Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 12 de setembro de 2010

W. A. Mozart: Laudate dominum - Soprano Nicoletta Panni

Bento XVI antes do Angelus pede oração de todos para a viagem ao Reino Unido

O Papa lembrou a personalidade e empenho do Cardeal John Henry Newman no diálogo ecuménico num país de maioria anglicana.

O Papa pediu esta manhã a oração de todos para a viagem ao Reino Unido. Bento XVI desloca-se àquele país na próxima quinta-feira para uma visita apostólica de quatro dias, em quatro cidades britânicas.

Esta manhã na oração do Angelus, o Papa falou desta deslocação. “Caros irmãos, na próxima quinta-feira desloco-me ao Reino Unido onde proclamarei beato o cardeal John Henry Newman. Peço a todos que, nesta viagem apostólica, me acompanhem com a oração. Confiemos à Virgem Maria – cujo nome santíssimo é hoje celebrado na Igreja – o nosso caminho de conversão a Deus”.

Esta manhã, e referindo-se ainda ao Cardeal John Henry Newman, o Papa lembrou a personalidade e empenho deste homem da Igreja no diálogo ecuménico num país de maioria anglicana.

(Fonte: site Radio Renascença)

Bento XVI antes do Angelus – “Apesar de sermos pecadores somos amados por Deus” (vídeos em espanhol e inglês)



Foi no Pátio interior da residência estiva de Castelgandolfo, onde o Papa se encontro ainda em repouso, que teve lugar, também este domingo, ao meio dia, a oração mariana do Angelus. Dirigindo-se aos numerosos fiéis provenientes de várias partes do mundo, Bento XVI deteve-se sobre as leituras da missa deste domingo, em que São Lucas nos fala das “três parábolas da misericórdia”: a ovelha tresmalhada, a mulher que procura o dracma perdido, o regresso do filho pródigo. Parábolas que não se resumem a palavras, mas constituem a explicação do próprio ser e do agir de Jesus.

Com efeito - frisou o Papa - o pastor que encontra a ovelha perdida é o próprio Senhor que toma sobre si a Cruz da humanidade pecadora para a redimir.

Por outro lado, o filho pródigo que reconhece o seu desvio da rectidão e, arrependido, decide regressar à casa de seu pai pronto a confessar que pecou contra ele e contra o Céu, permite-nos conhecer – disse Bento XVI – o valor da peregrinação interior que ele efectuou, dando-se conta de que não era digno de ser chamado filho por seu pai. Mas o amor de Cristo não nos abandona e ele é acolhido com festa pelo pai.

Como não abrir então o nosso coração à certeza de que, mesmo sendo pecadores, somos amados por Deus? – Perguntou o Papa aos presentes a quem chamou de caros amigos. – E logo respondeu que Deus não se cansa nunca de vir ao nosso encontro, que é sempre Ele quem percorre primeiro o caminho que nos separa Dele. É um Deus que se desloca do trono do juízo para o trono da misericórdia, referiu o Papa, citando o livro do Êxodo e acrescentando que o arrependimento é a medida da fé e que graças a ele se retorna à Verdade.
Só a fé pode transformar o egoísmo em alegria e restabelecer as relações como o próximo e com Deus.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Evangelho de hoje - Lc 15, 1-32 - O Filho Pródigo


Pai, obrigado,
porque sempre que me afasto de Ti,
levado pelas minhas fraquezas,
e arrependido volto para Ti,
Tu me recebes de braços abertos.
E não Te interessa o “tamanho” das minhas fraquezas,
porque o Teu amor e o teu perdão,
são infinitamente maiores que o meu pecado.
Pai,
obrigado por sempre abrires a porta da Tua casa
aos Teus filhos,
que arrependidos voltam para Ti,
e com eles fazeres a festa do amor,
a festa da alegria,
com Jesus Cristo Nosso Senhor,
na unidade do Espírito Santo.
Amen.

Joaquim Mexia Alves

(Fonte: ‘Apenas oração’ em http://apenasoracao.blogspot.com/2010/09/evangelho-de-hoje-lc-15-1-32-o-filho.html)

S. Josemaría nesta data em 1931

Anota: “É preciso convencermo-nos de que Deus está junto de nós continuamente. – Vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que também está sempre ao nosso lado.

E está como um pai amoroso – quer mais a cada um de nós do que todas as mães do mundo podem querer a seus filhos – ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando… e perdoando.

Quantas vezes fizemos desanuviar a fronte dos nossos pais, dizendo-lhes, depois de uma travessura: não torno a fazer mais! – Talvez naquele mesmo dia tenhamos tornado a cair… - E o nosso pai, com fingida dureza na voz, de cara séria, repreende-nos…, ao mesmo tempo que se enternece o seu coração, conhecedor da nossa fraqueza, pensando: pobre rapaz, que esforços faz para se portar bem!

É necessário que nos embebamos, que nos saturemos de que é Pai e muito Pai nosso, o Senhor que está junto de nós e nos Céus”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Maria Bethânia declama "Poema do menino Jesus", de Fernando Pessoa

Tema para breve reflexão - Deus único

Existe um único Deus, que é o Criador do céu e da terra, e por isso é também o Deus de todos os homens.

Dois factos se singularizam neste esclarecimento:

Que verdadeiramente todos os outros deuses não são Deus e que toda a realidade onde vivemos se deve a Deus, é criada por Ele.

(Creio em um só Deus – comentado por Bento XVI)

Ventre materno é o lugar mais perigoso para a sobrevivência, adverte Bispo de Córdoba

O Bispo de Córdoba, D. Demetrio Fernández, afirmou que com a difusão do aborto e dos milhares de assassinatos de crianças por nascer o ventre materno “converteu-se no lugar mais perigoso para a sobrevivência”.

Numa Missa por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Fuensanta, o Prelado expressou sua preocupação pela grande facilidade que se dá às mulheres espanholas que querem abortar enquanto "não se oferece nada às mulheres que pedem ajuda para levar adiante sua maternidade".

Neste sentido, o Bispo assinalou que a mulher "volta a ser uma vez mais vítima de uma sociedade egoísta", e disse que "muitas se vêem obrigadas a levar a cabo este acto do qual se arrependerão por toda a vida".

Durante a homilia, D. Fernández comparou o ventre das mulheres com o de Maria, "que se converteu em fonte Santa de vida porque dela nasceu Jesus, o Filho Salvador".

O Prelado também se referiu aos constantes ataques às tradições religiosas "numa época em que se proclama o fomento do pluralismo" e assinalou que " nunca poderão com os cristãos" porque "podem tirar-nos a vida, mas nunca nossa fé".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Cartas pessoais e esboços de Michelangelo são expostos em Sena (vídeos em espanhol e inglês)

Crónica do Vaticano (inglês)

Tudo preparado para esperada viagem de Bento XVI ao Reino Unido

O porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, assegurou que há muita serenidade na Santa Sé ante a viagem que o Papa Bento XVI empreenderá na próxima semana ao Reino Unido e recordou que o propósito original da visita é a beatificação do Cardeal John Henry Newman.

Em conferência de imprensa, o Padre Lombardi repassou os eventos programados para a visita e considerou possível que o Santo Padre se reúna com vítimas de abuso sexual.

O porta-voz recordou que se trata da décima sétima viagem papal e descartou que se trata da visita mais "difícil" de Bento XVI como alguns meios insistem em afirmar devido às ameaças de certos grupos radicais de protagonizar protestas contra o Pontífice.

"Vamos com muita serenidade, sabendo, entretanto, que é uma viagem muito importante e também complexa devido à riqueza dos acontecimentos e as situações que se apresentarão”, declarou o Pe. Lombardi.

A última visital de um Papa a Reino Unido foi em 1982 quando João Paulo II chegou a Inglaterra em plena crise das Malvinas. O sacerdote recordou que desta vez, a razão original da viagem é a beatificação do Cardeal John Henry Newman.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Requiem de Verdi