Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O facto de «prestar atenção» ao irmão inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual. E aqui desejo recordar um aspecto da vida cristã que me parece esquecido: a correcção fraterna, tendo em vista a salvação eterna. De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos.
(Bento XVI in Mensagem para a Quaresma de 2012)

Amar a Cristo...

Querida Mãe, peço a Tua intercessão no sentido de não deixares o desespero, aliado do demónio, apoderar-se daqueles que incautos «ao tomarem as suas candeias, não levaram azeite consigo» (Mat 25,3) e são confrontados com as dificuldades reais de vida. Pede por favor a Jesus Cristo Nosso Senhor, que através da Sua Igreja, mas sobretudo daqueles que ainda tenham um furo no cinto para apertar, que o coração seja inundado de caridade e solidariedade para com os mais aflitos.
Lanço-Te aquele olhar que só os filhos sabem  enviar de ternura e amor.


JPR

Santuário de Fátima registou aumento no número de peregrinos

Mais de 7 milhões de pessoas participaram em missas e outras celebrações

O Santuário de Fátima registou um aumento de 300 mil pessoas entre os participantes nas missas e outras celebrações em 2011, revelam dados publicados pela página da instituição na Internet.

No ano passado foram celebradas 7070 missas (oficiais e particulares) e tiveram lugar outras 2767 celebrações, que reuniram um total superior a 7,3 milhões de peregrinos – em 2010, esse número tinha sido de 7,03 milhões.

O aumento verifica-se no número de participantes nas 2537missas oficiais (3,5 milhões, mais 117 mil do que no ano anterior) e nas outras 1616 celebrações oficiais do Santuário (2,93 milhões, mais 192 mil do que em 2010).

No ano passado, 4310 grupos de portugueses e estrangeiros visitaram o Santuário de forma organizada (673 895pessoas), sendo que neste particular se tem registado um aumento desde 2008.

Neste total incluem-se 519 625 portugueses, um aumento de mais de 100 mil pessoas face a 2010, ano em que Bento XVI visitou Fátima, localizada no distrito de Santarém e na diocese de Leiria-Fátima, cerca de 120 quilómetros a norte de Lisboa.

Os estrangeiros que mais visitaram o local, de forma organizada, em 2011 foram os espanhóis (33 821) seguindo-se os italianos (29 603) e os polacos (12 421).

Estados Unidos da América, Brasil, Ucrânia, Alemanha, Irlanda, Filipinas e França completam a lista dos 10 países com mais visitantes.

O serviço de peregrinos revela ainda que as Casas dos Pastorinhos receberam mais de 810 mil visitas de portugueses e estrangeiros: 430 mil na casa da Irmã Lúcia e 380 mil na dos beatos Francisco e Jacinta.

O total de “mensagens para Nossa Senhora” foi de 259 348.

As estatísticas do Santuário foram apresentadas esta quinta-feira, à margem do encontro anual de hoteleiros de Fátima e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos.

Os números oficiais podem ser consultados na secção do serviço de peregrinos da página do Santuário na Internet.

OC

Agência Ecclesia

Imitação de Cristo, 1,4,2

Grande sabedoria é não ser precipitado nas ações, nem aferrado obstinadamente à sua própria opinião; sabedoria é também não acreditar em tudo que nos dizem, nem comunicar logo a outros o que ouvimos ou suspeitamos. Toma conselho com um varão sábio e consciencioso, e procura antes ser instruído por outrem, melhor que tu, que seguir teu próprio parecer. A vida virtuosa faz o homem sábio diante de Deus e entendido em muitas coisas. Quanto mais humilde for cada um em si e mais sujeito a Deus, tanto mais prudente será e calmo em tudo.

Jesus está connosco!

No Santo Sacrifício do altar, o sacerdote pega no Corpo do nosso Deus e no Cálice com o seu Sangue, e levanta-os sobre todas as coisas da terra, dizendo: "Per Ipsum, et cum Ipso, et in Ipso", pelo meu Amor!, com o meu Amor!, no meu Amor! Une-te a esse gesto. Mais ainda: incorpora essa realidade na tua vida. (Forja, 541)

Assim se entra no Canon, com a confiança filial que nos leva a chamar clementíssimo ao nosso Pai Deus. Pedimos-Lhe pela Igreja e por todos os que estão na Igreja, pelo Papa, pela nossa família, pelos nossos amigos e companheiros. E o católico, como tem coração universal, pede por todo o mundo, porque o seu zelo entusiasta nada pode excluir. E para que a petição seja acolhida, recordamos a nossa comunhão com a Santíssima Virgem e com um punhado de homens que foram os primeiros a seguir Cristo e por Ele morreram.

