Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bento XVI testemunha na audiência geral ter ali vislumbrado no Benin sinais consoladores de esperança para o continente africano e para o mundo inteiro

Esta quarta feira, Bento XVI desafiou a Igreja Católica em África a ser “protagonista de uma nova era de esperança” neste continente, manifestando a sua satisfação pela forma como decorreu a sua recente viagem ao Benim.


Na audiência pública semanal, que decorreu na grande aula das audiências do Vaticano, o Papa destacou a realidade africana como uma “reserva de vida e de vitalidade para o futuro”, com a qual também a Igreja “pode contar”.


A 22ª viagem papal ao estrangeiro e a segunda a África decorreu entre sexta-feira e domingo, da semana passada com passagens por Cotonou, capital económica do Benim, e Ajudá, a 40 km, uma cidade do litoral na antiga ‘Costa dos escravos’, num país em que cerca de um terço da população se assume como católica.


“Foi maravilhoso o testemunho de como a fé pode unir as gerações e se pode responder, assim, ao desafio de cada uma das etapas da vida”, assinalou Bento XVI, que passou em revista os vários momentos da visita.


Entre os motivos que o levaram ao Benim, o Papa citou os 150 anos de evangelização do país, a entrega da exortação apostólica pós-sinodal ‘Africae Munus”(O serviço de África) e a homenagem junto ao túmulo do cardeal Bernardin Gantin (1922-2008), primeiro cardeal africano a presidir a um dicastério da Cúria Romana.


Mas escutemos Bento XVI falando em português:


Amados irmãos e irmãs,


Deus concedeu-me voltar à África, no passado fim de semana, para uma visita ao Benim, que celebra cento e cinquenta anos de evangelização. Um momento extraordinário de oração e de festa foi a solene Eucaristia de domingo, no Estádio da Amizade de Cotonou, na qual participaram milhares de fiéis de todas as idades: um testemunho maravilhoso da fé que consegue unir as gerações e dar resposta aos desafios de cada estação da vida. Confiei-lhes a Exortação apostólica pós-sinodal «O Serviço da África», que é um grande apelo a todos os fiéis cristãos para um redobrado esforço na comunicação do Evangelho a quantos ainda não o conhecem e que anseiam pela reconciliação, a justiça e a paz. Os africanos responderam, com o seu entusiasmo inconfundível, a este apelo; e, nos seus rostos, na sua fé ardente, na sua adesão convicta ao Evangelho da vida, pude uma vez mais vislumbrar sinais consoladores de esperança para o continente africano e para o mundo inteiro.


Queridos amigos e irmãos de língua portuguesa, que hoje parais junto do túmulo de São Pedro e neste Encontro com o Seu Sucessor: Obrigado pela vossa presença! A todos saúdo, especialmente aos brasileiros da Comunidade Arca da Aliança, confiando à Virgem Maria os vossos corações e os vossos passos ao serviço da evangelização e do anúncio da Palavra de Deus. Para vós e vossas famílias, a minha Bênção!


Rádio Vaticano

Sem comentários: