Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Boa noite!

É preciso que sejas "homem de Deus", homem de vida interior, homem de oração e de sacrifício. – O teu apostolado deve ser uma superabundância da tua vida "para dentro".

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 961)

Vida interior. Santidade nas tarefas usuais, santidade nas coisas pequenas, santidade no trabalho profissional, nas canseiras de todos os dias...; santidade para santificar os outros. Numa certa ocasião, um meu conhecido – nunca hei-de chegar a conhecê-lo bem – sonhava que ia a voar num avião a uma grande altura, mas não dentro da cabine; ia montado nas asas. Coitado do desgraçado: como sofria e se angustiava! Parecia que Nosso Senhor lhe dava a conhecer que assim andam pelas alturas – inseguras, inquietas – as almas apostólicas que não têm vida interior ou que a descuidam: com o perigo constante de caírem, sofrendo, incertas.

E penso, efectivamente, que correm um sério risco de se extraviarem os que se lançam à acção – ao activismo – prescindindo da oração, do sacrifício e dos meios indispensáveis para conseguir uma piedade sólida: a frequência dos Sacramentos, a meditação, o exame de consciência, a leitura espiritual, a convivência assídua com a Virgem Santíssima e com os Anjos da Guarda... Tudo isto contribui, além disso, com uma eficácia insubstituível, para que o caminho do cristão seja tão agradável, porque da sua riqueza interior jorram a doçura e a felicidade de Deus como o mel do favo.

Na intimidade pessoal, na conduta externa, no convívio com os outros, no trabalho, cada um há-de procurar manter-se numa contínua presença de Deus, com uma conversa – um diálogo – que não se manifesta exteriormente. Melhor dito, não se exprime normalmente com ruído de palavras, mas há-de notar-se pelo empenho e pela diligência amorosa com que acabamos bem as tarefas, tanto as importantes como as insignificantes. Se não procedêssemos com essa constância, seríamos pouco coerentes com a nossa condição de filhos de Deus, pois teríamos desperdiçado os recursos que Nosso Senhor colocou providencialmente ao nosso alcance, para chegarmos ao estado de homem perfeito, à medida da idade perfeita segundo Cristo.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 18–19)

Como ajudar o Japão (vídeos em espanhol e inglês)

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Espanha - Jornada pela Vida - 25 Março (vídeo extraordinário da Conferência Episcopal Espanhola)

Clique no título em "Espanha ..." e acederá directamente à página do 'El Mundo' aonde vem publicado o vídeo. Obrigado!

Parte do problema

Cavaco Silva disse ao país, há uma semana, que “Portugal vive uma situação de emergência económica e social” e há limites para os sacrifícios que se podem pedir aos cidadãos”. E apelou aos jovens para que fizessem ouvir a sua voz mostrando às gerações mais velhas que não se acomodam.

Foi um discurso histórico, de uma dureza extrema e que não desiludiu os que esperavam que o Presidente cumprisse a promessa de um segundo mandato marcado por uma magistratura activa.

Nesse discurso de verdade, não faltou o apelo à união de esforços e ao possível consenso político alargado em tempos de emergência.

Sócrates reagiu em fúria, ignorou os alertas presidenciais e num acto de inusitada arrogância apresentou em Bruxelas, sem prévio conhecimento do Presidente e sem prévia negociação com parceiros sociais e oposição, um programa duríssimo de reforçada austeridade acrescentando ao estado de emergência nacional a crise política.

Era tudo o que o país não precisava. Cavaco Silva vai assim mais uma vez ser chamado a mostrar que é possível passar das palavras aos actos e forçar a mudança.

Num texto de lucidez extrema, Mário Soares foi, ontem no DN, o primeiro a alertar para a gravidade de dois cenários: a convocação de eleições ou, em alternativa, o deixar o Governo e o PS (o que considerou mais grave!) a arder em lume brando e defendeu que do protesto se passe à acção na busca de “uma alternativa, coerente, eficaz e estruturada, tendo visão de futuro”.

Uma solução que, fica implícito, pode e deve passar pelo PS, mas não se pode resumir ao partido mais votado.

Sócrates, mais uma vez ignorou, e ontem reafirmou que mesmo que caía será de novo candidato. Parece ser o único a não ver que já não faz parte da solução mas do problema!

Graça Franco

(Fonte: site Rádio Renascença)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1932

“Menino: não caias num círculo vicioso. Tu pensas: quando isto se resolver desta ou daquela maneira, serei muito generoso com o meu Deus. Não estará Jesus à espera de que sejas generoso sem reservas, para resolver ele as coisas melhor do que imaginas? Propósito firme, consequência lógica: em cada instante de cada dia cuidarei de cumprir com generosidade a Vontade de Deus”. Anota nos seus apontamentos referindo-se a si próprio.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Súplica…

«Maria é omnipotência suplicante. Inclina para Ti, ó Deus aquele pouco que quiseste eu fosse. De minha pobre existência suplico toma os anos que me restam. Quanto aos anos que se perderam experimento humilhações e desgosto, não desprezes meu pranto. Em mim não há senão o desejo da Tua sabedoria meu coração é agora minha única oferta».

(S. Bernardo de Claraval – 1090/1153)

BISPOS JAPONESES: “NOSSA MISSÃO É MANTER VIVA A CHAMA DA ESPERANÇA”

Pedem orações dos cristãos do mundo inteiro

Após o terrível terramoto e o tsunami que devastaram o Japão, todos, começando pela Igreja Católica, estão trabalhando para levar ajuda às vítimas da tragédia.

Neste contexto, os bispos japoneses querem estar em primeira linha, para "manter viva a chama da esperança", afirmou à Fides D. Martin Tetsuo Hiraga, bispo de Sendai, a diocese mais afectada.

"A situação é muito difícil. Ainda não podemos compreender a magnitude do desastre - confessou. As notícias são fragmentárias. Minha diocese é muito grande e abrange quatro municípios, ao longo de 500 km de costa, no norte da ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês. O tsunami afectou mais de 300 km de costa."

"Nós ainda não sabemos quantas pessoas morreram, quantas estão desaparecidas, nem quantas estão desabrigadas. Não sabemos se entre estes há fiéis católicos", reconheceu o prelado.

Dada a incerteza, "ainda é difícil dizer o que pode ser feito ou como ajudar (...). As pessoas estão exaustas e desorientadas. O impacto material e emocional na sociedade tem sido muito forte".

"Estão chegando carros e voluntários provenientes de todo o Japão. É preciso união e boa vontade de todos", acrescentou.

"Nós, católicos da diocese de Sendai, somos pouco mais de dez mil, um pequeno rebanho. Mas continuamos rezando pelas vítimas e faremos o possível para levar alívio, para dar testemunho da mensagem do amor de Cristo, neste momento de sofrimento."

Os bispos japoneses se reunirão amanhã em Sendai, explicou D. Hiraga, para decidir que estratégia adoptar.

Devemos buscar conselho sobre como agir. Enquanto isso, confiamos em Deus e pedimos a oração de todos os cristãos no mundo."

"Nós recebemos a mensagem do Santo Padre e agradecemos-lhe pelas suas palavras, que nos dão coragem e esperança. Hoje, esta é a nossa missão específica: ajudar o país a voltar a dirigir os olhos ao céu e manter viva a chama da esperança."

A diocese de Sendai tem oficialmente 10.944 baptizados, representando 0,15% da população (mais de 7,2 milhões) do território.

Tem 53 paróquias e 13 casas missionárias, servidas por 27 sacerdotes diocesanos e 19 sacerdotes religiosos, 5 religiosos leigos e 262 freiras.

(Fonte: site Zenit em http://www.zenit.org/article-27494?l=portuguese com adaptação de JPR)

600.000 Terços serão oferecidos conjuntamente com as mochilas durante as JMJ 2011

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

CONFESSAR OS PECADOS
– A Confissão, um encontro com Cristo.
– No sacramento da Penitência pedimos o perdão dos nossos pecados. Qualidades de uma boa confissão: “concisa, concreta, clara e completa”.
– Luzes e graças que recebemos neste sacramento. Importância das disposições interiores.

O Evangelho do dia 16 de Março de 2011

Evangelho segundo S. Lucas 11,29-32

29 Concorrendo as multidões, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas.30 Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem será um sinal para esta geração.31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo contra os homens desta geração, e condená-los-á, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está Quem é mais do que Salomão.32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo contra esta geração, e condená-la-ão, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas; e aqui está Quem é mais do que Jonas!