Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Monjas de Belém" vão ter segundo mosteiro em Portugal

A Família Monástica  de Belém, da Assunção da Virgem e de São Bruno, mais conhecida por “Monjas de Belém”, vai ter um segundo mosteiro em Portugal, em Évora.

Trata-se de uma ordem contemplativa, que nasceu em 1950. São verdadeiras eremitas. Vivem retiradas do mundo e rezam, cada uma na sua cela, em rigoroso silêncio.

O primeiro mosteiro surgiu nos Alpes franceses e a ordem conta actualmente com cerca de 600 religiosas espalhadas pelo mundo.


As vocações não faltam e o sinal disso mesmo é que aumenta o número dos mosteiros, nomeadamente em Portugal.

As “Monjas de Belém” chegaram ao Calhariz, na  diocese de Setúbal, em 2001, onde ainda estão, mas em breve haverá em Portugal um segundo mosteiro na arquidiocese de Évora.

A bênção da primeira pedra realizou-se hoje, no Couço, numa celebração presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves.

“É qualquer coisa que nos enche a alma, saber que temos na diocese um conjunto de pessoas em profunda intimidade com Deus, em adoração, em oração, almas puras, que elevam por Deus as nossas fragilidades e que nos ajudam a percorrer os caminhos da vida”, sublinha o arcebispo de Évora.

“Amar os nossos inimigos”

Não somos bons irmãos dos homens nossos irmãos, se não estivermos dispostos a manter uma conduta recta, ainda que os que nos rodeiam interpretem mal a nossa actuação e reajam de uma maneira desagradável. (Forja, 460)

Nós, os filhos de Deus, forjamo-nos na prática desse mandamento novo, aprendemos na Igreja a servir e a não ser servidos e encontramo-nos com forças para amar a humanidade de um modo novo, que todos reconhecerão como fruto da graça de Cristo. O nosso amor não se confunde com uma atitude sentimental, nem com a simples camaradagem, nem com o afã pouco claro de ajudar os outros para demonstrarmos a nós mesmos que somos superiores. O nosso amor exprime-se em conviver com o próximo, em venerar – insisto – a imagem de Deus que há em cada homem, procurando que também ele a contemple, para que saiba dirigir-se a Cristo.

A universalidade da caridade significa, por isso, universalidade do apostolado: tradução pela nossa parte, em obras e em verdade, do grande empenho de Deus, que quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

Se temos de amar também os inimigos – refiro-me aos que nos colocam entre os seus inimigos; eu não me sinto inimigo de ninguém nem de nada – com maior razão teremos de amar os que apenas estão afastados, os que nos são menos simpáticos, os que pela sua língua, pela sua cultura ou pela sua educação parecem o oposto de ti ou de mim. (Amigos de Deus, 230)

S. Josemaría Escrivá

EMRC: Bispo de Aveiro quer mobilização dos católicos para as inscrições na disciplina


EMRC: Bispo de Aveiro quer mobilização dos católicos para as inscrições na disciplina

O Angelus do dia 26 de Junho de 2011 (versão integral)

O Papa Bento XVI confessará alguns jovens durante a JMJ Madrid 2011

O Papa Bento XVI confessará alguns jovens durante a JMJ Madrid 2011

Media: Vaticano apresentou novo portal de notícias

Responsáveis revelam intenção de disponibilizar conteúdos em português

Cidade do Vaticano, 27 jun 2011 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje o seu novo portal de notícias, www.news.va, revelando a intenção de, em breve, disponibilizar conteúdos em português.

Falando aos jornalistas presentes na conferência de imprensa, D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS), revelou que na nova página na Internet vai ser possível “encontrar as principais notícias publicadas ou emitidas pelos media do Vaticano”.

“Trata-se, portanto, de um portal multimédia que permitirá ao visitante o acesso imediato às principais notícias, tanto publicadas como emitidas radiofonicamente pela Rádio Vaticano, bem como em imagem, com os filmes do Centro Televisivo Vaticano”, acrescentou o arcebispo italiano.

Inicialmente, a informação vai estar disponível apenas em italiano e inglês, mas após o verão a página será renovada e passará a contar com outras línguas, a começar pelo espanhol.

“Veremos, porque o nosso desejo é que [o portal] esteja online também em francês e português”, apontou D. Claudio Celli.

O novo portal multimédia de notícias vai estar disponível a partir de 29 de junho, dia da festa litúrgica de São Pedro e São Paulo, no qual se assinala o 60.º aniversário da ordenação sacerdotal de Bento XVI.

O presidente do CPCS sublinhou que “as notícias dirão respeito à atividade ou intervenções magisteriais do Santo Padre, às tomadas de posição dos dicastérios da Santa Sé, aos mais importantes acontecimentos do mundo e a situações ligadas às várias Igrejas particulares”.

Na conferência de imprensa estiveram também presentes o padre Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa da Santa Sé e Giovanni Maria Vian, diretor do jornal «L’Osservatore Romano».

Em maio de 2009, o Vaticano criou um novo portal destinado às novas gerações (www.pope2you.net), com aplicações para o iPhone e o Facebook, através do qual os utilizadores podem trocar cartões virtuais do Papa, discursos e mensagens de Bento XVI.

OC

Fonte: Agência Ecclesia

S. Josemaría nesta data em 1933

Escreve durante um retiro espiritual: “Jesus… calado. - Jesus autem tacebat. – Porque falo eu, para contar as minhas penas? Calo-me. – Procurarei a alegria nos desprezos; sempre serão menos daqueles que mereço. Porventura posso perguntar: Quid enim mali feci? - que mal fiz eu?”

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

Beethoven: Piano Concerto No. 2 (excerto) / Uchida · Rattle · Filarmónica de Berlim

Catolicismo: ¿la religión verdadera? Catholicism: Is it the True Faith? - JMJ Y.A. WYD (legendado em português)

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram à Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois, o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja. O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos dispersaram-se e a imagem caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu actual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".

(Fonte: Evangelho Quotidiano)


Do Evangelho de hoje

«E, aproximando-se um escriba, disse-Lhe: «Mestre, eu seguir-Te-ei para onde quer que fores».20 Jesus disse-lhe: «As raposas têm tocas, e as aves do céu ninhos; porém, o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». (Mt 8, 19-20)