Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ah! Se te propusesses servir a Deus "seriamente", com o mesmo empenho que pões em servir a tua ambição, as tuas vaidades, a tua sensualidade!...
(São Josemaría Escrivá – Caminho, 364)

Anders Behring Breivik um Mação e não um Cristão Fundamentalista conforme comprova a foto abaixo e foi confirmado pela Ordem de S. João dos Mações livres da Noruega (clique no título para ler o texto da Massimo Introvigne em inglês)

“Leva-me pela tua mão, Senhor”

Há uma quantidade muito considerável de cristãos que seriam apóstolos... se não tivessem medo. São os mesmos que depois se queixam, porque o Senhor (dizem eles!) os abandona... Que fazem eles com Deus? (Sulco, 103)

Também a nós nos chama e nos pergunta como a Tiago e João: Potestis bibere calicem quem ego bibiturus sum?; estais dispostos a beber o cálice (este cálice da completa entrega ao cumprimento da vontade do Pai) que eu vou beber? "Possumus"!. Sim, estamos dispostos! – é a resposta de João e Tiago... Vós e eu, estamos dispostos seriamente a cumprir, em tudo, a vontade do nosso Pai, Deus? Demos ao Senhor o nosso coração inteiro ou continuamos apegados a nós mesmos, aos nossos interesses, à nossa comodidade, ao nosso amor-próprio? Há em nós alguma coisa que não corresponda à nossa condição de cristãos e que nos impeça de nos purificarmos? Hoje apresenta-se-nos a ocasião de rectificar.

É necessário que nos convençamos de que Jesus nos dirige pessoalmente estas perguntas. É Ele que as faz, não eu. Eu não me atreveria a fazê-las a mim próprio. Eu vou continuando a minha oração em voz alta e vós, cada um de vós, por dentro, está confessando ao Senhor: Senhor, que pouco valho! Que cobarde tenho sido tantas vezes! Quantos erros! Nesta ocasião e naquela... nisto e naquilo... E podemos exclamar também: ainda bem, Senhor, que me tens sustentado com a tua mão, porque eu sinto-me capaz de todas as infâmias... Não me largues, não me deixes; trata-me sempre como um menino. Que eu seja forte, valente, íntegro. Mas ajuda-me, como a uma criatura inexperiente. Leva-me pela tua mão, Senhor, e faz com que tua Mãe esteja também a meu lado e me proteja. E assim, possumus!, poderemos, seremos capazes de ter-Te por modelo! (Cristo que passa, 15)

São Josemaría Escrivá

Irlanda: Vaticano chama Núncio para «consultas» - Lá diz o povo português na sua provecta sabedoria “só não se sente quem não é filho de boa gente”

Santa Sé quer discutir o recente relatório sobre abusos sexuais de menores

 A Santa Sé anunciou hoje que convocou “para consultas” o Núncio Apostólico [embaixador] em Dublin, D. Giuseppe Leanza, por causa dos recentes desenvolvimentos sobre os casos de abusos sexuais de menores, por parte do clero, na Irlanda.

Em comunicado oficial da Secretaria de Estado do Vaticano, assinala-se que a decisão foi tomada “após a publicação, no dia 13 de julho, do relatório da Comissão de inquérito do Governo irlandês sobre as acusações de abusos de menores por parte do clero da diocese de Cloyne, também conhecido como Cloyne Report” e, em particular, por causa das “reações que se lhe seguiram”.

Na última quarta-feira, o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, acusou a Santa Sé de ter encorajado bispos a não denunciar os abusos cometidos pelo clero às autoridades civis.

O relatório elaborado por uma comissão de investigação na diocese de Cloyne concluiu que as autoridades católicas de Cork, segunda maior cidade irlandesa, falharam ao não denunciar à polícia as queixas relativas a abusos sexuais que envolviam 19 padres, entre 1996 e 2009.

Em resposta, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, pediu “objetividade” nas investigações sobre casos de abusos sexuais sobre menores, por parte do clero, que estão a ser levadas a cabo na Irlanda.

“Esperamos que o debate em curso sobre temas tão dramáticos se desenvolva com a necessária objetividade, de modo a contribuir para a causa que deve estar no coração de todos, isto é, a salvaguarda das crianças e jovens”, indicou, em declarações publicadas pelo portal de notícias do Vaticano.

Este responsável adiantou que a Santa Sé vai “responder oportunamente às questões colocadas pelo Governo irlandês a propósito do relatório sobre a diocese de Cloyne”.

O padre Lombardi apelou à “renovação de um clima de confiança e colaboração, na Igreja e na sociedade”.

Também o arcebispo de Dublin, D. Diarmuid Martin, se pronunciou sobre o tema, em entrevista à rádio nacional da Irlanda, RTÉ, recusando falta de colaboração com as autoridades do país.

Para este responsável, a diocese de Cloyne “ignorou” as normas de 2001, estabelecidas pelo cardeal Joseph Ratzinger [o atual Papa Bento XVI], frisando que a arquidiocese de Dublin entregou mais de 70 mil documentos para a elaboração do chamado ‘relatório Murphy’, denunciando todos os casos de abusos à polícia.

“Nunca fui chamado à atenção pelo Vaticano por causa disso”, assinala.

O prelado deixou votos de que todos os envolvidos nestas investigações trabalhem juntos “para garantir que as crianças sejam protegidas”.

OC

(Fonte: site Agência Ecclesia, título da responsabilidade de JPR)

Igreja: Rezar nas missas é difícil, diz responsável pela pastoral litúrgica em Portugal

No dia em que arranca o 37.º encontro nacional nesta área, o padre Pedro Ferreira denuncia «falta de formação» e «ignorância» dos fiéis

O responsável pelo setor da Igreja Católica que coordena a liturgia, padre Pedro Ferreira, afirmou hoje que os fiéis “têm dificuldade em rezar nas celebrações”, lacuna que atribui à “ignorância” e ausência de formação, entre outros fatores.

“Falta muito a dimensão orante”, sublinhou o sacerdote em entrevista à Agência ECCLESIA, acrescentando que “é muito difícil rezar com os cânticos que se cantam e é muito difícil rezar com as maneiras como se celebra a liturgia”.

O diretor do Secretariado Nacional da Liturgia (SNL) assinala que “há muita gente, sobretudo de boa sensibilidade, como os artistas, que se queixam da dificuldade em encontrar celebrações onde possam rezar”.

Depois de referir que a oração dentro das celebrações, nas quais se destaca a missa, compreende “a forma como se lê”, os “gestos do presidente” e a “maneira de vestir” dos crentes, o padre Pedro Ferreira critica a “tendência para secularizar tudo e retirar o sagrado da liturgia”, uma “moda dos tempos que também passará”.

Muitos fiéis “querem missas bonitas, folclóricas, muito agradáveis, um espetáculo; ora, para isso temos outras coisas”, frisa o responsável, acrescentando que não se pode “inventar a liturgia” nem “o padre não pode celebrar a eucaristia como quer”.

O responsável considera que a ausência de educação litúrgica é o maior desafio da liturgia católica portuguesa, que tem de debater-se com a “muita ignorância e falta de respeito” existentes no interior da própria Igreja.

“Sempre que se impede que Cristo fale à assembleia e sempre que se impede a assembleia de rezar com Cristo ao Pai, estamos a prestar um mau serviço à humanidade”, assinala.

O sacerdote pronunciou-se também sobre os comentários negativos que surgem quando se discute o regresso aos antigos rituais litúrgicos: “Cria-se um ambiente de crítica, pensando-se que a hierarquia [da Igreja] está a ser fundamentalista, que estamos a voltar ao latim e às cerimónias. Tudo isto é por causa da falta de formação”.

As declarações do religioso pertencente à congregação dos Carmelitas Descalços foram proferidas horas antes do início do 37.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que decorre em Fátima entre hoje e sexta-feira.

O padre Pedro Ferreira revelou que o tema ‘Liturgia – A Igreja em oração’ vai reunir 1100 inscritos, menos 250 do que em 2010 e o número mais baixo dos últimos 12 anos, de acordo com dados indicados no site do SNL.

Entre os presentes, 2/3 são participantes habituais e perto de 1/3 são jovens, avançou o responsável, adiantando que há também inscrições de países como Cabo Verde, Itália e Suíça.

A edição deste ano, que se realiza na nova igreja da Santíssima Trindade, distingue-se das anteriores por dedicar a parte da manhã à vivência prática da liturgia, começando pelas Laudes, oração de louvor no início do dia, e continuando com a preparação e celebração da missa, transmitida por uma estação de televisão.

As tardes incluem uma conferência, prosseguindo com o ensaio e celebração das Vésperas, oração que a Igreja reza ao entardecer, enquanto que o programa noturno prevê uma celebração penitencial e uma vigília, além da oração do terço acompanhada pela procissão de velas, rito que decorre diariamente no santuário da Cova da Iria.

RM

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Nota de JPR: não é agradável de se ouvir, mas infelizmente as declarações do Pe. Pedro Ferreira são a mais pura das verdades. Custa apontar o dedo a irmãos na fé, mas o que se vê e ouve, além de mau gosto, verdadeiramente “kitsch”, é de uma total falta de sensibilidade e reverência para com Jesus Cristo Nosso Senhor.

O Angelus do dia 24 de Julho de 2011 (versão integral)

Botafumeiro - Santiago de Compostela (hoje é dia de São Tiago Maior)

Em memória

Bandeira, flores e velas diante da Catedral de Oslo (Domkirke Oslo)

Um tempo de suspeita

A base da sociedade actual é a desconfiança. Os cidadãos não acreditam uns nos outros. Todos dizem haver uma crise de valores e coleccionam-se histórias de fraudes, abusos e ameaças. Vivemos um tempo de suspeita.

Atribuímos isso à sociedade aberta, heterogénea, para mais em crise, mas a explicação não colhe. Primeiro, porque crises sempre houve. Além disso, as tradições permanecem, a religião é tão influente como sempre foi e as pessoas não são mais ou menos egoístas que antes. O problema não está nos valores, mas nos critérios.

A dúvida colectiva nasce não de pessoas concretas, mas da atitude de fundo. Cada um acha-se honesto, e aqueles que conhece são pessoas de bem. Apesar disso, garante que ninguém respeita os valores. Suspeitamos não dos próximos, mas dos outros em geral.

Europa: Resistência à perseguição e aposta no ecumenismo são caminhos de esperança para a Igreja Católica

Colóquio Europeu de Paróquias contou com participação de três portugueses

O testemunho da resistência às perseguições religiosas e o diálogo entre igrejas cristãs foram dois dos caminhos apontados no 26.º Colóquio Europeu de Paróquias para aumentar a esperança nas comunidades católicas.

Os testemunhos de sofrimento “são significativos” para a Europa Ocidental, que “põe de lado a Igreja, considerando-a desnecessária e ultrapassada”, disse hoje à Agência ECCLESIA o padre João Castelhano, um dos três delegados portugueses presentes no encontro realizado na cidade húngara de Nyíregyháza, 240 km a leste de Budapeste.

Os participantes no encontro que decorreu de domingo até hoje refletiram sobre o tema ‘Paróquia, lar de esperança’, tendo escutado testemunhos que relataram “a experiência dos campos de concentração nazis” e o período do “comunismo” na Europa de Leste, ambos no século XX.

“As comunidades orientais sentiram sempre a necessidade de Deus no meio das perseguições”, salientou o sacerdote de 78 anos, acrescentando que os “exemplos do Leste podem ajudar os ocidentais a descobrir essa carência”.

Os 150 participantes de 16 países presentes no colóquio exploraram também a via do diálogo entre fiéis de diferentes Igrejas cristãs para consolidar a esperança nas suas comunidades.

O programa incluiu a intervenção de monges beneditinos belgas que acolhem católicos, ortodoxos e protestantes nas suas liturgias romanas e bizantinas, além do testemunho do ecumenismo na Hungria, onde há uma “colaboração muito próxima” entre as Igrejas católica e greco-católica.

As conferências salientaram que “a paróquia só pode ser lugar de esperança na medida em que leve os cristãos a viver a união a Jesus Cristo”, fortaleça a “comunhão entre os fiéis” e se volte para os mais carenciados, adiantou o sacerdote, que promete a apresentação de uma “leitura mais completa do colóquio” na próxima semana.

Os testemunhos e conferências do encontro poderão passar ao lado da Igreja portuguesa, dado que os colóquios nacionais de paróquias foram interrompidos em 2010, embora esteja em aberto a possibilidade de os retomar, revelou o padre João Castelhano, da diocese de Coimbra.

RM

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§1275. A iniciação cristã faz-se pelo conjunto de três sacramentos: o Baptismo, que é o princípio da vida nova; a Confirmação, que é a consolidação da mesma vida; e a Eucaristia, que alimenta o discípulo com o corpo e sangue de Cristo, em vista da sua transformação n'Ele.

Cardeal Antonio Cañizares denuncia coincidências entre o secularismo e o Terceiro Reich

O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, considerou que a ameaça do secularismo coincide com o Terceiro Reich na sua intenção de afastar o homem de Deus.

Ao receber o doutoramento honoris causa da Faculdade de Teologia "Redemptoris Mater" do Callao (no Peru), o Cardeal Cañizares recordou que sem Deus "o homem fica sozinho".

"Se o homem por si só, sem Deus, pode decidir o que é bom e o que é mau, também pode dispor que um determinado grupo de seres humanos seja aniquilado", acrescentou o cardeal durante sua visita ao porto peruano.

Neste sentido, o Cardeal explicou que "não podemos esquecer… que apoiadas em similares raízes de pensamento, determinações deste tipo já foram tomadas no Terceiro Reich ou no mundo soviético".

A negação de Deus e viver como se Deus não existisse, é o problema de "mais vastas consequências desumanizadoras para o homem e para seu futuro", recordou.

No seu discurso, sobre o cristianismo e o desafio da secularização, o Cardeal recordou que a "todos nos urge evangelizar, e mais ainda hoje, porque não há maior pobreza que viver como se Deus não existisse".

"O desenvolvimento deste laicismo é alarmante em alguns lugares, toca o núcleo e o fundamento de nossa sociedade, afeta ao homem e sua realidade mais viva e a seu próprio futuro", e ao mesmo tempo "pôde invadir também a fibra religiosa", lamentou.

Além disso, assinalou que a negação de Deus priva as pessoas de seu fundamento, já que "é contrário à razão atuar contra a natureza de Deus, como também é contrário à natureza de Deus não atuar com a razão".

O purpurado animou os fiéis a manter e preservar viva sua fé, pois o laicismo ideológico "comporta um modo de pensar e viver no qual a referência a Deus é considerada como uma deficiência na maturidade intelectual e no pleno exercício da liberdade, assim se vai implantando a conversão ateia da própria existência".

Finalmente, a autoridade do Vaticano recordou que "a afirmação de Deus conduz à afirmação do homem, que é raiz e fundamento da dignidade e inviolabilidade de todo ser humano, e leva consequentemente à paz e à coesão da sociedade, apoiadas sempre no respeito e na promoção da dignidade de todo homem".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Evangelho segundo o twitter (muito bom, muito bem feito, absolutamente a não perder o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em 5'32")

Homens portugueses têm mais qualidade de vida que as mulheres contrariamente à média e regra em toda a Europa

Os homens portugueses vivem em média menos tempo do que as mulheres, mas, ao contrário do resto da Europa, têm mais qualidade de vida, com menos situações de incapacidade, disse hoje uma especialista em Demografia.

Em Portugal, nos últimos 50 anos, a esperança de vida à nascença aumentou, quer para os homens, quer para as mulheres, em cerca de 15 anos. As pessoas nascidas em 1960 podiam esperar viver menos 15 anos em média face aos números actuais, quer fossem homens ou mulheres.

