Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Boa noite!

Estás intranquilo. – Olha: aconteça o que acontecer na tua vida interior ou no mundo que te rodeia, nunca te esqueças de que a importância dos acontecimentos ou das pessoas é muito relativa. – Calma. Deixa correr o tempo; e, depois, olhando de longe e sem paixão os factos e as pessoas, adquirirás a perspectiva, porás cada coisa no seu lugar e de acordo com o seu verdadeiro tamanho. Se assim fizeres, serás mais justo e evitarás muitas preocupações.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 702)

Não vos assusteis nem temais nada, mesmo que as circunstâncias em que trabalheis sejam tremendas, piores que as de Daniel no fosso com aqueles animais vorazes. As mãos de Deus continuam a ser igualmente poderosas e, se fosse necessário, fariam maravilhas. Sede fiéis! Com uma fidelidade amorosa, consciente, alegre, à doutrina de Cristo, persuadidos de que os anos de agora não são piores do que os dos outros séculos e de que o Senhor é o mesmo de sempre.

Conheci um sacerdote já ancião, que afirmava, sorridente, de si mesmo: eu estou sempre tranquilo, tranquilo. E assim temos de nos encontrar sempre nós, metidos no mundo, rodeados de leões famintos, mas sem perder a paz: tranquilos! Com amor, com fé, com esperança, sem esquecer jamais que, se for conveniente, o Senhor multiplicará os milagres.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 105)

Franz Schubert - Piano Sonata D. 960

A Clínica Universitária de Navarra, (CUN), melhor Hospital em Espanha em Investigação, Inovação e em Cardiologia

La Clínica Universidad de Navarra ha sido galardonada con los premios Best In Class (BIC) como el Mejor Hospital en Atención al Paciente en Investigación e Innovación y en Cardiología, entre las 127 entidades presentadas. Las dos distinciones han sido concedidas en la quinta edición de los mencionados galardones, promovidos por el rotativo Gaceta Médica, cabecera de la editorial Contenidos e Información de Salud, y por la Cátedra de Innovación y Gestión Sanitaria de la Universidad Rey Juan Carlos. Como se recordará, en la pasada edición, la Clínica Universidad de Navarra fue reconocida con el premio al Mejor Hospital de España en Atención al Paciente y el mejor en las especialidades de Cardiología y Oncología; en 2008 se le distinguió con el premio al mejor en atención al paciente en la especialidad de Cardiología y en 2007, como el mejor Departamento de Oncología.

(Fonte: site Clinica Universidad de Navarra em http://www.cun.es/nc/la-clinica/servicios-generales/comunicacion/sala-de-prensa/noticias/noticia/back/27/actualidad/realizar-un-tac-preventivo-anual-eficaz-en-la-reduccion-de-las-muertes-por-cancer-de-pulmon-copiar/)

Estados Unidos apresentam relatório sobre a liberdade religiosa no mundo (vídeos em espanhol e inglês)

Cardeais do mundo inteiro reunidos no Vaticano com o Papa para um encontro de reflexão e oração



Bento XVI abriu esta Sexta-feira , no Vaticano, uma reunião de “reflexão e oração” com os membros do colégio cardinalício, por ocasião do consistório para a criação de 24 novos cardeais, neste sábado dia 20.

Segundo o director da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, a iniciativa visa “reflectir sobre os temas mais delicados que dizem respeito à Igreja contemporânea e ao ministério do Papa”.

O dia iniciou-se com a abordagem de dois temas de discussão: a situação da liberdade religiosa no mundo e novos desafios, com introdução do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; e a liturgia na vida da Igreja, hoje, com introdução do prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera.

Depois de um almoço do Papa com os cardeais, o encontro vai discutir os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero.

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada, vai apresentar uma comunicação intitulada “Resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais”.

O mesmo responsável vai falar sobre a constituição apostólica “Anglicanorum coetibus", de Bento XVI, que abre portas ao regresso de grupos anglicanos descontentes à Igreja Católica.

O futuro cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e colaborador próximo do Papa, vai falar sobre os 10 anos da declaração “Dominus Iesus” (assinada pelo então cardeal Joseph Ratzinger), texto que trata da “unicidade e a universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja”.

Após cada intervenção, os cardeais podem manifestar-se livremente, na língua da sua escolha, sem limite de tempo.

Presentes no encontro estão dois portugueses, o cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, e o Patriarca de Lisboa, cardeal José Policarpo.

O último encontro do género aconteceu em 2007 e decorre nos mesmos moldes, indica o padre Lombardi.
“O Papa participa, escuta muito atentamente, seja as intervenções previstas, seja aquilo que os cardeais presentes desejam dizer ou pedir, como explicação”, refere o porta-voz do Vaticano.

Quanto às intervenções previstas, o sacerdote italiano revela que se trata de “uma comunicação, informação, clarificação, reflexão sobre algumas questões, mas não um aprofundamento particularmente desenvolvido”.
No final dos trabalhos, deverá ser divulgar um comunicado “informativo e sintético”.

O encontro acontece em vésperas do terceiro consistório do actual pontificado (o último aconteceu em Novembro de 2007), para a criação de 24 novos cardeais, 20 dos quais com direito a voto em eventual conclave para eleição de um Papa.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Deus chora na terra

Caritas lança campanha pelas crianças

Dinheiro da compra de uma vela de Natal vai reverter para milhares de famílias que precisam de ajuda

É na escola que muitas crianças cujas famílias são apoiadas pelas Caritas tomam a única refeição do dia. Outras não têm material escolar para assistir às aulas. A maioria tem pais desempregados ou com rendimentos tão baixos que não chegam para cobrir as necessidades mais elementares. Para que esta condição de pobreza não se transforme em algo "estrutural e geracional", diz ao DN o presidente da Caritas, foi lançada mais uma angariação de fundos. José Mourinho é o rosto desta campanha.

O dinheiro da compra de uma vela de Natal (um euro) reverterá para as Caritas diocesanas, que apoiam milhares de famílias em dificuldades e onde chegaram este ano mais 30% de pedidos de ajuda do que no ano passado. As velas são vendidas nas paróquias, e o dinheiro ajudará a "fortificar esses recursos que já estão a escassear".

Outra parte desta verba (35%) ajudará a financiar a construção de um centro de acolhimento para crianças órfãs em São Tomé e Príncipe.

A campanha 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2010 pretende ainda assumir um carácter simbólico. "A vela é sinal de esperança. Por isso, convidamos todos a acender a vela na noite de Natal, por cada desempregado. É também uma forma de reclamar uma sociedade mais solidária e justa", afirmou ao DN Eugénio Fonseca. O presidente da Caritas acrescentou ainda que com isto se pretende "recuperar o sentido do Natal, que não passa pelo consumismo estéril mas por valores de solidariedade, justiça e paz".

O convite a José Mourinho já tinha sido lançado há uns tempos por Eugénio Fonseca, seu conterrâneo. Mas só agora foi possível concretizar esta colaboração.

Eugénio Fonseca diz não ter dúvidas de que o problema da pobreza infantil vai aumentar no futuro. "As crianças são sempre as primeiras vítimas, dada a sua fragilidade, e porque a sua pobreza decorre do contexto onde se inserem. E as piores dificuldades das famílias ainda estão para vir", estima, sublinhando os números do desemprego, que não param de subir. Além disso, lembra, quando o orçamento familiar já não chega para alimentar os filhos é porque a situação é muito grave.

"A sociedade comete um crime ao permitir que haja uma criança que nasce pobre e está a vida toda na fila dos pobres. A pobreza não é uma fatalidade. Mas se os mais novos não forem valorizados decentemente, vão crescer num ambiente de frustração e de pobreza geracional", diz o responsável da Caritas Portuguesa.

Nos últimos meses, houve dioceses em que os atendimentos aumentaram até aos 40% e os novos pedidos de ajuda chegavam às várias dezenas por mês. Nas paróquias, as solicitações directas de auxílio também estão a crescer na mesma proporção.

Bens alimentares e ajuda para pagar despesas relacionadas com a casa - rendas e prestações habitacionais, contas da água, luz ou gás - são os principais apoios procurados pelas famílias. Para chegar a mais gente, as Caritas já estão a limitar a ajuda, dando menos e apenas nos casos em que é possível operar alguma mudança.

(Fonte: DN online)

Entre a violência e a esperança

No Iraque, a violência anti-cristã não pára de crescer. Esta perseguição religiosa agravou-se desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque, em 2003.

Barak Obama bem pode apregoar pelo mundo os valores da democracia, mas, no terreno, a situação está incontrolável. “Grupos armados fundamentalistas entram em bairros onde vivem os cristãos e matam indiscriminadamente os que se atravessam no seu caminho”, disse há dias um bispo caldeu.

A Al-Qaeda declarou os cristãos um alvo a abater e uma das acções mais terríveis foi executada, há pouco mais de 15 dias, durante a missa de domingo, na catedral siro-católica de Bagdad. O massacre causou 53 mortos e 60 feridos.

Ontem mesmo, aos microfones da Renascença, o arcebispo siro-católico, cuja catedral foi atacada, referiu-se ao medo com que muitos cristãos encaram o futuro, mas – ao mesmo tempo – deu-nos uma lição incrível de esperança, ao dizer que rezam e que, na altura, fizeram três dias de jejum para implorar a Deus força e paciência para permanecerem lá, onde nasceram, fiéis a Cristo.

Os bispos locais – e o próprio Papa – lançam sucessivos apelos aos responsáveis do mundo para pôr fim à violência. E este arcebispo, em concreto aos portugueses, pede orações.

Mesmo que as potências mundiais e os campeões da democracia pareçam surdos a estes apelos, os cristãos do Iraque merecem as nossas orações.

Aura Miguel

Bom dia! 51



Clique em "Bom Dia! ..." e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Chant of the Templars - Honor Virtus et Potestas

S. Josemaría nesta data em 1937

Sai de Barcelona em direcção aos Pirinéus, a fim de tentar – através de Andorra e França – passar para a outra zona de Espanha. A perseguição religiosa e a falta de liberdade em Espanha tinham recrudescido durante a guerra civil. Ninguém sabia quanto tempo iria durar o conflitoe o P.e Josemaria tinha pressa de continuar o trabalho apostólico.
O desenho de Pedro Casciaro, um dos que foram com ele, é dos esboços que ilustram o diário que iam escrevendo.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bento XVI: "Saúde reprodutiva" fere o ser humano

Justiça na área de saúde deve ser prioridade de governos e instituições internacionais

O Papa Bento XVI assinala que a chamada "saúde reprodutiva" – termo usado usualmente para incluir a anti-concepção e o aborto – a fecundação in vitro e a legalização da eutanásia, entre outras práticas, ferem o ser humano e a justiça na área da saúde que deve ser uma das prioridades dos governos e instituições internacionais.

O Papa fez esta afirmação em uma mensagem enviada ao Arcebispo Zygmunt Zimowski, presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, e aos participantes da 25ª Conferência Internacional do dicastério celebrada em Roma nestes dias que teve por lema "Para um cuidado da saúde igualitária e humana, à luz da "Caritas in veritate".

O Santo Padre indica no texto que "infelizmente junto aos resultados positivos e encorajadores, há opiniões e formas de pensamento" que ferem a justiça na área da saúde e o homem: "refiro-me a questões como as relacionadas com a chamada ‘saúde reprodutiva’, com o recurso a técnicas artificiais de procriação que implicam a destruição de embriões, ou com a legalização da eutanásia".

Perante este cenário, afirma o Pontífice torna-se necessário "o amor à justiça, a protecção da vida desde sua concepção até a morte natural, o respeito da dignidade de todo ser humano" que "devem ser sustentados e testemunhados, inclusive contra a corrente: os valores éticos fundamentais são património comum da moralidade universal e base da convivência democrática".

Bento XVI explica ainda que "é necessário trabalhar com maior empenho em todos os níveis para que o direito à saúde seja efectivo, favorecendo o acesso às cuidados na área da saúde básica”.

"Na nossa época assiste-se, por uma parte, a uma atenção à saúde que corre o risco de se transformar em consumismo farmacológico, médico e cirúrgico, chegando a ser quase um culto do corpo, e por outra parte, à dificuldade de milhões de pessoas para ter acesso a condições de subsistência mínimas e a fármacos indispensáveis para sua cura".

Depois de ressaltar que "é importante instaurar uma verdadeira justiça distributiva que garanta a todos, sobre a base das necessidades objectivas, curas adequadas", o Papa afirma que "o mundo da saúde não pode reduzir-se às regras morais que devem governá-lo para que não se converta em desumano".

"Promove-se a justiça quando se aceita a vida do outro e se assume a responsabilidade por ele, respondendo às suas expectativas, já que nele se percebe o próprio rosto do Filho de Deus, que se fez homem por nós. A imagem divina impressa em nosso irmão funda a eminente dignidade de cada pessoa e suscita em cada um a exigência do respeito, do cuidado e do serviço".

O Papa assinala ainda que "somente se o mundo for olhado através dos olhos do Criador, que é um olhar de amor, a humanidade aprenderá a viver na terra em paz e justiça, destinando com justiça a terra e seus recursos para o bem de cada homem e cada mulher".

Finalmente, o Papa Bento XVI expressa sua esperança de que "se adopte um modelo de desenvolvimento apoiado no papel central do ser humano, na promoção e participação no bem comum, na responsabilidade, na tomada de consciência sobre a necessidade de mudar o estilo de vida e na prudência, virtude que indica o que se deve fazer hoje, em previsão do que pode ocorrer amanhã".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Espírito de humildade

«A uma mentalidade “crítica”, com a qual o homem critica tudo à excepção de si mesmo, contrapomos a abertura ao infinito, a vigilância e a sensibilidade para a totalidade do ser, uma humildade de pensamento pronta a vergar-se à majestade da verdade, perante a qual nós não somos juízes mas mendigos. Só ao coração vigilante e humilde a verdade se mostra.»

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Tema para reflexão - Novíssimos - Juízo (5)

E haverá mais “advogados”?
Sim, por exemplo Nossa Senhora a quem tanto pedimos nos assista na hora da nossa morte nos inúmeros Rosários que rezámos enquanto vivos. Daí que a reza do Terço do Rosário seja tão recomendada pela Igreja porque, alem do louvor à nossa Mãe do Céu é um repetido clamor de auxílio “agora e na hora da nossa morte”.

(AMA, comentário sobre Juízo 3, 2010.10.22)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

P. Josep LAPLANA OSB Monje de Montserrat (Montserrat, Barcelona, Espanha)

Minha casa será casa de oração

Hoje, o gesto de Jesus é profético. À maneira dos antigos profetas, realiza uma acção simbólica, cheia de significado face ao futuro. Ao expulsar do templo os comerciantes, que faziam negócio com as vítimas destinadas a servir de oferenda, e ao indicar que «a casa de Deus será casa de oração» (Is 56,7), Jesus anunciava a nova situação, que Ele vinha inaugurar, em que os sacrifícios de animais já não tinham lugar. São João definirá a nova relação de culto como uma «adoração ao Pai em espírito e verdade» (Jn 4,24). A figura deve dar lugar à realidade. Santo Tomás de Aquino dizia poeticamente «Et antiquum documentum / novo cedat ritui (Que o Antigo Testamento ceda o lugar ao Novo Rito)».

O Novo Rito é a palavra de Jesus. Por isso, São Lucas associou à cena da purificação do templo a apresentação de Jesus, nele pregando cada dia. O novo culto centra-se na oração e na escuta da Palavra de Deus. Mas, na realidade, o centro do centro da instituição cristã é a própria pessoa viva de Jesus, com a sua carne entregue e o seu sangue derramado na cruz e oferecidos na Eucaristia. Também Santo Tomás o destaca de modo muito belo: «Recumbens com fratribus (...) se dat suis manibus» («Sentado à mesa com os irmãos (...) dá-se a si mesmo com as suas próprias mãos»).

No Novo Testamento, inaugurado por Jesus, já não são necessários nem bois nem vendedores de cordeiros. Tal como «todo o povo ficava fascinado ao ouvi-lo falar» (Lc 19,48), também nós não temos de ir ao templo para imolar vítimas, mas para receber Jesus, o autêntico cordeiro imolado por nós, de uma vez para sempre (cf. He 7,27), e para unir a nossa vida à de Jesus.

(Fonte: Evangeli.net)

O Evangelho do dia 19 de Novembro de 2010

São Lucas 19,45-48

45 Tendo entrado no templo, começou a expulsar os vendedores,46 dizendo-lhes: «Está escrito: “A Minha casa é casa de oração; e vós fizestes dela um covil de ladrões”».47 Todos os dias ensinava no templo. Mas os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os chefes do povo procuravam perdê-l'O;48 porém, não sabiam como proceder, porque todo o povo estava suspenso quando O ouvia.