Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bento XVI na audiência geral – “A divisão dos cristãos dificulta o anúncio eficaz do Evangelho no mundo”


Bento XVI dedicou a audiência geral desta quarta feira, á semana de oração pela unidade dos cristãos que estamos a celebrar nestes dias. O Papa salientou uma vez mais que a divisão dos cristãos dificulta o anuncio eficaz do Evangelho no mundo.

Estas as palavras proferidas pelo Santo Padre falando em português:

Queridos irmãos e irmãs,

Estamos a viver a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que, este ano, nos convida a meditar nas palavras de Jesus ressuscitado aos seus discípulos: «Vós sois testemunhas de tudo isto». Mas, como poderá o mundo, que ainda não conhece o Senhor, dar crédito às palavras de testemunhas d’Ele divididas, se não mesmo contrapostas? Por isso é muito importante que os cristãos cresçam na profissão comum da fé e no testemunho concorde de Jesus Cristo. A Igreja Católica, sobretudo desde o Concílio Vaticano II, tem criado relações fraternas com todas as Igrejas do Oriente e as Comunidades Eclesiais do Ocidente, mantendo com a maior parte delas diálogos teológicos bilaterais que levaram a encontrar convergências ou mesmo consensos em vários pontos, aprofundando assim os vínculos de comunhão. Peço a oração de todos pela consolidação destas relações fraternas que levem a um fiel e concorde testemunho de Cristo.

Amados peregrinos que, em português, professais a fé no único Senhor de todos os povos e línguas, as minhas cordiais saudações, com votos de serdes obreiros de paz, cooperação e unidade no meio dos vossos familiares e conterrâneos, colaborando com todos os cristãos por amor de Cristo. O seu Nome vos una! Em seu Nome, o Papa vos abençoa!

(Fonte: site Radio Vaticana)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933

Escreve “É uma questão de segundos... Pensa antes de começar qualquer trabalho: que quer Deus de mim neste assunto? E com a graça divina, fá-lo”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Médio Oriente: diálogo e testemunho


Ser testemunhas de Cristo e dos valores do Evangelho em todos os sectores da vida pessoal, familiar e pública, na variada realidade do Médio Oriente, onde a Igreja vive uma presença difícil. Foi o que sublinhou D. Nicola Eterovic, Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, apresentando hoje na Sala de Imprensa do Vaticano, os «Lineamenta» do Sínodo especial dos Bispos dedicado ao Médio Oriente que se realizará no Vaticano de 10 a 24 de Outubro de 2010.

O documento está dividido em três capítulos e apresenta as características da vida e do testemunho cristão na região. Em particular sobre o tema das relações com o mundo islâmico o texto sublinha a importância do diálogo como melhor meio para resolver os problemas.

Além do mais os cristãos não se cansam de propor a mensagem de reconciliação baseada no perdão recíproco que é fruto sobretudo do Espírito Santo e não somente de esforços humanos. Com tal espírito será possível, marginalizando os extremismos políticos e religiosos, abrir-se ao processo de edificação de uma humanidade nova.

Portanto, notou D. Eterovic, o testemunho de vida dos cristãos, como fermento de uma sociedade renovada, continua essencial para o presente e o futuro do Médio Oriente.


(Fonte: H2O News com edição de JPR)

Estudam um milagre de Pio XII por intercessão de João Paulo II (vídeo em espanhol)

Comentário ao Evangelho dia feito por:

Melitão de Sardes (?-c. 195), bispo
Homilia sobre a Páscoa, 82-90 (a partir da trad. cf SC 123, pp. 107ss.)

Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus
Vós não vistes a Deus; não reconhecestes o Senhor; não soubestes que era Ele, o Primogénito de Deus, O que foi gerado antes da estrela da manhã (Sl 109,3), O que fez surgir a luz, O que fez brilhar o dia, separando-o das trevas, O que fixou os primeiros limites, suspendendo a terra, secando os abismos, expondo o firmamento [...], O que criou os anjos do céu, O que no céu fixou os tronos, O que modelou o homem sobre a terra. Foi Ele que escolheu Israel, foi Ele que o guiou desde Adão até Noé, desde Noé até Abraão, desde Abraão até Isaac e Jacob e aos doze patriarcas. Foi Ele que conduziu os vossos pais ao Egipto, que aí os protegeu e os alimentou. Foi Ele que os iluminou por meio de uma coluna de fogo e os cobriu com uma nuvem, foi Ele que abriu o Mar Vermelho e lho fez atravessar. Foi Ele que lhes deu o maná do céu, que os saciou com o que tirou do rochedo, que lhes deu a Lei e a Terra Prometida, que lhes enviou os profetas e lhes suscitou os reis. Foi Ele que veio a vós, cuidando daqueles que sofriam, ressuscitando os mortos. [...] É Ele que quereis matar, é Ele que quereis entregar em troca de umas quantas moedas de prata. [...]

Como foi que estimastes os benefícios que vos foram concedidos? [...] Estimai agora a mão ressequida que Ele restituiu ao corpo. Estimai agora os cegos de nascença que Ele devolveu à luz por meio de uma palavra Sua. Estimai agora os mortos que fez sair do túmulo após três ou quatro dias. Não têm preço os dons que Ele vos concede. E vós [...] pagastes-Lhe o bem com o mal, a alegria com a aflição, a vida com a morte.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 20 de Janeiro de 2010

São Marcos 3,1-6

Novamente entrou na sinagoga. E estava lá um homem que tinha uma das mãos paralisada.
Ora eles observavam-no, para ver se iria curá-lo ao sábado, a fim de o poderem acusar.
Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e vem para o meio.»
E a eles perguntou: «É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?» Eles ficaram calados.
Então, olhando-os com indignação e magoado com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão.» Estendeu-a, e a mão ficou curada.
Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)