Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Levantai a cidade – Adoração Eucarística espontânea no centro da cidade de Preston (Inglaterra) na quinta-feira da Ascensão de 2011

“Abri a alma! Asseguro-vos a felicidade”

Quem oculta ao seu director uma tentação, tem um segredo a meias com o demónio: fez-se amigo do inimigo. (Sulco, 323)

Começai por contar o que não quereríeis que se soubesse. Abaixo o demónio mudo! De uma coisa de nada, dando-lhe voltas e mais voltas, faz-se uma grande bola como com a neve, e acaba-se por ficar fechado lá dentro. Porquê?... Abri a alma! Asseguro-vos a felicidade, que é fidelidade à vocação cristã, se fordes sinceros. A clareza e a simplicidade são disposições absolutamente indispensáveis. Abramos pois, de par em par a nossa alma, de modo que o sol de Deus possa entrar e com ele a caridade do Amor.

Para se afastar da sinceridade total nem sempre é preciso má intenção; às vezes, basta um erro de consciência. Há pessoas que formaram (isto é, deformaram) de tal modo a consciência que o seu mutismo, a sua falta de simplicidade lhes parece bom; até pensam que é bom calar. Acontece que às vezes até receberam uma boa preparação e conhecem as coisas de Deus e talvez, por isso, se convençam de que é conveniente calar. Enganam-se, porém, porque a sinceridade é sempre necessária e não cabem desculpas, ainda que pareçam boas. (Amigos de Deus, 189)

São Josemaría Escrivá

O Papa inicia período de repouso em Castelgandolfo e escreverá a terceira parte de 'Jesus de Nazaré'

Foto de 2010 em Castelgandolfo

O Papa Bento XVI começa ontem quinta-feira 7 de julho pela tarde um tempo de repouso na residência pontifícia de Castelgandolfo, onde escreverá a terceira parte de sua obra "Jesus de Nazaré".

Conforme informa o jornal italiano Il Corriere della Sera, o Santo Padre dedicará esta terceira parte ao relato dos Evangelhos sobre a infância de Jesus.

Espera-se a conclusão da obra para antes de sua viagem à Alemanha em setembro para que a mesma possa ser impressa antes do Natal ou ao começo de 2012.

A Rádio Vaticano afirmou que durante todo o mês de julho estão suspensas as audiências gerais das quartas-feiras, que Bento XVI retomará no dia 3 de agosto. Entretanto, o Papa seguirá presidindo a oração do Angelus dominical desde a residência de Castelgandolfo.

Em sua saudação aos fiéis em italiano ao concluir a oração do Angelus dominical, o Papa revelou o início deste período de repouso e desejou a todos "um bom domingo e um bom mês de julho" para logo assegurar que presidirá a oração Mariana no próximo domingo 10.

Dirigindo-se logo aos peregrinos em francês, o Santo Padre assinalou que o tempo de férias é um espaço no qual "se deve viver de uma maneira nova nossas relações com os mais próximos, com Deus, dando tempo para isso".

"Jesus – continuou Bento XVI – nos convida a aproximar-nos d’Ele, a confiar-nos a Ele. A fé em sua presença nos dá a serenidade daquele que se sabe sempre amado pelo Padre".

Por isso, exortou finalmente o Papa, "demos um amplo espaço à leitura da Palavra de Deus, particularmente do Evangelho que não devem deixar de colocar em suas bagagens em férias!"

(Fonte: ACI Digital)

“Nada me faltará” de Aura Miguel

Encontrei a Zezinha Nogueira Pinto pouco depois de ela saber que estava gravemente doente. Ao dizer-lhe que podia contar com as minhas orações, ela agradeceu e sorriu com um ar tão jovial, que até parecia que estávamos a falar de uma coisa boa…

Impressionou-me, sobretudo, a certeza serena que ela tinha. E foi, talvez perante o meu silêncio, que então me explicou que não rezava a Deus pela sua cura, mas para que a ajudasse a dizer sempre que sim.

“Porque – disse ela – ou tudo isto em que acreditamos é verdade ou então não faz sentido o que andamos a dizer”.

Quando nos despedimos, ainda acrescentou: “Sabe o que também me ajuda a abraçar esta cruz? O modo como o nosso João Paulo II viveu o sofrimento!”.

Assim foi. Tal como o grande Papa polaco, a Zezinha não se escondeu por estar doente, nem disfarçou a sua fragilidade, ensinando-nos, deste modo, a abraçar todas as circunstâncias que Deus nos dá, “confiando no melhor”.

Mas que tipo de confiança é esta? A resposta partilhou-a ela com todos, no último artigo que própria escreveu, publicado ontem postumamente: “Seja qual for o desfecho, como o Senhor é meu pastor, nada me faltará”.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

Desapareceu o Códice Calixtino, de valor incalculável

Pode ser considerado o roubo do século. Um dos livros mais importantes do mundo, manuscrito, datado do século XII e de valor incalculável, desapareceu da Catedral de Santiago de Compostela. Este roubo representa uma das maiores perdas de património histórico e artístico de não só de Espanha, mas de todo o mundo.

O livro está normalmente guardado na câmara blindada do arquivo da catedral, de onde foi retirado para ser mostrado pela última vez há cerca de dois meses. O seu desaparecimento foi detectado na terça-feira passada. A informação foi avançada pelo Correo Galego, que explica que os investigadores pensam que pode tratar-se de um roubo realizado por um grupo contratado por algum coleccionador ou traficante de objectos deste tipo. O Códice é o mais antigo e conhecido guia para peregrinos do caminho de Santiago, e é composto por cinco livros e dois apêndices, encadernados desde 1964 num único volume.

Criado para promover a devoção ao apóstolo Santiago, o Códice inclui informação e conselhos para os peregrinos, como possíveis alojamentos, descrições das várias rotas, das obras de arte e patrimoniais que se podiam visitar.

Nos últimos anos foram reforçadas as medidas de segurança para proteger o códice, que estava guardado numa zona dotado com um sistema de alarmes, mas que não controla todos os movimentos.

(Fonte: DN online)

Brahms: Symphony No. 1 / Rattle · Flarmónica de Berlim (excerto)

80% das adolescentes grávidas não se submete ao aborto

Quando contam com ajuda prosseguem normalmente com a gestação

A fundação Espanhola Red Madre indicou que 80 por cento das adolescentes grávidas optam por seguir adiante com a gestação quando recebem o apoio e o assessoramento necessários. A organização já atendeu mais de 6 000 mulheres gestantes em risco de abortar desde que começou seu trabalho em 2007.

Assim explicou em roda de imprensa a diretora geral da fundação, Carmina García-Valdés, quem insistiu que desde a entrada em vigor da nova lei do aborto, que este 5 de julho cumpre um ano, aumentou em 45 por cento o número de menores de idade que buscaram a organização para receber ajuda. 

Em total, no ano 2010, 53% das 4 331 mulheres atendidas na Fundação Red Madre tinham entre 14 e 20 anos de idade, enquanto em 2009 as mulheres nesta faixa etária supunham 18 por cento. Geralmente, as beneficiárias dos programas desta organização são imigrantes, em grupos dentre 20 e 40 anos sem recursos ou jovens de entre os 14 e 20 anos de idade "que não querem abortar, mas sofrem todo tipo de pressões".

García-Valdés destacou que oito de cada dez destas jovens e adolescentes decidiram levar a gravidez até o fim, por isso a fundação conclui que "as menores não querem abortar" e as que o fazem, respondem a "pressões, na maioria dos casos, de seus familiares".

A organização denuncia ademais, que estas jovens "não estão protegidas pela lei" já que, conforme explicam, o aborto livre até as 14 semanas (da gestação) provocou que elas sofram "ainda mais pressão", pois lhes dizem que "abortem o antes possível e não pensem muito" para ajustar-se ao prazo.

"Elas não têm tempo para refletir e agora nos pedem ajuda psicológica e psiquiátrica", acrescentou.

Uma das mães adolescentes atendidas pela fundação, que se chama Mafer, compareceu com sua filha de cinco meses ante a imprensa para explicar que não se sentiu protegida pela nova lei. 

Segundo ela a nova legislação "está confusa e o que mais te apoiam a fazer é abortar, porém a melhor decisão que tomei foi ter a minha filha", acrescentou.

Junto a Mafer, interveio a representante de Red Madre de Castilla e León, Lola Armada, para explicar que depois das manifestações dos cidadãos, o governo desta região espanhola aprovou uma lei de apoio à maternidade que contempla ajudas para gestantes em situação de risco a fim de que sigam adiante com a gravidez.

Conforme explicou, na região se concede uma ajuda de 500 euros às grávidas de mais de 23 semanas que estejam em risco de exclusão e levem mais de seis meses vivendo na região. Além disso, estão pondo em marcha cursos de formação e centros de atenção a gestantes, conforme assinalou.

"Quando a grávida tem a ajuda que necessita, segue adiante. Pode que sua situação não se solucione, mas uma vez que tem a seu filho, tem as ferramentas necessárias para sair adiante", concluiu a diretora geral de Fundação Red Madre.

Rádio Vaticano

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

¿Por qué permite Dios el sufrimiento? Why does God allow Suffering? (legendado em português)

S. Josemaría nesta data em 1974


Antes de partir do Chile reza a Nossa Senhora no seu Santuário de Lo Vásquez: “Direi à Mãe de Deus: Minha Mãe, amo-te tanto como estes que aqui estão. Faz com que eu tenha a fé que estes têm”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Santo Áquila e Santa Priscila

Santo Áquila e Santa Priscila moravam em Corinto e eram casados. Paulo encontrou-se com eles e ficou morando e trabalhando com o casal na fabricação de tendas. Eram originários do Ponto, e foram para Corinto quando os hebreus foram expulsos de Roma por Cláudio (41-54). Em Actos dos Apóstolos 18, temos a informação que Aquila e Priscila acompanharam Paulo de Éfeso e ali instruiram na fé em Jesus Cristo.

Arriscaram a própria vida para salvar São Paulo, conforme está escrito na Epistola aos Romanos 16,3s.: "Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, que para salvar minha vida expuseram suas cabeças. Não somente eu lhes devo gratidão, mas também todas as igrejas da gentilidade. Saudai também a Igreja que se reúne em sua casa."

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas»

Pela sua aplicação constante à oração e pela prática das virtudes, o homem de Deus Francisco chegou a uma tal limpidez de alma que, sem ter adquirido o conhecimento dos santos Livros através do estudo, era, no entanto, esclarecido pelos raios da Luz eterna e penetrava, com uma acuidade espantosa, no mais profundo das Escrituras. O seu espírito, purificado de toda a mancha, conseguia aceder aos mistérios escondidos e o seu amor impetuoso abria as portas diante das quais escorrega a ciência dos mestres. [...]

Uns irmãos pediram-lhe um dia, para aqueles que tinham estudado, a permissão de se entregarem ao estudo da Sagrada Escritura. Respondeu: «Permito-o na condição de eles não se esquecerem de se aplicar também na oração, como Cristo, que orou, segundo lemos, mais do que estudou (Lc 11,1; 2,46); e na condição de não estudarem unicamente para saberem como devemos falar mas, principalmente, para porem em prática o que tiverem aprendido e, depois de o terem posto em prática, para ensinarem aos outros o que devem fazer. Quero, acrescentou, que os meus irmãos sejam discípulos do Evangelho e que os seus progressos no conhecimento da verdade acompanhem os seus avanços na pureza e na simplicidade, de forma a não separarem aquilo que o Mestre uniu com uma palavra da Sua bendita boca: 'a simplicidade das pombas e a prudência das serpentes'».

São Boaventura (1221-1274), franciscano, doutor da Igreja
Vida de São Francisco, Legenda Major, cap. 11

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho de hoje

«Eis que Eu vos envio como ovelhas entre lobos. Sede, pois, prudentes como serpentes e simples como pombas.» (Mt 10, 16)


Leitura completa - Mt 10, 16-23