Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Bento XVI no Angelus de hoje fala-nos de Jesus Cristo Nosso Senhor de Nossa Senhora e da nossa obrigação de proteger a Criação


Vídeo em espanhol

O Evangelho não é uma lenda, mas a narração de uma história verdadeira, e Jesus de Nazaré é uma personagem histórica inserida naquele contexto preciso. Foi o que salientou Bento XVI, neste Domingo, dirigindo-se às cerca de 40 mil pessoas congregadas ao meio dia na Praça de S. Pedro para a recitação do Angelus.

O Papa referia-se ao Evangelho deste II Domingo de Advento em que Lucas fala de João Baptista que foi o precursor do Messias e traça com grande precisão as coordenadas espaço - temporais da sua pregação.

Depois desta ampla introdução histórica – explicou o Papa – a palavra de Deus é apresentada como uma força que desce do alto e se poisa sobre João Baptista.

Citando a este propósito Santo Ambrósio, o grande bispo de Milão cuja festa ocorre a 7 de Dezembro, o Santo Padre sublinhou que a Palavra de Deus é o sujeito que move a história, inspira os profetas, prepara o caminho do Messias, convoca a Igreja. O próprio Jesus – acrescentou – é a Palavra divina que incarnou no seio virginal de Maria, nele, Deus revelou-se plenamente, disse–nos e deu–nos tudo, abrindo-nos os tesouros da sua verdade e da sua misericórdia. Desceu portanto a Palavra para que a terra, que antes era um deserto, produzisse os seus frutos para nós - explicou o Papa usando as palavras de Ambrósio.

E a flor mais linda que germinou da Palavra de Deus – disse depois Bento XVI – é a Virgem Maria. Ela é a primícia da Igreja, jardim de Deus na terra. Mas – acrescentou – enquanto Maria é Imaculada, assim a celebraremos depois de amanhã, a Igreja precisa continuamente de se purificar, porque o pecado insidia todos os seus membros.

Na Igreja está sempre em acção uma luta entre o deserto e o jardim, entre o pecado que torna a terra árida e a graça que a irriga para que produza frutos abundantes de santidade.

Peçamos á Mãe do Senhor que nos ajude neste tempo de Advento, a endireitar os nossos caminhos, deixando-nos guiar pela palavra de Deus.

Depois da recitação do Angelus o Papa recordou que nesta segunda-feira dia 7 será inaugurada em Copenhaga a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, com a qual a comunidade internacional entende contrastar o fenómeno do aquecimento global.

Faço votos de que os trabalhos ajudem a individuar acções respeitosas da criação e promotoras de um desenvolvimento solidário, fundados na dignidade da pessoa humana e orientada para o bem comum – disse o Papa.

A salvaguarda da criação postula a adopção de estilos de vida sóbrios e responsáveis, sobretudo em relação aos pobres e as gerações futuras.

Nesta perspectiva – acrescentou Bento XVI - para garantir pleno sucesso à Conferência, convido todas as pessoas de boa vontade a respeitar as leis colocadas por Deus na natureza e a redescobrir a dimensão moral da vida humana


(Fonte: site Radio Vaticana)

II Domingo de Advento - Meditação em espanhol por D. Luis de Moya

Entrevista de 2005 a D. Luis de Moya – Um tetraplégico que ama a vida (vídeo em espanhol)

Sucesso da cimeira de Copenhaga depende do empenho dos governos e dos cidadãos

A conferência de Copenhaga sobre o clima será considerada um sucesso ou uma falência consoante os empenhos que forem assumidos pelos governos, sobretudo dos países mais poderosos e maiores - afirma o director da Sala de Imprensa da Santa Sé Padre Federico Lombardi.

Serão apresentados números mágicos sobre as reduções das emissões de gazes nocivos e sobre os financiamentos que terão de ser encontrados - afirma Padre Lombardi num editorial na Rádio Vaticano. Mas no fim, tudo dependerá da soma dos comportamentos de todos nós, habitantes da terra, demasiado habituados a pensar que somos espertos a descarregar cada um de nós sobre os outros as nossas responsabilidades.

Bento XVI na sua última Encíclica falou justamente de novos estilos de vida e recordou que o sistema ecológico está em pé apoiando-se numa boa relação do homem com a natureza, mas também com os seus semelhantes. Em Copenhaga discute-se um problema que é também nosso. Há tempos atrás – acrescenta Padre Federico Lombardi – as preocupações ambientais e climáticas a muitos pareciam um luxo. Preocupações dos ricos. Outros eram os problemas dos pobres que deviam sobreviver e satisfazer as necessidades primárias. Depois compreendemos que as coisas eram muito diferentes. Quando há uma seca, ou se verificam catástrofes ambientais, os pobres são os primeiros a sofrer e a morrer .Quem está em lugares mais seguros ou possui mais recursos para se nutrir ou proteger pode superar melhor o piorar das condições ambientais. Portanto é para todos mas em primeiro lugar para os pobres, que devemos cuidar do estado de saúde do planeta”.- conclui o editorial do director da Sala de imprensa da Santa Sé P. Federico Lombardi.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Intenções do Papa para Dezembro - Crianças e a abertura do mundo a Cristo no Natal

A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer as intenções do Papa Bento XVI para este mês de Dezembro, no qual o Santo Padre pede para se rezar pelas Crianças e para que o mundo se abra a Cristo no Natal.

A intenção geral do Apostolado da Oração é: "para que as crianças sejam respeitadas, amadas e não sejam jamais exploradas de nenhuma maneira".

A intenção missionária é: "Para que no Natal os povos da terra reconheçam no Verbo encarnado a luz que ilumina todo homem e as Nações abram as portas a Cristo, Salvador do mundo".

Que os gestos fraternos dos cristãos nos países de missão mostrem que o Menino nascido em Belém é luz e esperança para o mundo.


(Fonte: site Acidigital)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1934

Invoca São Nicolau como intercessor para resolver dificuldades económicas. “No dia de S. Nicolau de Bari prometi ao Santo Bispo, no momento de subir ao altar para celebrar a Missa, que, se a nossa situação económica da Casa do Anjo da Guarda (assim se chamava a Academia DYA) se resolver, o nomearei Administrador da Obra de Deus”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/6-12-5)

S. Nicolau

O Santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Nicolau nasceu na Ásia Menor, pelo ano de 275, filho de pais ricos, mas com uma profunda vida de oração. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição em que viviam os cristãos.

São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou-lhes a prostituição, atirou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, através da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de Dezembro.

Sagrado bispo de Mira, Nicolau conquistou todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado à morte, mas felizmente salvou-se em 313, pois foi publicado o edital de Milão que concedia a liberdade religiosa.

São Nicolau participou no Concílio de Niceia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Partiu para o céu em 342 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Se não podes vencê-los…intimida-os

No estado de Washington, 138 000 cidadãos assinaram um pedido para submeter à votação popular nas eleições locais de Novembro uma iniciativa para proteger o casamento entre um homem e uma mulher, e para rejeitar a lei estatal que reconhece juridicamente casais do mesmo sexo. É prática comum aproveitar a altura das eleições para decidir também assuntos controversos como este. No entanto, esta iniciativa foi muito mal aceite pelo lobby gay, que, no intuito de intimidar os promotores, exigiu que se publicassem os seus nomes.

Os norte-americanos dizem-se defensores do debate leal e aberto, mas quando se trata do casamento homossexual, parece que alguns dos seus partidários preferem intimidar os críticos.

Um tribunal de segunda instância declarou que a lista com os nomes e domicílios dos assinantes devia ser tornada pública. No entanto, o juiz do Supremo Tribunal norte-americano Anthony Kennedy, rejeitou a decisão desse órgão inferior, para defender a liberdade de expressão dos assinantes que podiam sentir-se intimidados por pressões.

De facto havia motivos reais para não se correr este risco. Bastaria recordar a reacção do lobby gay contra pessoas e instituições que na Califórnia apoiaram a chamada Proposition 8, pela qual em Novembro de 2008 se adoptou uma emenda na Constituição do Estado reservando o matrimónio para casais de homem e mulher.

"Os norte-americanos dizem-se defensores do debate leal e aberto, mas quando se trata do casamento homossexual, parece que alguns dos seus partidários preferem intimidar os críticos", como se vê no artigo do Wall Street Journal (20-10-2009) que informa sobre este assunto. Refere o caso concreto de vários californianos que contribuíram para o financiamento da famosa campanha da Proposition 8. Alguns deles, como por exemplo, Richard Raddon, director do Festival de Cinema de Los Angeles (a nível estatal), foi forçado a demitir-se; Scott Eckern, director artístico do California Musical Theater, foi obrigado a renunciar ao contributo a que já se tinha comprometido, por pressão do lobby homossexual. Houve casos de telefonemas a boicotar iniciativas ou a manifestar-se contra instituições. O perigo de intimidação e assédio é real, e assim o considerou o juiz Kennedy.

O ex-director de United States Census Bureau Bruce Chapman afirmou que a publicação dos nomes poderia prejudicar a democracia: "Não revelamos os votos dos eleitores, nem dos jurados, e os dados do Recenseamento mantêm-se secretos durante 70 anos"; o mesmo se deve fazer com as petições de iniciativa popular.

Crimes violentos motivados pela orientação sexual

No entanto, a agenda gay deu um passo em frente noutro aspecto. Obama ratificou a lei que equipara os crimes violentos por motivos de género, preferência sexual ou deficiência com os que são devidos a problemas de raça, etnia ou religião. Isto é, os crimes manifestamente provocados pela orientação sexual passam a ser punidos pela histórica lei federal de crimes de ódio, de 1969. A lei refere-se só a "actos violentos" motivados pelas características da vítima, mas não faz referências específicas a ofensas verbais. A verdade é que já existia esse tipo de leis em mais de metade dos EUA.

Com esta medida Obama contenta as organizações gay que se têm queixado de que o novo presidente não se apressou a modificar a legislação que eles se negam a aceitar. Em concreto, pedem que se mude no Exército a regra "não perguntar, não dizer", que impede a admissão nas Forças Armadas de quem declarar abertamente a sua homossexualidade, e que se reconheça o casamento homossexual, actualmente proibido na grande maioria dos estados.

(Fonte: site Aceprensa)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Sacerdócio seja fundado nos valores de Jesus


Não julgar, mas salvar, é a característica de quem segue Cristo. Foi o que disse padre Raniero Cantalamessa, capuchinho, Pregador da Casa Pontifícia, na Primeira pregação de Advento. As três meditações de Advento concentrar-se-ão na natureza e na tarefa do sacerdócio, a partir dos escritos de São Paulo, inseridos no âmbito do Ano Sacerdotal em andamento.

Padre Cantalamessa notou que a simpatia, o sentido de solidariedade, a compaixão em relação aos outros, são os traços característicos da vida sacerdotal. Mas devem estar bem claras as prioridades, os valores de fundo, que são tirados directamente do Evangelho e inspirados na obra de Jesus.


(Fonte: H2O News com edição de JPR)

Maria João Pires interpreta de Frederic Chopin – ‘Nocturne’ para Piano No 20