Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bento XVI confirmou o Cardeal Tarcisio Bertone como Secretário de Estado e enaltece o seu ‘sensus fidei’


Vídeo em espanhol

Bento XVI confirmou o Cardeal Tarcisio Bertone como Secretário de Estado do Vaticano, recusando assim a renúncia que este tinha apresentado ao completar os 75 anos, conforme determina o direito canónico.

Numa carta publicada pelo jornal do Vaticano, “L'Osservatore Romano”, o Papa percorre o “longo caminho” de colaboração com o Cardeal italiano, manifestando o seu “vivo reconhecimento”.

A esse respeito, sublinha o “delicado trabalho” realizado por Bertone “para construir o diálogo com D. Marcel Lefebvre”.

Chamado por João Paulo II a prestar serviço na Cúria Romana, o Cardeal Bertone “realizou com competência e dedicação generosa o cargo de secretário da Congregação para a Doutrina da Fé em anos intensos e comprometidos, nos quais nasceram numerosos documentos de grande importância doutrinal e disciplinar”.

“Sempre admirei o seu sensus fidei, sua preparação doutrinal e canónica, A sua humanitas, que nos ajudou muito a viver na Congregação para a Doutrina da Fé num clima de autêntica familiaridade, unida a uma delicada e determinada disciplina de trabalho”, confessa o Papa.

Segundo Bento XVI, “todas estas qualidades foram o motivo que me levou à decisão, no Verão de 2006, de nomeá-lo meu Secretário de Estado, e é hoje a razão pela qual não quero renunciar à sua preciosa colaboração”.

O Cardeal Bertone e os outros chefes dos Dicastérios da Cúria Romana estiveram reunidos esta Sexta-feira com Bento XVI, no Vaticano.

Nos passados dias 20 e 21 efectuou-se também no Vaticano a reunião do conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e económicos da Santa Sé presidida pelo Cardeal Bertone.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Dia Mundial do Doente será assinalado este ano, por uma Missa celebrada por Bento XVI na Basílica de São Pedro

Bento XVI presidirá no próximo dia 11 de Fevereiro à missa pelos enfermos que será celebrada na Basílica de São Pedro.

Além de assinalar o Dia Mundial do Doente, o Papa evocará os 25 anos da instituição do Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde, criada em 1985 por João Paulo II.

Será a primeira vez que Bento XVI presidirá a esta eucaristia, em atenção ao aniversário jubilar. Nos anos anteriores, as celebrações foram presididas pelo cardeal vigário do Papa para a diocese de Romão Santo Padre participava no final da missa para uma breve saudação aos enfermos.

O Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde foi criado por João Paulo II a 11 de Fevereiro, dia em que se celebra a memória de Nossa Senhora de Lurdes. O mesmo Papa instituiu, em 1992, o Dia Mundial de Oração pelos Doentes.

(Fonte: site Radio Vaticana)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1973

Recorda aos seus filhos, que estão com ele, uns versos que aprendeu de pequeno: “Ó José, venturoso Pai do próprio Deus, e Esposo de Maria, dos altos Céus, benigno, olha para nós neste dia.”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

S. Vicente - diácono e mártir – Padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa

"Disse Jesus: Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este também é um filho de Abraão" Lc 19,9

Neste dia 22, celebramos a festa de um santo muito antigo: São Vicente, Mártir, Diácono da Igreja de Zaragoza (Espanha). Ele foi celebrado pelos maiores génios da antiguidade, como Santo Agostinho, São Leão Magno, Santo Ambrósio e São Prudêncio.

Qual a causa de tanta celebridade? A resposta é simples: naquele tempo, queriam acabar com os cristãos, e a resposta corajosa de São Vicente tornou-se histórica. Disse ele: "Não cremos nos vossos deuses. Só existe Cristo e o Pai, que são o único Deus. E nós somos servos e testemunhas dessa verdade."

A reacção dos carrascos foi terrível! Depois de torturá-lo barbaramente, amarraram-no sobre uma grelha incandescente. Isto deu-se por volta do ano de 304.

