Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bispos vão publicar nota sobre eutanásia

Assembleia de Fátima vai também preparar visita de Bento XVI a Portugal

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai publicar na próxima semana uma Nota Pastoral sobre “a eutanásia e o testamento vital”, no decorrer da sua 173ª Assembleia Plenária. A reunião magna decorre na Casa de Nossa Senhora das Dores, Santuário de Fátima, de 9 a 12 de Novembro.

Já no passado mês de Junho, a CEP lamentara a “relativa pressa com que assunto de tanta transcendência foi tratado na Assembleia da República, com falta de participação prévia da sociedade civil". O programa do Governo, que começou a ser discutido esta Quinta-feira na Assembleia da República, retomará as iniciativas para "a promoção dos direitos dos doentes, designadamente o direito ao consentimento informado (incluindo o testamento vital)".

Um testamento vital é um documento em que consta uma declaração antecipada de vontade, que alguém pode assinar quando se encontra numa situação de lucidez mental para que a sua vontade, então declarada, seja levada em linha de conta quando, em virtude de uma doença, já não lhe seja possível exprimir livre e conscientemente a sua vontade.

"Se isto significar uma porta aberta à eutanásia e avançar numa legislação rumo à eutanásia, nessa altura pronunciar-nos-emos", indicava a CEP, na sua última assembleia.

Para os Bispos portugueses, "sendo claramente admissível este género de testamento, nomeadamente para impedir futuros tratamentos inúteis ou desproporcionados, é fundamental que se evite tudo o que possa ir contra a integridade da vida humana até ao seu fim natural".

"Importa proporcionar a quem se encontra numa situação de particular enfermidade ou na fase terminal da vida, toda a solicitude fraterna e a ajuda dos cuidados paliativos e da terapia da dor", defendem.

Os Bispos consideram que "é prioritário lutar contra tudo o que possa ser cultura da morte e promover a cultura da vida e da solidariedade".

Viagem papal

De entre os temas agendados para a reunião da próxima semana destaca-se ainda a preparação da visita de Bento XVI a Portugal (Maio de 2010). Uma Nota Pastoral sobre “a missão dos leigos na Igreja e no mundo” e a apresentação dos Decretos-Lei que regulam a assistência espiritual e religiosa são outros assuntos que estarão em cima da mesa.

A sessão de abertura, em que usará da palavra o Presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo de Braga, terá lugar às 16h00 do dia 9 de Novembro, Segunda-feira, estando aberta aos diversos órgãos de comunicação social.

O P. Manuel Morujão, Secretário da CEP, facultará aos jornalistas uma breve informação no dia 11 de Novembro, às 12h45.

Para a comunicação televisiva será facultada a recolha de imagens no dia 9 de Novembro, Segunda-feira, durante a sessão de abertura, e no dia 12 de Novembro, Quinta-feira, às 10h00.

Depois do encerramento da Assembleia haverá, no dia 12 de Novembro, às 14h00, no mesmo local, uma conferência de imprensa na qual será apresentado o Comunicado Final.


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Numa Missa de sufrágio na Basílica de São Pedro o Papa recordou os cardeais e bispos defuntos durante o ano


Na manhã desta quinta-feira o Papa Bento XVI presidiu na Basílica de São Pedro a Missa de sufrágio pelos 7 cardeais e numerosos arcebispos e bispos que faleceram durante este ano.

Como salientou o Papa na homilia, pastores que serviram a Igreja assegurando ao rebanho de Cristo os cuidados necessários; testemunhas do Evangelho que na variedade de dons e tarefas, deram prova de vigilância e dedicação generosa á causa do Reino de Deus.

Comentando os trechos da Liturgia da Palavra desta celebração eucarística o Santo Padre salientou que sabemos bem e experimentamo-lo no nosso caminho que não faltam dificuldades e problemas nesta vida, existem situações de sofrimento e de dor, momentos difíceis que se devem compreender e aceitar. Tudo porém - salientou Bento XVI - adquire valor e significado se é considerado na perspectiva da eternidade.

”Cada prova, de facto, acolhida com paciência perseverante e oferecida pelo Reino de Deus vem em nossa vantagem espiritual, já aqui e sobretudo na vida futura, no Céu. Neste mundo, estamos de passagem, provados no cadinho como o ouro, afirma a Sagrada Escritura. Misteriosamente associados é paixão de Cristo, podemos fazer da nossa existência uma oferta agradável ao Senhor, um sacrifício voluntário de amor.

