Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Coro da Abadia de Westminster interpreta o Salmo 138 durante a visita de Bento XVI em setembro de 2010

Caminhos de Santiago: Itinerário português «regista o maior aumento» de procura

Associação Espaço Jacobeus destaca tendência positiva «apesar da contínua indiferença do Estado português»

O número de peregrinos que passaram por Portugal rumo a Santiago de Compostela quase duplicou entre 2009 e 2011, consagrando o itinerário português como aquele que atualmente “regista o maior aumento” de procura.

Em comunicado enviado (...) à Agência ECCLESIA, a Associação Espaço Jacobeus (AEJ) adianta que “foram 22062 os peregrinos que seguiram este itinerário”, durante o último ano, entre os quais 6048 portugueses, 8196 espanhóis e 2557 alemães.

A peregrinação anual àquela cidade da Galiza, onde segundo a tradição cristã está sepultado o apóstolo São Tiago maior, contou no ano transato com um total de 183366 peregrinos, vindos de 126 países.

No que diz respeito aos Caminhos Portugueses, o ponto de partida “mais escolhido” foi a região do Porto, com perto de sete mil peregrinos, entre os quais cerca de dois mil representantes lusos.

“Ponte de Lima, Lisboa, Braga e Chaves são as demais cidades preferidas para se iniciar a peregrinação a Compostela”, salienta a AEJ.

A esmagadora maioria das pessoas (153065) continua a fazer o percurso até Santiago a pé, mas no que diz respeito aos portugueses, eles “estão divididos” entre a marcha (4618) e a bicicleta (4026).

Quanto às causas que estão na origem desta experiência, os dados estatísticos analisados mostram que os “motivos religiosos” continuam a ter um peso significativo, à semelhança dos anos anteriores, abrangendo mais de 90 por cento das romarias.

A AEJ saúda o “claro aumento do número de peregrinos nos Caminhos Portugueses de peregrinação a Santiago de Compostela, bem como do número de peregrinos lusos, apesar da contínua indiferença do Estado português para com este Grande Itinerário Cultural Europeu”.

O organismo critica a falta de uma “estrutura de gestão global” que aproveite as “iniciativas de promoção local” dos itinerários portugueses e a ausência de uma “regulamentação” que oriente “a abertura, sinalização e manutenção dos itinerários e albergues”.

Tendo em conta a “grave crise financeira” que o país atravessa, a AEJ considera que se trata de “uma oportunidade perdida” para assegurar “o desenvolvimento sustentável, contrariar a debilidade do sistema demográfico e a escassa densidade populacional” e procurar o “reequilíbrio do sistema rural-urbano”.

Estas reivindicações, adianta o comunicado, são apoiadas por um estudo do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que em 2011 reconheceu “a importância destes itinerários para o desenvolvimento, competitividade e inovação” das pequenas e médias empresas.

Para aproveitar a atratividade gerada pelas rotas portuguesas de Santiago, a nível económico, cultural e religioso, a AEJ propõe a “criação urgente de um Conselho Jacobeu que possa reunir ministérios, entidades regionais (CCDR e Turismo, entre outras), universidade e centros de investigação, câmaras municipais, associações empresariais e associações jacobeias”.

A Associação Espaço Jacobeus, fundada em 26 de Fevereiro de 2005, é uma associação católica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que se destina à promoção da peregrinação jacobeia e de gestão do Caminho Português de Santiago, com sede em Braga

JCP

Agência Ecclesia

Amar a Cristo...

Senhor ofereceste-nos sempre grandes mulheres começando desde logo pela Tua e nossa Mãe, Maria Santíssima, mas recordamo-nos neste momento de Catarina de Sena, das Teresas, da d’Ávila à de Calcultà, das Isabeis,  das Consagradas e de todas aquelas ainda que anónimas que são um extraordinário exemplo de mulheres e filhas de Deus.

Senhor Jesus, como Te poderemos agradecer tamanhas graças? Perdoa-nos a simplicidade, mas dizendo-Te que as amamos e ambicionamos ser como elas.