O poeta cristão, Prudêncio, termina os seus versos a respeito de São Vicente, dizendo: "Levanta-te, ínclito mártir, e une-te como companheiro nosso, aos coros celestiais!".

Convém lembrar que há momentos na vida, em que é preciso decidir-se: ou por Cristo, ou contra Ele. Mesmo que isso chegue a custar-nos o maior sofrimento, podemos sempre dar a vida plena, na certeza de caminhar assim para a santidade, ou seja, para a realização plena do que somos como pessoa em Deus.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Evangelizar com as ferramentas modernas da comunicação


Neste Ano Sacerdotal, a mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais terá como tema os sacerdotes e a comunicação. Se os numerosos pastores se interessam pelas novas ferramentas de comunicação, ele também devem desempenhar um papel na educação dos meios de comunicação, explicou D. Philippe Ouédraogo, Arcebispo Metropolitano de Ouagadougou em Burkina Faso.

O Arcebispo de Ouagadougou disse que a Igreja na África quer utilizar os diferentes meios modernos para sustentar sua acção, porém as dioceses africanas necessitam de ajuda para poder utilizar esses meios técnicos e tratam de pôr em prática um programa de cooperação.

“A Igreja deste tempo não pode evangelizar fora da realidade deste tempo. Assim a Igreja foi convidada pelo Santo Padre, pelo Magistério oficial da Igreja, a viver plenamente, a utilizar plenamente os meios modernos para evangelizar. Dito isto, frente a alguns desvios éticos, somos obrigados como pastores a contribuir para a educação da consciência, a promover o discernimento e ajudar as pessoas a discernirem”.

“Estamos enfrentando problemas sérios. Problemas de pessoal: formar e tornar competentes todos os que trabalham para o rádio e a televisão. Além do mais, temos problemas de recursos: de meios financeiros e material adequado, ... para poder cumprir esta tarefa tão importante para a educação de nossos povo e a evangelização da Igreja como tal”.


(Fonte: H2O News)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho dia:

Catecismo da Igreja Católica §§ 74-79

Deus «quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade» (1 Tim 2, 4), quer dizer, de Cristo Jesus. Por isso, é preciso que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que assim a Revelação chegue aos confins do mundo. [...] «Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma, tendo cumprido e promulgado pessoalmente o Evangelho antes prometido pelos profetas, mandou aos Apóstolos que o pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, comunicando-lhes assim os dons divinos» (Dei Verbum, 7).

A transmissão do Evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras: oralmente, «pelos Apóstolos, que, na sua pregação oral, nos exemplos e nas instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, do trato e das obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo» (ibidem); por escrito, «por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação» (ibidem).

«Para que o Evangelho fosse perenemente conservado íntegro e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram os bispos como seus sucessores, "entregando-lhes o seu próprio ofício de magistério"» (ibidem). Com efeito, «a pregação apostólica, que se exprime de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se, por uma sucessão ininterrupta, até à consumação dos tempos» (Dei Verbum, 8).

Esta transmissão viva, realizada no Espírito Santo, denomina-se Tradição, enquanto distinta da Sagrada Escritura, embora estreitamente a ela ligada. Pela Tradição, «a Igreja, na sua doutrina, na sua vida e no seu culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo aquilo em que acredita» (ibidem). «Afirmações dos santos Padres testemunham a presença vivificadora desta Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante» (ibidem). Assim, a comunicação que o Pai fez de Si próprio, pelo seu Verbo, no Espírito Santo, continua presente e activa na Igreja.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 22 de Janeiro de 2010

São Marcos 3,13-19

Jesus subiu depois a um monte, chamou os que Ele queria e foram ter com Ele.
Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar,
com o poder de expulsar demónios.
Estabeleceu estes doze: Simão, ao qual pôs o nome de Pedro;
Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão;
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Cananeu,
e Judas Iscariotes, que o entregou.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)