Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Beethoven Piano Concerto No. 5 in E-flat major, Op. 73

Relíquias de Santo António expostas em Pádua


Depois de 29 anos do reconhecimento canónico e científico de que se trata verdadeiramente os ossos de Santo António, devotos do mundo inteiro puderam vê-los na Basílica de Santo António, em Pádua, no norte da Itália. Descrever o que é ver de perto os ossos do Santo de devoção, para muitos é quase impossível.

“Foi uma experiência belíssima, que não se repetirá mais em toda minha vida. Estou sem palavras; é algo que tocou no fundo do meu coração”

“É realmente emocionante. Para quem crê e para os fiéis é uma emoção forte”

O santo dos milagres, como é conhecido no Brasil, continua demonstrando que sua vida foi repleta de intervenções divinas extraordinárias. Na capela das relíquias onde foi exposta a ossada, a língua e parte do aparelho fonador do santo, estão intactos desde 1263, 30 anos após a sua morte. Mas o que torna este santo tão querido e tão popular em todo o mundo?

“Santo António é um santo presente na vida das pessoas e as ajuda a estarem presentes na própria vida e nas próprias situações, além de ensiná-las a colocar nas mãos o próprio futuro, de modo que os problemas sejam enfrentados e não simplesmente assumidos. Por isto, muitos o seguem".

(Fonte: H2O News)

Papa vai a Fátima «como um filho». Oração na Capelinha das Aparições recorda atentado contra João Paulo II

Bento XVI vai apresentar-se em Fátima “como um filho que vem visitar sua Mãe”, segundo a oração que o próprio vai conferir na Capelinha das Aparições.

O Missal das celebrações a que o Papa vai presidir em Portugal apresenta esta oração, na qual Bento XVI lembra “as alegrias e esperanças e também os problemas e as dores” dos que se encontram na Cova da Iria ou “acompanham de longe” as celebrações.

O primeiro momento da visita do actual Papa ao Santuário, na tarde de 12 de Maio, inicia-se com a recitação de um texto em que Bento XVI faz memória do atentado contra João Paulo II, a 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro.

Evocando a “mão invisível” a que o Papa polaco se referia para explicar a sua sobrevivência, Bento XVI recorda que o seu predecessor quis oferecer ao Santuário de Fátima uma bala que o “feriu gravemente”.

A respeito dessa bala, colocada na coroa da imagem da Capelinha, o actual Papa afirma ser “profundamente consolador” saber que a Virgem de Fátima está coroada “não só com a prata e o oiro das nossas alegrias e esperanças”, mas também “com a bala das nossas preocupações e sofrimentos”.

“Agradeço, Mãe querida, as orações e os sacrifícios que os Pastorinhos de Fátima faziam pelo Papa, levados pelos sentimentos que lhes infundistes nas aparições. Agradeço também todos aqueles que, em cada dia, rezam pelo Sucessor de Pedro e pelas suas intenções para que o Papa seja forte na fé, audaz na esperança e zeloso no amor”, acrescenta.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Meditações de Maio por António Mexia Alves

06

O SENHOR É CONTIGO!

Esta afirmação revela uma intimidade tão grande que te converte na medianeira por excelência.

(AMA, meditação sobre a Ave Maria)

S. Josemaría nesta data em 1945

“Chega um momento, em que nos é impossível distinguir onde acaba a oração e onde começa o trabalho, porque o nosso trabalho também é oração, contemplação, vida mística verdadeira de união com Deus – sem coisas estranhas: endeusamento”, escreve nes-ta data.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Ser Santo

«Ser santo não significa ser superior aos outros; antes, o santo pode ser muito débil, pode ter cometido tantos erros na sua vida. A santidade é este contacto profundo com Deus, fazer-se amigo de Deus: é deixar agir o Outro, o Único que realmente pode fazer com que o mundo seja bom e feliz. Por conseguinte, se São Josemaría Escrivá fala da chamada de todos a ser santos, parece-me que, em última análise, está a haurir desta sua experiência pessoal de não ter feito sozinho coisas incríveis, mas de ter deixado agir Deus».

(Artigo “L’Osservatore Romano”, 6-X-2002 – Joseph Ratzinger)

Promulgada lei orgânica pro-vida em município de São Paulo (extraordinário exemplo esperemos que em Portugal hajam autarcas com a mesma clarividência)

A Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí (São Paulo), promulgou, em Sessão Solene, a revisão Lei Orgânica do Município, declarando o primado da vida e a dignidade da pessoa humana como princípios fundamentais no texto constitucional local. Os 129 artigos da lei, dão destaque à defesa da vida e promoção da estrutura natural da família (primeira e principal instituição humana), para declarar oficial e solenemente que "o direito à vida, desde a concepção até a morte natural" é "o primeiro e principal de todos os direitos humanos". Desta forma São Bento do Sapucaí torna-se o primeiro município pro-vida do Brasil.

No discurso do vereador Prof. Hermes Rodrigues Nery, Presidente da Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí, durante a Sessão Solene de Promulgação da primeira Lei Orgânica pró-vida do País, o político destacou que “chegamos hoje, depois de muito trabalho, ao momento da promulgação da revisão Lei Orgânica do Município de São Bento do Sapucaí, num processo amplamente democrático, transparente e participativo, (...). Daí que quando propusemos a reforma da Lei Orgânica, foi para que pudéssemos garantir em lei o direito a vida como primeiro e principal de todos os direitos humanos, e políticas públicas em defesa da estrutura natural da família, primeira e principal instituição humana”.

Na mesma sessão solene o vereador fez uma análise da cultura actual assinalando que “é uma crise muito séria a que vivemos, pois a humanidade inteira está sendo vítima de muitos ataques e violências, atentados e agressões em nível sem precedentes, especialmente contra princípios e valores que durante séculos elevaram o género humano à consciência de que sua dignidade é um bem precioso, que precisa ser defendido de todas as ameaças. Daí o nosso compromisso, desde o início, com formação e depois com a própria revisão da lei orgânica, foi conjugar legislação e vida, como um primeiro passo, pois sabemos que há muito que ser feito para que alcancemos um nível de consciência que reconheça o valor da pessoa humana” (...), comentou o vereador.

Sobre a defesa da família o legislador mencionou que “quisemos nesta Lei Orgânica incluir um capítulo especial sobre a defesa da estrutura natural da família. O ser humano tem necessidade de viver comunitariamente em sociedade. Tem direitos e deveres naturais, e a exigência da vida em sociedade, no convívio com os demais, torna-se necessário justamente para que ele se realize como pessoa. Ninguém é uma ilha. Não se é feliz sozinho, isolado. O homem e a mulher não foram feitos para a solidão. Por isso, é impelido pela sua própria natureza, a atender as suas necessidades (materiais e imateriais) no convívio com os demais, numa relação de mútua-ajuda, e não de espoliação uns dos outros”.

“A Constituição Federal coloca a dignidade da pessoa humana como princípio fundamental - continuou o político pró-vida - mas ‘faz um silêncio de morte sobre o início da vida humana’, como afirmou o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito. A Carta Magna garante a inviolabilidade da vida humana, mas não deixa claro a partir de que momento a vida humana deve ser protegida, provocando assim erros hermenêuticos com consequências que banalizam o valor e o sentido da vida, porque não a promove integralmente”.

Referindo-se à apresentação da revisão da Lei Orgânica de São Bento do Sapucaí, o Dr. Ives Gandra da Silva Martins, renomado jurista brasileiro, salienta que “nada impede que nas constituições estaduais e nas leis orgânicas sejam reproduzidas normas da Constituição da República, com explicitações”. O que a Câmara de São Bento faz é exactamente explicitar a inviolabilidade da vida humana, desde a concepção até a morte natural, garantindo assim a primazia do direito à vida, pois não há direito à saúde, à educação, à liberdade de expressão, à moradia, etc., se não estiver assegurado o direito à vida”, destacou.

Trata-se de uma iniciativa pioneira, a Câmara promulgar a nova Lei Orgânica, e conjugar legislação e vida, "inspirado nos princípios da lei natural", enfatizando a defesa da vida humana, "a partir dos valores do humanismo integral". Dessa forma, São Bento do Sapucaí torna-se o primeiro Município pro-vida do Brasil.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Bispos pedem aos católicos para não ficarem em casa a ver o Papa pela televisão

Prelados apelam aos fiéis que manifestem a sua estima por Bento XVI e sublinham importância das celebrações em Fátima

O Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, apela aos católicos para se dirigirem aos locais onde Bento XVI vai estar durante a sua visita e Portugal, de 11 a 14 de Maio.

“Não fiquemos em casa a vê-lo pela televisão. Vamos ter com ele, mesmo com os incómodos de estar no meio da multidão”, escreve em Nota Pastoral.

“Vamos com o coração em festa, levando connosco os sinais que exteriorizam essa alegria íntima e coloquemos outros sinais dessa alegria à janela da nossa casa”, exorta o prelado, recordando que o Papa sobrevoa o Santuário de Cristo Rei, em Almada, no dia 12, às 16h30.

D. Gilberto Reis quer que os católicos façam sentir a Bento XVI “que está em ‘sua casa’”, mostrando que em Portugal “o amor a Cristo e à Igreja” está “vivo e quer crescer”.

O responsável pela diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, também insiste na tónica da desinstalação: depois de dirigir um “apelo do coração” à presença nas celebrações de 12 e 13 de Maio, em Fátima, pediu aos católicos para não se deixarem “seduzir pelo comodismo de ver [o Papa] apenas pela televisão”.

