Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Rosa de Ouro integra a exposição Fátima Luz e Paz

Dois meses depois da peregrinação de Bento XVI ao Santuário de Fátima, a oferta com que o romano pontífice distinguiu este Santuário pode agora ser vista na Exposição “Fátima Luz e Paz”.

Inventariada com o n.º 439-PHA.I.150, trata-se de uma peça de ouro, prata, pérolas e mármore, executada nas oficinas de ourivesaria Irmãos Tavani (Roma) e constituída por um ramo com quatro rosas de diferentes dimensões, com diversas hastes e folhas.

O ramo de rosas é entrelaçado por um rosário de ouro e pérolas e envolve, ao centro, um coração de prata, à frente do qual se encontra uma haste de espinhos. A base é constituída por um vaso na cor da prata com decoração incisa, mostrando, ao centro, o brasão, dourado, do Papa Bento XVI e a data “XIII-MAII-MMX”.

Para além de se sentir honrado com a distinção que, pela segunda vez, recebe da Santa Sé, o Santuário de Fátima lê com muito contentamento a singularidade de a Rosa de Ouro ter sido enriquecida com símbolos especificamente ligados a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Esta peça tem a particularidade de incorporar elementos intimamente ligados à iconografia de Fátima, como é o facto de o conjunto das hastes das rosas cercar o coração cintado pelos espinhos de uma delas e de o conjunto incorporar um rosário de ouro e pérolas brancas. A Rosa de Ouro alude, assim, através destes símbolos, ao Coração Imaculado de Maria e ao título com que a Virgem Maria é venerada no Santuário de Fátima.

No acto da entrega, Bento XVI referiu-se à sua oferta do seguinte modo: «a Rosa de Ouro que trouxe de Roma, como homenagem de gratidão do Papa pelas maravilhas que o Omnipotente tem realizado por Vós no coração de tantos que peregrinam a esta vossa casa maternal».

Juntamente com o cálice (MSF - Inv. n.º 440-PHA.I.151) que o Papa Bento XVI depositou nas mãos do bispo de Leiria-Fátima, a Rosa de Ouro pode agora ser contemplada na última sala da exposição “Fátima Luz e Paz”, patente ao público no edifício da Reitoria do Santuário de Fátima.

Marco Daniel Duarte, Museu do Santuário de Fátima

Boletim Informativo do Santuário de Fátima – 13 de Julho de 2010/16:00

Sem comentários: