Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Caro Nome - Maria Callas

“Não descuides a prática da correcção fraterna”

Não descuides a prática da correcção fraterna, manifestação clara da virtude sobrenatural da caridade. Custa; é mais cómodo eximir-se; é mais cómodo, mas não é sobrenatural! E darás contas a Deus destas omissões.
(Forja, 146)

Quando nos apercebemos de que na nossa vida ou na dos outros alguma coisa corre mal, alguma coisa precisa do auxílio espiritual e humano, que nós, filhos de Deus, podemos e devemos prestar, uma clara manifestação de prudência consistirá em dar-lhe remédio oportuno, a fundo, com caridade e com fortaleza, com sinceridade. Não valem as inibições. É errado pensar que com omissões ou adiamentos se resolvem os problemas.

Sempre que a situação o requeira, a prudência exige que se aplique o remédio totalmente e sem paliativos, depois de pôr a chaga a descoberto.

Ao notar os menores sintomas do mal, sede simples, verazes, quer sejais vós a curar os outros, quer sejais vós a receber essa assistência. Nesses casos, deve-se permitir à pessoa que está em condições de curar em nome de Deus que aperte de longe a zona infectada e depois de mais perto, até sair todo o pus, de modo que o foco da infecção acabe por ficar bem limpo. Em primeiro lugar, temos que proceder assim connosco mesmos e com quem, por motivos de justiça ou caridade, temos obrigação de ajudar. Rezo nesse sentido especialmente pelos pais e por quem se dedica a tarefas de formação e de ensino.
(Amigos de Deus, 157)

São Josemaría Escrivá

Cair na mentira

Quem não acredita em Deus, acaba por acreditar em tudo o resto. Horóscopos, amuletos, superstições de vária ordem, búzios, ferraduras, deitar as cartas, pêndulo, tarot, espiritismo, magia...

Enfim, basta ler alguns jornais e revistas da moda para perceber o sucesso que estas práticas têm hoje.

Os que se consideram mais esclarecidos, caem também noutras práticas que, afinal, vão dar ao mesmo: feng-shui para decorar as casas, de modo a contentar os espíritos, ou reiki, para libertar energias através das mãos... É o que está a dar!

E o sucesso em Portugal destas práticas de paganismo merece agora honras televisivas, com mortos a falarem para as câmaras através de espíritas...

Sim, tudo isto é possível, garantem sacerdotes que praticam exorcismos. É essa uma das ciladas do demónio: recorrer a forças ocultas, desviando as pessoas da graça de Deus. A outra é convencer-nos de que o diabo não existe.

Muitos riem-se de tudo isto. Mas o que é certo é que há muita gente a sofrer por ter caído nestas e noutras armadilhas que o pai da mentira sabe criar.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

S. Josemaría nesta data em 1960



São Josemaría vai rezar à gruta de Nossa Senhora de Lourdes. “A Virgem Santa alcançar-te-á a fortaleza que necessitas para seguir com decisão os passos de seu Filho”, foi a sua pregação constante.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

O Juramento de Ética de 25 MBA’s de Harvard em Gestão

Qual a “validade” deste juramento? Depois de o assinarem, aos MBAs é pedido que escrevam uma declaração sobre o significado do juramento, sendo encorajados a escolherem “parceiros de responsabilização” nos quais podem confiar para pedir ajuda e suporte. Ao articularem publicamente um conjunto de crenças e princípios, os subscritores do juramento exercitam os seus “músculos éticos” face a situações de adversidade e são encorajados a revisitar e a actualizar as declarações. Um outro propósito deste juramento é que possa servir como plataforma de envolvimento para todos os que, de uma forma ou outra, têm responsabilidades nas empresas e que permitam alinhar o seu comportamento mediante os princípios propostos. Obviamente que um mero juramento ou a assinatura de um código de honra não pode alterar ou mandatar acções.

Contudo, é um importantíssimo primeiro passo no sentido de uma liderança ética e de como os princípios certos podem conduzir às acções adequadas. E, ao contrário do que se pode julgar, os alunos que estão a tirar o seu MBA e que foram testemunhas, em directo, da crise de valores e de falta de ética e responsabilidade social por parte das empresas estão muito mais despertos para estas questões. Ou seja, ter um diploma de um MBA já não significa somente a rampa para a ambição e para o carreirismo. Aqueles que, actualmente, estão a tirar os seus cursos na área da gestão, estão muito mais preocupados com a forma como as empresas afectam a comunidade, as vidas dos seus trabalhadores e o ambiente. Seguem-se as premissas do MBA Oath e que os gestores portugueses fiquem entusiasmados com um possível novo caminho.

Enquanto líder de negócios reconheço o papel que desempenho na sociedade.

• O meu propósito é liderar pessoas e gerir recursos para criar valor que nenhum indivíduo consiga criar no singular.
• As minhas decisões afectam o bem-estar dos indivíduos no interior e exterior da minha empresa, hoje e amanhã.

Assim, prometo que:

1. Irei gerar a minha empresa com lealdade e cuidado e não favorecerei os meus interesses pessoais às custas da empresa ou da sociedade.
2. Vou perceber e cumprir, em letra e espírito, as leis e contratos que governam a minha conduta e a da minha organização.
3. Privar-me-ei da corrupção, da concorrência injusta ou de práticas de negócios que prejudiquem a sociedade.
4. Protegerei os direitos humanos e a dignidade de todas as pessoas afectadas pela minha organização e opor-me-ei à discriminação e exploração.
5. Protegerei o direito das gerações futuras de melhorarem o seu nível de vida e desfrutarem de um planeta saudável.
6. Irei reportar a performance e os riscos da minha organização de forma exacta e honesta.
7. Investirei no meu desenvolvimento e no dos outros, contribuindo para que a profissão de gestor continue a melhorar e a criar uma prosperidade inclusiva e sustentável.

No exercício dos meus deveres profissionais e de acordo com estes princípios, reconheço que o meu comportamento deverá constituir um exemplo de integridade, desencadeando confiança e estima da parte daqueles que sirvo. Serei responsável, no que respeita aos meus pares e à sociedade, pelos meus actos e pela manutenção destes princípios.

Fonte: The MBA Oath (tradução livre)

'Les Prêtres' : Spiritus Dei

A luz de Deus

Mas não te esqueças de que não somos nós quem cria essa luz; apenas a reflectimos. Não somos nós quem salva as almas, levando-as a praticar o bem. Somos apenas um instrumento, mais ou menos digno, para os desígnios salvíficos de Deus. Se alguma vez pensássemos que o bem que fazemos é obra nossa, voltaria a soberba, ainda mais retorcida; o sal perderia o sabor, a levedura apodreceria, a luz converter-se-ia em trevas.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 250)

Tema para reflexão - Testemunhar a Fé

Hoje há centenas e centenas de milhares de testemunhos da fé muito frequentemente desconhecidos ou esquecidos pela opinião pública, cuja atenção está absorvida por outros factos; frequentemente só Deus os conhece. Eles suportam privações diárias, nas mais diversas regiões de cada um dos continentes.

Trata-se de crentes obrigados a reunir-se clandestinamente porque a sua comunidade religiosa não está autorizada. Trata-se de bispos, de sacerdotes. De religiosos a quem está proibido exercer o santo ministério nas suas igrejas ou nas suas reuniões públicas (...)

Trata-se de jovens generosos, a quem se impede de entrar num seminário ou num lugar de formação religiosa para ali realizar a sua vocação própria (...). Trata-se de pais a quem se nega a possibilidade de assegurar aos seus filhos uma educação inspirada na própria fé.

Trata-se de homens e mulheres, trabalhadores manuais, intelectuais e de todas as profissões, os quais, pelo simples facto de professar a sua fé, enfrentam o risco de ver-se privados de um futuro brilhante para as suas carreiras ou os seus estudos.

(JOÃO PAULO II, Meditação - prece, Lourdes, 1983.08.14)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Francisco Xavier (1506-1552), missionário jesuíta
Carta 131, 22 de Outubro de 1552 (a partir da trad. La Colombe, 1953, pp. 247-248)

«Envio-os como ovelhas para o meio dos lobos»

No dizer das gentes do país, corremos dois perigos. O primeiro é que o homem que nos conduz, após ter recebido o nosso dinheiro, nos abandone nalguma ilha deserta ou nos lance ao mar, a fim de escapar ao governador de Cantão. O segundo é ele conduzir-nos a Cantão e, ao chegarmos à presença do governador, este infligir-nos maus tratos ou meter-nos na prisão. Porque a nossa diligência é inconcebível. Inúmeros decretos interditam a quem quer que seja o acesso à China e, sem uma autorização do rei, é estritamente proibida a entrada de estrangeiros. Fora estes dois perigos, há muitos outros, e maiores, ignorados pelas gentes do país. Seria bem longo descrevê-los; contudo não deixarei de citar alguns.

O primeiro é perdermos esperança e a confiança na misericórdia de Deus. É por Seu amor e para o Seu serviço que vamos dar a conhecer a Sua lei e Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Redentor e Senhor. Ele sabe-o bem, dado que foi Ele que, na Sua santa misericórdia, nos comunicou este desejo. Ora, a falta de confiança na Sua misericórdia e no Seu poder no meio dos perigos em que podemos cair ao Seu serviço é um perigo incomparavelmente maior que os males que podem suscitar-nos todos os inimigos de Deus. Com efeito, se o Seu maior serviço o exigir, Ele guardar-nos-á dos perigos desta vida; e, sem a permissão e autorização de Deus, os demónios e os seus ministros em nada podem prejudicar-nos.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 9 de Julho de 2010

São Mateus 10,16-23

16 «Eis que Eu vos envio como ovelhas entre lobos. Sede, pois, prudentes como serpentes e simples como pombas.17 Acautelai-vos dos homens, porque vos farão comparecer nos seus tribunais e vos açoitarão nas sinagogas.18 Sereis levados por Minha causa à presença dos governadores e dos reis, para dar testemunho diante deles e diante dos gentios.19 Quando vos entregarem, não cuideis como ou o que haveis de falar, porque naquela hora vos será inspirado o que haveis de dizer.20 Porque não sereis vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é o que falará em vós.21 O irmão entregará à morte o seu irmão e o pai o seu filho; os filhos se levantarão contra os pais e lhes darão a morte.22 Vós, por causa do Meu nome, sereis odiados por todos; aquele, porém, que perseverar até ao fim será salvo.23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem.