Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 7 de novembro de 2009

A proposta de diálogo da Igreja aos artistas

Apresentado o programa do encontro de Bento XVI do próximo dia 21 de Novembro

No décimo aniversário da Carta de João Paulo II aos artistas e no 45º do encontro com Paulo VI, no próximo dia 21 de Novembro Bento XVI renovará a proposta de diálogo da Igreja ao mundo da arte. As motivações e os conteúdos da iniciativa, que terá lugar na Capela Sistina, foram apresentados na manhã de quinta-feira, 5 de Novembro na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo Arcebispo Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, pelo professor Antonio Paolucci, director dos Museus do Vaticano e por Mons. Pasquale Iacobone, encarregado do departamento de arte e fé do Pontifício Conselho para a Cultura. Durante a conferência foi comunicado o elenco dos mais de 250 artistas que responderam positivamente ao convite. Serão cinco as categorias presentes: pintura e escultura; arquitectura; literatura e poesia; música e canto; cinema, teatro, dança e fotografia. O encontro pretende renovar a amizade e o diálogo entre a Igreja e os artistas e suscitar novas ocasiões de colaboração.

(© L'Osservatore Romano - 7 de Novembro de 2009)

L'Osservatore Romano edição em língua portuguesa de 07-XI-2009

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

Santo Anselmo (1033-1109), monge, bispo, Doutor da Igreja
Carta 112, a Hugo, o cativo (a partir da trad. De Orval)

«Deitou tudo quanto possuía»

No Reino dos céus, todos os homens em conjunto, e como se fossem um só, serão um só rei com Deus, pois todos quererão uma só coisa e a sua vontade cumprir-se-á. Eis o bem que, do alto do céu, Deus declara pôr à venda.

Se alguém perguntar por que preço, eis a resposta: Aquele que oferece um Reino no céu não precisa de moeda terrestre. Ninguém pode dar a Deus o que já Lhe pertence, porque tudo o que existe é dEle. E, no entanto, Deus não dá coisas importantes sem que lhes seja estimado o preço: Ele não as dará a quem não as apreciar. De facto, ninguém dá coisas que lhe são queridas a quem não demonstrar ter apreço por elas. Então, e porque Deus não precisa dos teus bens, não deve dar-te uma coisa importante se desdenhares amá-Lo: Ele apenas reclama amor, e sem amor nada O obrigará a dar. Por isso, ama, e receberás o Reino. Ama, e possui-Lo-ás [...]. Ama portanto a Deus mais do que a ti mesmo, e logo começarás a ter o que queres possuir em plenitude no céu.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho de Domingo dia 8 de Novembro de 2009


São Marcos 12,38-44

Continuando o seu ensinamento, Jesus dizia: «Tomai cuidado com os doutores da Lei, que gostam de exibir longas vestes, de ser cumprimentados nas praças,
de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes;
eles devoram as casas das viúvas a pretexto de longas orações. Esses receberão uma sentença mais severa.»
Estando sentado em frente do tesouro, observava como a multidão deitava moedas. Muitos ricos deitavam muitas.
Mas veio uma viúva pobre e deitou duas moedinhas, uns tostões.
Chamando os discípulos, disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou no tesouro mais do que todos os outros;
porque todos deitaram do que lhes sobrava, mas ela, da sua penúria, deitou tudo quanto possuía, todo o seu sustento.»


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Carta do Prelado (Novembro 2009)

Lisboa, Fátima e Porto na rota do Papa

A próxima visita de Bento XVI a Portugal terá, muito provavelmente, como destinos Lisboa, Fátima e Porto. A deslocação está marcada para entre 11 e 14 de Maio de 2010.

Nada disto é definitivo porque Bento XVI tem sempre a última palavra sobre os detalhes do programa, mas o esboço da visita que está a ser delineado, inclui Lisboa a 11 de Maio e 12 de manhã, Fátima a 12 e 13 e Porto a 14 Maio.

As etapas e encontros do Papa em Portugal têm sido negociadas entre os Bispos, a Santa Sé e o Estado Português, mas a Conferência Episcopal não confirma nada do programa, porque espera “luz verde” por parte do Papa.

Aliás, o tema é um dos pontos da agenda da Assembleia Plenária que se reúne em Fátima, a partir da próxima segunda-feira. A delegação do Vaticano que veio a Portugal nestes dias preparar a visita já esteve no terreno.

Terreiro de Paço em Lisboa, e Aliados no Porto poderão ser os locais escolhidos para as grandes celebrações papais.

Destaque ainda para um encontro com o mundo da cultura, em Lisboa, e com todos os sacerdotes do país em Fátima, para além, evidentemente, das cerimónias ligadas à Peregrinação Internacional de 12 e 13 de Maio.

Fontes próximas do Vaticano nada podem confirmar e remetem sempre para a palavra final de Bento XVI, decisão essa que será comunicada posteriormente à Conferência Episcopal e ao Estado português.

Se tudo correr bem, sempre de acordo com o plano provisório, o Papa aterrará a 11 de Maio em Lisboa e despedir-se-á do nosso país a 14 de Maio, no Porto.

(Fonte: site Rádio Renascença)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1972

Em Pozoalbero (Espanha), com um grupo de sacerdotes. Numa ocasião tinha escrito: “Mentem – ou estão enganados – os que afirmam que nós, os sacerdotes, estamos sozinhos: estamos mais acompanhados que ninguém, porque contamos com a contínua companhia de Nosso Senhor, com quem temos de conviver ininterruptamente”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/7-11-5)

A queda do muro de Berlim 20 anos depois


A queda do muro de Berlim não foi obra dos cidadãos da Europa oriental, afirma o Cardeal Péter Erdő, presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE). A sociedade polaca com Solidarnosc (Solidariedade), com os seus movimentos contribuiu fortemente a essa transformação, assim como a figura carismática de João Paulo II, mas a grande maioria da população da Europa oriental acompanhou com surpresa toda esta mudança, acolhendo-a como um dom da Divina Providência. Passada a euforia inicial, a atitude das nações da Europa do Leste às mudanças ocorridas depois de 1989 mudou. É o que declara o Cardeal Erdő, primaz da Hungria:

Vinte anos depois da queda do regime comunista na Europa central e oriental, a situação actual, segundo o cardeal húngaro, assim se apresenta:

Consequentemente, a CCEE recentemente deu vida a uma nova Comissão, ou mais precisamente reuniu diversas comissões preexistentes, sob o nome de "Caritas in veritate", para ocupar-se desses problemas na Europa.


O Cardeal Péter Erdő, do Conselho das Conferências Episcopais da Europa disse ainda:

"Naturalmente, com o passar dos anos, também descobriram os problemas comuns com o mundo ocidental e os problemas específicos da parte oriental do continente, em que as sociedades são desprovidas de formas de auto-organização, que são, ao invés, pressupostos de uma democracia funcional".

"Com frequência, com a liberalização sobretudo da economia, chegou também a exploração das pessoas, o empobrecimento de algumas partes notáveis da população, o grande desemprego de muitos. Portanto, problemas sociais clássicos nos quais o ensinamento da Doutrina Social da Igreja readquire a sua original actualidade".


(Fonte: H2O News)

Chopin "Fantasie" Impromptu, Op. 66 - intérprete Yundi Li

Maria, Medianeira de todas as Graças


O culto à intercessão de Maria e à sua função de mediadora e distribuidora de graças redentoras nasceu no século IV. Podemos afirmar que todas as graças que pedimos chegam até nós pela mediação de Maria. Daí o título de Mãe da Igreja, proclamado por Paulo VI em 1964.
É muito generalizada, entre os católicos, a crença no poder intercessor de Maria. Mediante Ela, as petições dos homens sobem da terra ao céu, e por Ela desce à terra tudo o que lhe é outorgado no céu. A mediadora das graças fala ao seu Divino Filho numa linguagem clara, precisa, directa, para apresentar-lhe os pedidos e desejos que os seus filhos da terra elevam, sem cessar, através das orações, ao longo dos séculos, em todas as latitudes, raças e línguas.
O Evangelho apresenta-a como a mediadora que obtém do seu Filho o primeiro milagre público: a conversão da água em vinho, nas bodas de Caná. É a intermediária entre Jesus e São João Baptista, santificado antes de nascer. E enquanto a Virgem orava no cenáculo, desceu sobre ela e os apóstolos o Espírito Santo.É na Ave-Maria onde melhor lhe expressamos a nossa devoção: “Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte”.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Clemente de Alexandria (150-c. 215), teólogo

«Não podeis servir a Deus e ao dinheiro»

Há uma riqueza que semeia a morte por toda a parte em que domina: libertai-vos dela e sereis salvos. Purificai a vossa alma; tornai-a pobre para poderdes entender o apelo do Salvador que vos repete: «Vem e segue-Me» (Mc 10, 21). Ele é o caminho por onde anda aquele que tem o coração puro; a graça de Deus não entra numa alma estorvada e rasgada por uma multidão de posses.

Quem olha para a sua fortuna, o seu ouro e a sua prata, as suas casas, como dons de Deus, esse testemunha a Deus o seu reconhecimento ajudando os pobres com os seus bens. Sabe que os possui mais para os seus irmãos que para si próprio. É senhor das suas riquezas em vez de se tornar seu escravo; não as fecha na sua alma, tal como não encerra a sua vida nelas, mas prossegue sem desfalecer uma obra totalmente divina. E, se um dia a sua fortuna vier a desaparecer, aceita a ruína com um coração livre. Esse homem, Deus o declara «bem-aventurado»; chama-lhe «pobre em espírito», herdeiro do Reino dos céus (Mt 5, 3). [...]

Contrariamente, há quem acaçape a sua riqueza no seu coração, em lugar do Espírito Santo. Esse guarda as suas terras, acumula sem fim a sua fortuna, e só se preocupa em arrecadar sempre mais. Não eleva nunca os seus olhos ao céu; enterra-se no material. De facto, ele é apenas pó e ao pó há-de voltar (Gn 3,19). Como pode experimentar o desejo do Reino aquele que, no lugar do coração, traz em si um campo ou uma mina, esse que a morte surpreenderá inevitavelmente no meio dos seus desejos desregrados? «Porque onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração» (Mt 6, 21).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 7 de Novembro de 2009

São Lucas 16,9-15

«E Eu digo-vos: Arranjai amigos com o dinheiro desonesto, para que, quando este faltar, eles vos recebam nas moradas eternas.
Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é infiel no pouco também é infiel no muito.
Se, pois, não fostes fiéis no que toca ao dinheiro desonesto, quem vos há-de confiar o verdadeiro bem?
E, se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?
Nenhum servo pode servir a dois senhores; ou há-de aborrecer a um e amar o outro, ou dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.»
Os fariseus, como eram avarentos, ouviam as suas palavras e troçavam dele.
Jesus disse-lhes: «Vós pretendeis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. Porque o que os homens têm por muito elevado é abominável aos olhos de Deus.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)