Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bento XVI vai propor Deus aos alemães

Fátima Maio de 2010
O Vaticano considera que a visita do Papa Bento XVI à Alemanha, que começa hoje, vai contribuir para enfrentar o progressivo processo de “secularização” do país.


Num texto publicado no Missal da Viagem do Papa, refere-se que o movimento de descristianização intensificou-se com a reunificação das duas Alemanhas, em 1990, porque a maior parte da população da antiga RDA que cresceu sob o domínio comunista e foi educada no espírito do ateísmo.


Nesse sentido, esta visita do Papa pretende contribuir para manter viva a pergunta de Deus na sociedade alemã.


Cinco anos depois da última passagem pela Alemanha, o Papa será recebido, logo mais, em Berlim, pelo presidente federal Christian Wullff e pela chamceler Angela Merkel, no início de uma deslocação que gera protestos de quadrantes políticos e sociais.


Propor Deus aos alemães


Não se trata de turismo religioso nem de uma visita “show”, mas sim de propor Deus aos alemães, para que Ele regresse ao horizonte de todos os homens. Foi o próprio Papa quem assim definiu esta viagem de quatro dias.


Uma viagem que inclui um pouco de tudo, a começar por Berlim, a mais liberal das três cidades que Bento XVI visita e onde se prevêem protestos de rua -  está convocada para esta quinta-feira uma manifestação com milhares de homossexuais, ateus, e laicos radicais - e protestos também por parte de um grupo de políticos de esquerda que esta tarde se recusam a ouvir o Papa quando ele falar no Parlamento.
Destaque também nesta quinta-feira para a missa no Estádio Olímpico e para o que Bento XVI poderá dizer aos católicos, que são cada vez em menor número nesta Alemanha secularizada.


Outra dimensão importante desta visita é a questão ecuménica. Bento XVI visitará a cidade de Erfurt, a terra natal de Lutero, onde participará numa celebração ecuménica.
Na última etapa, em Freiburg, destaque para o encontro com os jovens, sábado à tarde, e com os católicos empenhados na sociedade, domingo ao final do dia.
Bento XVI regressa, pela terceira vez, ao seu país natal depois das visitas de 2005, para a Jornada Mundial da Juventude em Colónia e 2006, na visita à Baviera, região onde nasceu.

Rádio Renascença online

Sem comentários: