Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 15 de março de 2011

Boa noite!

O espírito de mortificação, mais do que manifestação de Amor, brota como uma das suas consequências. Se falhas nessas pequenas provas, reconhece-o, fraqueja o teu amor ao Amor.

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 981)

Penitência, para os pais e, em geral, para os que têm uma missão de dirigir ou de educar é corrigir quando é necessário fazê-lo, de acordo com a natureza do erro e com as condições de quem necessita dessa ajuda, superando subjectivismos néscios e sentimentais.

O espírito de penitência leva a não nos apegarmos desordenadamente a esse esboço monumental dos projectos futuros, no qual já previmos quais serão os nossos traços e pinceladas mestras. Que alegria damos a Deus quando sabemos renunciar aos nossos gatafunhos e pinceladas, e permitimos que seja Ele a acrescentar os traços e cores que mais lhe agradam!

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 138)

Bastidores de “There be Dragons” legendado em português




Aceda ao site em português de divulgação do filme em português em http://www.youtube.com/user/therebedragonsbrasil#p/a/u/0/o6DySvV_W6Q
Obrigado!

Japão - Há imagens que valem mais que mil palavras

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Vaticano abre em Facebook e YouTube página dedicada a João Paulo II, em vista da beatificação no dia 1 de Maio

Em vista da beatificação de João Paulo II (a 1 de Maio próximo), a Rádio Vaticano e o Centro Televisivo Vaticano (CTV) apresentaram algumas iniciativas em que põem à disposição uma ampla variedade de material de documentação. Tanto em Facebook, como em YouTube, foi criada uma nova página Web, do Vaticano, dedicada ao Papa Wojtyla.

No YouTube encontra-se activa uma nova página dedicada a João Paulo II. Este o endereço: http://www.facebook.com/vatican.johnpaul2

Ali vão sendo inseridos, dia a dia, os seguintes tipos de vídeo:
- videoclip sobre o pontificado do Papa Wojtyla, ano por ano;
- videoclip com a voz do Papa, em diversas línguas e em diferentes situações (tanto nas viagens como no Vaticano). Trata-se dos áudio fornecidos e seleccionados pelos programas linguísticos da Rádio Vaticano para os quais o CTV realizou a montagem vídeo. O áudio do Papa será na língua original em que foi pronunciado, ao passo que uma legenda, em inglês, indica sítio, dia, mês e ano do acontecimento.
- finalmente, ali se poderão encontrar uma série de outros videoclips temáticos.

A página dedicada em YouTube e o canal normal já presente desde há um certo tempo, em quatro línguas irão sendo alimentados por videoclips da actualidade e informações sobre os dias da beatificação.

Sobre Facebook – e é esta a novidade – foi agora activada uma página dedicada a João Paulo II, em vista da beatificação. Nesta página vão sendo inseridos, em simultâneo com YouTube, todos os videoclips ali colocados.

O objectivo é diversificar os instrumentos para dar o máximo realce possível e a máxima difusão a esta iniciativa. Diversamente de outras iniciativas já presentes sobre Internet em várias formas e de modo privado (em todo o caso, não da Santa Sé, como tal), este portal é da responsabilidade conjunta da Rádio Vaticano e do CTV (Centro Televisivo Vaticano), em coordenação com o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, e encontra-se naturalmente aberta a todos os utilizadores de Facebook.

O objectivo geral é acompanhar o percurso até à beatificação, utilizando os instrumentos que a tecnologia coloca à disposição e valorizando os recursos que temos, ou ao menos em parte, o vasto património documental em posse da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1952

“O chamamento do bom Pastor chega até nós:Ego vocavi te nomine tuo, Eu chamei-te, a ti, pelo teu nome! É preciso responder - amor com amor se paga – dizendo-lhe Ecce ego quia vocasti me chamaste por mim e aqui estou! Estou decidido a que não passe este tempo de Quaresma como passa a água sobre as pedras, sem deixar rasto. Deixar-me-ei empapar, transformar; converter-me-ei, dirigir-me-ei de novo ao Senhor, querendo-lhe como Ele deseja ser querido”, diz na Quaresma de 1952.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

São Josemaría e o materialismo cristão (excerto)

Hernández Urigüen, sacerdote, professor e capelão da School of Management Assistants (ISSA) de San Sebastián (Espanha), responde, nesta entrevista concedida à agência de notícias ZENIT, sobre estes aspectos recreativos e ecológicos de S.Josemaria Escrivá, compilados no seu livro "Juego, ecología y trabajo: tres temas teológicos desde las enseñanzas de San Josemaría Escrivá" (Editorial EUNSA).

ZENIT: O que seria o materialismo cristão, segundo o fundador do Opus Dei?

Dr. Hernández: No livro, é amplamente discutida esta expressão original de S.Josemaria. Ele falou dela no Campus Universitário de Pamplona, durante a manhã de 8 de outubro de 1967. Estas são algumas das suas expressões: "O autêntico sentido cristão - que professa a ressurreição de toda carne - sempre enfrentou, como é lógico, a desencarnação, sem medo de ser julgado de materialismo. É lícito, portanto, falar de um materialismo cristão, que se opõe audazmente aos materialismos fechados ao espírito" (Conversaciones con Mons. Escrivá de Balaguer, 115).

Nuns parágrafos anteriores, S.Josemaria explicou o seu sentido: "Não há outro caminho, meu filho:
ou sabemos encontrar o Senhor na nossa vida quotidiana ou não O encontraremos nunca”

(Fonte: site do Opus Dei em http://www.opusdei.pt/art.php?p=42936)

Bento XVI deu início ao seu Retiro Espiritual que se prolongará até ao próximo Sábado

Crise: Cristãos devem trazer «esperança e serenidade», diz bispo de Lamego

Mensagem quaresmal de D. Jacinto Botelho destaca práticas do jejum, esmola e oração

O bispo de Lamego apelou aos católicos portugueses para que ofereçam um testemunho de “esperança e serenidade” perante uma sociedade marcada pela actual crise económica.”

“Num ambiente marcado pelo individualismo, a par do desânimo e desencanto que as pessoas deixam transparecer, sem perspectivas a curto prazo de que o panorama se modifique para melhor, antes pelo contrário, a nossa vida de cristãos deverá traduzir um clima lúcido de esperança e serenidade”, assinala D. Jacinto Botelho na sua mensagem para a Quaresma, hoje publicada pelo site oficial da diocese de Lamego.

No documento, enviado à Agência ECCLESIA, este responsável destaca a importância da “prática tradicional do jejum, esmola e oração”, que considera “expressões do empenho de conversão” que os cristãos são chamados a realizar.

“Pelo jejum e espírito de sobriedade que com ele se relaciona, com a contenção em despesas às vezes exclusivamente para dar lugar a caprichos sumptuários, contrariamos os apetites do homem velho e abrimos o coração a uma generosidade que nos liberta do egoísmo e nos abre para uma partilha solidária”, assinala.

O bispo de Lamego pede ainda que as comunidades católicas promovam “a celebração bem preparada do sacramento da Confissão e o corajoso cumprimento dos propósitos firmes de emenda, alimentado na recepção frequente da Santíssima Eucaristia”.

Em conclusão, anuncia-se que o contributo penitencial deste ano reverterá em favor do Fundo Solidário Diocesano.

A Quaresma, iniciada a 9 de Março com a celebração das cinzas, é um período de 40 dias – exceptuam-se os domingos - marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

OC

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

A AJUDA DOS ANJOS DA GUARDA
– Existência dos Anjos da Guarda. Devoção dos primeiros cristãos.
– Ajudas que podem prestar-nos.
– Amizade e devoção aos Anjos da Guarda.

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Bem aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Oração: Frescura de uma Fonte, com o Ir. Roger de Taizé (trad. Isabel Figueiredo e Silva) cap.11, pp. 69-70.

«Pai Nosso»


O Evangelho do dia 15 de Março de 2011

Evangelho segundo S. Mateus 6,7-15

7 Nas vossas orações não useis muitas palavras como os gentios, os quais julgam que serão ouvidos à força de palavras.8 Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós Lho peçais.9 «Vós, pois, orai assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome.10 «Venha o Teu reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.11 O pão nosso supersubstancial nos dá hoje.12 Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores.13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.14 «Porque, se vós perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará.15 Mas, se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não perdoará as vossas ofensas.