Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Bento XVI: família central para uma sociedade sã


Defender a família, defender os direitos dos mais fracos e das crianças, opor-se às escolhas contra a vida por parte das legislações estatais. Foi o que pediu Bento XVI no discurso aos bispos da Escandinávia, recebidos na conclusão da visita Ad Limina.

O Papa destacou que a família é o centro da coesão social e as crianças têm o direito de ser concebidas e de crescer dentro de um matrimónio entre um homem e uma mulher para receber apropriados modelos de desenvolvimento humano. Entre os outros temas do discurso, o Papa pediu aos bispos que se ocupem de modo especial dos casais onde um só dos componentes é católico e de cuidar dos imigrantes muitos dos quais são provenientes do Médio Oriente e pertencem às Igrejas orientais.

(Fonte: H2O News)

Basta de tentativas de tomar o todo pela parte!

O Spe Deus, doravante não publicará rigorosamente mais nada sobre quaisquer casos de pedofilia na Igreja.

Seja porque o tema já foi clara e inequivocamente tratado pelo Santo Padre em diversas ocasiões, sendo a última a Carta Apostólica que dirigiu aos irlandeses, seja porque é notório, que o tema se tornou numa arma de arremesso imunda e sem escrúpulos contra a Igreja Católica no seu todo.

Um conhecidíssimo diário nova-iorquino e igualmente famoso pelas suas visões totalmente farisaicas, sim, como os fariseus que tanto atacaram o Senhor , chafurda agora em eventos que ocorreram há mais de trinta anos, é chegada a hora, de não dar cobertura à descabelada campanha contra a Igreja Católica e o seu Pastor, o nosso queridíssimo Papa Bento.

“Enough is enough”

JPR

Novos “Textos fundamentais” disponíveis no site oficial do Vaticano

Textos importantíssimos, até agora só disponíveis em forma impressa, nas bibliotecas, passam a estar acessíveis online no site oficial da Santa Sé, na Secção “Textos fundamentais”. (aceda AQUI)

Trata-se das colecções completas da Acta Sanctae Sedis (ASS) e da Acta Apostolicae Sedis (AAS), ou seja, os textos oficiais da Santa Sé, desde 1865 até 2007, em formato pdf.

Para além das Actas do Concílio Vaticano II – oficialmente intituladas Acta Synodalia Sacrosancti Concilii Oecumenici Vaticani II – nada menos de 50 volumes, também estes em formato pdf.

Finalmente, a colecção dos 12 volumes dos Actes et Documents du Saint-Siège relatifs à la Seconde Guerre Mondiale, publicados a partir de 1965, por vontade de Paulo VI, preparados por uma equipa especializada de quatro historiadores jesuítas. A digitalização desta colecção, também esta em formato pdf, foi assegurada e oferecida pela Fundação Pave the Way.

Trata-se de uma mina documental de inestimável valor, agora gratuitamente colocada à disposição de todos os estudiosos e das pessoas interessadas. Um grande contributo para a investigação e informação sobre a Santa Sé, sua história e actividade, em particular no período da II Guerra Mundial, e para o estudo aprofundado do Concílio Vaticano II.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Hoje, na Praça de São Pedro, encontro do Papa com os jovens de Roma, em preparação do Dia Mundial da Juventude do próximo Domingo

Hoje iniciam-se as celebrações dos 25 anos dos Dias Mundiais da Juventude (JMJ). O evento é uma criação de João Paulo II, que, há um quarto de século, reúne gerações de jovens do mundo inteiro para uma experiência de peregrinação, fé e partilha, ao redor do Santo Padre, em diferentes lugares do mundo.

Precisamente para recordar aquela efeméride , o Papa Bento XVI encontrará na Praça de São Pedro, aqui em Roma a juventude num evento festivo com música, oração, testemunhos e um momento de diálogo com o pontífice.

São esperados cerca de 70 mil jovens especialmente vindos da cidade de Roma e da Região do Lazio, na Itália, mas também uma delegação representativa de jovens do mundo inteiro reunidos em Rocca di Papa para o Fórum Internacional da Juventude.

Durante o evento, que será transmitido directamente pela Rádio Vaticano, a partir das 19h20, hora de Roma, Bento XVI responderá a perguntas formuladas por três jovens, em sintonia com o tema central do encontro tirado do Evangelho de Marcos: “Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?”.

A primeira convocação de jovens que deu origem ao Dia Mundial da Juventude foi realizada em 1985 na cidade de Roma. A próxima edição internacional terá lugar em Madrid, Espanha em Agosto de 2011.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Divulgado programa definitivo da visita do Papa a Portugal, no 10º aniversario da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto

A Santa Sé divulgou esta Quinta-feira o programa definitivo da viagem “oficial e apostólica” do Papa a Portugal, que irá decorrer entre 11 e 14 de Maio.

Bento XVI desloca-se a Portugal “para assinalar o décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto”.

O Santo Padre XVI terá encontros com as autoridades portuguesas, com os responsáveis da Igreja Católica em Portugal e celebra três missas ao ar livre em Lisboa, Fátima e Porto.

Em relação ao anterior programa, a versão definitiva, divulgada nesta Quinta-feira, Solenidade da Anunciação do Senhor, acrescenta as referências aos discursos a proferir por Bento XVI e indica que na Missa em Lisboa será dirigida uma Mensagem a propósito dos 50 anos do Santuário de Cristo Rei de Almada.

Refere ainda que em Fátima o Papa vai também dirigir uma saudação aos peregrinos.

O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio); no Encontro com o Mundo da Cultura (12); na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros do dia 13 com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima.

Programa

11 DE MAIO, TERÇA-FEIRA
Roma (Itália)
08h50 – Partida de avião do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Fumicino para Lisboa
Lisboa
11h00 – Chegada ao Aeroporto Internacional da Portela, Lisboa
Acolhimento oficial. Discurso do Santo Padre
12h45 – Cerimónia de boas-vindas, frente ao Mosteiro dos Jerónimos. Breve visita ao Mosteiro dos Jerónimos
13h30 – Visita de cortesia ao Presidente da República, no Palácio de Belém
18h15 –Missa no Terreiro do Paço. Homilia do Santo Padre
Mensagem do Santo Padre comemorativa do 50.º aniversário da inauguração do Santuário de Cristo Rei de Almada

12 DE MAIO, QUARTA-FEIRA
07h30 – Missa, em privado, na Capela da Nunciatura Apostólica
10h00 – Encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém. Discurso do Santo Padre
12h00 – Encontro com o Primeiro Ministro, na Nunciatura Apostólica
15h45 – Despedida da Nunciatura Apostólica
16h40 – Partida de helicóptero do Aeroporto Internacional da Portela de Lisboa para Fátima
Fátima
17h10 – Chegada ao heliporto no grande parque do novo Estádio Municipal de Fátima
17h30 – Visita à Capelinha das Aparições. Oração do Santo Padre
18h00 – Celebração das Vésperas com sacerdotes, diáconos, religiosos/as, seminaristas e agentes de pastoral, na Igreja da Santíssima Trindade. Discurso do Santo Padre
21h30 – Bênção das velas, na Capelinha das Aparições. Discurso do Santo Padre. Oração do Rosário

13 DE MAIO, QUINTA-FEIRA
10h00 – Missa na esplanada do Santuário de Fátima. Homilia do Santo Padre.
Saudações
13h00 – Almoço com os Bispos de Portugal e com o Séquito Papal no Refeitório da Casa de Nossa Senhora do Carmo
17h00 – Encontro com as Organizações da Pastoral Social, na Igreja da SS.ma Trindade. Discurso do Santo Padre
18h45 – Encontro com os Bispos de Portugal no Salão da Casa de Nossa Senhora do Carmo. Discurso do Santo Padre

14 DE MAIO, SEXTA-FEIRA
08h00 – Despedida da Casa de Nossa Senhora do Carmo
08h40 – Partida de helicóptero do heliporto de Fátima para o Porto
Gaia
09h30 – Chegada ao heliporto do Quartel da Serra do Pilar
Porto
10h15 – Santa Missa na Avenida dos Aliados. Homilia do Santo Padre
13h30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional Sá Carneiro do Porto. Discurso do Santo Padre
14h00 – Partida de avião do Porto para Roma
Roma (Itália)
18h00 – Chegada ao Aeroporto de Ciampino

(Fonte: site Radio Vaticana)

O padre estudante, uma missão eclesial


O Ano Sacerdotal oferece a ocasião para descobrir os diversos aspectos dos padres, assim como suas diferentes missões. De facto, os seminaristas não são os únicos a receber uma formação, mas de acordo com as necessidades das dioceses, também os sacerdotes são enviados ao exterior para estudar. O Padre Olivier Peyron, da diocese de Valença, encontra-se em Roma para uma tese e considera este período como uma verdadeira missão eclesial.

