Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Porta aberta à desagregação da Europa

A polémica levantada pelo referendo suíço sobre os minaretes acontece pouco tempo depois da polémica em Itália sobre os crucifixos nas escolas. São questões diferentes, é certo, mas ambas exprimem mal-estar e embaraço. Ambas reflectem a incapacidade do chamado “homem europeu culto” de encontrar um nexo aceitável entre a fé e a vida pública.

Só que esta fractura entre a fé e a razão não atinge apenas as supostas elites políticas e intelectuais. Ela já atingiu o próprio povo. Porque os que não querem os crucifixos nas escolas ou os que recusam minaretes nas cidades mostram que têm medo do religioso, preferem arrumar a fé na esfera privada e tirar-lhe visibilidade.

Ora, se há coisa que define o mundo ocidental é a liberdade religiosa, que se exprime na liberdade de culto e expressão pública da fé. Por isso, negar hoje este direito humano fundamental é abrir a porta à desagregação da própria Europa.

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

Santa Sé acusa o mercado global de ter esquecido os pobres

O observador permanente da Santa Sé no escritório da ONU em Genebra, na Suíça, D. Silvano Maria Tomasi, intervindo na Conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), destacou o princípio da justiça social no mercado global.

Salientou que "a actual crise económica recai fortemente sobre os pobres do mundo", uma realidade dramática, sobretudo por causa do grande desemprego, realidade sobre a qual a Santa Sé em reiteradas ocasiões "chamou a atenção dos Estados e das organizações internacionais".

Como indica a encíclica "Caritas in veritate" – observou o representante da Santa Sé – todos os países têm direito a definir o seu modelo económico, mas no âmbito de uma inclusiva e justa globalização na qual a solidariedade, investimentos, transferências tecnológicas, capacidade de construir e partilha de conhecimentos sejam colocados ao serviço de um desenvolvimento.
De um desenvolvimento que esteja "baseado na centralidade da pessoa", reconhecendo que todo o ser humano tem uma dignidade, e um desejo de liberdade e de saciar as suas aspirações mais profundas em todos os processos económicos.

Então, qual "equivalência de valores" podemos propor aos mil milhões de homens, mulheres e crianças que padecem a fome? De facto, são por demais pobres para tornar-se visível ao mercado, mas se o mercado não os vê não pode responder às suas necessidades.

O mercado não pode ser referencial a si mesmo, mas deve estar voltado para o "bem comum", conceito que evoca em particular a responsabilidade da comunidade política.

(Fonte: site Radio Vaticana)

URGENTE: RECOLHA ASSINATURAS PRO-REFERENDO ESTE FDS EM JOGOS DE FUTEBOL: PRECISA-SE GENTE!

Caros amigos

Os diversos grupos e comités no terreno da nossa campanha para um referendo ao casamento gay (www.casamentomesmosexo.org), estarão mais uma vez muito activos no próximo fim-de-semana. Precisamos de 75 mil assinaturas e para as recolher precisamos da ajuda de todos que se dizem a favor da Família e da Vida.

Algumas das iniciativas de recolha de assinaturas são:

Guimarães - V. Guimarães - FC Porto no dia 04 Dez às 20:15 –

Coordenador: Artur Mesquita Guimarães – 963 408 216 mesquita-guimaraes@hotmail.com

Figueira da Foz- Naval - Paços Ferreira no dia 05 Dez às 17:00 -

Organizador da iniciativa: Tiago Miranda - 964396175 tiagomiranda@coimbra.taf.mj.pt

Vila do Conde - Rio Ave - Belenenses no dia 05 Dez às 19:15

Coordenador: Zé Maria Montenegro 933 400 460 jmm@mlgts.pt

Matosinhos - Leixões - Sp. Braga no dia 05 Dez às 21:15

Zé Maria Montenegro 933 400 460 jmm@mlgts.pt

Madeira - Marítimo - Olhanense no dia 06 Dez às 16:00

Coordenador: João Correia 962 673 053 joaojosecorreia.sra@gov-madeira.pt

Lisboa - Benfica - Académica no dia 06 Dez às 20:15

Coordenador: João Paula Santos 914 694 084 jps.finpro@mail.telepac.pt

Local da concentração - às 17h15 à porta do Media Market

Leiria - U. Leiria – Nacional no dia 07 Dez às 20:15

Organizador da iniciativa: Fernanda Mendes 917 887 202 fernanda@solardamarta.com

Setúbal - Setúbal - Sporting no dia 07 de Dez às 20:15

Coordenador: Adriana Menezes 919 193 934 ariadne@netc.pt

Caldas da Rainha / Óbidos – Vila Natal em Óbidos dia 7 e 8 às 15h.

