Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Keith Jarrett Trio - Young and Foolish

Sabem qual é o nosso problema?

É o facto de estarmos fechados nos nossos quintalinhos, centrados no nosso umbigo e prisioneiros dos nossos interesses e opiniões pessoais.

Quem o diz é o Papa: vivemos mergulhados em filosofias, negócios e ocupações que nos preenchem totalmente e nos afastam de Deus. Andamos distraídos, arrogantes e presunçosos.

Aparentemente livres, mas, afinal, prisioneiros do nosso eu e gradualmente insensíveis aos sinais de Deus. Homens e mulheres com coração de pedra em vez de carne… Numa palavra: pagãos!

O Papa é peremptório: falta-nos a humildade e simplicidade de coração. E falta-nos também a coragem para nos submetermos ao que é maior do que nós e deixar que Deus – presente aqui e agora - nos ame.

Que 2010 seja para todos a grande oportunidade para responder, a Deus, que sim!

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

COMUNICADO PLATAFORMA CIDADANIA E CASAMENTO APÓS O DEBATE DE HOJE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Lamentamos que uma maioria circunstancial no parlamento tenha chumbado o pedido de referendo. Configura um grave desrespeito do parlamento pelos cidadãos que o subscreveram e revela uma aflitiva falta de cultura democrática, quando não de uma pretensão totalitária que a todos nos deve fazer pensar. Nestes termos e porque (pela identificação dos que o chumbaram com os que defendem o casamento entre pessoas do mesmo sexo) nos parece que a rejeição do referendo está associada ao medo de o perder, não podemos deixar de observar que aconteceu o que é clássico: a falta de coragem com facilidade resvala para o uso violento da força.

No entanto o resultado da votação de hoje não anula um facto: a sociedade portuguesa deseja este referendo. Prova-o as 92 mil assinaturas angariadas em três semanas “de rua”, todas as sondagens e estudos de opinião (que foi pena não tivesse havido em maior quantidade), a maioria da opinião publicada e, até, a expressiva votação em seu favor hoje havida.

Demonstra-o também o facto de nos continuarem a chegar assinaturas de todo o país e cujas, por respeito pelo empenho cívico dos que as angariaram e subscreveram, não deixaremos de entregar na Assembleia da República, no momento que considerarmos oportuno. Apelamos nesse sentido a todos os que ainda tem assinaturas na sua posse a que no-las façam chegar.

Com a votação de hoje, que não fecha o processo legislativo, não se encerra por isso nem o pedido de referendo nem o debate que a sociedade portuguesa reclama.

A Plataforma Cidadania e Casamento continuará a fazer-se eco deste clamor popular não apenas pelo país inteiro como junto de todas as instâncias políticas e jurídicas. Não pararemos até que em Portugal se realize o referendo que esta petição tão expressivamente pediu. Quer as leis hoje aprovadas venham, após a passagem de todos os crivos legais, a efectivamente vigorar, quer não.

Porque se o casamento é um contrato, o referendo é um direito!

Lisboa, 7 de Janeiro de 2010

Contactos para a Comunicação Social: Catarina Almeida (916543233) e Antonio Pinheiro Torres (917227560)

Assessora de Imprensa: Marta Roque (967876481)

Parlamento recusou iniciativa popular que pedia um referendo esta o casamento entre pessoas do mesmo sexo e aprova o “casamento” entre os mesmos

Igreja alerta para o risco de genocídio dos índios no Brasil

Abaixo-assinado pela sobrevivência dos povos indígenas isolados

A Igreja Católica no Brasil alertou para o risco de genocídio que correm os povos indígenas isolados neste país.

Num abaixo-assinado endereçado ao presidente Lula da Silva, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), um organismo católico vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), afirma que “é intolerável que a sociedade e o Estado Brasileiro compactuem ou se mostrem omissos” diante da “opressão e genocídio expresso em pleno século XXI, que se tem configurado sobre os últimos povos nativos livres em território nacional”.

O documento alerta para as condições críticas de sobrevivência dos povos indígenas isolados ou aqueles que recentemente entraram em contacto com os brancos, particularmente no estado de Rondónia, área do oeste do Brasil, na fronteira com a Bolívia. Ali foi recentemente assassinada por um pistoleiro “a última sobrevivente de um povo massacrado”.

O documento destaca o perigo que representa para alguns dos 67 grupos indígenas "sem contacto" que ainda vivem no Brasil a construção de barragens na Amazónia, no âmbito do programa para acelerar o crescimento do governo de Lula.

O abaixo-assinado denuncia “métodos facínoras com requintes de crueldade”, como o incêndio de aldeias, o derrube de habitações, envenenamento, escravatura e abusos sexuais, execuções sumárias, caçadas humanas e torturas “de todo tipo”.

“Para nossa vergonha e espanto, não são factos remotos, mas sim eventos históricos registados nas últimas décadas, quando o Brasil deveria vivenciar o pleno estado democrático de direito”, lamenta o Cimi.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1938

Começa a viver em Burgos, onde permanece até acabar a guerra civil de Espanha: “Lembro-me também da temporada da minha estada em Burgos, durante essa mesma época. Aí apareciam tantos e tantos para passar alguns dias comigo. Gostava de subir a uma torre para que vissem de perto a pedra trabalhada das cumieiras, um autêntico rendilhado de pedra, fruto de um trabalho paciente e custoso. Nessas conversas fazia-lhes notar que aquela maravilha não se via de baixo. E para concretizar o que lhes tinha explicado com repetida frequência, comentava: isto é trabalho de Deus: acabar a tarefa pessoal com perfeição, com beleza, com o primor destas delicadas rendas de pedra”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/8-1-5)

Disputa por custódia de menina mostra efeitos jurídicos de uniões do mesmo sexo

A sociedade norte-americana é testemunha nestes dias do drama de uma ex-lésbica que concebeu uma menina enquanto esteve em uma união civil com outra mulher e agora é forçada por um tribunal a entregar a custódia de sua filha biológica à sua ex-parceira.