"Qualquer que seja o ministério, qualquer que seja a tarefa atribuída, que para nós é aquela que se recebe do Bispo, serve-se a Cristo: seja nos estudos, no ministério na paróquia, nos sacramentos ou na preparação aos sacramentos. Portanto, trabalhar intelectualmente por um certo período – porque não se é estudante por toda a vida – é uma missão da Igreja que nos é confiada e que tentamos desempenhar bem para, depois, poder doar mais”.

Depois de quatro anos de ministério paroquial, este jovem padre vive agora novamente em comunidade, com outros vinte padres estudantes, em São Luis dos Franceses, em Roma. Além da redescoberta da intimidade com o Cristo do qual o Cura D’Ars representa um modelo perfeito, o Padre Olivier Peyron dirige também outros votos aos padres neste Ano Sacerdotal.

“Trata-se também de reencontrar uma fraternidade sacerdotal, uma forma de colegialidade (...) Nós padres talvez precisamos reencontrar esta unidade do sacerdócio, esta grandeza do sacerdócio através de uma amizade muito humana, muito simples e profunda”.

São as Universidades Pontifícias de Roma, portanto, que reúnem a maior parte dos padres estudantes. Todavia, no mundo existem inúmeras outras universidades que garantem uma formação complementar aos padres ali enviados.

(Fonte: H2O News com edição e JPR)

S. Josemaría sobre esta data:

Festa da Anunciação do Senhor. “Como nos encanta o episódio da Anunciação! Maria (quantas vezes o meditámos!) está recolhida em oração...; põe os seus cinco sentidos e todas as suas potências em diálogo com Deus... Na oração conhece a Vontade divina; e com a oração torna-a vida da sua vida. Não te esqueças do exemplo da Virgem!”, escreve num ponto de Sulco.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Medo da solidão

«O homem tem medo de ficar a sós consigo mesmo, perde o seu centro, torna-se um vagabundo intelectual que está sempre fora de si mesmo».

(“Olhar para Cristo” - Joseph Ratzinger)

Bento XVI oefreceu e benzeu uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, Santa padroeira do Chile e que seguirá para este país (vídeo em espanhol)



Ao concluir a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI abençoou na Praça de São Pedro uma imagem da Virgem do Carmo que deu de presente ao povo do Chile, para "que os acompanhe nestes momentos de dificuldade depois do recente terramoto sofrido".

Falando em espanhol, o Santo Padre saudou "em particular o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa e o Presidente da Conferência Episcopal do Chile, D. Alejandro Goic Karmelic, com a delegação vinda para receber uma imagem da Virgem do Carmo, que abençoarei como sinal de afecto aos filhos desse país, que celebra seu bicentenário, e os acompanhará nestes momentos de dificuldade depois do recente terramoto sofrido".

Ao final da audiência, o Papa saudou todas as delegações e terminou com o grupo vindo do Chile, para o qual dedicou um tempo especial, já que se deteve a olhar a imagem da Virgem do Carmo e o livro do Evangelho do Chile que contém um versículo escrito por ele mesmo: Marcos 1,1, "Começo da Boa Notícia de Jesus, Messias, Filho de Deus".

Uma nota da Conferência Episcopal do Chile explica que "a imagem Missionária da Virgem do Carmo que o Santo Padre deu de presente esta quarta-feira à Igreja e ao Povo do Chile com ocasião do Bicentenário, peregrinará pelo país junto aos exemplares oficiais do Evangelho do Chile, obra já concluída na qual participaram mais de nove mil compatriotas que escreveram de seu punho e letra o Novo Testamento".

O Secretário de Estado Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, prossegue o texto, será "quem posteriormente fará a entrega oficial desta imagem à Igreja e o povo do Chile numa Missa que será concelebrada por todos os bispos de nosso país. A autoridade da Santa Sé chegará a Santiago nos primeiros dias de Abril, convidado pela Conferência Episcopal chilena e como hóspede oficial do Governo por motivo do Bicentenário".

(Fonte: ‘ACI Digital’)

Bento XVI presidirá Missa pelo aniversário da morte de João Paulo II

O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Supremo Pontífice informou hoje que o Papa Bento XVI presidirá a Eucaristia pelo quinto aniversário de falecimento do venerável servo de Deus João Paulo II.

A Missa realizar-se-á na Basílica de São Pedro no dia 29 de Março, Segunda-feira Santa e terá início às 18h00, hora local.

O recordado Papa Wojtyla faleceu em 2 de Abril de 2005, às 21h37 no seu apartamento no Palácio Apostólico Vaticano.

Nas exéquias de João Paulo II concelebraram 157 Cardeais, 700 Arcebispos e Bispos estiveram presentes, participaram 3 mil prelados e sacerdotes. Distribuíram a Comunhão 300 padres; 159 delegações estrangeiras, 10 soberanos, 59 chefes de estado, 3 príncipes herdeiros, 17 chefes de governo, 8 vice chefes de estado também estiveram presentes.

