Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Boa noite!

Sentir-te-ás plenamente responsável quando compreenderes que, perante Deus, só tens deveres. Ele se encarrega de te conceder direitos!

(São Josemaría Escrivá - Forja, 946)

Um pensamento te ajudará nos momentos difíceis: quanto mais aumente a minha fidelidade, melhor contribuirei para que os outros cresçam nesta virtude. E é tão atraente sentir-nos apoiados uns pelos outros!

(São Josemaría Escrivá - Forja, 948)

Corres o grande perigo de te conformares com viver (ou pensar que deves viver...) como um "bom rapaz", que se hospeda numa casa arrumada, sem problemas, e que não conhece senão a felicidade.

Isso é uma caricatura do lar de Nazaré. Cristo, justamente porque trazia a felicidade e a ordem ao mundo, saiu a propagar esses tesouros entre os homens e mulheres de todos os tempos.

(São Josemaría Escrivá - Forja, 952)

Bento XVI na audiência geral alerta para o perigo de viver como se Deus não existisse

Estamos todos em perigo de viver como se Deus não existisse, mas Deus tem mil maneiras,, para cada um a sua, de se tornar presente na nossa alma, de mostrar que existe e que nos conhece: foi o que sublinhou o Papa Bento XVI durante a audiência geral desta quarta feira, na Praça de S. Pedro. O Santo Padre dedicou a sua catequese a uma santa do século XIII, Ângela de Foligno, que depois de ter passado uma parte da sua vida despreocupada, descobriu o sentido do pecado e da salvação através de Cristo. Santa Ângela – comentou Bento XVI – quer tornar-nos atentos á presença de Deus. Peçamos ao Senhor que nos torne atentos aos sinais da sua presença e nos ensine a viver realmente.

Escutemos agora o Papa falando em português:

Queridos irmãos e irmãs,


Grande mística da Idade Média, a Beata Ângela de Foligno é um significativo exemplo de como a verdadeira felicidade nasce da íntima amizade com Cristo. Na seqüência de uma visão de São Francisco, abandonou a vida mundana que levava e fez uma confissão geral de seus pecados, iniciando o seu caminho de união espiritual com Deus. Após ficar viúva e perder todos os filhos, vendeu os seus bens e aderiu à Ordem Terceira Franciscana. O seu itinerário espiritual se caracterizou pela passagem gradual da consciência de pecado e temor do inferno, passando pelo doloroso “caminho da Cruz”, até chegar no “caminho do amor”. Com efeito, ao contemplar o Senhor crucificado, percebeu que a lhe salvar da sua indignidade e de merecer o inferno não seria tanto o seu esforço de unir-se com Deus como o dom gratuito do Pai através do sacrifício do Seu Filho na Cruz. A partir disso, a sua experiência mística lhe conduziu a assemelhar-se cada vez mais a Cristo, mediante purificações e transformações sempre mais profundas, que significavam viver aquilo que Cristo viveu: pobreza, desprezo e sofrimento.


Saúdo com profunda amizade os peregrinos lusófonos presentes nesta Audiência, particularmente os fiéis portugueses de Valongo e os brasileiros de Ribeirão Pires, Porto Alegre e São Paulo. Sobre todos invoco as luzes e bênçãos do Céu que possam, a exemplo da Baeta Ângela de Foligno, ajudar-vos a compreender o quanto Cristo nos amou e nos ama. Ide com Deus. Obrigado!


No final da audiência Bento XVI dirigiu o seu pensamento a Nossa Senhora de Fátima, cuja última aparição recordamos precisamente hoje. Á celeste Mãe de Deus o Papa confiou os jovens para que possam responder generosamente á chamada do Senhor. Maria – acrescentou depois o Papa – seja para vós queridos doentes, conforto nas vossas penas, e vos acompanhe, queridos noivos, no vosso incipiente caminho familiar.


(Fonte: site Rádio Vaticana)

Bom Dia! Outubro 13, 2010 de António Mexia Alves (13 de 36)



Clique em "Bom Dia! ..." e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Saibamos à semelhança do único leproso curado pelo Senhor que voltou atrás e deste mineiro boliviano manifestar-Lhe sempre a nossa gratidão

Mamani, boliviano a trabalhar no Chile, o último a ser resgatado do primeiro grupo de mineiros, ajoelhou-se e deu graças a Deus e de seguida beijou a sua mulher entre os aplausos dos socorristas.

(Fonte: ‘El Mundo’ online com tradução e edição de JPR)


«Agradece ao Senhor o enorme bem que te concedeu ao fazer-te compreender que "só uma coisa é necessária". E, junto com a gratidão, que não falte a tua súplica diária pelos que ainda O não conhecem ou não O compreenderam.»

(São Josemaría Escrivá – Sulco, 454)

S. Josemaría nesta data em 1931

“Disse o outro dia que faço pouca oração, e tenho de rectificar, ou melhor, de explicar este conceito: não tenho ordem – faço o propósito de a ter, a partir de hoje -, não costumo fazer meditação (a partir de hoje também farei uma hora diária), mas oração de afectos, passo muitos dias a fazê-la, desde manhã até à noite: é claro que, em certos momentos, de modo especial”, anota, ao falar da oração que Deus o ajuda a fazer por esses dias.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Justiça...

«Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que vem da boca de Deus» (Mt 4,4)

Para haver pão para todos, primeiro é preciso que o coração do homem seja alimentado. Para haver justiça entre os homens, tem de crescer a justiça no coração, e ela não cresce sem Deus, nem sem o alimento fundamental da Sua Palavra.

(A Caminho de Jesus Cristo – pág. 103 – Joseph Ratzinger)

Alterações no Escudo Papal

Bento XVI em Fátima (Portugal) - somos responsáveis pelo anúncio

O 13º dia – filme sobra a história das Aparições de Fátima – 1h24m41s – original em inglês e legendado em português

Tema para breve reflexão - Paciência (4)

Porque contou o Senhor com tantos pescadores entre os Seus Apóstolos? (...). Que qualidade viu neles Nosso Senhor? Creio que havia uma coisa que apreciou particularmente nos que haviam de ser os Seus Apóstolos: uma paciência inquebrantável (...) Tinham trabalhado toda a noite e não tinham pescado nada; muitas horas de espera, em que a luz cinzenta da aurora lhes traria o seu prémio, e não o houve...

Quanto esperou a Igreja de Cristo através dos séculos (...) estendendo pacientemente o seu convite e deixando que a graça fizesse a sua obra! (...)

Que importa se num local ou noutro trabalhou duramente e recolheu muito pouco para o seu Mestre? Sob a Sua palavra, apesar de tudo, voltará a deitar a rede, até que a Sua graça, cujos limites não têm comparação com o esforço humano, Lhe traga de novo uma nova pesca.

(R. A KNOX, Sermón en la fiesta de S. Pedro e S. Pablo, 1947.06.29, trad AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Didaquê (entre 60-120), catequese judaico-cristã
§3 (a partir da trad. Quéré, Pères apostoliques, Seuil 1980, p.94)

«Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11, 29)

Meu filho, foge de todo o mal ou daquilo que se assemelhar ao mal. Não sejas irascível: a cólera leva ao crime. Não sejas ciumento, conflituoso nem violento: essas paixões originam mortes. Meu filho, não sejas sensual: a sensualidade é o caminho para o adultério. Não uses de linguagem licenciosa, nem tenhas um olhar atrevido: também isso engendra adultério. [...] Resguarda-te dos encantamentos, da astrologia, das purificações mágicas; recusa-te a vê-las e a ouvi-las: isso seria [...] perderes-te na idolatria. Meu filho, não sejas mentiroso, porque a mentira conduz ao roubo. Não te deixes seduzir nem pelo dinheiro nem pela vaidade, que também incitam a roubar. Meu filho, não murmures contra os outros: tornar-te-ás blasfemo. Não sejas insolente nem malévolo, pois isso também conduz à blasfémia.

Usa de mansidão: «Felizes os mansos, porque possuirão a terra» (Mt 5, 5). Sê paciente, misericordioso, sem malícia, cheio de paz e bondade. Respeita sempre as palavras que ouviste do Senhor (Is 66, 2). Não te engrandecerás a ti próprio, não abandonarás o teu coração ao orgulho. Não te aliarás aos soberbos, mas frequentarás os justos e os humildes. Receberás os acontecimentos da vida como dons, sabendo que é Deus quem dispõe sobre todas as coisas.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 13 de Outubro de 2010

São Lucas 11,42-46

42 Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a casta de ervas, e desprezais a justiça e o amor de Deus! Era necessário praticar estas coisas, mas não omitir aquelas.43 Ai de vós, fariseus, que gostais de ter as primeiras cadeiras nas sinagogas e as saudações nas praças!44 Ai de vós, porque sois como os sepulcros que não se vêem e sobre os quais se anda sem saber!». 45 Então um dos doutores da lei, tomando a palavra, disse-Lhe: «Mestre, falando assim, também nos ofendes a nós».46 Jesus respondeu-lhe: «Ai de vós também, doutores da lei, porque carregais os homens com pesos que não podem suportar, e vós nem com um dedo lhe tocais a carga!