Lisa Miller concebeu por inseminação artificial sua filha Isabel no ano 2002, quando vivia em Vermont numa união civil com Janet Jenkins.

Segundo informa o New York Times, um ano mais tarde, Miller se separou de Jenkins, abandonou a pratica homossexual e converteu-se ao cristianismo.

Jenkins iniciou uma acção legal pedindo a custódia de Isabella num tribunal de Vermont, alegando que a lei de união civil homossexual de Vermont lhe dá garantia de seus direitos de parentesco.

O juiz William D. Cohen, do Tribunal da Família de Vermont concedeu importantes direitos de visita a Jenkins, que Miller desobedeceu por considerar que as praticas de sua ex-parceira e a sua activa homossexualidade são perigosas para sua filha. A sua atitude foi considerada como desobediência ao tribunal e este outorgou a custódia da menina a Jenkins no dia 20 de Novembro passado.

Segundo Miller, sua filha mostrou "reações violentas" nas visitas anteriores que fez a Jenkins e a menina queixou-se à mãe que Jenkins a havia obrigado a tomarem banho juntas.

"Eu não me sinto segura em deixar a minha filha com ela, e creio que é um direito constitucional que meus filhos cresçam da forma como eu decida. Aqui há uma agenda homossexual e Isabella é um pião em seu jogo", declarou Miller à Newsweek.

O grupo de defesa legal Liberty Council, que representa Miller, afirma que durante os últimos cinco anos, Jenkins "não tentou ligar nem escrever a Isabella”.

Assim mesmo, sustenta que Jenkins " negou-se a comparecer na de Natal de Isabella, a suas obras de teatro, porque não quer estar próxima de um ambiente cristão. Ela também disse que não é o melhor para Isabella ser criada num lar cristão".

Maggie Gallagher, presidente da Organização Nacional para o Matrimónio, explicou para a Catholic News Agency que este acto deve ser “uma chamada de alerta” para não introduzir uniões civis entre pessoas do mesmo sexo se não querem dar-lhes direitos legais sobre seus filhos”.


(Fonte: site Acidigital AQUI com adaptação de JPR)

Epifania e Natal celebrados juntos na cidade de Belém


A cidade de Belém na Cisjordânia, fechada dentro dos muros, vive intensamente a riqueza do tempo natalício.

No mesmo lugar e no mesmo dia, na Gruta da Natividade, foram celebradas duas festas. Enquanto os cristãos de rito latino, no dia 6 de Janeiro festejam a Epifania, os cristãos ortodoxos celebram a Vigília de Natal.

"Tem um programa oficial que vigora há mais de 100 anos para este tempo. Não existe confusão durante as diversas festas, porque tem um programa oficial entre as comunidades."

As celebrações da Epifania em Belém começaram com o Ingresso Solene do Custodio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa, onde foi acolhido na Praça da Manjedoura por autoridades civis e pela comunidade local e celebrou a missa da Epifania na Igreja de Santa Catarina.

Os cristãos das igrejas ortodoxas que celebram o Natal segundo o calendário juliano, fizeram a entrada solene na Basílica da Natividade, são os gregos ortodoxos com o Patriarca Teófilo III, os sírios ortodoxos, e os coptas.

A gruta é a mesma, os ritos, as datas, as celebrações são diferentes, mas o sentido profundo é o Cristo, feito homem, reconhecido por todos os povos como Luz e Salvador .

(Fonte: site Radio Vaticana)

Libera - Salva Me

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia e posteriormente Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homilias sobre São Mateus, n.º 25, 1-3 (a partir da trad. Véricel, l'Evangile commenté, pp.100-101)

«Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: «Quero, fica purificado.»

Jesus não disse simplesmente: «Quero, fica purificado.» Fez mais e melhor: «Estendeu a mão e tocou-lhe.» Este é um facto digno de atenção. Dado que podia curá-lo por um acto da Sua vontade e pela palavra, porque lhe tocou com a mão? Pela única razão de mostrar, quero crer, que não era inferior mas superior à Lei; e também para mostrar que, dali em diante, nada é impuro para quem é puro [...]. A mão de Jesus não ficou impura no contacto com o leproso; ao invés, o corpo do leproso ficou purificado pela santidade dEssa mão. Cristo veio não apenas para curar os corpos, mas para elevar as almas à santidade; Ele ensina-nos aqui a cuidarmos da nossa alma, a purificá-la, sem nos preocuparmos com abluções exteriores. A única lepra a temer é a da alma, isto é, o pecado [...].

Quanto a nós, devemos dar continuamente a Deus acções de graças. Agradeçamos-Lhe não apenas pelos bens que nos concedeu, mas ainda pelos que concedeu aos outros: poderemos assim destruir a inveja, manter e fazer crescer o nosso amor ao próximo [...].

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 8 de Janeiro de 2010

São Lucas 5,12-16

Encontrando-se Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, caiu com a face por terra e dirigiu-lhe esta súplica: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.»
Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: «Quero, fica purificado.» E imediatamente a lepra o deixou.
Ordenou-lhe, então, que a ninguém o dissesse; no entanto, acrescentou: «Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés ordenou, para lhe servir de prova.»
A sua fama espalhava-se cada vez mais, juntando se grandes multidões para o ouvirem e para que os curasse dos seus males.
Mas Ele retirava-se para lugares solitários e aí se entregava à oração.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)