Mais de três milhões de peregrinos chegaram a Roma para dar o último adeus ao Papa João Paulo II.

(Fonte: ‘ACI Digital’)

Solenidade da Anunciação do Senhor

Deus que, no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitir aos homens a Sua palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o Seu próprio Filho, o Seu Verbo, a Palavra feita Carne.

Contudo, o Pai das misericórdias quis que a Incarnação fosse precedida da aceitação por parte daquela que Ele predestinara para Mãe, para que, “assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida “ (Lumen Gentium, 56).

No momento da Anunciação, através do Anjo Gabriel, Deus expõe a Maria os Seus desígnios. E Maria, livre, consciente e generosamente, aceita a vontade do Senhor a seu respeito, realizando-se assim o mistério da Incarnação do Verbo. Nesse momento, com efeito, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade começa a Sua existência humana. O filho de Deus faz-Se Filho do Homem. O Deus Altíssimo torna-Se o “Deus connosco”.

Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Nascimento de Cristo. No entanto, a Incarnação está intimamente unida à Redenção. Por isso, as Leituras (especialmente a segunda) introduzem-nos já no Mistério da Páscoa.

Essencialmente festa do Senhor, a Anunciação não pode deixar de ser, ao mesmo tempo, ao mesmo tempo, uma festa perfeitamente mariana. Na verdade, foi pelo sim de Maria que a Incarnação se realização, a nova Aliança se estabeleceu e a Redenção do mundo pecador ficou assegurada.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Temas para reflexão

São João relata que Jesus lavou os pés aos discípulos, antes da Última Ceia. Temos que estar limpos, na alma e no corpo, para nos aproximamos a recebê-lo com dignidade. Para isso deixou-nos o sacramento da Penitência.
(D. Xavier ECHEVARRIA, Prelado do Opus Dei, Temas para a Quaresma, 2009)

COMENTÁRIO:

[Em resposta às] aspirações do espírito humano em busca de Deus..., a "plenitude do tempo" põe em relevo a resposta do próprio Deus... O envio de Seu Filho, consubstancial ao Pai, como homem "nascido de mulher" (Ga 4,4), constitui a etapa culminante e definitiva da revelação que Deus faz de Si mesmo à humanidade... A mulher encontra-se no coração deste acontecimento salvífico. Na sua essência, a revelação que Deus faz de Si mesmo, a saber, a unidade insondável da Trindade, está contida na Anunciação de Nazaré. (…)
Maria é filha, mas é também fácil compreendê-lo na perspectiva de todos os caminhos por onde a humanidade procura desde sempre uma resposta às questões fundamentais e ao mesmo tempo definitivas que mais a obcecam. Não é verdade que, na Anunciação de Nazaré, se encontra o início da resposta definitiva pela qual o próprio Deus vai ao encontro da inquietação do coração humano? Não se trata aqui apenas de palavras de Deus reveladas pelos profetas mas, no momento desta resposta, o Verbo faz-se realmente carne (Jo 1,14). Maria atinge uma tal união a Deus que ultrapassa todas as expectativas do espírito humano. Ultrapassa mesmo as expectativas de todo o Israel e, em particular, das filhas desse povo eleito que, em virtude da promessa, podiam esperar que uma deles se tornasse um dia a mãe do Messias. Contudo, qual, de entre elas, podia supor que o Messias prometido seria o "Filho do Altíssimo"? A partir da fé monoteísta no tempo do Antigo Testamento, era dificilmente imaginável. Só pela força do Espírito Santo que "veio sobre ela" é que Maria pôde aceitar o que "é impossível aos homens mas possível a Deus" (Mc 10,27). (JOÃO PAULO II, Mulieris dignitatem)

TEMA: Sim a Deus

Olhando para Maria, compreendemos três coisas: que a felicidade consiste em dizer sempre SIM a Deus, que temos de ser fiéis em todas as circunstâncias da nossa vida, que a fidelidade é feita de desprendimento dos próprios planos e coisas e de uma disponibilidade absoluta para receber com alegria a Vontade de Deus, para avançar todos os dias um pouco mais neste nosso caminho para Deus. (Francisco Fernández CARVAJAL, A Tibieza, Éfeso, Ediç. Prumo, Lda 1990, nr. 220)

Doutrina: Vida humana (Evangelium Vitae 19)

