Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Momento de graça (Editorial)

Bento XVI definiu a sua visita à comunidade judaica de Roma a mais antiga da diáspora ocidental um momento de graça. E foi deveras assim. Sentiu-se isto na emoção do Papa quando prestou honra aos deportados do Shoah e às vítimas do terrorismo anti-judaico, pelas lágrimas de quantos sofreram as suas consequências, pelo orgulho e júbilo comovido de idosos judeus romanos que apertaram a mão do Bispo da sua cidade, pelos cânticos vigorosos que foram elevados no Templo Maior, pelas numerosas e significativas presenças de representantes que vieram de Israel e de todo o mundo judaico, pelos aplausos que interromperam nove vezes o discurso de Bento XVI.

Sim, o encontro foi um ulterior e importante passo em frente no caminho que católicos e judeus estão a percorrer juntos: ulterior porque foi mais um momento de uma história muito longa; importante porque foi corajoso e franco ao declarar todas as dificuldades. Séculos de contrastes e violências, desconfianças e curiosidades, encontros e amizade marcam a relação entre judeus e cristãos; e sobretudo há mais de meio século carregamos o peso do Shoah, a sombra do mal.

Precedida de indícios polémicos, a visita mostrou ao contrário como é decidida a comum vontade de enfrentar as questões abertas na relação entre judeus e católicos. Mas com frequência os contrastes são o fruto de enfatizações mediáticas. Irresponsáveis ou instrumentais, estas operações estão desprovidas de consistência real, mas acenderam fogos de palha perigosos, sobretudo ao apresentar à opinião pública um quadro deformado e distante da realidade.

Exemplo emblemático é o nó constituído por Pio XII: de facto, é preciso ser consciente de que nem sequer depois da abertura de todos os arquivos disponíveis haverá acordo sobre a sua atitude face ao Shoah, porque obviamente permanecerá aberto o campo das interpretações históricas. Mas é importante o clima de respeito recíproco que se respirou também sobre este tema, enquanto se vai alargando o consentimento historiográfico sobre a escolha lúcida e difícil de caridade silenciosa realizada pelo Papa e pela sua Igreja no contexto da segunda guerra mundial.

Para desfazer os nós difíceis, a alegria pela estrada percorrida e o respeito entre católicos e judeus são fundamentais mas insuficientes. De facto, é preciso prosseguir, com paciência e coragem, procurando compreender as respectivas sensibilidades para não as ferir e perpetuar deste modo desconfianças que derivam sobretudo da falta de conhecimento mútuo.

O que une judeus e católicos é muito mais de quanto os divide, como recordaram os presidentes Pacifici e Gattegna e como ressaltaram o rabino Di Segni e Bento XVI: a rejeição da violência e a solidariedade recíproca face às perseguições, a busca da amizade com as outras confissões religiosas e sobretudo com o islão, a protecção da pessoa humana e da família, o cuidado da criação. Mas sobretudo o testemunho comum do Senhor, para que a sua luz ilumine todos os povos.

Giovanni Maria Vian - Director

(© L'Osservatore Romano - 23 de Janeiro de 2010)

Má-fé e desinformação - Quando os bodes expiatórios se chamam Pio e Bento

Comentário escrito depois do encontro de Bento XVI com a comunidade judaica de Roma e publicado no "Corriere della Sera" do dia 20 de Janeiro.
Precisaria deixar de ter má-fé, de tomar partido e, para ser cabal, eliminar a desinformação, quando se trata de Bento XVI. Desde a sua eleição, intentou-se um processo ao seu "ultraconservadorismo", que é continuamente retomado pelos mass media (como se fosse possível um Papa não ser "conservador"). Insistiu-se, com subentendidos e até com anedotas pesadas, sobre o "Papa alemão", o "pós-nazismo" de batina, ou sobre aquele a quem a transmissão satírica francesa "Les Guignols" não hesitava em chamar "Adolfo II".

Falsificaram-se, pura e simplesmente, os textos: por exemplo, a propósito da sua viagem a Auschwitz de 2006, afirmou-se dado que com o passar do tempo as lembranças se tornam mais incertas ainda hoje se repete que teria homenageado a memória de seis milhões de mortos polacos, vítimas de um simples "bando de criminosos", sem especificar que metade deles eram judeus (a verdade de facto é surpreendente, pois Bento XVI naquela ocasião falou efectivamente dos "poderosos do Terceiro Reich" que tentaram "eliminar" o "povo judeu" do "elenco dos povos da Terra", "Le Monde", 30 de Maio de 2006).

E eis que por ocasião da visita do Papa à sinagoga de Roma e depois das suas duas visitas às sinagogas de Colónia e de Nova Iorque, o mesmo coro de desinformadores estabeleceu um primado, estava para dizer que recebeu os louros da vitória, porque não esperou sequer que o Papa ultrapassasse o Tibre para anunciar, urbi et orbi, que ele não soube encontrar as palavras exactas a dizer, nem os gestos justos a realizar e que, portanto, a sua intenção tinha falido...

Por conseguinte, dado que o evento ainda é actual, ser-me-á consentido pôr um pontinho sobre alguns "i". Bento XVI, quando se recolheu em oração diante da coroa de rosas vermelhas deposta sob a placa comemorativa do martírio dos 1021 judeus romanos deportados, não fez mais do que o seu dever, mas fê-lo. Bento XVI, quando prestou homenagem aos "rostos" dos "homens, mulheres e crianças" capturados numa incursão no âmbito do projecto de "extermínio do povo da Aliança de Moisés", disse uma evidência, mas disse-a. De Bento XVI que retoma, palavra por palavra, os termos da oração de João Paulo II, há dez anos, no Muro das Lamentações; de Bento XVI que então pede "perdão" ao povo judeu devastado pelo furor de um anti-semitismo por longo tempo de essência católica e ao fazê-lo, repito, lê o texto de João Paulo II, precisa deixar de repetir, como burros, que é atrasado-em-relação-ao-seu-predecessor.

A Bento XVI que declara enfim, depois da segunda vez que se detinha diante da inscrição que recorda o atentado cometido em 1982 por extremistas palestinos, que o diálogo judaico-católico iniciado pelo Concílio Vaticano II já é "irrevogável"; a Bento XVI que anuncia ter a intenção de "aprofundar" o "debate entre iguais", o debate com os "irmãos mais velhos" que são os judeus, podem ser intentados todos os processos que quiserem, mas não o de "congelar" os progressos realizados por João XXIII.

Quanto à vicissitude muito complexa de Pio XII, voltarei a falar, se for necessário. Tratarei de novo o caso Rolf Hochhuth, autor do famoso Il vicario, que em 1963 lançou a polémica sobre os "silêncios de Pio XII". Em particular, voltarei sobre o facto de que este fogoso justiceiro é também um negacionista consolidado, condenado mais de uma vez como tal e cuja última provocação, há cinco anos, foi a defesa, numa entrevista ao semanário de extrema direita "Junge Freiheit", daquele que nega a existência das câmaras a gás, David Irving. Agora gostaria de recordar, como acabou de fazer Laurent Dispot na revista que dirijo, "La règle du jeu", que o terrível Pio XII, em 1937, quando ainda era só o Cardeal Pacelli, foi o co-autor com Pio XI da Encíclica Mit brennender Sorge ("Com viva preocupação"), que até hoje continua a ser um dos manifestos antinazis mais firmes e eloquentes.

Neste momento, devemos por exactidão histórica citar que, antes de optar pela acção clandestina, antes de abrir, sem o dizer, os seus conventos aos judeus romanos perseguidos pelos fascistas, o silencioso Pio XII pronunciou algumas alocuções radiofónicas (por exemplo no Natal de 1941 e 1942) que lhe valeram, depois da morte, a homenagem de Golda Meir: "Durante os dez anos do terror nazi, enquanto o nosso povo sofria um martírio assustador, a voz do Papa elevou-se para condenar os carnífices".

E, agora, surpreende sobretudo que, do silêncio ensurdecedor descido no mundo inteiro sobre o Shoah, se faça carregar todo o peso, ou quase, àquele que, entre os soberanos do momento:
a) não possuía canhões nem aviões;
b) não poupou os próprios esforços para partilhar com quem dispunha de aviões e canhões, as informações que lhe chegavam;
c) salvou pessoalmente, em Roma mas também alhures, um grandíssimo número daqueles pelos quais tinha a responsabilidade moral.

Último retoque ao Grande Livro da baixeza contemporânea; Pio ou Bento pode ser Papa ou bode expiatório.

