Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Boa noite!

Qualquer actividade – quer seja ou não humanamente muito importante – tem de converter-se para ti num meio de servir Nosso Senhor e os homens: aí está a verdadeira dimensão da sua importância.

(São Josemaría Escrivá - Forja, 684)

Não me afasto da mais rigorosa verdade se vos digo que Jesus continua agora a buscar pousada no nosso coração. Temos de Lhe pedir perdão pela nossa cegueira pessoal, pela nossa ingratidão. Temos de Lhe pedir a graça de nunca mais Lhe fechar a porta das nossas almas.

O Senhor não nos oculta que a obediência rendida à vontade de Deus exige renúncia e entrega porque o amor não pede direitos: quer servir. Ele percorreu primeiro o caminho. Jesus, como obedecestes Tu? Usque ad mortem, mortem autem crucis, até à morte e morte de Cruz. É preciso sair de nós mesmos, complicar a vida, perdê-la por amor de Deus e das almas... Tu querias viver e que nada te acontecesse; mas Deus quis outra coisa... Existem duas vontades: a tua vontade deve ser corrigida para se identificar com a vontade de Deus, e não torcida a de Deus para se acomodar à tua.

Com alegria, tenho visto muitas almas que jogaram a vida – como Tu, Senhor, "usque ad mortem"! – para cumprir o que a vontade de Deus lhes pedia, dedicando os seus esforços e o seu trabalho profissional ao serviço da Igreja, pelo bem de todos os homens.

Aprendamos a obedecer, aprendamos a servir. Não há maior fidalguia do que entregar-se voluntariamente ao serviço dos outros. Quando sentimos o orgulho que referve dentro de nós, a soberba que nos leva a pensar que somos super-homens, é o momento de dizer que não, de dizer que o nosso único triunfo há-de ser o da humildade. Assim nos identificaremos com Cristo na Cruz, não aborrecidos ou inquietos, nem com mau humor, mas alegres, porque essa alegria, o esquecimento de nós mesmos, é a melhor prova de amor.

(São Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 19)

Décima Sinfonia - Mahler (Adagio)

Santo e um homem normal – Aura Miguel

“O mundo precisa muito da santidade de João Paulo II”. Terá sido este o comentário de Bento XVI ao anunciar ao actual arcebispo de Cracóvia a beatificação do Papa polaco.

Quem o conheceu garante isso mesmo: Wojtyla era um homem fora de série! Mas era assim, porque era um homem normal!...

Wojtyla foi um brilhante actor de teatro, foi operário fabril, praticou desporto, tinha imenso sentido de humor e, ao mesmo tempo, era profundo, corajoso e grande devoto de Nossa Senhora.

Sabia muito bem aquilo o que queria, arriscou tudo ao enfrentar os regimes totalitários e, sobretudo, ao pedir ao mundo para abrir as portas a Cristo. Mas fê-lo com uma tão grande humanidade que tudo nele parecia normal, evidente… Como se fosse fácil ser assim como ele, santo!

A afluência de multidão que já se prevê para o próximo dia 1 de Maio em Roma é a prova disto mesmo: que todos queremos, afinal, em nós, uma centelha desta humanidade tão atractiva que fez dele um grande Santo.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

Cristãos precisam de actuar conjuntamente em mútua aceitação e confiança, em ordem a servir a causa da paz e da justiça

A reflexão teológica conjunta das (antigas) Igrejas Orientais Ortodoxas e da Igreja Católica há-de as levar, “não só a compreenderem-se mais profundamente umas às outras, mas também a prosseguirem resolutamente” em direcção à plena comunhão. Esta a esperança expressa por Bento XVI ao receber, nesta sexta-feira uns trinta membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas, na conclusão da reunião de trabalho que teve lugar no Vaticano ao longo desta semana.

O Papa recordou que esta Comissão iniciou a sua actividade em 2003, tendo numa primeira fase (até 2009), produzido um texto comum intitulado “Natureza, Constituição e Missão da Igreja”. Este documento (observou o Papa) “sublinha aspectos dos princípios eclesiais fundamentais que partilhamos e identificou pontos que requerem uma reflexão aprofundada em posteriores fases do dialogo”.

“Não podemos deixar de dar graças pelo facto de, após quinze séculos de separação, encontrarmos um consenso sobre a natureza sacramental da Igreja, sobre a sucessão apostólica no serviço sacerdotal e sobre a urgente necessidade de testemunhar no mundo o Evangelho de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”.

Numa segunda fase, também recordada pelo Papa, esta Comissão reflectiu, numa perspectiva histórica, sobre os modos como as Igrejas exprimiram a sua comunhão, ao longo dos tempos. E agora, nestes dias de encontro, aprofundou-se “o estudo da comunhão e comunicação que existia entre as Igrejas até meados do século V da história cristã, assim como o papel desempenhado pelo monaquismo na vida da Igreja dos primeiros séculos”.

“Podemos estar confiantes em que a vossa reflexão teológica há-de levar as nossas Igrejas, não só a compreenderem-se umas às outras mais profundamente, mas (também) a prosseguir resolutamente a nossa caminhada em direcção à plena comunhão a que somos chamados por vontade de Cristo.”

A concluir, Bento XVI referiu as dificuldades enfrentadas por muitos dos cristãos e comunidades destas antigas Igrejas Orientais Ortodoxas, causando “profunda preocupação”.

“Todos os cristãos precisão de actuar conjuntamente em mútua aceitação e confiança, em ordem a servir a causa da paz e da justiça. Que a intercessão e o exemplo dos muitos mártires e santos, que deram um corajoso testemunho de Cristo, nas suas Igrejas, vos sustente e fortaleça e às vossas comunidades cristãs”.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

São Tomás de Aquino explicado por Bento XVI (vídeo em que o Papa se expressa em inglês e legendado em espanhol)

ÚLTIMA HORA – Conselho Constitucional Francês valida a proibição do matrimónio homossexual (haja alguém com bom senso…)

El Consejo Constitucional francés consideró hoy que la prohibición del matrimonio homosexual tal y como lo recoge el Código Civil es conforme a la Carta Magna.

El máximo órgano constitucional francés consideró que no existe una discriminación en la ley que establece que el matrimonio es la unión de un hombre y una mujer.

El Consejo señaló además que debe ser el Parlamento quien modifique la norma si considera necesario legalizar ese tipo de uniones, sin que la actual, que prohíbe los matrimonios homosexuales, sea contraria a la Constitución.

(Fonte: ‘El Mundo’ online)

Saisi par un couple de femmes pacsées, le Conseil constitutionnel a déclaré l'interdiction du mariage homosexuel conforme à la Constitution. Dorénavant, seuls les politiques pourront ou non trancher la question.

Le Conseil constitutionnel a tranché. Les neuf Sages ont déclaré vendredi l'interdiction du mariage homosexuel conforme à la Constitution.

(Fonte : ‘Le Figaro’ online)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1972

Diz àqueles que se encontram com ele em Roma: “O apostolado, a preocupação pelas almas, é como o carinho quando é sincero: está-se sempre convencido de que não se quer bastante. Eu quero-vos a vós, quero a todas as pessoas com toda a minha alma e contudo, parece-me sempre que posso querer-vos mais, e que posso servir-vos mais”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bom Dia!

Um olhar sobre a vida humana


Clique em "Bom Dia!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

O Senhor protege os Seus filhos

«Quando a terna mãe ensina o seu filhinho a andar, ajuda-o e sustenta-o quando é necessário, deixando-o dar alguns passos pelos sítios menos perigosos e mais planos, tomando-lhe a mão e segurando-o, ou tomando-o nos seus braços e levando-o neles. Da mesma maneira Nosso Senhor tem cuidado contínuo dos passos dos Seus filhos»

(Tratado do amor de Deus, liv. 3, cap. 4 – São Francisco de Sales)

Adorote Devote

São Tomás de Aquino - sacerdote e doutor da Igreja

"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e arruinar a sua vida? Pois o que daria o homem em troca de sua vida?" Mc 8,36-37

Hoje a Igreja celebra um dos maiores santos da História: São Tomás de Aquino. É o autor da Suma Teológica.

Pertenceu à Ordem dos padres dominicanos.

Costuma ser indicado como o maior teólogo da Idade Média, como também, mestre dos teólogos até aos dias de hoje. Declarado "Doutor da Igreja", em 1567; e Padroeiro das Universidades, Academias e Colégios católicos, em 1880.

Foi de facto um génio, que poderia ter-se perdido, não fora ter-se libertado das atracções mundanas de sua classe, pois era rico, nobre e cerceado em seu desenvolvimento pela própria família. Foi em Paris - o maior centro de estudos teológicos do seu tempo - que ele pôde compor a sua gigantesca obra a Suma Teológica, verdadeira síntese do passado e intuição do futuro. Até hoje, essa obra não encontrou similar, nem em matéria de Filosofia nem em matéria de Teologia.

Por vezes, esquecemos, atrás do sábio, a grandeza do santo. E São Tomás soube desapegar-se das grandezas do mundo, para revelar o amor mais profundo à oração e à contemplação. Tornou-se, assim, o modelo de todos os que buscam a Deus, vivendo segundo o plano divino.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal


SÃO TOMÁS DE AQUINO
Doutor da Igreja
Memória
– O caminho para chegar a Deus: piedade e doutrina.
– Autoridade de São Tomás. Necessidade de formação.
– A doutrina, alimento da piedade.
Nasceu por volta de 1225 no castelo de Roccaseca, perto de Montecassino, na Itália. Estudou primeiro na abadia beneditina desse lugar e depois em Nápoles; aos vinte anos, entrou na Ordem dos Pregadores, apesar da forte oposição familiar. Foi mestre de Filosofia e Teologia em Roma, Nápoles, Viterbo e, principalmente, em Colónia e Paris. Partindo da filosofia de Aristóteles, da teologia de Santo Agostinho e da Sagrada Escritura, elaborou uma síntese teológica abrangente. A sua grande piedade transparece de modo especial nos seus sermões e no Ofício que compôs para a festa do Corpus Christi. Desde a sua morte, o Magistério da Igreja adoptou a sua doutrina “por estar mais conforme que nenhuma outra com as verdades reveladas, os ensinamentos dos Santos Padres e a recta razão” (João XXIII). A sua autoridade doutrinal é reconhecida universalmente.
Morreu perto de Terracina no dia 7 de Março de 1274, quando se dirigia para o Concílio de Lyon. A sua festa celebra-se no dia em que o seu corpo foi trasladado para Toulouse, no ano de 1639. Foi canonizado e declarado Doutor da Igreja em 1323.

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Cromácio de Aquiléia (? – 407), bispo
Sermão 30, 2 (a partir da trad. SC 164, p.137)

A semente lançada à terra dá muito fruto (Jo 12, 24)


O Evangelho do dia 28 de Janeiro de 2011

Evangelho segundo S. Marcos 4,26-34

26 Dizia também: «O reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.27 Dorme e se levanta, noite e dia, e a semente germina e cresce sem ele saber como.28 Porque a terra por si mesma produz, primeiramente a haste, depois a espiga, e por último a espiga cheia de grãos.29 E, quando o fruto está maduro, mete logo a foice, porque chegou o tempo da ceifa».30 Dizia mais: «A que coisa compararemos nós o reino de Deus? Com que parábola o representaremos?31 É como um grão de mostarda que, quando se semeia no campo, é a menor de todas as sementes que há na terra;32 mas, depois que é semeado, cresce e torna-se maior que todas as hortaliças, e cria ramos tão grandes que “as aves do céu podem vir abrigar-se à sua sombra”».33 Assim lhes propunha a palavra com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de compreender.34 Não lhes falava sem parábolas; porém, em particular explicava tudo aos Seus discípulos.