Uma parte significativa da sociedade actual revela-se tristemente semelhante àquela humanidade que Paulo descreve na Carta aos Romanos. É feita «e homens que sufocam a verdade na injustiça» : tendo renegado Deus e julgando poder construir a cidade terrena sem Ele, «desvaneceram nos seus pensamentos», pelo que «se obscureceu o seu insensato coração»; «considerando-se sábios, tornaram-se néscios», fizeram-se autores de obras dignas de morte, e «não só as cometem, como também aprovam os que as praticam». Quando a consciência, esse luminoso olhar da alma, chama «bem ao mal e mal ao bem» (Is 5, 20), está já no caminho da sua degeneração mais preocupante e da mais tenebrosa cegueira moral. (JOÃO PAULO II, Evangelium vitae, 24ª)

FESTA: Anunciação do Senhor

Nota Histórica

Deus que no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitir aos homens a Sua palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o Seu próprio Filho, o Seu Verbo, a Palavra feita Carne.
Contudo, o Pai das misericórdias quis que a Incarnação fosse precedida da aceitação por parte daquela que Ele predestinara para Mãe, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida» (Lumen gentium, 56).
No momento da Anunciação, através do Anjo Gabriel, Deus expõe portanto, a Maria os Seus desígnios. E Maria, livre, consciente e generosamente, aceita a vontade do Senhor a seu respeito, realizando-se assim o mistério da Incarnação do Verbo. Nesse momento, com efeito, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade começa a Sua existência humana. O filho de Deus faz Se Filho do Homem. O Deus Altíssimo torna-Se o «Deus connosco».
Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Nascimento de Cristo. No entanto, a Incarnação está intimamente unida à Redenção. Por isso, as Leituras (especialmente a segunda) introduzem-nos já no Mistério da Páscoa.
Essencialmente festa do Senhor, a Anunciação não pode deixar de ser, ao mesmo tempo, uma festa perfeitamente mariana. Na verdade, foi pelo sim de Maria que a Incarnação se realizou, a nova Aliança se estabeleceu e a Redenção do mundo pecador ficou assegurada. (SNL)

Agradecimento: António Mexia Alves

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Beda, o Venerável (c. 673-735), monge, Doutor da Igreja
Homilias para o Advento, nº 3; CCL 122, 14-17 (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 170)

«O Senhor Deus vai dar-Lhe o trono de Seu pai David; Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim»

«O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, uma virgem, desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria». O que é dito da casa de David não diz respeito apenas a José, mas também a Maria. Porque a Lei prescrevia que um homem se casasse com uma mulher da sua tribo e da sua estirpe, segundo o testemunho do apóstolo Paulo, que escreveu a Timóteo: «Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de David, e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho» (2Tim 2, 8). [...]

«Ele será grande e vai chamar-Se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-Lhe o trono de Seu pai David». O trono de David significa aqui o poder sobre o povo de Israel, que David governou no seu tempo, com um zelo pleno de fé. [...] A este povo, que David dirigiu pelo seu poder temporal, vai Cristo conduzir por uma graça espiritual para o reino eterno. [...]

«Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacob». A casa de Jacob designa a Igreja universal que, pela fé e o testemunho rendido a Cristo, se une ao destino dos patriarcas, quer dos que tiram a sua origem carnal da sua cepa, quer dos que, nascidos pela carne de uma outra nação, são reunidos em Cristo, pelo baptismo no Espírito. É sobre esta casa de Jacob que Ele reinará eternamente: «e o Seu reinado não terá fim». Sim, Ele reina sobre ela na vida presente, quando governa o coração dos eleitos onde habita, pela sua fé e o seu amor para com Ele; e governa-os pela Sua contínua protecção, para lhes fazer chegar os dons da recompensa celeste. Ele reina no futuro, quando, uma vez terminado o estado de exílio temporal, os introduz na estadia da pátria celeste, onde eles se regozijam com a Sua presença visível que continuamente lhes lembra que não podem senão cantar os Seus louvores.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 25 de Março de 2010

São Lucas 1, 26-38

26 Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,27 a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de David; o nome da virgem era Maria.28 Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça; o Senhor é contigo».29 Ela, ao ouvir estas palavras, perturbou-se e discorria pensativa que saudação seria esta.30 O anjo disse-lhe: «Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus;31 eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a Quem porás o nome de Jesus.32 Será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus Lhe dará o trono de Seu pai David;33 reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim».34 Maria disse ao anjo: «Como se fará isso, pois eu não conheço homem?».35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; por isso mesmo o Santo que há-de nascer de ti será chamado Filho de Deus.36 Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se dizia estéril;37 porque a Deus nada é impossível».38 Então Maria disse: «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo afastou-se dela.