Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bento XVI nomeia dois novos bispos para o Brasil

Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 27, D. Manoel dos Reis de Farias como novo bispo da diocese de Petrolina (PE), até então o prelado era bispo de Patos, na Paraíba. O Papa nomeou também o monsenhor Gilson Andrade da Silva, 44, até agora reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, na diocese de Petrópolis como bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador, na Bahia. 

Segundo informou a CNBB, o novo bispo de Petrolina, D. Manoel dos Reis de Farias, nasceu no dia 23 de abril de 1946, em Orobó (PE). Foi ordenado padre em 6 de janeiro de 1983. Em agosto de 2001, foi nomeado bispo da diocese de Patos e recebeu a ordenação episcopal no dia 10 de novembro do mesmo ano. 

D. Manoel tem uma especialização em Direito Canónico e seu lema episcopal é “Servir na unidade”. Ele sucede a Dom Paulo Cardoso da Silva, de 76 anos, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa, por atingir o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canónico. 

O Mons. Gilson de Andrade nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 1966 e foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1991. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, e teologia na Universidade de Navarra, na Espanha, tendo sido aluno do Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa (em Pamplona, Espanha).

Com mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade della Santa Croce, em Roma, mons. Gilson foi vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Divino Amor, de Petrópolis; vigário paroquial da paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Petrópolis; professor no Seminário e na Universidade Católica de Petrópolis; diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis, informou também a CNBB.

Atualmente, mons. Gilson é reitor do Seminário, membro do Conselho Pastoral Diocesano, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas (UCP).

Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador, mons. Gilson será ordenado bispo no dia 24 de setembro, às 10h, na catedral de Petrópolis e chegará a Salvador no dia 8 de outubro.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
"Nunc coepi!" - agora começo! É o grito da alma apaixonada que, a cada instante, tanto se foi fiel como se lhe faltou generosidade, renova o seu desejo de servir - de amar! - com inteira lealdade o nosso Deus.


São Josemaría Escrivá – Sulco, 161

O ‘Spe Deus’ no Facebook foi obrigado a mudar

O ‘Spe Deus’ no Facebook foi denunciado como não respeitando as regras desta plataforma, o que a ser assim foi feito por mero desconhecimento, não nos tendo sido permitido importar as inserções, foi-nos no entanto possível transformar as 'amizades' em 'seguidores' desde que nos inscrevêssemos como uma Organização, o que fizemos seleccionando COMUNIDADE, pois nós os católicos somos uma comunidade de muitos e muitos milhões. Vimo-nos ainda obrigados a alterar o nome da página para ‘Spe Deus JPR’.

Pedimos desculpa por qualquer inconveniente e agradecemos antecipadamente a vossa compreensão e fidelidade.


Bem-haja!

Händel – “Mas quem pode esperar pelo dia da Sua vinda” (interpretação e voz excepcionais) - Messiah HWV 56



MESSIAH
A Sacred Oratorio in three parts by
Georg Friedrich Händel.


Libretto by Charles Jennens


Staged version by Claus Guth


Susan Gritton, Soprano
Cornelia Horak, Soprano
Martin Pöllmann, Knabensopran
Bejun Mehta, Countertenor
Richard Croft, Tenor
Florian Boesch, Bass


Arnold Schönberg Chor
Ensemble Matheus
Dir. Jean-Christophe Spinosi


Wien, Theater an der Wien
April 2009

“O trabalho é a vocação original do homem”

O trabalho é a vocação original do homem; é uma bênção de Deus; e enganam-se lamentavelmente aqueles que o consideram um castigo. O Senhor, o melhor dos pais, colocou o primeiro homem no Paraíso – "ut operaretur", para trabalhar. (Sulco, 482)

Desde o começo da sua criação que o homem teve de trabalhar. Não sou eu quem o inventa. Basta abrir as primeiras páginas da Sagrada Bíblia para aí se ler que Deus formou Adão com o barro da terra e criou para ele e para a sua descendência este mundo tão formoso, ut operaretur et custodiret illum, com o fim de o trabalhar e de o conservar, e isto antes mesmo de o pecado entrar na humanidade e, como consequência dessa ofensa, a morte, as penas e as misérias.

Temos, pois, de nos convencer de que o trabalho é uma realidade magnífica, que se nos impõe como lei inexorável a que todos estamos submetidos, de uma ou de outra forma, apesar de alguns pretenderem eximir-se a ela. Aprendei-o bem: esta obrigação não surgiu como uma sequela do pecado original, nem se reduz a uma descoberta dos tempos modernos. Trata-se de um meio necessário que Deus nos confia na terra, alongando os nossos dias e tornando-nos partícipes do seu poder criador, para que ganhemos o nosso sustento e, simultaneamente, recolhamos frutos para a vida eterna: o homem nasce para trabalhar, como as aves para voar.