Coordenador: Nuno Gonçalves Morgado 93 8045075

Local da concentração: Entrada de Óbidos porta sul.

Se ainda não está envolvido noutra ou numa destas iniciativas, sugerimos que se junte a um destes grupos para angariarmos o maior número de assinaturas possível. Nestes eventos de grande concentração de pessoas é importante aproveitar ao máximo os picos de afluência de público e para isso necessitamos de muita gente.•

Caso tenha amigos interessados em colaborar, não deixe de lhes enviar informação sobre estas iniciativas.•

Algumas recomendações:

- Levem muitas folhas para assinar, canetas, pranchas para suporte (conseguem-se facilmente em mdf de 3mm nas lojas de bricolage), molas de orelha para prender as folhas de assinatura e micas para proteger as folhas em caso de chuva.

- No caso dos jogos de Futebol deverão estar junto ao estádio 2 a 3 horas antes do início do jogo.

- A quem não tem BI no local e não sabe o nº de cor, pede-se nº de telemóvel que se escreve no verso - a pessoa coloca na mesma o nome completo e assina. A nossa equipa da Plataforma encarrega-se de fazer os telefonemas ou enviar SMS's a pedir o nº do BI.

- As pessoas que recolhem assinaturas devem estar com casaco ou camisola da mesma cor (branco) para serem facilmente identificadas.•

- A recolha deve ser feita em grupos de 2/3 pessoas pelo menos e nunca sozinhas, preferencialmente com pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

A Plataforma dá conhecimento das iniciativas às rádios locais. Se quiser sugerir alguma rádio basta que envie essa informação para a marta.rock@gmail.com.

Um abraço e bom trabalho!

Antonio Pinheiro Torres

Visita de Bento XVI inclui a “Cidade Invicta”

Está confirmado: o Papa vai ao Porto no dia 14 de Maio. O anúncio formal com os detalhes da visita será feito em conjunto pela Igreja e Estado na próxima segunda-feira.

Como a Renascença anunciou no início do mês passado, o programa da visita de Bento XVI a Portugal, é um programa de 4 dias.

Chega a Lisboa no dia 11 de manhã, seguem-se as cerimónias protocolares de boas vindas – primeiro, no aeroporto e, depois, no Palácio de Belém. À tarde Bento XVI preside a uma missa no Terreiro do Paço. Com o Cristo-Rei em pano de fundo, a missa será celebrada depois das 18h00, ao cair da noite.

O Papa fica alojado na Nunciatura Apostólica, onde também receberá, em audiência privada, o 1º Ministro José Sócrates.

Ainda em Lisboa, no dia 12, o Papa encontra-se no CCB com o mundo da cultura.
Depois, parte para Fátima.

Antes da grande peregrinação internacional, Bento XVI reza Vésperas, dia 12 à tarde, com o clero, religiosos e consagrados na Igreja da Santíssima Trindade. E, no dia 13 à tarde, será a vez dos responsáveis pela Acção Social da Igreja.

Bento XVI dorme duas noites em Fátima, porque, no dia 14 de manhã segue directamente para a cidade do Porto.

O Papa celebra missa na Avenida dos Aliados e deverá partir do aeroporto Sá Carneiro, pela hora do almoço do dia 14.


(Fonte: site Rádio Renascença)

Estabelecimento de relações diplomáticas entre Santa Sé e Rússia


Na tarde de quinta-feira 3 de Dezembro Bento XVI recebeu em audiência Dmitri Medvedev, Presidente da Federação Russa. Durante a audiência foi manifestada a satisfação, de ambas as partes, pelas cordiais relações existentes, e foi concordado estabelecer plenas relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Federação Russa. Após uma troca de opiniões sobre a situação económica e política internacional – feita também à luz da encíclica "Caritas in veritate", da qual o papa ofereceu ao presidente um exemplar em língua russa – detiveram-se sobre os actuais desafios à segurança e à paz. Em seguida, falou-se também de temas culturais e sociais de comum interesse, como o valor da família e a contribuição que os fiéis dão para a vida da nação russa.


(Fonte: H2O News)

Carta de Dezembro de D. Javier Echevarría

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1955

Está em Viena. De manhã celebra Missa na catedral de Santo Estêvão. Durante a acção de graças depois da Missa, diante da imagem de Maria Pötsch, invocou-a pela primeira vez com a jaculatória Sancta Maria Stella Orientis, filios tuos adiuva! Não era mais uma das suas muitas invocações de Nossa Senhora. Pelo que se deduz da correspondência desses dias, deve ter tido a certeza de que, com essas palavras, o futuro apostolado nos países da Europa submetida aos comunistas ficava entregue à protecção da Mãe de Deus. Com efeito, nesse mesmo dia escrevia aos seus filhos de Espanha: “Sinto-me seguro ao afirmar que Deus Nosso Senhor nos dará meios abundantes – facilidades, pessoas – para trabalharmos por Ele cada dia melhor na parte oriental da Europa, até que se nos abram e - abrir-se-ão – as portas da Rússia (…). Pede que digam muitas vezes esta jaculatória: Sancta Maria Stella Orientis, filios tuos adiuva!

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/4-12-5)

Igreja Portuguesa entrega Maternidade em Díli

Iniciativa nascida no ano 2000 visa melhoria das condições de apoio às mulheres grávidas e às crianças timorenses.

A Fundação Mater-Timor (FMT) vai entregar oficialmente à Diocese de Díli, no próximo dia 8 de Dezembro, a Maternidade-Escola Nossa Senhora de Fátima, na capital de Timor-Leste.

A cerimónia contará com a presença de Fernando Maymone Martins, Presidente da Fundação, e do Cón. Francisco Tito Espinheira, em representação do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, presidente do Conselho de Fundadores. A entrega será feita ao Bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva.

A iniciativa nasceu quando, no Ano Jubilar de 2000, João Paulo II pediu às Conferências Episcopais um gesto de solidariedade social. Em Portugal, foi decidido oferecer às dioceses de Díli e Baucau, em Timor-Leste, uma Maternidade-Escola, que tinha na sua base a intenção não só de facultar assistência materno-infantil directa, como de formar quadros aptos à condução sustentada da vida da nova instituição, uma vez lançada a sua actividade.

Em Setembro de 2002, foi assinada a escritura da Fundação Mater-Timor cujos fundadores são a o Patriarcado de Lisboa, a Conferência Episcopal Portuguesa, as Dioceses de Díli e Baucau, a Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos (FIAMC), o Santuário de Fátima, a Associação dos Médicos Católicos Portugueses e a Rádio Renascença. O próprio João Paulo II contribuiu com um donativo pessoal para este projecto.

A construção do edifício da Maternidade foi concluída no ano de 2008, assegurando-se depois o equipamento técnico e o pessoal especializado necessário para o seu funcionamento. As autoridades locais e a população de Timor-Leste vêem esta maternidade como “um milagre”, que vem possibilitar a melhoria das condições de apoio às mulheres grávidas e às crianças timorenses.

A Diocese de Díli decidiu chamar a si, desde já, a responsabilidade do início da actividade da Maternidade-Escola. Desta forma, a cerimónia culminará os trabalhos da Fundação Mater-Timor na diocese timorense.

Segundo comunicado, no último ano foi colocada uma colaboradora permanente em Timor-Leste, como Directora Geral da FMT para coordenar o projecto localmente, assegurando “os mais altos padrões de qualidade do edifício da maternidade, assim como para garantir a passagem progressiva e eficaz para a Diocese de Díli”.

Maria de Sousa Leitão admite que “abrir uma Maternidade em Timor, o país com uma das taxas de natalidade mais elevadas do mundo mas também com uma das mais altas taxas de mortalidade materno-infantil, representa um desafio enorme a todos os níveis.

Timor-Leste é um dos países da Ásia com maiores taxas de mortalidade materna e infantil, o que é considerado um dos maiores problemas do país.

Actualmente a taxa de mortalidade infantil é de 8,8%, e a taxa de mortalidade materna é de 660 mães por cada 100.000 nados vivos. A percentagem de grávidas assistidas por pessoas qualificadas é de apenas 27%.

“É pois com grande alegria que a FMT vê chegada a hora de fazer esta entrega em cerimónia devidamente solenizada, confiante de que, com a bênção de Deus, este projecto se concretizará como ajuda efectiva às mães, às crianças e às famílias timorenses”, indica a Fundação.

(Fonte: site Rádio Renascença)

África, pulmão espiritual

“Apesar de tudo, a esperança ainda tem lugar na África”. É o que afirma o Cardeal Lluís Martínez Sistach, arcebispo de Barcelona, ao recordar o Sínodo dos Bispos para África, realizado em Roma em Outubro.


“É muito significativo que Bento XVI, ao inaugurar o recente Sínodo africano, tenha dito que este continente representa “um imenso pulmão espiritual” para “uma humanidade que parece estar em crise de fé e de esperança”.

O purpurado catalão ressalta o trabalho da Igreja no continente africano e o importante papel que as comunidades cristãs africanas têm a desempenhar.

“A Igreja Católica está profundamente arraigada na realidade dos povos africanos, a grande maioria dos bispos que à frente das dioceses do continente é africano. As comunidades cristãs daquele continente são chamadas a ser fermento de renovação humana e espiritual”.


(Fonte: H2O News)

Horowitz interpreta o concerto para piano de Mozart # 23 3º movimento

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Simeão O Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego
Hino 37 (a partir da trad. SC 174, p. 459 rev)

«E os olhos abriram-se-lhes»

Mestre, ó Cristo, Mestre que salvas as almas,
Deus, Mestre de todas as Forças visíveis e invisíveis,
Criador de tudo o que há no céu,
do que existe acima do céu,
do que há sob a terra,
mas também do que há sobre terra. [...]
Tens tudo na Tua mão,
porque é a Tua mão, ó Mestre, a grande força
que realiza a vontade de Teu Pai,
que forja, realiza, cria
e dirige as nossas vidas de maneira inexprimível.

A Tua mão também me criou
e do nada deu-me vida.
E eu, nascido neste mundo
ignorava-Te totalmente, a Ti bom Mestre,
a Ti meu criador, a Ti que me deste forma,
e estava no mundo como um cego
sem ter Deus, pois ignorava o meu Deus.

Então Tu mesmo tiveste piedade, olhaste-me,
converteste-me, fazendo brilhar a Tua luz na minha obscuridade,
e atraíste-me a Ti, ó Criador.
E, após teres-me arrancado do fundo do fosso [...]
dos desejos e dos prazeres desta vida,
mostraste-me o caminho, deste-me um guia,
para me conduzir segundo os Teus mandamentos.
Segui-o, segui-o sem preocupações. [...]
Mas quando Te vi a Ti, Bom Mestre,
com o meu Guia e com o meu Pai,
experimentei um amor e um desejo indizíveis
e, ultrapassada a fé e a esperança,
disse: Eis que vejo a sombra dos bens futuros (cf. Heb 10, 1),
Eis o reino dos céus,
que vejo diante dos meus olhos, esses bens que os olhos não viram,
e os ouvidos não ouviram» (Is 64, 4; 1Cor 2, 9).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 4 de Dezembro de 2009

São Mateus 9,27-31

Ao sair dali, seguiram-no dois cegos, gritando: «Filho de David, tem misericórdia de nós!»
Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele, e Jesus disse-lhes: «Credes que tenho poder para fazer isso?» Responderam-lhe: «Cremos, Senhor!»
Então, tocou-lhes nos olhos, dizendo: «Seja-vos feito segundo a vossa fé.»
E os olhos abriram-se-lhes. Jesus advertiu-os em tom severo: «Vede lá, que ninguém o saiba.»
Mas eles, saindo, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)