Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nota de Abertura (Rádio Renascença)

A defesa da Família não é teoria de alguns, nem aproveitamento de outros. É uma exigência que
o presente justifica. Em Portugal e em qualquer parte do mundo.

A Família alicerça a humanidade, multiplica a vida, suporta os sofrimentos, partilha as alegrias.

Valorizar a Família é obrigação a que todos são chamados.

Estamos a viver um tempo em que é preciso ser claro nas palavras, exigente nas atitudes e coerente nos pensamentos.

Em Portugal, as Famílias estão mais pobres, mais indefesas, mais perdidas na agitação das palavras, na desordem das prioridades, na falta de um horizonte.

É tempo de relembrar João Paulo II:

“O futuro da humanidade passa pela família! É, pois, indispensável e urgente que cada homem de boa vontade se empenhe em salvar e promover os valores e as exigências da família”.

(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença, na sua edição de 19.02.2010)

Consistório público no Vaticano: o Papa proclamará seis novos Santos a 17 de Outubro de 2010


Na Sala do Consistório do Palácio apostólico , teve lugar na manhã desta sexta feita, durante a celebração da hora sexta, o consistório publico para a votação sobre algumas causas de canonização de seis beatos.

Destaque para a canonização de Mary Helen Mackillop (1842-1909), que fundou a Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração e se tornará a primeira santa nascida na Austrália.

Entre os futuros santos está a espanhola Cándida María de Jesús Cipitria y Barriola, fundadora das Filhas de Jesus, nascida a 31 de Maio de 1845 e falecida em Agosto de 1912.

Também serão proclamados santos o polaco Stanislaw Soltys Kazimierczyk (1433-1489), sacerdote dos Cónegos Regulares Lateranenses; o canadiano Alfred Bessette (1845-1937), da Congregação da Santa Cruz, e as religiosas italianas Giulia Salzano (1846-1929), fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, e Camilla Battista da Varano (1458-1524), da Ordem de Santa Clara.

A cerimonia de canonização dos seus Beatos terá lugar a 17 de Outubro de 2010.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Multidão despede-se de Bispo fiel ao Papa que esteve preso durante 20 anos na China

No dia 8 de Fevereiro uma multidão de 20 mil pessoas participou dos funerais do D. Raimondo Wang Chonglin, Bispo Emérito de Chaohsien (Zhaoxian), na província de Hebei, na China. Este Prelado passou 20 anos de sua vida na prisão e teve que lutar com diversas proibições para realizar seu trabalho de pastor.

O L’Osservatore Romano traçou um perfil deste valente Bispo chinês que faleceu aos 88 anos de idade no dia 2 de Fevereiro de 2010, festa da apresentação do Senhor, depois de sofrer uma hemorragia cerebral.

D. Wang Chonglin foi ordenado sacerdote em 30 de Novembro de 1950 e sete anos depois foi condenado a 20 anos da prisão. Em 9 de Março de 1983 recebeu a ordenação episcopal e entre 1985 e 1988 dedicou-se à construção de um novo seminário e um convento das religiosas do Instituto Santa Teresa do Menino Jesus, que criaram logo a "Casa do Alvorada" de onde muitos conheceram a Igreja e aonde chegam na actualidade centenas de crianças abandonadas para ser atendidas.

Em 1988 o Bispo foi reconhecido oficialmente pelo governo chinês, mas logo depois da ordenação de seu Bispo Auxiliar, D. Giuseppe Jiang Mingyuan, as autoridades o proibiram de exercer publicamente o ministério episcopal. Em 2005 apresentou sua renúncia ao governo pastoral da diocese mas teve que reassumi-lo em 2006 pela enfermidade do Prelado Auxiliar.

O L’Osservatore Romano assinala que "quem conheceu D. Wang fala dele como um homem singelo, inteligente e virtuoso, de forte fé em Deus e sincera fidelidade à Igreja. D. Wang foi infatigável na obra da evangelização, sem deixar-se desalentar pelas dificuldades se encarregou dos fiéis, da assistência aos doentes e mais fracos, da promoção das vocações ao sacerdócio e a vida religiosa feminina, da reconstrução das igrejas e lugares de culto assim como a administração dos sacramentos".

Depois de contar que visitava toda sua Diocese andando em bicicleta, O L’Osservatore Romano explica que este Bispo chinês "convidava sempre os fiéis a rezarem incessantemente para ser testemunhas do amor de Deus, luz do mundo e sal da terra. Amou muito e fez que outros amassem o Papa e a doutrina da Igreja. Até o último momento de sua vida se entregou pelos demais, trabalhando e sofrendo duramente, mas sempre com alegria".


(Fonte: ‘Acidigital’ com edição de JPR)

A nossa maneira de viver resvala constantemente para a superficialidade. O problema é que, na maioria dos casos, nunca achamos que é connosco.

Não fazemos mal a ninguém, até vamos à missa e ajudamos de vez em quando os que precisam, tentamos não fazer asneiras durante a Quaresma e achamos que assim nos convertemos.

Nada disso! Converter-se significa fazer uma inversão de marcha no caminho da vida! E quem o diz é Bento XVI, no início desta Quaresma: a conversão não é só ajustar um aspecto na vida, mas é andar contra-corrente, justamente quando a corrente é o estilo de vida superficial, incoerente e ilusório que nos arrasta e domina ou, então, faz de nós prisioneiros da mediocridade moral.

Se fizermos este percurso, percebemos que somos pó e ao pó regressaremos. É esta a ideia do Papa e da Igreja: pôr-nos no nosso lugar! Ajudar-nos a tomar consciência de que somos pó, mas um pó precioso aos olhos de Deus.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

Irei (lixado) à manifestação no próximo Sábado

Irei à manifestação no próximo Sábado

Irei "lixado" com o rumo do país

Irei, não com espírito de festa, porque não há nada para celebrar politicamente

Irei expressar a minha indignação diante tanto mal feito à família e ao casamento

Irei dizer basta a tanta perversão e loucura

Irei declarar que a comunicação social está infiltrada por gente que tem uma agenda política que serve uma minoria e que nada tem a ver com o bem comum

Irei dar testemunho da minha Fé

Irei dizer que não há meias verdades

Irei comunicar que não há forma de ludibriar o povo com retóricas políticas e pseudo-vitimizações

Irei clamar pela Verdade

Irei dizer CHEGA!

Por Portugal!

Não fique indiferente…

No próximo Sábado pelas 15 horas, todos à Av. da Liberdade

(Fonte: blogue ‘O inimputável’ AQUI)

Anglicanos australianos passam para a Igreja Católica

Um grupo de anglicanos conservadores, na Austrália, votou para entrar em comunhão com a Igreja Católica, aceitando a proposta do Papa de criar um Ordinariato Pessoal.

A delegação Australiana da Forward in Faith, um grupo que reúne anglicanos de tendência conservadora, tomou a decisão de pedir para entrar em comunhão com a Igreja Católica.

A decisão surge poucos meses depois da Igreja ter publicado a constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, que prevê a criação de ordinariatos pessoais para ex-anglicanos, onde estes possam manter aspectos do seu património litúrgico e espiritual.

A Forward in Faith conta com relativamente poucos membros, mas espera-se que o seu exemplo seja seguido por uma parte significativa dos membros da delegação britânica.

A próxima segunda-feira, dia da Cátedra de São Pedro, foi designada pela Forward in Faith do Reino Unido como dia de oração e discernimento com vista a uma tomada de posição.

Entretanto Paul Richardson, que até ao ano passado era Bispo anglicano de Newcastle, anunciou publicamente que se tornou católico no passado mês de Janeiro.

Richardson, que havia renunciado à sua posição hierárquica o ano passado, afirmou que não faz tensões de aderir a um futuro ordinariato, e que ainda não decidiu se vai pedir para ser ordenado padre católico, mas que por enquanto está perfeitamente feliz como um católico comum.

(Fonte: site Rádio Renascença)

O juízo é vosso (clique na imagem para aumentar)

S. Josemaría nesta data em 1975 e 1981

Na Guatemala, com D. Álvaro del Portillo que celebra o seu onomástico ***. Alguém o felicita e São Josemaría une-se ao aplauso. Neste mesmo dia, em 1981, o Cardeal vigário de Roma, Ugo Poletti, assina o decreto de introdução da Causa de São Josemaría.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

*** Beato Álvaro de Córdoba - sacerdote

S. Josemaría Escrivá: a nossa Fé é baseada em Cristo (legendado em inglês)

Bento XVI visitaria Barcelona para consagração da Igreja da Sagrada Família, segundo o Cardeal Arcebispo desta cidade D. Lluíz Martínez Sistach

O Papa Bento XVI visitaria Barcelona para presidir a consagração ou dedicação do templo da Sagrada Família, assim o anunciou o Arcebispo desta cidade, Cardeal Lluíz Martínez Sistach.