Talvez me digais que já se passaram muitos séculos, que muito pouca gente pensa desta maneira, que a maioria provavelmente se afana por motivos bem diversos: uns, por dinheiro; outros, para manter a família; outros, na mira de conseguir uma certa posição social, para desenvolver as suas capacidades, para satisfazer as suas paixões desordenadas, para contribuir para o progresso social. E todos, em geral, encaram as suas ocupações como uma necessidade de que não podem evadir-se.

Perante esta visão plana, egoísta, rasteira, tu e eu temos de recordar a nós mesmos e de recordar aos outros que somos filhos de Deus, a quem o nosso Pai dirigiu um convite idêntico ao daqueles personagens da parábola evangélica: filho, vai trabalhar na minha vinha. Posso assegurar-vos que aprenderemos a terminar as nossas tarefas com a maior perfeição humana e sobrenatural de que somos capazes, se nos empenharmos em considerar assim diariamente as nossas obrigações pessoais como ordem divina. (Amigos de Deus, n. 57)

São Josemaría Escrivá

Portugal - A beleza da simplicidade | HD Portugal Promotional Tourism Film | 2011

Händel: Ele confiava em Deus (Messiah, HWV 56) (coro de vozes excepcional)



MESSIAH
A Sacred Oratorio in three parts by
Georg Friedrich Händel.


Libretto by Charles Jennens


Staged version by Claus Guth


Susan Gritton, Soprano
Cornelia Horak, Soprano
Martin Pöllmann, Knabensopran
Bejun Mehta, Countertenor
Richard Croft, Tenor
Florian Boesch, Bass


Arnold Schönberg Chor
Ensemble Matheus
Dir. Jean-Christophe Spinosi


Wien, Theater an der Wien
April 2009

Pertença ao Vaticano brinda riqueza especial à Caritas, afirma novo Secretário Geral

Michel Roy

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o novo secretário geral do Caritas Internacional, Michel Roy, reconheceu que o trabalho desta instituição deve estar guiado pelos ensinamentos da Igreja e do Papa, e que a pertença da Caritas à Santa Sé brinda uma riqueza especial à sua missão.

Michel Roy foi eleito como novo secretário geral da Caritas Internacional em Assembleia Geral realizada no mês de maio deste ano. Roy substitui a Leslie Ann Knight, quem não recebeu a aprovação do Vaticano para um novo mandato.

O novo secretário geral explicou à ACI Prensa que "tivemos uma Assembleia Geral. A Secretária Geral anterior queria apresentar-se para um novo período, mas a Santa Sé não estava de acordo e havia uma tensão bastante grande. Uma de minhas prioridades foi que estabelecer uma relação serena com a Santa Sé, a Secretaria de Estado e o Conselho Cor Unum".

Ao falar sobre os problemas que ocasionou a anterior Secretária Geral que mantinha algumas posturas polémicas sobre a relação da Caritas com a Santa Sé, Roy manifestou: "penso que o que ocorreu foi um problema de personalidades por ambos os lados, a realidade humana é assim e os leigos e os bispos somos seres humanos com nossas personalidades, foi uma confrontação de pessoas mais que de orientações".

Mais adiante o novo secretário assinalou que uma das principais prioridades de sua gestão será voltar para as fontes católicas da Caritas e repassar uma vez mais as Encíclicas Deus Caritas Est e Caritas in Veritate do Papa Bento XVI.

Roy explicou que "não só somos uma confederação de organizações de membros nacionais mas também somos uma entidade da Santa Sé, estamos dentro da Santa Sé e isso nos dá uma responsabilidade muito particular e uma riqueza especial".

O secretário geral considerou que as relações com a Santa Sé são algo muito importante porque são eles que orientam o trabalho da caridade e "a Caritas deve estar no centro do trabalho da evangelização".

Ao falar com a ACI Prensa sobre os desafios que a Caritas deve enfrentar nos próximos anos Roy se referiu à situação do empobrecimento criado pela crise de 2008 e 2009. 

Embora tenha reconhecido que na América Latina existem alguns países emergentes como o Brasil e o México, Roy assinalou que "a crise global criou muita pobreza no mundo e os países mais pobres foram mais empobrecidos, as pessoas vivem muito mal".

O secretário geral do Caritas considerou ainda que para enfrentar a crise é necessário retornar às suas origens. "Desde há 20 ou 30 anos temos um sistema económico muito aberto que não é regulado e esta liberdade muito grande especialmente para os banqueiros e a indústria financeira criou dinheiro sem produção económica como uma cultura de casino (jogo) e os pobres sofrem esta crise diretamente".

Ao referir-se ao papel da Caritas ante as diversas catástrofes que açoitaram vários países nos últimos anos, o Secretário explicou à ACI Prensa que "nós temos uma tarefa especial no campo de ajuda humanitária e uma coisa importante é que as pessoas devem ser preparadas para enfrentar uma catástrofe. Sabemos que há lugares onde os terramotos ocorrem regularmente e se as pessoas não se prepararem os resultados serão muitos pior".

O Secretário Geral da Caritas, Michel Roy, participou entre os dias 17 e 22 de julho, junto com representantes das 22 Caritas da América Latina e do Caribe em uma conferência extraordinária realizada na cidade de Lima. Sob o lema "Uma Família Humana, Pobreza Zero".

A conferência teve como objetivo criar um espaço de diálogo para definir um plano de trabalho para a Região na luta contra a pobreza.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Os locais da Jornada Mundial da Juventude - Madrid 2011 (vídeos em espanhol e inglês)

Caritas Portuguesa solidária com população atingida por atentados na Noruega

Responsáveis católicos consideram o país nórdico um exemplo de abertura e tolerância face a outras culturas


A Caritas Portuguesa associou-se ao “dolorosíssimo sofrimento” da população da Noruega, marcada sexta-feira por um duplo atentado que retirou a vida a 76 pessoas.


Numa carta dirigida à embaixadora norueguesa em Portugal, Inga Magistad, o presidente daquele organismo humanitário católico manifesta a “mais veemente solidariedade aos familiares dos que estão feridos no corpo e na alma”, e pede “ao Senhor da Paz que acolha no seu reino os que pereceram”.


Eugénio Fonseca espera ainda que “apesar da revolta e necessária justiça humana reparadora das atrocidades cometidas”, Deus “derrame sobre os corações de todos os noruegueses sentimentos de paz e compaixão, mesmo que [seja] compreensível a revolta que em si possam conter”.


“É com grande pesar e tristeza que a Caritas Portuguesa se associa ao dolorosíssimo sofrimento do povo da Noruega, de modo especial, ao dos familiares de todos os que foram vítimas de um ato de horrorosa barbaridade, como nunca tinha acontecido desde a II Guerra Mundial”, assinala o texto.


A Caritas considera que “a Noruega é um exemplo para todo o mundo, não só de desenvolvimento económico e social, como também de tolerância e de abertura para com diferentes visões do mundo”.


“Acreditamos, por isso, que nada poderá pôr em causa esta forma de soberania”, conclui a mensagem de condolências à representação diplomática da Noruega.


A nação nórdica foi abalada dia 22 pela explosão de uma bomba junto à sede do Governo, em Oslo, que causou 8 vítimas mortais.


Pouco depois, seria conhecido outro ato de violência, desta vez na ilha de Utoeya, onde 68 jovens, segundo a última contagem das autoridades, foram mortos a tiro enquanto participavam num acampamento do Partido Trabalhista, atualmente no poder.


Em declarações à Rádio Vaticano, o bispo de Oslo, D. Bernt Ivar Eidsvig, admite que “a tragédia afetou cada um” dos habitantes da capital norueguesa, para lá de quaisquer “diferenças políticas, religiosas ou culturais”.


Neste domingo, Bento XVI manifestou a sua “profunda dor” pelos atentados, classificando como “graves” os ataques na Noruega.


“Mais uma vez, infelizmente, chegam notícias de morte e de violência. Todos sentimos uma profunda dor”, disse o Papa, em Castel Gandolfo, arredores de Roma, onde se encontra a passar férias.


O Núncio Apostólico na Noruega, D. Emil Paul Tscherrig revelou que as palavras do Papa “foram transmitidas aos fiéis durante a missa de domingo”, em todas as paróquias, e que as mesmas foram “consideradas pela população como um grande ato de solidariedade”.


(…)


JCP/OC


(Fonte: site Agência Ecclesia)

A história do mosaico da Virgem Maria “Mater Ecclesia” na Praça de São Pedro (vídeos em espanhol e inglês)

Compostela: Dez municípios assinaram acordo para promover Caminho Português da Costa

Compostela: Dez municípios assinaram acordo para promover Caminho Português da Costa


Cerca de 200 mil pessoas de mais de 100 países terão percorrido em 2010 as rotas portuguesas para Santiago


Os municípios do Porto, Viana do Castelo, Esposende, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença assinaram esta segunda-feira um protocolo para a promoção do Caminho Português para Santiago de Compostela.


As 10 autarquias comprometem-se a unir esforços com vista à investigação, valorização e posterior reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário para um dos mais significativos locais de peregrinação cristã da Europa, refere o site da Câmara Municipal de Esposende, onde o acordo foi assinado.


A convenção pretende também “dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações” a Santiago de Compostela, na região espanhola da Galiza, fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios do Noroeste de Portugal incluídos no traçado.


A parceria visa igualmente contribuir para o desenvolvimento de produtos “estratégicos” das zonas atravessadas pelo itinerário, complementando a oferta existente nas vertentes do turismo de natureza, cultural e paisagístico.


O presidente do município de Esposende, João Cepa, considera que o projeto “deve ser submetido à Entidade Regional de Turismo e à Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, no sentido de encontrar financiamento para as ações a desenvolver”.


O edil referiu que cerca de 200 mil peregrinos provenientes de mais de uma centena de países terão percorrido em 2010 o Caminho Português para Santiago de Compostela, tendo sublinhado a necessidade de procurar alternativas ao turismo balnear.


Paula Ramalho, técnica da Câmara Municipal de Vila Nova Cerveira, lembrou que se tem procurado desenvolver um trabalho cada vez mais estreito com os municípios da Galiza, região que em novembro acolhe um congresso sobre o Caminho Português da Costa.


De acordo com o site “El Camino de Santiago”, o itinerário do Caminho Português da Costa, com 140 km, começa no Porto e passa por Viana do Castelo e Caminha, vila onde cruza o rio Minho e entra em Espanha, prosseguindo por La Guardia, Bayona, Vigo e Redondela, onde se une ao Caminho Português do Interior.


O Caminho de Santiago, em sentido alargado, designa os itinerários provenientes de vários pontos da Europa em direção àquele que a tradição diz ser o túmulo do apóstolo São Tiago Maior.


RM


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§1277. O Baptismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor; ele é necessário para a salvação, como a própria Igreja, na qual o Baptismo introduz.

Beethoven Piano Sonata No. 8, Op. 13 in C Minor,Krystian Zimerman & Klazz Brothers (2 versões)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

S. Josemaría nesta data em 1974


Em Lima, durante um encontro, Carmina, de sete anos, conta-lhe: “O meu papá está no Céu. Gostava que me falasse um pouco do Céu”. São Josemaría responde-lhe: “Gosto muito que me perguntes pelo Céu, onde se ama muito a Nosso Senhor e se é feliz. No céu, o papá, neste momento está muito contente e abençoa-te: o Padre abençoa-te em nome do teu papá, e o Senhor também”.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Um tesouro escondido

A esposa [do Cântico] dos Cânticos diz [...] que se levantou do leito para procurar o seu Bem-Amado na cidade, mas em vão; depois de ter saído da cidade, encontrou Aquele que o seu coração amava (cf. Ct 3, 1-4). Jesus não quer que encontremos a Sua adorável presença no repouso: Ele esconde-Se. [...] Oh! Que melodia para o meu coração é esse silêncio de Jesus. Ele faz-Se pobre para que possamos usar de caridade para com Ele; estende-nos a mão como um mendigo para que, no dia radioso do julgamento, quando Ele aparecer na Sua glória, possamos escutar as Suas doces palavras: «Vinde, benditos de Meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber, era peregrino e recolhestes-Me, estava nu e destes-Me de vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes ter coMigo» (Mt 25, 34-36). Foi o próprio Jesus que pronunciou estas palavras, é Ele que quer o nosso amor, que o mendiga. Põe-Se, por assim dizer, à nossa mercê, não quer tomar nada sem Lho demos. [...]

Jesus é um tesouro escondido, um bem inestimável que poucas almas sabem encontrar, porque Ele está escondido e o mundo ama aquilo que brilha. Ah! Se Jesus Se tivesse querido mostrar a todas as almas com os Seus dons inefáveis, de certeza que não haveria nenhuma que O desdenhasse; mas Ele não quer que O amemos pelos Seus dons: Ele próprio é que deve ser a nossa recompensa.

Para encontrarmos uma coisa escondida, temos de nos esconder; a nossa vida deve, portanto, ser um mistério; é preciso assemelharmo-nos a Jesus, a Jesus diante de Quem se tapa o rosto (cf. Is 53,3). [...] Jesus ama-te com um amor tão grande que, se o visses, entrarias num êxtase de felicidade [...], mas não o vês e sofres com isso. Muito em breve Jesus «Se levantará para o julgamento, para salvar os humildes da terra» [Sl 76 (75),10].

Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Carta 145

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho de hoje

«O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que, quando um homem o acha, esconde-o e, cheio de alegria pelo achado, vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também semelhante a um negociante que busca pérolas preciosas e, tendo encontrado uma de grande preço, vai, vende tudo o que tem e a compra.» (Mt 13, 44-46)