Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rachmaninov Concerto #2

Vamos ajudar a ACEPRENSA em língua portuguesa

Caros amigos(as),

Os tempos estão difíceis para todos nós e o futuro próximo não se apresenta risonho, mas se cada um de nós, na medida das suas possibilidades, contribuir com € 5 estaremos a contribuir para a manutenção e crescimento de órgão de informação católico onde são tratados variadíssimos temas de interesse geral.

Ajudemos a nossa formação e o nosso enriquecimento cultural e religioso, deslocando-nos a uma ATM ou usando o Homebanking transferindo para:

NIB 0035 2180 00016219830 93

Aquilo que estiver ao nosso alcance,

Bem-haja!

JPR

“Conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a”

Deves ter uma intensa devoção à nossa Mãe. Ela sabe corresponder com finura aos obséquios que Lhe fizermos. Além disso, se rezares o Terço todos os dias com espírito de fé e de amor, Nossa Senhora encarregar-se-á de te levar muito longe pelo caminho do seu Filho. (Sulco, 691)

Quanto cresceriam em nós as virtudes sobrenaturais se conseguíssemos verdadeira devoção a Maria, que é Nossa Mãe! Não nos importemos de lhe repetir durante todo o dia – com o coração, sem necessidade de palavras – pequenas orações, jaculatórias. A devoção cristã reuniu muitos desses elogios carinhosos na Ladainha que acompanha o Santo Rosário. Mas cada um de nós tem a liberdade de os aumentar, dirigindo-lhe novos louvores, dizendo-lhe o que – por um santo pudor que Ela entende e aprova – não nos atreveríamos a pronunciar em voz alta.

Aconselho-te (...) que faças, se o não fizeste ainda, a tua experiência particular do amor materno de Maria. Não basta saber que Ela é Mãe, considerá-la deste modo, falar assim d'Ela. É tua Mãe e tu és seu filho; quer-te como se fosses o seu único filho neste mundo. Trata-a de acordo com isso: conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a, ama-a. Ninguém o fará por ti, tão bem como tu, se tu não o fizeres. (Amigos de Deus, 293)

São Josemaría Escrivá

Comissão de Segurança Social e Família aprovou hoje o Estatuto do Nascituro na Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou hoje o texto substitutivo da deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) ao Projecto de Lei 478/07, elaborado pelos deputados Luiz Bassuma (PV-BA) e Miguel Martini (PHS-MG), que cria o Estatuto do Nascituro. O texto define que a vida humana começa na concepção, o que eliminaria a hipótese de aborto em qualquer caso. O texto aprovado pode mudar a legislação para que a mulher vítima de estupro seja proibida de abortar. A proposta segue agora para a votação nos plenários da Câmara e do Senado.

A parlamentar Solange Almeida ressaltou no substitutivo que, desde a concepção, são reconhecidos todos os direitos do nascituro, em especial o direito à vida, à saúde, ao desenvolvimento e à integridade física. "A criança não pode pagar pelo erro dos pais", ressaltou.

A principal mudança em relação à legislação actual, segundo Almeida, é que, se o projecto se transformar em lei, a mulher vítima de estupro não já não poderá abortar.

Hoje, além dos casos de estupro, é assegurado o direito de abortar quando há risco de vida para a mãe.

Votos contrários

O texto, que aproveitou também os projectos apensados (PL 489/07, PL 1763/07 e PL 3748/08), foi aprovado contra os votos dos deputados Dr. Rosinha (PT-PR), Henrique Fontana (PT-RS), Darcísio Perondi (PMDB-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Rita Camata (PSDB-ES), Jô Moraes (PCDOB-MG) e Pepe Vargas (PT-RS).

Fontes do Movimento em Defesa da Vida assinalam que é importante “manter a mobilização junto as demais comissões do Congresso e quando da votação em plenário na Câmara e do Senado”.

Para ver a lista de deputados e parlamentares que devem ser contactados para votar pela vida nas seguintes assembleias da Câmara veja também:
http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18998

A proposta na íntegra pode ser vista na página da Agência Câmara:
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SAUDE/147999-SEGURIDADE-APROVA-ESTATUTO-DO-NASCITURO.html

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Dois "Dias de cultura e espiritualidade russa no Vaticano". Nesta quinta à tarde, concerto oferecido ao Papa pelo Patriarca de Moscovo

Reforçar o diálogo entre ortodoxos e católicos: este o objectivo dos dois “Dias de cultura e espiritualidade russa no Vaticano”, nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de Maio. Momento culminante será, neste tarde, na Sala Paulo VI, no Vaticano, às 18h locais – um Concerto da Orquestra nacional russa de São Petersburgo, oferecido ao Papa pelo Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, Sua Santidade Cirilo I.

Do programa fazem parte peças de variados compositores russos: Sergey Rachmaninov, Nicolay Rimsky-Korsakov, Modest Musorgskij, Piotr Chaikowsky e o próprio metropolita Hilarion, do qual se executado um “Canto da Ascensão”.

No final, Bento XVI dirigirá a palavra aos presentes.

Na manhã de ontem, quarta-feira, teve lugar um encontro entre o Metropolita Hilarion Alfeev do Patriarcado de Moscovo; o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper; e o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, D. Gianfranco Ravasi, que presidiu depois a uma conferência de imprensa. Quando se fala de cultura não se pode prescindir da dimensão espiritual, observou D. Ravasi, enquadrando estes dois Dias de cultura e espiritualidade russo, que (fez notar) ocorrem no ano de centenário, em Dezembro próximo, da morte do grande escritor russo Tolstoj, e que antecipam o ano 2011, dedicado, na Itália, à cultura russa. Dias que marcam uma nova etapa no caminho ecuménico, como frisou o Cardeal Kasper: “Parece-me que justamente este diálogo cultural seja de particular importância e actualidade, quando se fala de diálogo entre Oriente e Ocidente. Muitas vezes já se disse e escreveu que a triste milenária separação entre Oriente e Ocidente não é causada apenas por diferenças teológicas, nem mesmo só por conflitos políticos, mas, sobretudo, por um distanciamento, uma irritação e uma alienação cultural, que hoje, sob o signo da integração entre Oriente e Ocidente Europeus, devemos superar, não no sentido de um nivelamento, mas no sentido de um recíproco enriquecimento, numa comunhão sem fusão ou assimilação. Tal comunhão não é uma realidade separada das outras, mas torna-se num forte testemunho comum da riqueza da cultura europeia e das suas raízes cristãs, hoje, infelizmente, muitas vezes esquecidas ou mesmo negadas e rejeitadas."

Ontem, quarta-feira, à tarde, na paróquia ortodoxa russa de Santa Catarina de Alexandria decorreu um Simpósio tendo como tema “Ortodoxos e Católicos na Europa de hoje. As raízes cristãs e o comum património cultural do Oriente e do Ocidente”, em que intervieram, para além das três personalidades já referidas, o historiador católico André Riccardi (fundador da Comunidade de Santo Egídio) e duas figuras do mundo cultural e político russo, respectivamente Pavel Lungin e Boris Ananiev.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Surf

Há dias parei à beira-mar fascinado com os numerosos jovens - alguns não tão jovens - que praticavam surf, aproveitando as ondas de uma maré a "encher".
E ocorreu-me que também eu sou, bem vistas as coisas, um "surfista".

Ando pelas ondas da vida, tentando aproveitar ao máximo as possibilidades e habilidade que tenho - os dons que Deus me deu - para dominar o seu ímpeto e, na medida do possível, revertê-lo em meu favor.

Não sou grande atleta, nem o peso dos anos me garantem a agilidade necessária para executar com brilho a tarefa.

Mas são exactamente esses anos, essa experiência adquirida em tantas quedas, trambolhões - alguns bem grandes e desastrosos - que definitivamente me ajudam na performance.

Em primeiro lugar porque tenho uma "prancha" fantástica que quase me leva, sem eu querer, pelo melhor percurso, aproveitando a melhor corrente, mantendo-me à tona com um mínimo de galhardia.

Depois tenho uns professores que incansavelmente me ensinam, orientam e ajudam, suprindo a minha falta de habilidade, as minhas limitações e, melhor de tudo, os meus medos e receios.

Os piores destes medos e receios são os "respeitos humanos", - "o que dirão" - deste homem maduro a meter-se em tais trabalhos.

Mas logo me convenço que esse é o meu objectivo: não importa quem vê, aprecia, critica ou louva os meus movimentos nas ondas da vida. Basta-me ter a certeza, que o Mestre que tudo vê, avalia e aprecia, fica contente com o meu esforço, com a minha vontade e determinação em, "apesar dos pesares", levar para a frente o que tenho de fazer em cada momento.

Por isso, tenho a certeza que nunca se deve "surfar" de motu próprio, sozinho, confiando nas capacidades pessoais, por muito capaz, atlético ou treino que se possa ter.

Direcção...direcção...direcção!

Confiar em quem devo confiar e que, por graça de Deus, tem a graça especial de me ensinar o que devo fazer em cada momento.

Sem esta direcção, não conseguiria vencer a menor das ondulações, quanto mais, as vagas alterosas que, não poucas vezes, me perturbam e me tornam cobarde.

E, depois, quando caio espalhafatosamente, esparramando-me nas águas revoltas, volto a erguer-me, tomo a "prancha" da minha vocação e...aí vou eu!

(AMA, meditação 2006.11.06)

DECENÁRIO DO ESPÍRITO SANTO

8º Dia

Dons do Espírito Santo

Piedade


O Dom de Piedade é um dom cuja característica principal é a de nos dar uma familiaridade sobrenatural com Deus. Dirigimo-nos a Ele como filhos e Ele trata-nos como um bom Pai.

(Francisco Fernández CARVAJAL & Pedro BETTETA LÓPEZ, Hijos de Dios, nr. 76)
(citado e trad. por AMA)

Meditações de Maio por António Mexia Alves

20

SALVE RAINHA

NESTE VALE DE LÁGRIMAS


Aqui onde estamos de passagem esperamos ansiosamente nos conduzas à alegria da visão beatífica.