«Houve um aumento de quantidade de anos [de vida], mas nem sempre a quantidade de anos se faz acompanhar por qualidade. Viver mais tempo não significa que se viva mais tempo bem», disse à agência Lusa a directora da Pordata, Maria João Valente Rosa.

«Quando olhamos para o número de anos de vida saudável, ou seja, sem incapacidade física» os homens portugueses, o que não se passa em todos os países da Europa, vivem melhor do que as mulheres, explicou a demógrafa.

Maria João Valente Rosa resumiu a situação em Portugal dizendo que «os homens vivem menos tempo em média, mas vivem com mais qualidade, enquanto vivem».

Perto do Dia Nacional dos Avós, que se assinala na terça-feira, estes dados chamam a atenção para a predominância da presença das avós, mas realçam que a «boa forma» parece ser mais comum entre os avôs, nomeadamente para as brincadeiras com os netos.

Ainda «não há argumentos» para explicar esta diferença face a muitos outros países da União Europeia e a especialista questiona porque é que na média da UE não é assim, já que «os homens vivem menos e também vivem menos tempo em qualidade».

Trata-se de uma «especificidade nacional que era importante estudar», salientou.

Nascem mais rapazes do que raparigas, mas, ao longo da vida, em regra, «a intensidade da mortalidade é superior nos homens, ou seja, as mulheres têm uma esperança de vida por regra superior à dos homens, qualquer que seja a idade».

Actualmente, em Portugal, a esperança média de vida dos homens é de 76 anos e das mulheres é de 82 anos, um diferencial que se tem vindo a manter com o tempo e não é exclusivo da população portuguesa.

«Há um ajuste quase natural. Nas idades mais avançadas encontramos mais mulheres. Temos porventura muito mais avós do que avôs. Globalmente, a população portuguesa tem quase tantos homens como mulheres, mas quando avançamos na idade esta relação de força estatística vai-se fazendo a favor das mulheres», referiu ainda a directora da Pordata.

Lusa / SOL

Fonte ‘SOL’ online AQUI

S. Josemaría nesta data em 1974

Durante um encontro no Peru, tira o terço do bolso, mostra-o aos assistentes e beija as medalhas. Em 1932, tinha escrito: “Ao rezar o Terço (…) contemplo os mistérios da vida, paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, tomando parte activa nas acções, e acontecimentos, como testemunha e criado e acompanhante de Jesus, Maria e José”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

S. Tiago Apóstolo, filho de Zebedeu

[…] Comecemos com o Santo de amanhã, o apóstolo São Tiago, irmão de João, que foi o primeiro mártir entre os apóstolos. Era um dos três mais próximos do Senhor e participou tanto na Transfiguração no Monte Tabor com a sua beleza, na qual sobressaía o esplendor da divindade do Senhor como na angústia, na ansiedade do Senhor no Monte das Oliveiras, e assim viu também que o Filho de Deus, para carregar o peso do mundo, experimentou todo o nosso sofrimento e é solidário connosco. Sabeis que as relíquias de São Tiago se veneram no célebre santuário de Compostela, na Galiza, meta de numerosas peregrinações de todas as partes da Europa. A 11 de Julho passado celebrou-se São Bento, outro grande Padroeiro do "velho continente", e como sabeis, meu padroeiro desde quando fui eleito para o ministério de Pedro. Olhando para estes Santos, torna-se espontâneo deter-se a reflectir, precisamente neste momento histórico com todos os seus problemas, sobre a contribuição que o cristianismo deu e continua a oferecer à construção da Europa.

Gostaria de o fazer voltando com o pensamento à peregrinação que o meu amado Predecessor, o Servo de Deus João Paulo II fez, em 1982, a Santiago de Compostela, onde realizou um célebre "Acto europeísta", durante o qual pronunciou estas memoráveis palavras, de grandíssima actualidade, que agora repito: "Eu, Bispo de Roma e Pastor da Igreja universal, dirijo-te de Santiago, ó velha Europa, um grito cheio de amor; volta a ti mesma; sê tu mesma! Reaviva as tuas raízes. Revive aqueles valores autênticos que tornaram a tua história gloriosa e a tua presença entre os continentes benéfica" (Insegnamenti, vol. V/3, 1982, pág. 1269). João Paulo II lançou então o projecto de uma Europa consciente da própria unidade espiritual baseada no fundamento dos valores cristãos. Ele voltou sobre este tema por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 1989, que teve lugar precisamente em Santiago de Compostela. Desejou uma Europa sem fronteiras, que não renegasse as raízes cristãs sobre as quais surgiu e não renunciasse ao autêntico humanismo do Evangelho de Cristo! (cf. Insegnamenti, vol. XII/2, 1989, pág. 328). Como permanece Les Combes 24 de Julho de 2005 actual este seu apelo, à luz dos recentes acontecimentos do continente europeu!

Bento XVI – excerto Angelus do dia 24 de Julho de 2005 em Le Combres

São Tiago Maior

Tiago (o Maior), filho de Zebedeu e de Salomé, era irmão do evangelista São João. Seu pai estava presente quando os dois irmãos, dentro de em um barco no lago de Genesaré, receberam o pedido de Jesus para O acompanharem: “eles, abandonaram o barco e seu pai e seguiram-nO,” demonstrando vontade decidida e índole forte. Talvez por isso, receberam de Jesus o apelido de “filhos do trovão”.

Como os outros discípulos, Tiago foi perseguido pelas autoridades judaicas e preso. No seu cárcere, sofreu todo tipo de tortura e flagelo. Mesmo assim, sentia muito orgulho de estar sendo torturado por amor a Jesus.

Segundo uma tradição, o apóstolo Tiago teria sido o primeiro evangelizador da Espanha e as suas relíquias teriam sido levadas para Compostela, uma das metas mais procuradas pelos peregrinos na Europa.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Beber do Seu cálice para se sentar à Sua direita

Por intermédio de sua mãe, os filhos de Zebedeu fazem a seu Mestre este pedido, na presença dos companheiros : «Ordena que nos sentemos um à Tua direita e o outro à Tua esquerda.» (cf. Mc 10,35 ss). [...] Cristo apressa-Se a tirá-los das suas ilusões, dizendo-lhes que devem estar prontos a sofrer injúrias, perseguições e mesmo a morte: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber ?» Que ninguém se espante por ver os apóstolos imersos em tão imperfeitas inclinações. Espera que o mistério da cruz seja cumprido, que a força do Espírito Santo lhes tenha sido comunicada. Se queres ver a sua força de alma, observa-os mais tarde, e vê-los-ás superiores a todas as fragilidades humanas. Cristo não lhes esconde as fraquezas, para que tu vejas tudo aquilo em que depois se hão-de tornar, pela força da graça que os há-de transformar [...].

«Não sabeis o que pedis». Não sabeis quão grande é essa honra, quão prodigiosa é. Ficar sentados à Minha direita? Isso ultrapassa os próprios poderes angélicos. «Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Falais-me de tronos e de diademas insignificantes; Eu falo-vos de combates e de sofrimentos. Não é agora que receberei a Minha realeza; não é ainda chegada a hora da glória. Para Mim e para os Meus, o tempo é de violência, de combates e de perigos.

Repara que Ele não lhes pergunta directamente: «Tereis coragem para derramar o vosso sangue ?» Para os encorajar, propõe-lhes que partilhem o Seu cálice, que vivam em comunhão conSigo [...]. Mais tarde verás São João, o mesmo que neste momento deseja obter para si o primeiro lugar, ceder sempre a presidência a São Pedro [...]. Quanto a Tiago, o seu apostolado não veio a durar muito tempo. Ardente de fervor, desprezando por completo os interesses meramente humanos, com seu zelo mereceu ser o primeiro mártir de entre os apóstolos (Act 12,2).

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia e posteriormente bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de São Mateus, n.º 65, 2-4; PG 58, 619 (cf. Breviário: 25/07)


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho do dia

Não seja assim entre vós, mas todo aquele que quiser ser entre vós o maior, seja vosso servo, e quem quiser ser entre vós o primeiro, seja vosso escravo. (Mt 26-27)
Leitura completa - Mt 20, 20-28