Em uma nota de imprensa, o Cardeal disse que ainda não está confirmada a visita, entretanto, "o Santo Padre acolheu o convite com interesse pelo que é e significa a Sagrada Família, como igreja do génio universal do arquitecto Antoni Gaudí que tem a causa de canonização em trâmite" e pela advocação que representa.

O Cardeal explicou que a visita do Pontífice depende de seu calendário de viagens, "embora esperamos que se possa realizar dado o afecto que tem pela nossa Arquidiocese, pela Catalunha e por toda a Espanha, e devido à estima que temos por ele agradecendo seu ministério de sucessor de Pedro ao serviço de toda a Igreja".

O Cardeal recordou que o templo da Sagrada Família é um "monumento religioso património da humanidade" e referência de Barcelona para o mundo inteiro. "Trata-se da igreja mais importante por sua significação artística que se constrói actualmente no mundo; uma magnífica contribuição da Igreja à arte e à cultura actual", afirmou.

A nota recorda também que Bento XVI "dá muita importância à arte, à beleza como um caminho para Deus", e recordou seu discurso aos artistas no qual os chamou a ser com sua arte "testemunhas e anunciadores de esperança para a humanidade".

Em conferência de imprensa o Cardeal também anunciou a beatificação do sacerdote capuchinho José Tous Soler. A beatificação será celebrada na basílica de Santa Maria do Mar no domingo 25 de Abril próximo e será presidida pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

(Fonte: ‘Acidigital’ com edição de JPR)

Cântico romano antigo - Tecum Principium

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo
Sermão 28, PL 57, 587-590; CC Sermão 35, 136-139 (a partir da trad. de Les Pères dans la foi, Migne 1996, pp. 94ss.)

A Origem da Quaresma: acompanhar os catecúmenos até ao seu baptismo, na Páscoa

Depois deste tempo consagrado à observância do jejum, a alma chega, purificada e esgotada, ao baptismo. Recobra então as forças mergulhando nas águas do Espírito; tudo o que tinha sido queimado pelas chamas das doenças renasce do orvalho da graça do céu. Abandonando a corrupção do homem velho, o neófito adquire uma nova juventude [...]. Através de um novo nascimento, renasce outro homem, sendo embora o mesmo que tinha pecado.

Por meio de um jejum ininterrupto de quarenta dias e quarenta noites, Elias mereceu pôr fim, graças à água que veio do céu, a uma seca longa e penosa na terra inteira (1Rs 19, 8; 18, 41). Extinguiu a sede ardente do solo trazendo-lhe uma chuva abundante. Estes factos produziram-se para nos servir de exemplo, para merecermos, após um jejum de quarenta dias, a chuva bendita do baptismo, para que a água que vem do céu regue toda a terra, desde há muito tempo árida, dos nossos irmãos do mundo inteiro. O baptismo, como uma rega de salvação, porá fim à longa esterilidade do mundo pagão. É, com efeito, de seca e de aridez espiritual que sofre todo aquele que não foi banhado pela graça do baptismo.

Através de um jejum do mesmo número de dias e noites, o santo Moisés mereceu falar com Deus, ficar, permanecer com Ele, receber das Suas mãos os preceitos da Lei (Ex 24, 18). [...] Também nós, irmãos muito queridos, jejuamos com fervor durante todo este período, para que [...] também para nós se abram os céus e se fechem os infernos.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 19 de Fevereiro de 2010

São Mateus 9,14-15

Depois, foram ter com Ele os discípulos de João, dizendo: «Porque é que nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?»
Jesus respondeu-lhes: «Porventura podem os convidados para as núpcias estar tristes, enquanto o esposo está com eles? Porém, hão-de vir dias em que lhes será tirado o esposo e, então, hão-de jejuar.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)