Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Andy Warhol, católico devoto

Tornou-se famoso como um dos grandes ícones da arte moderna, nomeadamente a chamada Pop Art, mas menos conhecida é a faceta devotamente cristã de Andy Warhol.

Uma exposição chamada “Andy Warhol: the last decade”, inaugurada nos Estados Unidos, que se debruça sobre os últimos dez anos da vida do artista, realça este aspecto da sua vida e dá destaque às muitas obras de arte religiosa que criou.

Entre estas, encontram-se centenas de versões da última ceia e um grande painel com 112 retratos de Cristo.

“Só os seus amigos mais próximos sabiam que era um homem religioso que ia frequentemente à missa”, explica Sharon Matt Atkins, uma das responsáveis pela exposição que está patente no museu de Brooklyn.

De facto, Andy Warhol não só era católico como pertencia a uma Igreja Católica oriental - a Igreja Católica Bizantina Rutena - constituída, principalmente, por europeus de leste de etnia rutena, ou rusyn como são também conhecidos.

(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença na sua edição de 16.06.2010)

Sem comentários: