Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Alma Mater - notícia em português sobre o CD com a participação de Bento XVI

Conclusões 2º Fórum da Família

Sem fé, a teologia e a exegese são apenas teorias: Bento XVI à comissão teológica internacional


Na manhã desta terça-feira, na Capela Paulina do Palácio Apostólico Bento XVI celebrou a Santa Missa com os membros da comissão teológica internacional.

O verdadeiro teólogo é aquele que não cede á tentação de medir com a própria inteligência os mistérios de Deus, muitas vezes esvaziando de sentido a figura de Cristo, mas é aquele que tem consciência dos próprios limites, como muitos santos reconhecidos também como grandes mestres. Este o pensamento de síntese que Bento XVI manifestou durante a homilia, salientando que se não se tem a humildade de sentir-se pequenos não é possível nenhuma compreensão de Deus.

Os trabalhos da comissão teológica internacional presidida pelo Cardeal William Levada prosseguirão no Vaticano até á próxima sexta-feira. Nesta primeira sessão do novo quinquénio a comissão decidirá os temas a tratar nos próximos cinco anos e a organização concreta dos trabalhos. Entre os temas que o cardeal presidente pediu á comissão para tomar em consideração encontra-se a metodologia teológica já enfrentada durante o precedente quinquénio.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Bento XVI: multiplicar os esforços para deter a SIDA/AIDS


“Neste dia 1 de Dezembro celebra-se o Dia Mundial contra a SIDA/AIDS. O meu pensamento e a minha oração vão a cada pessoa atingida por essa doença, em particular às crianças, aos mais pobres, a todos que são rejeitados. A Igreja não cessa de trabalhar para combater a SIDA/AIDS, através de suas instituições e dos seus membros que se dedicam a esse trabalho. Exorto todos a darem a sua contribuição com a oração e de modo concreto, a fim de que todos aqueles atingidos pelo vírus VIH/HIV experimentem a presença do Senhor que doa conforto e esperança. Faço votos enfim de que se multipliquem os esforços, e se consiga deter e debelar essa doença.”


(Fonte: H2O News)

SIDA/AIDS, uma prioridade para a Igreja em África

"A Igreja empenha-se na luta contra o vírus VIH/HIV na África e cuida dos seropositivos" – é o que afirma a mensagem do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM) para o Dia Mundial de Luta contra a SIDA/AIDS, que ocorre deste dia 1 de Dezembro.

Na mensagem, assinada pelo Cardeal-arcebispo de Dar es Salaam, na Tanzânia, Polycarp Pengo, presidente do SECAM, os bispos afirmam que infelizmente a SIDA/AIDS continua a devastar milhões de africanos, mas a pandemia figura como se fosse morta nas agendas dos governos, da sociedade civil e das organizações internacionais.

Os bispos do SECAM reiteram seu compromisso e determinação pastoral como família de Deus em fornecer respostas adequadas na luta contra a SIDA/AIDS. "A assistência é ora muito mais necessária que nunca. O vírus da SIDA/AIDS não desapareceu e nem todos têm acesso aos antiretrovirais. A cada duas pessoas que recebem a terapia, outras cinco são infectadas" – frisam eles.

Além disso, os bispos ressaltam que a pandemia prejudica gravemente o desenvolvimento e a justiça social, além da "crise económica mundial e a recessão que têm um impacto negativo sobre os nossos irmãos e irmãs infectados pelo vírus da SIDA/AIDS. A fome e o desespero estão a aumentar o número de pessoas que recorrem ao sexo como meio de sobrevivência" – ressaltam os bispos.

Para mudar esta situação é preciso reconhecer o impacto de todos os factores que contribuem para isso e reconhecê-los de forma considerável: as guerras, os estados frágeis ou falidos, a desigualdades entre homens e mulheres, os efeitos devastadores das mudanças climáticas. Todos eles tornam o pobre mais pobre, mais desprovido, mais vulnerável ao HIV e se infectado, mais propenso a desenvolver a SIDA/AIDS.

O VIH/HIV-SIDA/AIDS- salientam depois os bispos do SECAM não é apenas um problema médico. Por isso, os investimentos farmacêuticos sós não podem funcionar. Os governos estrangeiros e as agências das Nações Unidas agora estão a insistir mais para o investimento em sistemas nacionais dos cuidados sanitários nos países de África como sua estratégia para combater o VIH/HIV assim como a malária e a tuberculose.

Como Santo Padre, o Papa Bento XVI, escrevem depois os bispos nós advertimos seriamente que o problema não pode ser superado confiando exclusivamente ou primariamente na distribuição de profiláticos. Somente uma visão fundamentada na educação do individuo para a responsabilidade no contexto de uma visão moral da sexualidade humana, especialmente através da fidelidade conjugal pode ter um impacto verdadeiro na prevenção desta enfermidade

(Fonte: site Radio Vaticana)

Igreja na América Latina contra a violência, corrupção e pobreza e pede solidariedade com iniciativas de apoio aos pobres e marginalizados, refugiados

A situação eclesial e social no continente americano foi abordada na 14ª Reunião do Conselho Especial para a América da secretaria-geral do Sínodo dos Bispos, concluída nos dias passados no Vaticano.

Tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção, violência, tráfico de armas, discriminação racial, dívida externa, desigualdades sociais e destruição da natureza são problemas que afligem a América Latina e preocupam os bispos que abordaram estas temáticas durante a reunião.

O encontro contou com a participação de bispos provenientes do Canadá, México, Honduras, Venezuela, Argentina, Bolívia, Brasil e Guatemala. "O fenómeno da corrupção continua a alastrar e a Igreja apoia os esforços das autoridades civis que procuram combater tal fenómeno”.

"Além disso, a Igreja prepara-se para desarreigar este mal da sociedade civil com uma adequada educação dos fiéis, com uma maior presença de leigos cristãos qualificados na política que promovam valores como a verdade, a honestidade e o serviço em prol do bem comum" – lê-se ainda no texto.

Os bispos estão preocupados com o tráfico de drogas, no continente americano, com a facilidade de circulação de armas até mesmo as mais sofisticadas utilizadas pelas organizações criminosas, que causam instabilidade e constituem uma ameaça para a paz.

Segundo os prelados é preciso que se ouça uma voz profética que denuncie o escândalo do tráfico de armas e de drogas que gera ingentes somas de dinheiro e investir no combate à miséria e na promoção do desenvolvimento.

Sobre o fenómeno da imigração para a América do Norte os bispos recordam que os imigrantes levam consigo um património cultural e religioso rico de elementos cristãos.

Entre os sinais de esperança foram mencionadas a grande Missão Continental, em andamento nos países da América Latina, as iniciativas pastorais e de promoção humana da Igreja.

Os bispos finalizam, exortando a promover uma cultura de solidariedade que promova iniciativas de apoio aos pobres e marginalizados, sobretudo aos refugiados.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Novena da Imaculada Conceição – Igreja de Nossa Senhora da Porta do Céu em Lisboa

Honrar Nossa Senhora, na sua invocação de Imaculada Conceição, suscita entre os fiéis cristãos muitas e boas manifestações de piedade. A Novena é uma delas. Durante nove dias, na Missa das 18.30h da tarde (Domingo, 6/12, e 3ª Feira, 8/12, na Missa das 19.00h) as homilias versarão temas diversos, sempre fundamentados no exemplo e na santidade da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Eis os temas:

• 2ª F., 30/11: Vocação
• 3ª F., 01/12: Humildade
• 4ª F., 02/12: Espírito de serviço
• 5ª F., 03/12: Obediência
• 6ª F., 04/12: Fé; Sáb., 05/12: Oração
• Dom, 06/12: Apostolado
• 2ª F., 07/12: Santa Pureza
• 3ª F., 08/12: Caridade

Obs. - No final da Santa Missa, entoar-se-á um cântico mariano.

(Fonte: site Paróquia de Telheiras)

O Angelus de Domingo dia 29 de Novembro (versão integral)

Bento XVI destaca campos abertos no diálogo com os Ortodoxos

Papa escreveu ao Patriarca ecuménico do Constantinopla, Bartolomeu I

Bento XVI escreveu ao Patriarca ecuménico do Constantinopla, Bartolomeu I, destacando os campos de acção comum abertos no diálogo entre católicos e ortodoxos.

Na tradicional mensagem que assinala a festa de Santo André, padroeiro do Patriarcado, o Papa fala da importância do “testemunho conjunto ao serviço da humanidade, sobretudo defendendo a dignidade da pessoa e afirmando os valores éticos fundamentais, promovendo, ao mesmo tempo, a justiça e a paz”.

Ambas as Igrejas, acrescentou, “podem cooperar na sensibilização a respeito da responsabilidade da humanidade na salvaguarda da criação”.

A mensagem foi entregue pessoalmente pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos, que visita Istambul por ocasião desta festa, celebrada anualmente a 30 de Novembro.

Para Bento XVI, o testemunho comum de fé dos cristãos é cada vez mais necessário, face aos “complexos” desafios que eles enfrentam nos nossos dias.

“As nossas Igrejas comprometeram-se sinceramente, nas últimas décadas, a prosseguir o caminho que leva ao restabelecimento da plena comunhão”, assinala, sublinhando os “muitos passos que tornaram possível o aprofundamento dos laços comuns”.

Neste caminho, houve lugar para a discussão em volta do papel do Papa, que a Igreja Católica entende como “um dom do Senhor à sua Igreja”.

“Este ministério não deve interpretar-se segundo uma perspectiva de poder, mas dentro de uma eclesiologia de comunhão, como serviço à unidade na verdade e na caridade”, escreve Bento XVI.
Por isso, apela, é fundamental “procurar juntos, inspirados pelo modelo do primeiro milénio, as formas em que o ministério do Bispo de Roma possa cumprir um serviço de amor reconhecido por todos”.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1931

Escreve: “Não queiras ser grande. – Criança, criança sempre, ainda que morras de velho. – Quando um menino tropeça e cai, ninguém estranha…, seu pai apressa-se a levantá-lo.
Quando quem tropeça e cai é adulto, o primeiro movimento é de riso. – Às vezes, passado esse primeiro ímpeto, o ridículo cede lugar à piedade. – Mas os adultos têm de se levantar sozinhos.
A tua triste experiência quotidiana está cheia de tropeços e de quedas. Que seria de ti se não fosses cada vez mais pequeno?
Não queiras ser grande, mas menino. Para que, quando tropeçares, te levante a mão de teu Pai-Deus”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/1-12-5)

Bispo de Beja apela à cristianização do Natal

D. António Vitalino sugere «presentes solidários» para marcar a diferença

O Bispo de Beja convidou os cristãos a marcarem a diferença na preparação para o Natal, lembrando que “em muitos lados se voltou aos tempos pré-cristãos, à festa do sol e da luz, na mudança de solstício” e “noutras partes fica-se pela festa da família e dos presentes, o que é bem visto pelo comércio”.

Na sua nota semanal para a «Rádio Pax», D. António Vitalino deixa algumas sugestões para a celebração do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal no calendário católico, convidando a fazer “alguns presentes solidários através de instituições que se dedicam aos mais pobres deste mundo, como são as instituições de solidariedade social, as Caritas, as Conferências de S. Vicente de Paulo, a Fundação Evangelização e Culturas, ou até directamente junto de algum vizinho cujas dificuldades conhecemos pessoalmente”.

Segundo o Bispo de Beja, devemos “fortalecer a nossa esperança em tempo de Advento e prepararmos a festa do Natal, como vinda da fonte da luz ao mundo das trevas”.

Nesse sentido, sugere ainda “a leitura meditativa e orante dos textos que a oração da Igreja nos propõe, acompanhada de alguma música ou cântico da tradição musical da Igreja para as celebrações deste tempo do Advento”. “Podemos dedicar algum do nosso tempo a escutar os outros, a começar pelos membros da nossa família ou em tarefas de voluntariado, como neste fim-de-semana o fizeram milhares de portugueses, sendo a maioria jovens, no trabalho do Banco alimentar contra a fome”, acrescenta.

A Igreja, diz D. António Vitalino, “tem o dever de contribuir para a construção dessa nova sociedade: da partilha, da solidariedade, da transparência”.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Presentes Solidários neste Natal

Por um mundo mais justo e fraterno é o lema da campanha "Presentes Solidários", que a Fundação Evangelização e Culturas promove pelo 4º ano consecutivo.

Com o mesmo presente pode fazer sorrir um amigo, e contribuir para melhorar a vida de alguém em Angola, na Guiné, ou Timor. São presentes diferentes, que não se encontram nas lojas, mas podem melhorar a vida dos mais desfavorecidos nos países de língua portuguesa.

Há um "presente solidário" por cada país, escolhido de acordo com as necessidades locais, segundo explica Emanuel Oliveira. “Os parceiros no terreno, com os quais trabalhamos, identificam algumas dificuldades das comunidades locais e fazem-lhes chegar estes presentes solidários.”

Os presentes deste ano estão num catálogo que pode consultar na Internet em http://www.presentessolidarios.pt/ onde pode encontrar todas as informações e fazer a encomenda.

“Vai receber depois um postal comprovativo da compra e que pode oferecer a um amigo ou familiar por isso esta campanha se designa «dar a duplicar». Por exemplo, compro leite para uma criança na Guiné, recebe-se em troca um postal, que posso dar a um amigo ou a um familiar, para indicar que esse presente foi dado em seu nome”, diz Emanuel Oliveira.

A campanha dura até ao Dia de Reis e a Fundação Evangelização e Culturas espera ultrapassar este ano os 4 mil 195 presentes de 2008, ajudando pessoas, famílias ou comunidades desfavorecidas nos países de língua portuguesa.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Freddie Mercurie & Montserrat Caballe – Barcelona

Queen + Luciano Pavarotti - Too Much Love Will Kill You

Um dos últimos temas compostos por Freddie Mercury, morto doente de SIDA, em cuja letra se reconhece que uma vida desregrada nos conduz à morte
>

Homenagem a Freddie Mercury morto doente de SIDA/AIDS - Mother Love (1995)

Brasileiros combatem a SIDA/AIDS em África

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal


Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Carlos Borromeu (1538-1584), bispo
Carta pastoral (a partir da trad. Ed. Lyon 1684)

«Felizes os olhos que vêem o que estais a ver»

Eis, meus bem-amados, esse tempo celebrado com tanto fervor, e que é, como diz o Espírito Santo, um tempo de favor divino (Is 61, l2; Lc 4, 19), um período de salvação, de paz e de reconciliação; tempo desde há muito ardentemente desejado pelos antigos profetas e patriarcas, em seus votos e suas mais profundas aspirações, e que foi finalmente visto pelo justo Simeão com uma alegria transbordante (Lc 2, 26ss). Como foi sempre celebrado com tanto fervor pela Igreja, devemos nós próprios contemplá-lo nos louvores e nas acções de graças dirigidas ao Pai eterno, misericórdia que manifestou neste mistério.

Sendo em cada ano revivido pela Igreja, somos exortados a recordar constantemente a memória de tanto amor para connosco. O que nos faz aprender, também, que a vinda de Cristo não aproveitou apenas àqueles que viviam na época do Salvador, mas que a Sua força deveria ser comunicada igualmente a todos nós; contanto que, por meio da fé e dos sacramentos, queiramos acolher a graça que Ele nos concedeu e conduzir a vida segundo essa graça, obedecendo-Lhe.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 1 de Dezembro de 2009

São Lucas 10,21-24

Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.»
Voltando-se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver.
Porque digo-vos muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)