Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 17 de julho de 2011

“Estas crises mundiais são crises de santos”

Chegou para nós um dia de salvação, de eternidade. Uma vez mais se ouvem os assobios do Pastor Divino, as suas palavras carinhosas: "Vocavi te nomine tuo". – Chamei-te pelo teu nome. Como a nossa mãe, Ele convida-nos pelo nome. Mais: pelo apelativo carinhoso, familiar. Lá, na intimidade da alma, chama, e é preciso responder: "Ecce ego, quia vocasti me". Aqui estou, porque me chamaste; decidido a que desta vez não passe o tempo como a água sobre os seixos rolados, sem deixar rasto. (Forja, 7)

Todos os que aqui estamos fazemos parte da família de Cristo, porque Ele mesmo nos escolheu antes da criação do mundo, por amor, para sermos santos e imaculados diante dele, o qual nos predestinou para sermos seus filhos adoptivos por meio de Jesus Cristo para sua glória, por sua livre vontade. (...)

A meta que proponho – ou melhor, a que Deus indica a todos – não é uma miragem ou um ideal inatingível: podia contar-vos tantos exemplos concretos de mulheres e de homens correntes, como vocês e como eu, que encontraram Jesus que passa quasi in occulto pelas encruzilhadas aparentemente mais vulgares e decidiram segui-lo, abraçando com amor a cruz de cada dia. Nesta época de desmoronamento geral, de concessões e de desânimos, ou de libertinagem e de anarquia, parece-me ainda mais actual aquela convicção simples e profunda que, no princípio da minha actividade sacerdotal e sempre, me consumiu em desejos de comunicar à humanidade inteira: estas crises mundiais são crises de santos. (...)

Vida interior: é uma exigência do chamamento que o Mestre fez à alma de todos. Temos de ser santos – di-lo-ei com uma expressão castiça – da cabeça aos pés: cristãos de verdade, autênticos, canonizáveis; se não, fracassámos como discípulos do único Mestre. Pensem também que Deus, ao reparar em nós, ao conceder-nos a sua graça para lutarmos por alcançar a santidade no meio do mundo, nos impõe também a obrigação do apostolado. (Amigos de Deus,  2–5)

São Josemaría Escrivá

A Somália em plena catástrofe humanitária. O apelo do Papa à mobilização internacional

O Céu não deve ser entendido apenas no sentido da altura que nos domina, porque tal espaço infinito possui também a forma da interioridade.

Recordou Bento XVI nas palavras proferidas antes da recitação do Angelus juntamente com os milhares de pessoas congregadas no pátio interno do Palácio Pontifício de Castelgandolfo, explicando as palavras do trecho do Evangelho lido na liturgia deste domingo que fala do Reino dos Céus.

Reino dos Céus – explicou – significa senhoria de Deus. E isto quer dizer que a sua vontade deve ser assumida como critério guia da nossa existência.

De facto onde Ele não está presente, nada pode ser bom – salientou o Papa definindo a presença de Deus através dos homens que seguem a sua vontade, uma prioridade decisiva para tudo.

Jesus – prosseguiu Bento XVI – compara o Reino dos céus a um campo de trigo, para nos fazer compreender que dentro de nós está semeado algo pequeno e escondido que contudo, possui uma força vital irresistível.

Portanto devemos ter a certeza que não obstante todos os obstáculos, a semente desenvolver-se-á e o fruto amadurecerá e será bom somente se o terreno da vida for cultivado segundo o desejo divino.

Isto significa – concluiu – que devemos estar prontos a guardar a graça recebida no dia do Baptismo, continuando a alimentar a fé no Senhor que impede que o mal lance raízes.

Um apelo á mobilização internacional para ajudar o Corno de África foi lançado neste domingo pelo Papa que manifestou profunda preocupação pelas noticias provenientes da região e em particular da Somália:

“Com profunda preocupação sigo as noticias provenientes da região do Corno de África e em particular da Somália, atingida por uma gravíssima seca e depois, nalgumas zonas, também por chuvas fortes, que estão a causar uma catástrofe humanitária. Inumeráveis pessoas estão a fugir daquela tremenda carestia à procura de alimento e de ajudas.

Auspicio que aumente a mobilização internacional para enviar tempestivamente socorros aqueles nossos irmãos e irmãs duramente provados, entre os quais se encontram tantas crianças. Não falte a estas populações que sofrem a nossa solidariedade e o apoio concreto de todas as pessoas de boa vontade.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Canto Mozárabe "Pater noster"

S. Josemaría nesta data em 1944


Diagnosticam-lhe uma forte diabetes, de que virá a sofrer até 1954. Pelos sintomas externos, devia estar latente desde tempos atrás: chegava a casa muito cansado, com fortes dores de cabeça e com ataques de febre, que atribuía ao seu trabalho esgotante. Uma vez descoberta a diabetes, não muda o ritmo nem a dedicação ao trabalho apostólico, salvo quando fica de cama.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)