Louvado sejais com a Virgem Maria para todo o sempre!

JPR

Dia Internacional da Mulher 2010 - Santa Sé pede mais apoio para as mulheres das zonas rurais (vídeos em espanhol e inglês)


«Podem nos tirar os crucifixos e as imagens expostas em locais públicos. Mas jamais poderão tirar de nós a fé e a adesão aos princípios e valores do Evangelho.»

† Antonio Carlos Rossi Keller

Bispo de Frederico Westphalen (RS)

Bento XVI recebe primaz da Igreja Anglicana


Bento XVI vai receber sábado, no Vaticano, o arcebispo Rowan Williams, primaz da Comunhão Anglicana.


O Papa e a figura máxima da Igreja de Inglaterra vão marcar presença, no mesmo dia, numa celebração, com a recitação de vésperas, no mosteiro de São Gregório Magno, localizado na colina do Célio, em Roma, por ocasião dos mil anos da sua fundação.


Este será o terceiro encontro do género a ter lugar no mosteiro romano de onde partiu para a Grã-Bretanha, no século VI, Santo Agostinho da Cantuária, primeiro arcebispo da cidade inglesa que é atualmente sede da Igreja Anglicana.


Entretanto foi anunciado que o coro anglicano da abadia de Westminster (Londres) vai cantar com o coro da Capela Sistina na solenidade litúrgica dos Santos Pedro e Paulo, a 29 de Junho proximo, no Vaticano.


É a primeira vez, em 500 anos, que o coro da Sistina vai cantar em conjunto com outro coro.


Rádio Vaticano

17 e 18 Março "Falar em Público" - Colégio Universitário Montes Claros em Lisboa


Imitação de Cristo, 1, 13, 4-II



Uns padecem maiores tentações no começo de sua conversão, outros, no fim; outros por quase toda a vida são molestados por elas. Alguns são tentados levemente, segundo a sabedoria da divina Providência, que pondera as circunstâncias e o merecimento dos homens, e tudo predispõe para a salvação de seus eleitos.

Meu Pai do Céu, ajuda-me

A ti, que desmoralizas, repetir-te-ei uma coisa muito consoladora: a quem faz o que pode, Deus não lhe nega a Sua graça. Nosso Senhor é Pai, e se um filho lhe diz na quietude do seu coração: Meu Pai do Céu, aqui estou, ajuda-me... Se recorre à Mãe de Deus, que é Mãe nossa, vai para a frente. Mas Deus é exigente. Pede amor de verdade; não quer traidores. É preciso ser fiel a essa luta sobrenatural, que é ser feliz na terra à força de sacrifício. (São Josemaría Escrivá - Via Sacra, 10ª Estação, n. 3) 

Recorrei semanalmente – e sempre que o necessiteis, sem dar lugar aos escrúpulos – ao santo Sacramento da Penitência, ao sacramento do perdão divino. Revestidos da graça, caminharemos por entre os montes e subiremos a encosta do cumprimento do dever cristão, sem nos determos. Utilizando estes recursos com boa vontade e rogando ao Senhor que nos conceda uma esperança cada dia maior, possuiremos a alegria contagiosa dos que se sabem filhos de Deus: Se Deus está connosco, quem nos poderá derrotar? . Optimismo, portanto. Incitados pela força da esperança, lutaremos para apagar a mancha viscosa que espalham os semeadores do ódio e redescobriremos o mundo com uma perspectiva jubilosa, porque saiu formoso e limpo das mãos de Deus, e restituir-lho-emos assim belo, se aprendermos a arrepender-nos.

Cresçamos na esperança, que deste modo nos consolidaremos na fé, verdadeiro fundamento das coisas que se esperam e prova das que não se vêem . Cresçamos nesta virtude, que é suplicar ao Senhor que aumente a sua caridade em nós, porque só se confia verdadeiramente no que se ama com todas as forças. E vale a pena amar o Senhor. Vós haveis experimentado, como eu, que a pessoa enamorada se entrega confiante, com uma sintonia maravilhosa, em que os corações batem num mesmo querer. E que será o Amor de Deus? Não sabeis que Cristo morreu por cada um de nós? Sim, por este nosso coração pobre, pequeno, se consumou o sacrifício redentor de Jesus.

Frequentemente, o Senhor fala-nos do prémio que nos ganhou com a sua Morte e Ressurreição. Vou preparar um lugar para vós. Depois que eu tiver ido e vos tiver preparado o lugar, virei novamente e tomar-vos-ei comigo para que, onde eu estou, estejais Vós também. O Céu é a meta do nosso caminho terreno. Jesus Cristo precedeu-nos e ali, na companhia da Virgem e de S. José – a quem tanto venero – dos Anjos e dos Santos, aguarda a nossa chegada…  (São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 219–220)

Feriado de 15 de Agosto poderá não acabar (se se confirmar será uma grande notícia)


Afinal ainda não é definitivo que um dos feriados religiosos a ser extintos seja o 15 de Agosto, a festa da Assunção.
Quem o diz é D. António Montes Moreira, presidente da delegação da Santa Sé na comissão paritária que negoceia esta questão com o Estado português, citado pela Renascença. 
O responsável afirma ainda que, se não for o feriado do 15 de Agosto, a Igreja terá de escolher outras hipóteses, como por exemplo, o 1 de Novembro, dia de todos os santos.
Já "em relação ao Corpo de Deus não há dificuldade porque já em muitos países se celebra no domingo, não é preciso fazer nenhuma alteração especial", acrescenta.
Ainda assim, o Bispo Emérito de Bragança-Miranda admite que os portugueses gozem este ano ambos os feriados porque o processo está a ser analisado pela Santa Sé e demora o seu tempo.
"Não tenho maneira de controlar as agendas, nem dos Ministérios nem das congregações romanas. Se não for aplicado este ano não me surpreende. Estamos a três meses do 7 de Junho e imagino que isto não se fará a conta-gotas e se vão escolher os dois [feriados religiosos]", acrescenta.
Diário Económico AQUI

Mãe de 4 filhos despedida 2 vezes por estar grávida defende valor da maternidade perante a ONU


Uma mulher de Valência, Espanha, casada e mãe de quatro filhos, que foi despedida em duas ocasiões por estar grávida, viajará no domingo a Nova Iorque convidada por várias ONGs católicas para defender perante a ONU o valor da maternidade e a não-discriminação das grávidas.

Conforme informou o Arcebispado de Valência em um comunicado, María Carmen Mateu é presidente do Instituto de Política Familiar (IPF) da Comunitat Valenciana atuará como palestrante ante a Organização de Nações Unidas (ONU), onde já interveio em 2010, perante a Comissão Executiva da Mulher.

Mateu lamentou que "há tempos que vincula-se a saúde materna com o 'direito' ao aborto e ao planeamento familiar, e a maioria dos recursos destinados ao cumprimento deste objetivo se destinam para que as mulheres não tenham filhos", mas em sua opinião, estes recursos deveriam destinar-se "a que as mulheres, em particular, e as famílias, em geral, possam ter o número de filhos que desejem mediante políticas de apoio à natalidade, e não de promoção do aborto".

Além disso, ela destacou que a celebração do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, é "um bom momento para ressaltar o indispensável papel das mulheres como mães, esposas, no lar, assim como trabalhadoras fora do lar".

"É essencial reconhecer não só o trabalho remunerado, mas também o trabalho não remunerado das mulheres em casa: as duas caras de uma mesma moeda, e seu trabalho em ambos os papéis é fundamental", adicionou Mateu.

Em entrevista, recorda como ela foi "despedida de duas multinacionais por ser mãe" e detalha que inclusive na última o motivo da demissão foi "por estar grávida".

Entretanto, Mateu assegura que dá graças a Deus por essas demissões "porque foram a forma na que entendi o valor da maternidade, quão importante é estar aberta aos planos de Deus".

"Nesses momentos (as gravidezes) não coincidiam com meus planos, mas agora vejo que devo dar graças porque entendo que eram os planos que Ele tinha reservados para mim", concluiu.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

‘Mulheres do século XXI em busca de valores’ – 1º almoço em Évora no dia 29 de Março

Religiosa de 84 anos homenageada no Dia Internacional da Mulher

Uma religiosa espanhola de 84 anos de idade será homengeada no Dia Internacional da Mulher, hoje dia 8 de março, em reconhecimento aos 40 anos de dedicação à educação e à formação de meninas e meninos na Espanha.

O reconhecimento à religiosa Madre Sofía Báscones González, será realizado pela Delegação Municipal de Igualdade de Chipiona, no sul da Espanha, cidade a que consagrou sua vida no compromisso educativo no colégio da Divina Pastora.

Conforme informou a agência católica argentina AICA, a delegação municipal reconhece que a Madre Sofía contribuiu de maneira decisiva à formação de muitas mulheres de Chipiona não só pelo seu trabalho docente, mas também "inculcando-lhes com o seu magistério valores e princípios primordiais para confrontar a vida, como a generosidade, o respeito e o amor ao próximo".

Do mesmo modo, ressaltou que sua entrega ao próximo não termina no colégio e que apesar do passar dos anos a religiosa lembra-se de cada menina que educou e ainda hoje lhes dá seu apoio incondicional.

Por sua parte, a responsável da área, Isabel Jurado, assinalou que a homenagem é "apenas uma maneira de retribuir-lhe, de alguma forma, uma parte do carinho que transmitiu e sua entrega aos outros”.

Sofía Báscones nasceu em Valtierra, Burgos (Espanha) em 27 de setembro de 1927. Chegou a Sanlúcar de Barrameda aos 16 anos, sendo ainda noviça.

Posteriormente foi destinada a Monforte, Daimiel e às missões em Montevidéu (Uruguai), onde permaneceu desde 1954 até 1973, data em que por motivos de saúde não pôde continuar com este trabalho e se viu obrigada a mudar do destino. Foi então quando chegou a Chipiona e iniciou sua missão educativa.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Diretor da BBC disse que zombaria de Cristo, mas não dos muçulmanos

O diretor geral da cadeia BBC de informação britânica, Mark Thompson, reconheceu que a imprensa tem um trato diferente quando se trata de se zombar da religião islâmica ou da cristã, pois para um muçulmano "uma representação degradante do profeta Maomé poderia ter a força emocional de uma peça de grotesca pornografia infantil".

Em declarações à imprensa, Thompson, que assegura ser um católico praticante, ironizou com ao "dizer que é diferente quando alguém escreve à BBC dizendo ‘me queixo nos termos mais enérgicos possíveis’, do que ‘me queixo nos termos mais enérgicos possíveis e estou carregando a minha metralhadora AK47 ao escrever isto’".

Para o diretor da BBC, o cristianismo, por ser parte do "património cultural" britânico", é tolerante para com as troças dos meios de comunicação; enquanto que os crentes islâmicos podem considerar este tipo de brincadeiras como um ataque racista.

A imprensa secular, assinala Thompson, aprenderam que as brincadeiras contra a fé dos muçulmanos "podem levar a assassinatos ou a atos criminosos sérios".

É um engano pensar que "uma caricatura do profeta Maomé não é mais difícil que um debate sobre o resultado de quanto é 2 + 2”, assinalou.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

«Um pobre [...] jazia ao seu portão»

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade 
Não Há Maior Amor

Cristo disse: «Tive fome e destes-Me de comer» (Mt 25, 35). Teve fome não só de pão, mas também da estima acolhedora que nos permite sentirmo-nos amados, reconhecidos, sermos alguém aos olhos de outrem. Foi desprovido não só da Sua roupa, mas também da dignidade e do respeito humano pela grande injustiça cometida para com o pobre, que é precisamente o ser-se desprezado por ser pobre. Foi privado não só de um tecto, mas também sofreu as privações por que passam os encarcerados, os rejeitados e os escorraçados, aqueles que vagueiam pelo mundo sem ter ninguém que se ocupe deles.

Ao desceres a rua, sem outro propósito senão esse, talvez atentes naquele homem, ali na esquina, e vás ao seu encontro. Talvez ele fique de pé atrás, mas tu permaneces lá, diante dele, na sua frente. Tens de irradiar a presença que trazes dentro de ti com o amor e a atenção para com o homem a quem te diriges. E porquê? Porque, para ti, se trata de Jesus. Sim, é Jesus, mas não pode receber-te em Sua casa — eis porque tens de ser tu a dirigir-te a Ele. Ele está escondido ali, naquela pessoa. Jesus, oculto no mais pequenino dos irmãos (Mt 25, 40), não só cheio de fome por um bocado de pão, mas também por amor, por reconhecimento, por ser tido como alguém com valor.

Deus, Deus meus

«Ergueu os olhos»

Riqueza efémera
São Nersés Snorhali (1102-1173), patriarca arménio 
Jesus, Filho Único do Pai, 624ss.


Como o rico que amava a vida de prazeres, 
Eu amei os prazeres efémeros, 
Com este meu corpo animal, 
Nos prazeres insensatos. [...] 


E, de tantas benfeitorias 
Que me deste gratuitamente, 
Não Te devolvi o dízimo 
Que de Ti tinha recebido. 


Mas tudo o que estava sob o meu tecto 
Feito de terra, ar e mar, 
As Tuas benfeitorias inumeráveis, 
Pensava que eram propriedade minha. 


De tudo isso nada dei ao pobre 
E para as suas necessidades nada pus de lado: 
Nem comida, para o esfomeado 
Nem roupa, para o corpo nu. 


Nem abrigo, para o indigente, 
Nem morada, para o hóspede estrangeiro, 
Nem visitei os doentes, 
Nem cuidei dos prisioneiros (cf Mt 25,31ss). 


Não me entristeci com a tristeza 
do homem triste, por causa do que lhe pesava; 
Nem partilhei a alegria do homem feliz 
Mas ardi de inveja dele. 


Todos eles são outros Lázaros [...]
Que jazem à minha porta. [...]
Quanto a mim, surdo ao seu apelo, 
Não lhes dei as migalhas da minha mesa. [...] 


Lá fora, pelo menos, os cães da Tua lei 
consolavam-nos com a língua; 
E eu, que ouvia o Teu mandamento, 
Com a língua feri aquele que se Te assemelhava (cf. Mt 25,45). [...]


Mas dá-me aqui na terra arrependimento, 
Para que faça penitência pelos meus pecados. [...] 
Para que as minhas lágrimas parem 
A fornalha ardente e as suas chamas. [...]


E, em vez da conduta de um homem sem misericórdia, 
Estabelece, no mais fundo de mim, a piedade misericordiosa, 
Para que, ao praticar a misericórdia com o pobre, 
Eu possa obter misericórdia.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 8 de Março de 2012

«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e todos os dias se banqueteava esplêndidamente. Havia também um mendigo, chamado Lázaro, que, coberto de chagas, estava deitado à sua porta, desejando saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico, e até os cães vinham lamber-lhe as chagas. «Sucedeu morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico, e foi sepultado. Quando estava nos tormentos do inferno, levantando os olhos, viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio. Então exclamou: Pai Abraão, compadece-te de mim, e manda Lázaro que molhe em água a ponta do seu dedo para refrescar a minha língua, pois sou atormentado nestas chamas. Abraão disse-lhe: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro, ao contrário, recebeu males; por isso ele é agora consolado e tu és atormentado. Além disso, há entre nós e vós um grande abismo; de maneira que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os daí podem passar para nós. O rico disse: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à minha casa paterna, pois tenho cinco irmãos, para que os advirta disto, e não suceda virem também eles parar a este lugar de tormentos. Abraão disse-lhe: Têm Moisés e os profetas; oiçam-nos. Ele, porém, disse: Não basta isso, pai Abraão, mas, se alguém do reino dos mortos for ter com eles, farão penitência. Ele disse-lhe: Se não ouvem Moisés e os profetas, também não acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos».

Lc 16, 19-31