Quam oblationem... Aproxima-se o momento da consagração. Agora, na Santa Missa, é outra vez Cristo que actua, através do sacerdote: Isto é o meu Corpo. Este é o cálice do meu Sangue. Jesus está connosco! Com a transubstanciação, renova-se a infinita loucura divina, ditada pelo Amor. Quando hoje se repete esse momento, que saiba cada um de nós dizer ao Senhor, mesmo sem pronunciar quaisquer palavras, que nada nos poderá afastar d'Ele e que a sua disponibilidade de se deixar ficar – totalmente indefeso – nas aparências, tão frágeis, do pão e do vinho, nos converteu voluntariamente em escravos: praesta meae menti de te vivere et te illi semper dulce sapere, faz com que eu viva de Ti e saboreie sempre a doçura do teu amor.

Mais petições. Nós, homens, estamos quase sempre inclinados a pedir. Desta vez, é pelos nossos irmãos defuntos e por nós mesmos. Por isso, aqui aparecem todas as nossas infidelidades e misérias. O peso da sua carga é muito grande, mas Ele quer levá-lo por nós e connosco. O Canon vai terminar com outra invocação à Santíssima Trindade: per Ipsum, et cum Ipso, et in Ipso.... por Cristo, com Cristo e em Cristo, nosso Amor, a Ti, Deus Pai Todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, Te seja dada toda a honra e glória pelos séculos dos séculos. (Cristo que passa, 90)

São Josemaría Escrivá
Oremus pro Pontifice nostro Benedicto
Dominus conservet eum et vivificet eum et
beatum faciat eum in terra
et non tradat eum in animam inimicorum eius

Oremos pelo nosso Papa Bento.
O Senhor o conserve e lhe dê vida e saúde,
O faça feliz na terra
E o guarde de todos os males. Ámen.

Aborto "foi convertido em método contracetivo", D. Manuel Clemente, Bispo do Porto

O bispo do Porto, Manuel Clemente, considerou hoje que a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em hospitais públicos "foi convertida em método contracetivo", deixando o problema humano por resolver.
Entrevistado pela Lusa cinco anos após o referendo que abriu as portas ao aborto até às dez semanas, a pedido da mulher, o prelado considerou que a lei de 2007 se limitou a responder à questão de se saber "se as pessoas que fazem aborto devem ou não ser punidas, em que circunstâncias e até onde".
Mas o "acerto de discussão naquilo que realmente está em causa" continua por fazer, enfatizou.
À espera de resposta continua, conforme explicou, "a consideração geral, e também legal, que a vida deve ter" à luz dos conhecimentos científicos atuais.
"A vida é um processo que, desde a conceção à morte natural, tem um seguimento único e progressivo. Se não assentarmos nesta base, depois tudo o resto está falseado", observou.
Referindo-se ao resultado prático da lei de há cinco anos, o bispo do Porto considerou que, no fundo, "acabou por se tornar o aborto, em estabelecimentos públicos e financiamento por nós todos, como um método anticoncetivo".
É algo que "está profundamente errado porque, mais uma vez, não se ponderou devidamente o respeito pela vida e o respeito que ela nos deve a todos", assinalou Manuel Clemente.
Citando testemunhos que ouviu, o bispo do Porto lamentou o desrespeito, em muitas circunstâncias, da norma legal que obriga a mulher que quer abortar a ir a uma consulta médica, no prazo de cinco dias, depois de solicitada a IVG.
"A ponderação, segundo oiço de vários testemunhos de pessoas no sistema de saúde, não se faz devidamente. Imediatamente se passa para uma pseudo solução técnica e fica o problema humano por resolver", criticou.

(Fonte: DN online)

Eu e os outros

Indiferentes, alheados, anestesiados espiritualmente, com o coração endurecido, preocupados apenas consigo próprios, absorvidos pelas coisas e interesses pessoais, pela ambição de riqueza material. Cegos e surdos aos sofrimentos dos outros e ao seu destino.

Este é o retrato do homem actual que, para disfarçar o seu egoísmo e a falta de atenção aos outros, se justifica muitas vezes com um pseudo-respeito pela esfera privada de cada um. 

Pior ainda: a nossa geração é cobarde, cala-se e é condescendente perante o mal. 
[N. 'Spe Deus': Muitos dos Seus discípulos ouvindo isto, disseram: «Dura é esta linguagem! Quem a pode ouvir?» (Jo 6, 60)]
 
O retrato é traçado pelo Papa, na sua recente Mensagem para a Quaresma. Mas, para esta doença, Bento XVI também indica o remédio: “Prestemos atenção uns aos outros”, consideremos que a saúde não é apenas corporal, mas também da alma. E que a salvação dos outros tem a ver com a minha própria vida e salvação. 

Por isso, “é um grande serviço ajudar e deixar-se ajudar”, corrigir os que erram, mas também deixar-se corrigir. Porque – todos, sem excepção – precisamos sempre de um olhar que ama, que corrige e que perdoa.

Aura Miguel in RR online

Padres portugueses venceram ontem na Hungria o campeonato europeu de Futsal

Os padres portugueses venceram hoje (ontem) pela primeira vez o Campeonato Europeu em Futsal para sacerdotes católicos, cuja sexta edição decorreu na cidade de Gyula, Hungria.

A final da competição, entre Portugal e a Croácia, foi dedicida no desempate por penalties.

Antes do jogo, o capitão da seleção portuguesa, padre Marco Gil, confessou à Agência ECCLESIA que uma final "é sempre complicada”, mas que os jogadores estavam "calmos”.

Em conversa telefónica, o sacerdote bracarense relatou que a equipa portuguesa tinha já realizado seis jogos, tendo perdido apenas uma partida.

Eslováquia, Roménia, Ucrânia, Áustria, Polónia e Bósnia-Herzegovina, esta na meia-final, foram os adversários dos padres portugueses no torneio que se iniciou esta segunda-feira na cidade húngara, cerca de 230 quilómetros a sudeste de Budapeste.

A equipa nacional regressa esta sexta-feira a Portugal, tendo garantido um título inédito, após o segundo lugar na competição de 2011.

LFS/OC

Agência Ecclesia

Breve resenha biográfica de D. Álvaro del Portillo, primeiro Prelado do Opus Dei (vídeo novo em espanhol)

Estar atento aos nossos sentimentos

«…precisamos todos de purificar os sentimentos, senão, o que começou talvez como um amor altruísta corre o risco de se transformar em fruto do egoísmo, em busca da própria excelência, em desorbitada satisfação do próprio eu.»

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, na sua carta de Fevereiro 2012)

Spe Deus – 4º aniversário



Obrigado Senhor pelo Teu permanente carinho e amor e obrigado a todos os que sempre nos incentivaram a ir para a frente, que Deus Nosso Senhor por intercessão da Virgem Maria nos guie e ajude, sem Ele nem o autor nem o blogue existiriam, a Ele tudo devemos, mesmo quando por entrepostas pessoas somos guiados. O blogue e seus derivados são do Senhor sendo o signatário o mero instrumento que lhes dá forma e conteúdo.

Louvado sejais para todo o sempre!

JPR

«Agradeçamos muito e com frequência este chamamento maravilhoso que recebemos de Deus: que seja uma gratidão real e profunda, estreitamente unida à humildade.»

(Forja 904 - S. Josemaría Escrivá)

S. Josemaría Escrivá - Aconteceu nesta data em 1907

Nasce Lolita, irmã de São Josemaría. Morre cinco anos depois. Em 1975, recebe a medalha de ouro da cidade que o viu nascer. No discurso que pronuncia nessa ocasião, diz: "Nestes longos tempos de residência na Roma eterna, junto da sede de Pedro, ou quando o trabalho apostólico me levava por caminhos remotos, a memória de Barbastro e das suas gentes esteve, e está, muito dentro de mim. Cruzam-se no meu pensamento tantos nomes, relacionados com a família que Deus, na sua amável providência, me quis conceder. A minha oração mais fervorosa abarca todos quantos abandonaram já esta vida: para eles peço ao Senhor que lhes tenha concedido o dom da felicidade eterna".


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

A ética na economia

“A economia tem necessidade da ética para o seu correcto funcionamento. Não de uma ética qualquer, mas de uma ética amiga da pessoa”


(Bento XVI na Audiência geral de 10.02.2010)

A mãe da unidade

«…a soberba gera divisão, enquanto a caridade é mãe da unidade»

(S. Agostinho - Sermão 46, 18)

«Meteu-lhe os dedos nos ouvidos [...] tocou-lhe a língua»

Santo Efrém (c. 306-373), Diácono na Síria, Doutor da Igreja
Sermão «Sobre o Nosso Senhor», 10-11


A força divina que o homem não pode tocar desceu, envolveu-Se num corpo palpável, para que os pobres Lhe tocassem, e, tocando a humanidade de Cristo, percebessem a Sua divindade. Através de dedos de carne, o surdo-mudo sentiu que lhe tocavam nas orelhas e na língua. Através de dedos palpáveis, percebeu a divindade intocável, quando o nó da sua língua foi quebrado e as portas fechadas das suas orelhas foram abertas. Porque o arquitecto e o artesão do corpo veio até ele e, com uma palavra suave, criou sem dor aberturas nas orelhas surdas; então, também a boca fechada, até então incapaz de dar vida à palavra, proclamou ao mundo o louvor d'Aquele que desta forma deu fruto à sua esterilidade.

Do mesmo modo, o Senhor fez lama com a Sua saliva e ungiu os olhos do cego de nascença (Jo 9, 6), para nos fazer compreender que lhe faltava algo, como ao surdo-mudo. Uma imperfeição inata da nossa dimensão humana foi suprimida graças ao fermento que vem do Seu corpo perfeito. [...] Para colmatar o que faltava a estes corpos humanos, deu algo de Si mesmo, da mesma maneira que Se dá a comer [na Eucaristia]. É por este meio que faz desaparecer os defeitos e reanima os mortos, para que possamos reconhecer que, graças ao Seu corpo «onde habita toda a plenitude da divindade» (Cl2, 9), os defeitos da nossa humanidade são ultrapassados e a verdadeira vida é dada aos mortais por este corpo onde habita a verdadeira vida.

«Oxalá ouvísseis hoje a Sua voz» (Sl 94,7)

Bento XVI 
Discurso aos seminaristas 17/02/2007

Como podemos discernir a voz de Deus entre as mil vozes que ouvimos todos os dias neste nosso mundo? Diria: Deus fala connosco de modos muito diferentes. Fala através de outras pessoas, através dos amigos, dos pais, do pároco, dos sacerdotes. [...] Fala por meio dos acontecimentos da nossa vida, nos quais podemos discernir um gesto de Deus; fala também através da natureza, da criação, e fala, naturalmente e sobretudo, na Sua Palavra, na Sagrada Escritura, lida na comunhão da Igreja e pessoalmente em diálogo com Deus. 

É importante ler a Sagrada Escritura, por um lado de modo muito pessoal, e realmente, como diz São Paulo, não como palavra de um homem ou como um documento do passado, como lemos Homero ou Virgílio, mas como uma Palavra de Deus que é sempre actual e fala comigo; aprender a ouvir um texto, que é historicamente do passado mas que é a Palavra viva de Deus, ou seja, entrar em oração, e assim fazer da leitura da Sagrada Escritura um diálogo com Deus. 

Santo Agostinho, nas suas homilias, diz com frequência: «Bati várias vezes à porta desta Palavra, até que pude compreender o que o próprio Deus me dizia»; por um lado, esta leitura muito pessoal, este diálogo pessoal com Deus, no qual procuro o que o Senhor me diz; e, juntamente com esta leitura pessoal, é muito importante a leitura comunitária, porque o sujeito vivo da Sagrada Escritura é o Povo de Deus, é a Igreja.

Kyrie, eleison

«Soltou-se a prisão da língua e falava correctamente»

Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do séc. II), n.º 12


De palavras de verdade me cumulou o Senhor,
Para que pudesse anunciá-la,
E da minha boca a verdade
Flui como um rio.
Os meus lábios mostram os seus frutos:
O Senhor fez-me transbordar de conhecimento.


Porque a boca do Senhor
Pronuncia o Verbo verdadeiro,
Ela é a porta da Sua luz.
O Altíssimo enviou ao mundo a Sua Palavra
E os que cantam a Sua beleza;
Os arautos da Sua majestade
E os mensageiros dos Seus desígnios;
Os evangelistas da Sua mente
E os apóstolos das Suas obras.


A subtileza do Verbo
Desafia qualquer descrição. [...]
O Seu curso não tem fim,
Mantém-Se sempre de pé e nunca cai por terra;
Ninguém Lhe conhece a descida nem o caminho. [...]
Ele é a luz e a aurora do pensamento,
E n'Ele começa o mundo a exprimir-se.
Todos os que se calavam encontraram n'Ele a Palavra
Porque d'Ele provêm o amor e a razão de ser.


Inspirados pelo Verbo,
Todos os seres criados podem dizer quem são.
Todos reconheceram o Criador
E n'Ele encontraram a sua harmonia,
Porque lhes falou a boca do Altíssimo.


Assim permanece o Verbo no homem,
A Sua verdade é o amor.
Feliz daquele a quem permite
Transpor todos os mistérios
E conhecer o Senhor na Sua verdade. Aleluia!


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 10 de Fevereiro de 2012

Jesus, deixando o território de Tiro, foi novamente por Sidónia para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-Lhe um surdo-mudo, e pediam-Lhe que lhe impusesse as mãos. Então, Jesus, tomando-o à parte de entre a multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos, e tocou-lhe com saliva a língua. Depois, levantando os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «abre-te». Imediatamente se lhe abriram os ouvidos, se lhe soltou a prisão da língua e falava claramente. Ordenou-lhes que a ninguém o dissessem. Porém, quanto mais lho proibia mais o divulgavam. E admiravam-se sobremaneira, dizendo: «Tudo fez bem! Faz ouvir os surdos e falar os mudos!».


Mc 7, 31-37