(Fonte: site Radio Vaticana)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1932

Morre Luis Gordon, um jovem engenheiro que tinha pedido a admissão no Opus Dei. S. Josemaria descreve-o assim: “Bom modelo: obediente, discretíssimo, caritativo até ao esbanjamento, humilde, mortificado e penitente…, homem de Eucaristia e de oração, devotíssimo de Santa Maria e de Teresinha… pai dos operários da sua fábrica, que choraram sentidamente a sua morte”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/5-11-5)

Universidade Pontifícia de Santa Cruz, cerimónia comemorativa do 25º aniversário


Vídeo em espanhol

Crónica da sessão e homilia de D. Javier Echevarría (italiano)

Chopin Scherzo No. 1 Op. 30 - intérprete Yundi Li

Esclarecer os mistérios do Vaticano


Na terça-feira 27 de Outubro o Thomas More College de Roma realizou um Fórum Vaticano sobre São Pedro no Centro Rússia Ecuménica. Robert Moynihan, fundador e editor da revista Inside the Vatican, falou de sua experiência profissional ao difundir o conhecimento sobre o Vaticano. O encontro teve como tema “Esclarecendo os mistérios do Vaticano”: O jornalista Moynihan, de facto, ofereceu informações mais além do superficial e periférico aos presentes e falou, entre outras coisas, sobre a história do Vaticano, por que está em Roma, sobre as congregações e pontifícios conselhos e o papel que a arte e a arquitectura têm na fé da Igreja:

“Eu pensava que as pessoas se concentravam nas suas reportagens em assuntos superficiais e algumas vezes enfatizavam questões periféricas. Haviam histórias que davam uma visão distorcida sobre o que era a fé da Igreja - assuntos importantes – e pensei: “tentarei ir mais em profundidade”.

“A fé da Igreja está encarnada e faz encarnar. Nosso conceito de realidade é que estamos unidos pela realidade última de Deus, de maneira real, através da Encarnação de Seu Filho que se tornou homem. Respeitamos o mundo natural, o qual entrou e abraçou. Temos que amar as coisas com os sentidos. Não temos só que eliminar as coisas que vemos, ouvimos e tocamos. Como representamos neste mundo as aspirações e esperanças, temos o sagrado e o divino, e as memórias da vida de Jesus, e mostramos as pinturas, as esculturas e os mosaicos, e cantamos, gritamos, somos conduzidos pelas coisas sensíveis àquelas sobrenaturais”.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Zacarias e Isabel, parentes de Nossa Senhora

Os santos Zacarias e Isabel representam todos os pobres e oprimidos, que têm em Deus a única esperança. Eles receberam a graça de Deus por terem sido abençoados com o dom da fertilidade. São os pais de João Baptista, o precursor de Jesus.

Zacarias é um nome bastante popular na Bíblia e significa “Deus lembrou”. Na sua passagem temos o milagre do poder divino que age na sua vida. Quando Zacarias foi informado de que seria pai, duvidou e imediatamente ficou mudo até o nascimento da criança. Quando João finalmente nasceu, Deus soltou-lhe a língua e Zacarias pôde bendizer a Deus. Em seguida, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou num cântico de alegria no qual expressou toda a sua felicidade, louvor a Deus e confiança no Senhor.

Santa Isabel era parente de Maria. Concebeu na sua velhice e, maravilhada pela obra de Deus no seu coração, não se cansava de dizer: “Deus foi bom para mim. Agora já não tenho de que me envergonhar diante de ninguém. (Lucas 1,25)”

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal


Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Ludolfo de Saxe (c. 1300-1378), dominicano depois Cartuxo em Estrasburgo
Orações a Jesus Cristo, CLD (a partir da trad. Oury, pp. 48-49)

Vem procurar a Tua ovelha perdida

Senhor Jesus Cristo, que, para nos mostrares o cume das virtudes, escalaste a montanha com os Teus discípulos, ensinando-lhes as Beatitudes e as virtudes sublimes, prometendo-lhes recompensas próprias a cada um, concede que a minha fragilidade escute a Tua voz, adquira pela prática o mérito das virtudes, e que pela Tua misericórdia obtenha a recompensa prometida. Faz que, considerando o salário, não recuse o esforço do trabalho. Faz com que a esperança da salvação do eterna me adoce o amargor do remédio, inflamando a minha alma com o esplendor da Tua obra. Senhor, do miserável que sou, faz um venturoso; conduz-me, pela Tua graça, das beatitudes terrenas às beatitudes da pátria.

Vem, Senhor Jesus, à procura do Teu servo, à procura da Tua ovelha errante e extenuada. Vem, Esposo da Igreja, à procura da dracma perdida. Vem, Pai de misericórdia, receber o filho pródigo que retorna a Ti. Vem, Senhor, porque só Tu podes chamar a ovelha que se extravia, reencontrar a dracma perdida, reconciliar o filho que partiu. Vem, para que haja salvação sobre a terra e alegria no céu! Converte-me a Ti e concede-me cumprir uma verdadeira e perfeita penitência, de modo que seja ocasião de alegria para os anjos. Meu doce Jesus, a Quem amo exclusivamente e acima de tudo, eu, pecador, rogo-Te, pela imensidade do Teu amor, que seja apenas consolado por Ti, meu tão doce Deus!

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 5 de Novembro de 2009

São Lucas 15,1-10

Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem.
Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.»
Jesus propôs-lhes, então, esta parábola:
«Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar?
Ao encontrá-la, põe na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.'
Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.»


(Fonte: Evangelho Quotidiano)