(AMA, 8ª meditação sobre a Salve Rainha)

Codex Calixtinus - Congaudeant catholici

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Tema para reflexão

TEMA: MÊS DE NOSSA SENHORA

Santo Rosário: Mistérios Dolorosos
4º Mistério: Jesus com a Cruz às costas


Sobre os Teus ombros doridos, repousa agora a Cruz que, desde sempre, Te estava reservada.
Enfraquecido como estás, uma noite inteira sem dormir, o sofrimento atroz do Getsemani, as vergastadas, os encontrões, deixaram-te quase sem forças.
O Teu Espírito está como que aturdido pelos insultos, as palavras soezes, o ódio e a raiva que vês nos homens que Te rodeiam e que toda a noite Te atormentaram. (…)
E onde estou eu, Senhor? No grupo turbulento, inconsciente e sem vontade própria os que gritam: Crucifica-O! Daqueles que se aglomeram, ávidos de verem como vais aguentar o pesado madeiro? Ou estou no meio daqueles que se limitam a cumprir ordens, sem querer saber, como nem porquê, se são justas ou injustas, e assim Te flagelei e agora Te arrasto para receberes a Cruz? (…) Descansa agora a Cruz no Teu ombro dorido, Senhor que Tu és homem, embora perfeito, sentes em todo o Teu corpo esse peso enorme desse lenho duro que há-de receber o teu Corpo martirizado. E porque és Deus, conheces, um a um, todos os pecados de todos os homens que constituem o peso dessa Cruz. Os meus também! (...)

(AMA, meditações sobre os Mistérios do Rosário, 1988.02.23)


DOUTRINA: A elevação sobrenatural e o pecado original

O pecado original 2 - a

Com o relato da transgressão humana do mandato divino de não comer do fruto da árvore proibida, por instigação da serpente (Gn 3,1-13), a Sagrada Escritura ensina que no início da história os nossos primeiros pais se rebelaram contra Deus desobedecendo-Lhe, sucumbindo à tentação de quererem ser como deuses. Como consequência, receberam o castigo divino, perdendo grande parte dos dons que lhes tinham sido concedidos (vv. 16-19) e foram expulsos do paraíso (v. 23). Isto foi interpretado pela tradição cristã como a perda dos dons sobrenaturais e preternaturais, bem como um dano na própria natureza humana, se bem que não ficasse essencialmente corrompida. Fruto da desobediência, de se preferirem antes si próprios em vez de Deus, o homem perde a graça (cf. Catecismo, 398-399) e também a harmonia com a criação e consigo mesmo: o sofrimento e a morte fazem a sua entrada na história (cf. Catecismo, 399-400).

(in News Letter, O.D., temas doutrinais)
(citação AMA)

Agradecimento: António Mexia Alves

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

João Paulo II
Encíclica «Ut unum sint», § 22

«Que todos sejam um»

Quando os cristãos rezam juntos, a meta da unidade fica mais próxima. A longa história dos cristãos, marcada por múltiplas fragmentações, parece recompor-se tendendo para a fonte da sua unidade, que é Jesus Cristo. Ele «é sempre o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade» (Heb 13, 8). Na comunhão de oração, Cristo está realmente presente; reza «em nós», «connosco» e «por nós». É Ele que guia a nossa oração no Espírito Consolador, que prometeu e deu à sua Igreja no Cenáculo de Jerusalém, quando a constituiu na sua unidade original.

No caminho ecuménico para a unidade, a primazia pertence, sem dúvida, à oração comum, à união orante daqueles que se congregam à volta do próprio Cristo. Se os cristãos, apesar das suas divisões, souberem unir-se cada vez mais em oração comum ao redor de Cristo, crescerá a sua consciência de como é reduzido o que os divide em comparação com aquilo que os une. Se se encontrarem sempre mais assiduamente diante de Cristo na oração, os cristãos poderão ganhar coragem para enfrentar toda a dolorosa realidade humana das divisões, e reencontrar-se-ão juntos naquela comunidade da Igreja que Cristo forma incessantemente no Espírito Santo, apesar de todas as debilidades e limitações humanas.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 20 de Maio de 2010

São João 17,20-26

20 «Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que hão-de acreditar em Mim por meio da sua palavra,21 para que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em Nós, a fim de que o mundo acredite que Me enviaste.22 Dei-lhes a glória que Me deste, para que sejam um, como também Nós somos um:23 Eu neles e Tu em Mim, para que a sua unidade seja perfeita e para que o mundo conheça que Me enviaste e que os amaste como Me amaste.24 Pai, quero que, onde Eu estou, estejam também comigo aqueles que Me deste, para que contemplem a Minha glória, a glória que Me deste, porque Me amaste antes da criação do mundo.25 Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes conheceram que Me enviaste.26 Dei-lhes e dar-lhes-ei a conhecer o Teu nome, a fim de que o amor com que Me amaste, esteja neles e Eu neles».