Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 15 de junho de 2010

O Angelus do dia 13 de Junho de 2010 (versão integral)

Descobrem as imagens de Santos mais antigas de Roma (vídeo em espanhol)

Portugueses não esquecem Bento XVI

Um mês depois da visita apostólica o site oficial regista testemunhos de proximidade com o Papa

Um mês depois da visita apostólica a Portugal, que decorreu entre os dias 11 e 14 de Maio, são muitos os que anonimamente enviam testemunhos para a página oficial da visita de Bento XVI.

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, o Pe. Manuel Morujão realça a presença “humana e divina” de Bento XVI. O Papa deixou em Portugal uma “herança de fé viva, de esperança à prova de todas as crises, e de caridade justa e solidária”.

“Bento XVI entre nós foi muito mais do que ele mesmo”, afirmou o secretário da CEP, um dos poucos testemunhos assinados, destacando que o Papa foi “presença de Jesus Cristo, de quem é Vigário. Foi o sucessor de S. Pedro, Bispo de Roma, que veio até nós”.

Um testemunho anónimo realça o “homem culto, inteligente, seguro da sua fé e da sua esperança em Jesus Cristo” que esteve em Portugal.

“Bento XVI foi afável e disponível para ouvir as pessoas, para as respeitar no exercício da sua liberdade e para as incentivar a serem melhores”.

Um casal pertencente a uma equipa de Nossa Senhora, em Torres Vedras, afirma que a passagem do Papa “vai seguramente, deixar marcas de esperança e um acreditar bem vocacionado para o crescimento da nossa missão”.

Outro anónimo dá conta do “modelo” que Bento XVI é.

“Impressionou-me apesar da sua idade avançada toda a disponibilidade para o serviço e entrega pelos outros. Nas suas obras nota-se um grande amor e grande espírito de sacrifício pelos cristãos e humanidade em geral”.

A oração diante da imagem de Nossa Senhora, no Santuário de Fátima, é um momento destacado por outro anónimo. “Foi um momento de grande fé, esperança e sobretudo de grande coragem para o reacender a nossa fé”.

A página oficial da visita de Bento XVI a Portugal continua activa e disponibiliza todas as informações relativas à viagem apostólica que decorreu em Lisboa, Fátima e no Porto.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

S. Josemaría nesta data em 1975

Onze dias antes de morrer comenta numa conversa com os seus filhos: “Eu tenho a devoção de celebrar frequentemente, sempre que a liturgia o permite, a Missa da Santíssima Virgem; parece-me que já vo-lo disse uma vez. E há uma antiga oração, na qual o sacerdote pede a saúde mentis et corporis e, depois, a alegria de viver. Que bonito! Por aí fora julgam que a alegria de viver é coisa pagã, porque o que procuram é a alegria de morrer, de se suicidarem tontamente, de se suicidarem enterrados no esterco até à ponta dos cabelos. Seguir Cristo, procurar a santidade é ter a alegria de viver. Os santos não são tristes, nem melancólicos; têm bom humor”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bispos da Europa reafirmam a necessidade de seguir a linha do Papa no tema dos abusos sexuais

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) afirmou que perante a “dramaticidade” do problema dos abusos sexuais de menores, os Bispos pretendem “seguir” a linha de Bento XVI nesta matéria.

O CCEE defende que a questão tão “actual e dolorosa” dos casos de pedofilia envolvendo membro do clero deve ser enfrentada com “seriedade, transparência e vontade de tomar medidas enérgicas”.

A declaração tem como título “Em comunhão com Pedro” e surge após um encontro de secretários-gerais dos episcopados católicos europeus, em Roma

Na reunião foram recordadas “as medidas que os Bispos são chamados a seguir assim que são informados de possíveis casos de abusos”.

“Impressionam as medidas colocadas em prática por algumas conferências episcopais para enfrentar o problema, para prevenir casos de abusos e apoiar e acompanhar as vítimas e as suas família perante tais dramas, cuja condenação foi unânime”, pode ler-se.

Os participantes quiseram reafirmar a sua “comunhão” com o Papa e afirmam que o recentemente concluído ano sacerdotal foi “uma ocasião privilegiada” para reflectir sobre “a vocação, a vida, a espiritualidade e o ministério do sacerdote”.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Bento XVI à Pontifícia Academia Eclesiástica sobre o significado e o papel dos Serviços Diplomáticos da Santa Sé


Plena adesão ao Papa e ao Magistério e a paixão pela comunidade eclesial devem caracterizar aqueles que se formam para o serviço diplomático da Santa Sé. Foi o que destacou Bento XVI no discurso dirigido à Pontifícia Academia Eclesiástica. Representar o Romano Pontífice significa ter a capacidade de ser um canal seguro de comunicação entre as Igrejas particulares e a Sé Apostólica: de um lado, colocando à disposição do Papa e dos seus colaboradores uma visão objectiva, correcta e aprofundada da realidade eclesial e social em que se vive; de outro, empenhando-se em transmitir as indicações da Santa Sé, respeitando e valorizando, ao mesmo tempo, os esforços dos Bispos e o caminho das Igrejas particulares junto às quais se é enviado. Trata-se, portanto, concluiu o Papa, de um modo original de realizar a própria vocação sacerdotal.

(Fonte: H2O News)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Gregório de Narek (c. 994- c. 1010), monge e poeta arménio
Livro de orações, nº 74 (a partir da trad. SC 78, p. 389)

«Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai [...], pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus»

Muitas são as minhas faltas e inumeráveis,
Contudo, não tão espantosas como a Tua misericórdia.

Múltiplos são os meus pecados,
Mas sempre pequenos, comparados com o teu perdão. [...]

Que efeito poderá ter um pouco de trevas
Sobre a Tua luz divina?

Como pode uma pequena obscuridade rivalizar
Com os Teus raios, Tu que és grande!

Como pode a concupiscência do meu corpo frágil
Ser comparada com a Paixão da Tua cruz?

O que parecerão aos olhos da Tua bondade, ò Todo-Poderoso,
Os pecados de todo o universo?

Eis que eles são [...] como bolha de água
Que, pela queda da Tua chuva abundante,
Desaparece imediatamente. [...]

És Tu que dás o sol aos maus e aos bons,
E fazes chover para todos indistintamente.

Para uns a paz é grande por causa da espera da recompensa; [...]
Mas àqueles que preferiram a terra,
Tu perdoas por misericórdia:
Dás-lhes um remédio de vida como aos primeiros;
E esperas sempre o seu regresso a Ti.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 15 de Junho de 2010

São Mateus 5,43-48

43 «Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”.44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.45 Deste modo sereis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e manda a chuva sobre justos e injustos.46 Porque, se amais somente os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo?47 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? Não fazem também assim os próprios gentios?48 Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.