Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 3 de outubro de 2010

Boa noite!

Ao abrires o Santo Evangelho pensa que não só tens de saber o que ali se narra – obras e ditos de Cristo – mas também tens de vivê-lo. Tudo, cada ponto relatado, se recolheu, pormenor a pormenor, para que o encarnes nas circunstâncias concretas da tua existência. Nosso Senhor chamou os católicos para o seguirem de perto e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida. Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: "Senhor, que queres que eu faça?"... – A Vontade de Deus! – ouvirás na tua alma de modo terminante. Então, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. Assim procederam os santos.

(São Josemaría Escrivá - Forja, 754)

Para vos aproximardes do Senhor através das páginas do Santo Evangelho, recomendo sempre que vos esforceis por participar em cada cena como um personagem mais. Assim – conheço tantas almas normais e correntes que o fazem! – recolher-vos-eis como Maria, suspensa das palavras de Jesus, ou, como Marta, atrever-vos-eis a manifestar-lhe sinceramente as vossas inquietações, mesmo as mais pequenas.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 222)

W.A. Mozart - “A Flauta Mágica” – abertura – direcção da Met de James Levine

Povo da Sicília, encara com esperança o teu futuro! Vive com coragem os valores do Evangelho: Bento XVI na homilia da Missa no Fórum Itálico de Palermo

Bento XVI encontra-se em Palermo, aonde se deslocou por ocasião do encontro eclesial regional de famílias e jovens. O Santo Padre que esta tarde dirigirá a sua palavra aos padres, religiosos, religiosas e seminaristas na catedral, concluirá a sua visita encontrando os jovens na Praça Politeama.

No Fórum Itálico de Palermo, Bento XVI presidiu à Missa concelebrada com todos os bispos da Sicília.

Um forte encorajamento a viver e testemunhar a fé cristã, no meio de todas as dificuldades, foi o a dominante da homilia desta celebração. Fazendo-se eco das palavras do arcebispo de Palermo, D. Paulo Romeo, que evocara os problemas concretos com que se debate a população da Ilha, também Bento XVI reconheceu expressamente tais “dificuldades, problemas e preocupações”:

“Penso, em particular, nos que vivem concretamente a sua existência em condições de precariedade, devido à falta de trabalho, à incerteza do futuro, ao sofrimento físico e moral e, como recordou o arcebispo, em razão da criminalidade organizada. Hoje estou no meio de vós para testemunhar a minha proximidade e a minha recordação na oração. Estou aqui para dar-vos um forte encorajamento a não ter medo de testemunhar com clareza os valores humanos e cristãos, tão profundamente radicados na fé e na história deste território e da sua população”.

As leituras desta Missa – sublinhou o Papa – “falam todas da fé, fundamento de toda a vida cristã”. “Jesus educou os seus discípulos a crescer na fé, acreditando e confiando cada vez mais n’Ele, edificando sobre a rocha a própria vida”. E quando eles lhe pedem “Aumenta em nós a fé”, Jesus, sem responder directamente, recorre a uma imagem paradoxal para exprimir a incrível vitalidade da fé:

“Como uma alavanca move muito mais do que o próprio peso, assim a fé, mesmo um pouquinho de fé, consegue realizar coisas impensáveis, extraordinárias, como desenraizar uma grande árvore e transporta-la no mar. A fé – confiar em Cristo, acolhê-lo, deixar que nos transforme, segui-lo profundamente – torna possíveis coisas humanamente impossíveis, em cada realidade”.

Bento XVI prosseguiu a sua homilia evocando a “fervorosa fé” que ao longo dos séculos enriqueceu e animou a Igreja que está em Palermo, sobretudo na pessoa de tantos santos e santas, como santa Rosália, padroeira da cidade. O Papa convidou os palarmitanos a conservarem este “precioso tesouro de fé”, deixando-se guiar sempre pelos valores cristãos. Especial exortação, dirigiu-a Bento XVI aos leigos da Sicília:

“A vós, fiéis leigos, repito: não tenhais medo de viver e testemunhar a fé nos vários âmbitos da sociedade, nas múltiplas situações da existência humana, sobretudo nas mais difíceis! A fé dá-vos a força de Deus para ser sempre confiantes e corajosos, para ir para a frente com nova decisão, para tomar as iniciativas necessárias para dar um rosto cada vez mais belo à vossa terra!”

“E quando encontrardes a oposição do mundo (prosseguiu o Papa), recordai-vos da exortação do Apóstolo (na segunda leitura) “Não te envergonhes de dar testemunho do nosso Senhor”. Aquilo de que uma pessoa se deve envergonhar é do mal, do que ofende a Deus, do que ofende o homem. Coragem, portanto, sustentada pela fé:

“A tentação do desânimo, da resignação, chega a quem é débil na fé, a quem confunde o mal com o bem, a quem pensa que perante o mal, muitas vezes profundo, não há nada a fazer. Pelo contrário, quem está firmemente fundamentado na fé, quem tem plena confiança em Deus e vive na Igreja, é capaz de levar a vigorosa força do Evangelho”.

Assim se comportaram os Santos e Santas que floresceram ao longo dos séculos em Palermo e em toda a Sicília, como também leigos e padres, hoje em dia – acrescentou o Papa, que mencionou expressamente o padre Pino Puglisi, pároco de Palermo, assassinado pela Máfia em 1993.

“Sejam eles a manter-vos sempre unidos e a alimentar em cada um o desejo de proclamar, em palavras e obras, a presença e o amor de Cristo. Povo da Sicília, encara com esperança o teu futuro! Faz emergir em toda a sua luz o bem que queres, que procuras e que tens! Vive com coragem os valores do Evangelho, para fazer resplandecer a luz do bem! Com a força de Deus, tudo é possível!”

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Bom Dia! Outubro 03, 2010 de António Mexia Alves(3 de 36)


Clique em "Bom Dia! ..." e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

S. Josemaría nesta data em 1932


Sai de Madrid para fazer o retiro deste ano. No dia anterior havia anotado: “Vou amanhã para Segóvia fazer retiro junto de São João da Cruz. Pedi, mendiguei muita oração. Veremos”

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Crónica do Vaticano (inglês)

Que bela é sempre qualquer conversão!

«…, súbita e inesperadamente disse a Simpliciano, segundo ele mesmo contava: “Vamos à igreja: quero fazer-me cristão” E ele, não cabendo em si de alegria, acompanhou-o. Quando foi instruído nos primeiros mistérios da religião, não muito depois deu também o seu nome para que fosse regenerado pelo baptismo, perante a admiração de Roma e a alegria da Igreja. Os soberbos viam e iravam-se, rangiam os dentes e definhavam, mas, para o teu servo, o Senhor Deus era a sua esperança, e não olhava às vaidades e às loucuras mentirosas.»

(A conversão do reitor Mário Vitorino – Confissões – Livro VIII, II, 4 – Santo Agostinho)

Sinfonia nº40 de Mozart - 1º andamento

Tema para breve reflexão - Obediência (1)

A obediência consiste essencialmente neste conceito:
A obediência implica sempre o sacrifício da nossa vontade, e isso explica suficientemente porque o homem tem repugnância em obedecer. Obedecer é sempre ceder.

(GEORGES CHEVROt, Jesus e a Samaritana, Éfeso, 1956, pg 176)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal