Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Inquérito mundial apresenta relação dos padres com a Internet

Agência ECCLESIA divulga resultados sobre padres de Portugal, que mostram atitude mais positiva perante as novas tecnologias do que os do resto do mundo

Os padres católicos de Portugal têm uma perspectiva mais positiva sobre as novas tecnologias da comunicação do que os sacerdotes do resto do mundo.

Os dados, disponibilizados em exclusivo para a Agência ECCLESIA, são revelados pelo inquérito PICTURE, que analisou a utilização das Tecnologias da Comunicação (TIC), e da Internet, em particular, pelos padres da Igreja Católica no mundo.

Daniel Arasa, professor de Comunicação Digital na Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma), refere à Agência ECCLESIA que “os sacerdotes portugueses que utilizam as tecnologias (denominados ePriests no estudo, ndr) têm uma visão mais positiva e entusiástica” do que os do resto do mundo.

Em Portugal, 64,1% das respostas ao inquérito mostravam discordância em relação à afirmação “os perigos ligados à tecnologia são maiores do que as oportunidades que ela oferece”.

A percentagem é muito superior à média mundial, que se situa nos 38,2%.

Ao contrário da tendência global, são poucos os padres em Portugal que consideram a Internet “quase inútil” ou “inútil” para oferecer conselhos espirituais (apenas 17,6% contra 38,6% no resto do mundo). 47,1% consideram-na “útil” ou muito “útil”.

Além disso, mais de três quartos dos ePriests de Portugal (78,6%) concordam ou concordam fortemente com a afirmação de que "as novas tecnologias permitem a inculturação da fé no mundo de hoje".

95.5% dos ePriests portugueses acedem à Internet diariamente, uma percentagem ligeiramente superior à média mundial (94,7%).

90,9% têm acesso a um portátil e 81,8% têm um PC. O acesso por meio de outras tecnologias móveis varia de 88,6% nos telemóveis a 68,2% das câmaras digitais, 36,4% nos leitores demp3 e 18,2% de outros dispositivos portáteis.

Responderam ao questionário 4992 sacerdotes - 1,2% do número total dos sacerdotes no mundo – dos quais 44 portugueses, ou seja, 1,1% total. A idade média dos padres cibernautas portugueses está nos 52 anos.

A Internet é um recurso altamente valorizado por estes sacerdotes para preparar as actividades de pregação. 70,0% das respostas admitem a pesquisa de materiais online para a homilia pelo menos uma vez por semana (em comparação com 61,4% na média mundial).

Segundo Daniel Arasa, os sacerdotes portugueses têm uma utilização “semelhante à dos ePriests do resto do mundo”, mas há alguns dados que apontam para um “nível mais alto de tecnologização e familiaridade com as tecnologias digitais”.

Nesse sentido, acrescenta, mostram-se “mais partidário do seu uso para algumas actividades específicas da missão sacerdotal”.

Entre os dados relevados pelo inquérito surge a constatação de que os sacerdotes portugueses usam mais a Internet para rezar: 51,1% fazem-no pelo menos uma vez por semana (35,9% no resto do mundo).

O inquérito PICTURE foi preparado por NewMinE – New Media in Education, e pelo laboratório webatelier.net da Universidade da Suíça italiana (Lugano, Suíça), em colaboração com a Escola para as Comunicações Eclesiais da Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma), como apoio da Congregação para o Clero (Santa Sé).

Daniel Arasa acredita que o estudo pode “ajudar a pensar e programar planos de estudo e de formação para os sacerdotes e candidatos ao sacerdócio”.

Para o professor de Comunicação Digital na Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma), a questão não é tanto “oferecer conhecimentos técnicos”, mas “critérios de uso e linhas de actuação para poder melhorar a própria actividade sacerdotal e formar as outras pessoas que estejam sob a sua orientação educativa”.

Ficha técnica:

PICTURE estuda a utilização das Tecnologias da Comunicação (TIC), e da Internet em particular, pelos sacerdotes da Igreja Católica no mundo. PICTURE não pretende ser uma resposta para a pergunta “quantos sacerdotes usam TIC?” O objectivo da pesquisa é oferecer um quadro sobre quais são as actividades religiosas que os sacerdotes fazem online, e qual é o comportamento deles diante das tecnologias digitais. PICTURE estuda somente sacerdotes que tem acesso à Internet, denominados “ePriests”.

PICTURE foi preparado por NewMinE – New Media in Education, e pelo laboratório webatelier.net da Università della Svizzera italiana (Lugano, Suíça), em colaboração com a Escola para as Comunicações Eclesiais da Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma), com o apoio da Congregação para o Clero.

Responderam ao questionário 4992 sacerdotes, 1,2% do número total dos sacerdotes no mundo (fonte: Congregação para o Clero, 2007): 6,6% dos questionários foram preenchidos em papel (328) e 93,4% online (4664). As respostas vieram de 117 países, espalhados em todos os continentes: 54,6% da Europa, 37,3% da América, 3,9% da Ásia, 2,6% da África e 1,6% da Oceânia.

A percentagem das respostas da Europa, América e Oceânia foi superior à percentagem dos sacerdotes presentes naquela área; enquanto que a Ásia e a África foram pouco menos representadas.

A pesquisa pretendia recolher depoimentos de 1% dos sacerdotes católicos, considerados em proporção ao país onde desempenham o seu trabalho pastoral. A recolha dos dados começou a 15 de Novembro de 2009 e terminou a 28 de Fevereiro 2010. O questionário, estava à disposição em 7 línguas (Inglês, Francês, Italiano, Polaco, Português, Espanhol e Alemão), foi preenchido online e em papel.

Para ter uma grande distribuição, os questionários foram difundidos de várias maneiras: todas as Conferências Episcopais do mundo foram contactadas via email e por correio; todas as dioceses dos 50 países com maior número de sacerdotes e religiosos foram contactados também via email.

O questionário foi também divulgado através de muitas agências católicas. Para prevenir erros e fraudes, a pesquisa foi difundida somente através da Agências Católicas e todos os acessos na Web foram monitorizados constantemente. O questionário era anónimo, mas muitos sacerdotes escreveram o nome e os seus dados.

(Fonte: site Agência Ecclesia AQUI)

Sem comentários: