próprias leis. É o que nos ensina São Paulo [...]: «Ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que se encontravam sob o jugo da Lei» (Gal 4, 4-5). Por conseguinte, Cristo resgatou da maldição da Lei os que a ela estavam sujeitos, mas que não a observavam. De que modo os resgatou? Aperfeiçoando esta Lei; dito de outro modo, a fim de apagar a transgressão da qual Adão se tornou culpado, Ele mostrou-Se obediente e dócil para com Deus Pai em nosso lugar. Porque está escrito: «Como pela desobediência de um só, muitos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, muitos se tornaram justos» (Rom 5, 19). Connosco, Ele curvou a cabeça perante a Lei, e fê-lo segundo o plano divino da Incarnação. Com efeito, «convém que cumpramos assim toda a justiça» (Mt 3, 15).

Depois de ter tomado completamente a condição de servo (Fil 2, 7), precisamente porque a Sua condição humana o agregava ao número dos que suportavam o jugo, pagou o montante do imposto aos cobradores como toda a gente, ainda que por natureza, e como Filho, estivesse dispensado disso. Por conseguinte, quando tu O vês observar a Lei, não fiques chocado, não ponhas no rol de servos Aquele que é livre, mas avalia pelo pensamento a profundidade de um tal desígnio.

Agnus Dei - Canto Gregoriano

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição»

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja 
Do espírito e da palavra, 28-30; PL 44, 217ss.


A graça, que estava como que velada no Antigo Testamento, foi plenamente revelada no Evangelho de Cristo por uma disposição harmoniosa dos tempos, como Deus tem o costume de dispor harmoniosamente todas as coisas. [...] Mas, no interior desta admirável harmonia, constatamos uma grande diferença entre as duas épocas. No Sinai, o povo não ousava aproximar-se do lugar onde o Senhor dava a Sua Lei; no Cenáculo, o Espírito Santo desce sobre aqueles que estão reunidos à espera de que a promessa se cumpra (Ex 19,23; Act 2,1). Inicialmente, o dedo de Deus gravou as Suas leis em tábuas de pedra; agora é no coração dos homens que Ele a escreve (Ex 31,18; 2Co 3,3). Antigamente, a Lei estava escrita no exterior e inspirava medo aos pecadores; agora é interiormente que lhes é dada, a fim de os tornar justos. [...]


Na verdade, como diz o Apóstolo Paulo, tudo o que está escrito em tábuas de pedra, «não cometerás adultério, não matarás, [...], não cobiçarás e outras coisas semelhantes, resumem-se num só mandamento: amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não faz mal ao próximo. A caridade é o pleno cumprimento da Lei» (Rm 13,9ss; Lv 19,18). [...] Esta caridade foi «difundida em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rm 5,5).


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 14 de Março de 2012

«Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para os abolir, mas sim para cumprir. Porque em verdade vos digo: antes passarão o céu e a terra, que passe uma só letra ou um só traço da Lei, sem que tudo seja cumprido. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos mesmo dos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será considerado o mais pequeno no Reino dos Céus. Mas o que os guardar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.


Mt 5, 17-19