Por seu lado, D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, exorta os fiéis a acompanhar Bento XVI pelos meios de comunicação, pedindo-lhes também que se desloquem a Fátima: “Não fujamos ao sacrifício de participarmos nas diversas assembleias presididas pelo Santo Padre”.

O apelo à “presença física”, sobretudo no santuário mariano, foi igualmente feito pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, para que o Papa possa saber o “quanto estimamos a sua pessoa e o seu ministério ao serviço da Igreja e também do mundo e da cultura actuais”.

D. António Vitalino, Bispo de Beja, convoca os seus “diocesanos e concidadãos” a prepararem-se para a visita, “que terá o seu ponto alto em Fátima”, lugar “significativo para a Igreja e para a paz no mundo”.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Criar necessidades

Um pretendente a um emprego ouviu do gerente da fábrica de bolachas:

_ O senhor, se quiser o lugar, tem um ano para vender bolachas, pelo menos, a um milhão de jovens para que as consumam, diariamente, da parte da manhã.

_ Mas o que têm as bolachas de especial, perguntou, são estaladiças, têm um sabor novo, apelativo?

_ Não senhor. São bolachas iguais às outras.

_ Mas então…como garantir que os jovens as comam e da parte da manhã?!

_ Isso não sei, mas, o seu trabalho é exactamente criar esse hábito.

( Citado por P. Manuel Martinez., recolecção, Porto, 26.08.2007)

A Tua Paz!

A Tua Paz! Se os homens procurassem, de veras, a Tua Paz e não uma outra qualquer engendrada em plenários, consignada em tratados, apregoada como uma ''vitória'' porque, de facto, nas coisas humanas, só o vencedor tem condições para ''impor'' a paz, se assim fora, a Tua Paz viria sobre o mundo e nunca mais seriam necessários vencedores de coisa nenhuma.

(AMA, Meditação sobre Jo 14, 27-31, 2010.05.04)

Franz Joseph Haydn-Serenade

Tema para reflexão

TEMA: Mês de Maria – O Santo Rosário – Mistérios Luminosos

Os Mistérios Luminosos são os que consideram os cinco principais temas da Vida Pública de Jesus Cristo:
1. O Baptismo Jordão;
2. Auto revelação nas bodas de Caná;
3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão;
4. A Transfiguração;
5. A instituição da Eucaristia

(AMA, 2010.04.08)


Doutrina: Alegria e paz

Só se tiverdes em vós esta graça divina, que é alegria e paz, podereis construir algo válido para os homens.
(JOÃO PAULO II, Discurso 10.04.1979)

Agradecimento: António Mexia Alves

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Tomás de Celano (c. 1190-c. 1260), biógrafo de São Francisco e de Santa Clara
Vita Secunda de São Francisco, §§ 125 e 127 (a partir da trad. de Debonnets et Vorreux, Documents, p.430)

«Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a Minha alegria»

São Francisco afirmava: «Contra todas as maquinações e ardis do inimigo, a minha melhor defesa continua a ser o espírito da alegria. O diabo nunca fica tão contente como quando consegue arrebatar a alegria à alma de um servo de Deus. Ele tem sempre uma reserva de poeira que sopra na consciência através de qualquer orifício, para tornar opaco o que é límpido; mas em vão tenta introduzir o seu veneno mortal num coração repleto de alegria. Os demónios não podem nada contra um servo de Cristo que encontram repleto de santa alegria; enquanto uma alma desgostosa, melancólica e deprimida se deixa facilmente submergir pela tristeza ou absorver por prazeres enganosos.»

Eis por que ele mesmo se esforçava por manter sempre o coração alegre, por conservar esse óleo da alegria com o qual a sua alma tinha sido ungida (Sl 44, 8). Tinha grande cuidado em evitar a tristeza, a pior das doenças, e, quando sentia que ela se começava a infiltrar na sua alma, recorria imediatamente à oração. «À primeira perturbação, dizia ele, o servo de Deus deve levantar-se, pôr-se em oração e permanecer diante do Pai até que Ele lhe faça recuperar a alegria própria daquele que foi salvo» (Sl 50,14). [...]

Com os meus próprios olhos o vi eu por vezes apanhar do chão um pedaço de madeira, colocá-lo sobre o braço esquerdo e raspá-lo com um pau como se tocasse com o arco na viola; assim, fazia de conta que acompanhava [com música] os louvores que cantava ao Senhor em francês.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 6 de Maio de 2010

São João 15,9-11

9 Como o Pai Me amou, assim Eu vos amei. Permanecei no Meu amor.10 Se observardes os Meus preceitos, permanecereis no Meu amor, como Eu observei os preceitos de Meu Pai e permaneço no Seu amor.11 Disse-vos estas coisas, para que a Minha alegria esteja em vós e para que a vossa alegria seja completa.