Bernard-Henri Lévy
(© L'Osservatore Romano - 23 de Janeiro de 2010)

L'Osservatore Romano edição em língua portuguesa de 23-I-2010

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

Hugo de São-Victor (?-1141), cónego regular, teólogo
Tratado dos Sacramentos da fé cristã, II, 1-2; PL 176, 415 (a partir da trad. de Orval)

«Com o poder do Espírito»

A Santa Igreja é o corpo de Cristo: um só Espírito a vivifica, a unifica na fé e a santifica. Este corpo tem por membros os crentes, de cujo conjunto se forma um só corpo, graças a um só Espírito e a uma só fé. [...] Assim, portanto, aquilo que cada um tem como próprio não é apenas para si; porque Aquele que nos concede tão generosamente os Seus bens e os reparte com tanta sabedoria quer que cada coisa seja de todos e todas de cada um. Se alguém tem a felicidade de receber um dom por graça de Deus, deve então saber que ele não lhe pertence apenas a si, mesmo que seja o único a possui-lo.

É por analogia com o corpo humano que a Santa Igreja, quer dizer, o conjunto dos crentes, é chamada corpo de Cristo, uma vez que recebeu o Espírito de Cristo, cuja presença num homem é indicada pelo nome «cristão» que Cristo lhe dá. Com efeito, este nome designa os membros de Cristo, os que participam do Espírito de Cristo, aqueles que recebem a unção d'Aquele que é ungido; porque é de Cristo que vem o nome de Cristão, e «Cristo» quer dizer «ungido»; ungido com este óleo da alegria que, preferido entre todos os companheiros (Sl 44, 8), recebeu em plenitude para partilhar com todos os seus amigos, como a cabeça o faz com os membros do corpo. «É como óleo perfumado derramado sobre a cabeça, a escorrer pela barba [...], a escorrer até à orla das suas vestes» (Sl 132, 2) para se espalhar por todo o lado e tudo vivificar. Portanto, quanto te tornas cristão, tornas-te membro de Cristo, membro do corpo de Cristo, participante do Espírito de Cristo.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho de Domingo dia 24 de Janeiro de 2010


São Lucas 1,1-4.4,14-21

Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram,
como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram Servidores da Palavra ,
resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expô-los a ti por escrito e pela sua ordem, caríssimo Teófilo,
a fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído.
Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região.
Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam.
Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler.
Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos,
a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»
Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Igreja nunca aceitará a equivalência ao casamento das uniões entre pessoas do mesmo sexo

Assegura D. José Policarpo na celebração do padroeiro da cidade de Lisboa

O Cardeal-Patriarca de Lisboa assegurou esta Sexta-feira que a Igreja “nunca aceitará a equivalência ao casamento das uniões entre pessoas do mesmo sexo”, seja qual for o enquadramento legal que lhe seja dado.

Na homilia proferida na Sé de Lisboa, por ocasião da festa de São Vicente, protector da cidade, D. José Policarpo diz que este é “um ponto em que a Igreja, no seu empenho a favor da família, só pode estar com a sua verdade”.

“Ajudar a família é, antes de mais, respeitá-la na sua dignidade e na sua natureza antropológica de instituição baseada no contrato entre um homem e uma mulher, que origine uma comunidade específica, onde acontece a procriação e a caminhada em conjunto na descoberta da vida”, indicou.

O Patriarca de Lisboa diz que “o Projecto de Lei, recentemente votado na Assembleia da República, em ordem a reconhecer que uniões entre pessoas do mesmo sexo são casamento e fundam uma família, altera a dignidade da família natural, levará ao enfraquecimento da sua auto-estima, e contribuirá para o enfraquecimento da comunidade familiar”.

Para D. José Policarpo, a Igreja deve agora promover “um empenhamento renovado no apoio aos casais, valorizando a complementaridade e a estabilidade dos esposos, em ordem à fidelidade e à harmonia, hoje, tantas vezes ameaçadas pela cultura ambiente, que veicula a provisoriedade de tudo e a dimensão consumista do próprio amor”.

“Nunca permitiremos em nenhuma expressão da nossa acção com famílias que as uniões de pessoas do mesmo sexo toldem a beleza e a verdade dos autênticos casamentos”, assinalou.

Pobreza e crise

O Cardeal-Patriarca afirmou noutra passagem da sua homilia que “a pobreza, sobretudo as novas situações de precariedade motivadas pela crise económica, atinge de modo particular as famílias: o desemprego, o endividamento familiar, o custo da casa, as despesas com a educação, a tendência para a baixa da natalidade”.

“O apoio à família deve empenhar-nos a todos com determinação renovada. Não se salvará a Cidade se não se salvar a família”, apontou.

Recordando o início do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, D. José Policarpo considera que “urge conhecer, cada vez melhor, o verdadeiro mapa da pobreza na Cidade”.

“Todos conhecemos o volume e a importância das instituições da Igreja nesta resposta à pobreza, nas quais se concretiza, aliás, o princípio da cooperação entre a Igreja e o Estado. Mas essa cooperação pode aprofundar-se, não apenas com o Ministério do Trabalho da Solidariedade Social, mas com a Autarquia, com a Santa Casa da Misericórdia, com outras instituições de solidariedade”, observou.

Nesse contexto, o Patriarca questionou se “não deveríamos caminhar para um organismo coordenador de todos estes intervenientes na luta contra a pobreza”, acrescentando que “o princípio da cooperação entre a Igreja e os poderes públicos inspira a nova Concordata, celebrada entre a Santa Sé e o Estado Português”.

Visita «especial»

O Cardeal lembrou também que em 2010 Bento XVI estará em Lisboa, a terceira vez que um Papa visita a cidade, classificando a viagem papal como um "acontecimento especial".

“É uma visita que nos mobilizará a todos: Igreja, Estado, Autarquia, Povo de Lisboa. Vamos recebê-lo naquela que é a mais bela sala de visitas da Cidade: a Praça do Terreiro do Paço, onde a Cidade e o Rio se abraçam num desafio comum”, adiantou.

D. José Policarpo afirmou que “a Igreja é, por excelência, o lugar de intercâmbio universal e o Papa é o seu sinal visível. Com ele, entre nós, escutando a sua palavra, vamos certamente sentir-nos mais no coração do mundo”.

O Patriarca apelou ainda à “recuperação e valorização do património artístico de Lisboa”.

“Só valorizando o seu património, Lisboa impedirá que se desfeie a Cidade ao fazê-la crescer. A cidade do futuro tem de ser uma irradiação da cidade histórica, marcada pela beleza. Todos juntos somos poucos para realizar este objectivo”, declarou.

(Fonte: Agência Ecclesia online)

S. Josemaría nesta data em 1929

Junto ao leito de uma moribunda com santidade de vida, Mercedes Reyna, Josemaria dá-lhe este encargo: “Peça ao Senhor, lá do céu, que, se não for um sacerdote, não bom, mas santo!, me leve jovem, quanto antes!”

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

A Igreja sofre no Haiti


Após o terramoto que sacudiu o Haiti, Bento XVI pediu para rezar pelos milhares de pessoas que morreram, pelos feridos e dispersos e assegurou também que a Igreja está enviando sua ajuda através das Instituições de caridade. Concretamente a ‘Ajuda à Igreja que Sofre’ colocou-se em marcha com seu plano de emergência para dar a melhor ajuda possível às pessoas atingidas.

Segundo explica Xavier Legorreta, responsável pelas ajudas para a América Latina desta organização “a ajuda humanitária chegará, está chegando. Serão salvas vidas, serão curados enfermos, serão sepultados os mortos. Porém não devemos esquecer que o Haiti é considerado 99% católico. Estes fiéis necessitarão de seu Arcebispo como pastor, assim como de seus pastores que acompanhem as comunidades. Lamentavelmente há muitos sacerdotes e religiosas que perderam a vida, por tanto, a Igreja tem que estar presente nesta catástrofe”.

A Igreja, explica a Forum Libertas, sofreu grandes perdas “a Arquidiocese de Port-au-Prince tem 80 paróquias com um aproximado número de 4 capelas cada uma. Estamos falando de 320 capelas! Se este terramoto destruiu tudo, deve-se levar em conta que também se destruiu a maior parte delas”. “Nossa Obra - conclui - deverá afrontar a ajuda aos sacerdotes que acompanham e consolam esses fiéis que perderam seus familiares. Isso poderá ser feito nas capelas.

Falamos da reconstrução de cerca 150 templos para a qual solicitaremos a ajuda de benfeitores da ‘Ajuda Igreja que Sofre’ e a atenção das necessidades de centenas de sacerdotes e religiosas”. No terramoto ficaram destruídas Rádio Soleil e Tele Soleil, cujas imagens estamos vendo. Esses meios católicos tinham completado 32 anos e tinham sido reestruturados em 2009. Todos seus colaboradores morreram. Somente se salvou um leigo peruano, Joseph Luis Carazas Neyra , que passo 15 horas debaixo dos escombros.

O arcebispo de Port-au-Prince também esta entre os mortos, D. Serge Miot

(Fonte: H2O News com edição de JPR)

“Codex Pauli” – Uma edição de grande qualidade das obras de São Paulo (vídeo em espanhol)

Onde está Deus?

Onde está Deus?
Perguntam tantos,
Quando vêem a terra tremer,
As águas a chover,
E os ventos a rugirem,
Contra as casas,
Contra as árvores.
Onde está Deus?
Perguntam tantos
Quando desperta a dor,
Acontece a adversidade,
Os olhos se enchem de água,
E a morte traz a saudade.
Onde está Deus?
Perguntam tantos,
Quando nos batem e ofendem,
Nos pisam e humilham,
Mesmo que façamos o bem,
Mesmo sem olhar a quem.
Onde está Deus?
Perguntam tantos,
Quando predomina a guerra,
Os homens se dão à morte
E parece que sobre a terra,
Já não há sul, já não há norte.
Onde está Deus?
Perguntam tantos,
Quando a criança tem fome,
E aos olhos suplicantes,
Parece que nada responde,
Nem mesmo por um instante.
Onde está Deus?
Perguntam tantos,
Porque têm os olhos fechados,
O coração encarcerado,
Num peito que o aperta,
Os braços sempre cruzados,
Num pensamento encerrado.
Onde está Deus?
Perguntam tantos,
Temendo que Ele os ouvisse!
E Ele sempre presente,
Em todo e cada momento,
Em cada um,
Em toda a gente.
Vai-se dando e entregando,
Assim todo e só amor,
Na tempestade
E na bonança,
No vento forte
E na brisa,
Em cada momento de dor,
Em cada morte,
Dando vida.
Sendo batido e ofendido,
Espezinhado e humilhado,
Mas dando sempre a mão
Fazendo-se sempre alcançado.
Está na guerra,
Pela paz,
E ilumina e conduz,
Cada homem sobre a terra.
Está no coração das crianças,
Em cada olhar suplicante,
A todos abraça e conforta,
Sobretudo ao homem errante.
E para O ver e sentir,
É preciso pouca coisa:
Descruzar os braços e sorrir,
Libertar o pensamento,
Deixar o seu coração voar,
Nas asas do eterno amor,
Acolher cada irmã
Abraçar cada irmão,
E amar, amar, amar….

Monte Real, 21 de Janeiro de 2010

Joaquim Mexia Alves
www.queeaverdade.blogspot.com

Crónica do Vaticano

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho dia feito por:

São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano e Doutor da Igreja
Lições para a Festa do Corpo de Cristo (a partir da trad. de Orval)

Jesus dá-Se completamente; dá o Seu corpo e o Seu sangue

Os inúmeros dons com que o Senhor cumulou o povo cristão elevam-no a uma inestimável dignidade. Com efeito, não há nem nunca houve nação cujos deuses estivessem tão próximos do seu povo como o está o nosso Deus de nós (cf. Dt 4, 7). O Filho único de Deus, no desejo de nos tornar participantes da Sua divindade, assumiu a nossa natureza e fez-Se homem para que os homens se tornassem divinos. Tudo o que Ele nos tomou de empréstimo, pô-lo ao serviço da nossa salvação. Porque, para a nossa reconciliação, ofereceu o Seu corpo a Deus Pai no altar da cruz; e verteu o Seu sangue como resgate para nos libertar da nossa condição de escravos e para nos purificar de todos os nossos pecados pelo banho da regeneração.

A fim de que permaneça entre nós a memória constante de tão grande dom, deixou aos crentes o Seu corpo como alimento e o Seu sangue como bebida, nas espécies do pão e do vinho. Admirável e precioso festim que traz a salvação e a doçura plena! Poderíamos nós encontrar algo de mais precioso do que esta refeição, na qual não é a carne de vitelos, nem de cabras, mas o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que nos é oferecido?

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 23 de Janeiro de 2010

São Marcos 3,20-21

Tendo Jesus chegado a casa, de novo a multidão acorreu, de tal maneira que nem podiam comer.
E quando os seus familiares ouviram isto, saíram a ter mão nele, pois diziam: «Está fora de si!»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)