Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Faleceu o Pe. Luís Kondor

Sacerdote ficou na história da Igreja em Portugal como vice-postulador da Causa da Canonização dos Pastorinhos de Fátima

Faleceu esta Quarta-feira, dia 28 de Outubro, em Fátima, o Padre Luís Kondor, Vice-Postulador da Causa da Canonização dos Pastorinhos de Fátima.

O corpo estará a partir das 18h00, em câmara ardente, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. A celebração das exéquias será na sexta-feira, dia 30, às 11:00h, na Basílica do Santuário de Fátima e o sepultamento será no cemitério de Fátima.

O P. Luís Kondor era membro da Congregação do Verbo Divino. Nasceu a 22 de Junho de 1928 em Csikvánd, na Hungria. Entre 1934 e 1939 frequenta a escola primária na sua terra.

Em 1940 entra para o internato dos Padres Beneditinos, de Gyor; posteriormente passa para o internato dos Padres Cistercienses, em Székesfehérvár. Terminou o liceu em 1944, já depois da entrada dos russos na Hungria.

A 20 de Agosto de 1946, com 18 anos de idade, entra na Congregação do Verbo Divino. Fez os primeiros votos a 08.09.1948 e começou os estudos de filosofia, ainda na Hungria.

Em Janeiro de 1949, por ordem do seu superior, fugiu para a Áustria, primeiro para Mödling e depois para Salzburg. Tendo sido também a Áustria invadida pelos russos, a 12.06.1950 refugiou-se, por ordem dos superiores, na Alemanha.

Foi ordenado presbítero a 28.08.1953, em St Augustin, na Alemanha.

Em 1954 foi enviado para Fátima, Portugal, onde chegou a 19 de Novembro desse ano.

Foi nomeado vice-prefeito do Seminário da sua congregação, cargo que exerceu durante 4 anos, dedicando-se também à pastoral vocacional na zona Norte de Portugal.

Em 08.07.1956 encontrou a Irmã Lúcia pela primeira vez; foi o primeiro de numerosos encontros ao longo dos anos (posteriormente, como Vice-Postulador terá licença para a poder visitar).

Em 1960 acompanhou D. João Pereira Venâncio, Bispo de Leiria, numa viagem de dois meses a vários países europeus. Depois desta viagem, a pedido do Bispo, ficou a trabalhar a meio tempo com o Bispo e a meio tempo no Seminário do Verbo Divino.

No Natal de 1960 foi-lhe atribuído o cargo de Vice-Postulador dos Pastorinhos, lugar que ocupou até à sua morte.

Vida dedicada a Fátima

Em 1963 começou a publicar um boletim em sete línguas destinado a tornar conhecida a vida dos dois Pastorinhos e a relatar o andamento dos processos de beatificação. Para divulgação da fama de santidade dos Pastorinhos, o Bispo da diocese confiou-lhe a edição do livro «Memórias da Irmã Lúcia», que fez traduzir em diversas línguas e enviou para todos os continentes, incluindo os países sob o regime comunista.

Durante muitos anos conseguiu enviar com êxito, embora de maneira oculta, não só literatura sobre Fátima, mas também imagens de Nossa Senhora de Fátima para diferentes lugares da cortina de ferro.

Dedicou-se a diversas obras: em 1956 a construção do Monumento dos Valinhos, em 1959 a imagem de Santo Estêvão que se encontra na Basílica; de 1960 a 1965 colabora com D. João Pereira Venâncio na construção do Seminário Diocesano de Leiria, do Colégio S. Miguel e do Colégio da Marinha Grande; em 1964 a construção da Via Sacra e Capela do Calvário; de 1974-1997 colaborou na transferência de ajudas financeiras da Weltkirche-Köln para dioceses, conventos, casas sacerdotais, paróquias e casas sociais em Portugal; de 1974-1997 colaborou com o Europäischer Hilfsfound das Conferências Episcopais da Áustria, Alemanha e da Suíça, no apoio a dioceses portuguesas; em 1979 a Construção da nova Casa Episcopal de Leiria; de 1975-1985 colaborou na construção dos novos Carmelos de Patacão (Faro), Bom Jesus (Braga) e São Bernardo (Aveiro).

Durante muitos anos, colaborou como intermediário entre instituições da Igreja alemã e obras nas dioceses Portuguesas. Entre os muitos apoios que consegue para a Igreja católica portuguesa, destaca-se: reconstrução de várias igrejas nos Açores, após o grande sismo de 1.01.1980.

Em 2000, com o apoio do Cardeal Meisner de Colónia, conseguiu que o Papa João Paulo II viesse a Fátima, em 13 de Maio de 2000 beatificar os Pastorinhos, mesmo depois de já ter sido anunciada publicamente a beatificação em Roma.

A 15 de Novembro de 2004 recebeu o processo canónico da cura milagrosa atribuída aos beatos Francisco e Jacinta, que entregou em Roma, na Congregação para as Causas dos Santos.

Em Março de 2004, foi homenageado pela “Fundação Ajuda à Igreja que Sofre” comemorando os seus 50 anos de Padre e de presença em Portugal.

Em 18 de Janeiro de 2006 recebeu a insígnia da Ordem de Comendador, atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Testemunho

Por ocasião da celebração das bodas de ouro sacerdotais diz o seguinte:

“Desde a minha infância que desejo ser sacerdote. Os meus pais enviaram-me para um colégio rigoroso, para fazer de mim um homem... Com 18 anos entrei na Congregação do Verbo Divino, para me tornar missionário. Para isso, tive que deixar a minha pátria, e com 25 anos fui ordenado sacerdote. Desde então, passaram 50 anos. Se hoje olhar para trás e me recordar destes anos da minha vida, posso-vos assegurar que sou feliz na minha vocação, e testemunhar que vale a pena dedicar-se e entregar-se a Jesus Cristo, e trabalhar pela dilatação do Reino de Deus.

Como é visível do itinerário da sua vida e obra, a divulgação da Mensagem de Fátima e a Igreja em Portugal muito devem à acção deste zeloso sacerdote, que encomendamos à misericórdia divina.

O Bispo de Leiria-Fátima, ao mesmo tempo que anuncia a morte do P. Luís Kondor, dá graças a Deus pelo dom que foi este sacerdote.


P. Jorge Guarda, Vigário Geral


(Fonte: site Agência Ecclesia)

“Alma Mater” disco com a voz do Santo Padre será lançado a 29 de Novembro com temas em português



Vídeo de apresentação do disco legendado em inglês

Em “Alma Mater”, o Papa lê e canta, acompanhado pelo Coro da Academia Filarmónica Romana e pela célebre Orquestra Filarmónica Real de Londres. São oito trechos originais de música sacra moderna, orações, ladainhas e cantos marianos, com a voz do Papa em latim, italiano, francês, alemão e português.


(Fonte: ‘Página 1’ do grupo Renascença edição de 28.10.2009)

Na Audiência geral o Papa fala do renascimento da teologia no século XII


Aos milhares de fiéis e peregrinos congregados na Praça de São Pedro para a audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI falou do século XII favorável ao renascimento de teologia escolástica.

Naquele tempo, explicou o Papa, reinava na Europa a paz e o desenvolvimento económico e social. Na Igreja, a "reforma gregoriana" produzia frutos notáveis, entre os quais a expansão da vida consagrada. Este ressurgir lançou as bases para que, no século treze, despontassem figuras como São Tomás ou São Boaventura.

Neste contexto, prosseguiu depois o Papa, os mosteiros foram o ambiente no qual se desenvolveu uma grande actividade teológica. Neles, os monges, dotados de uma vasta cultura e de um grande fervor evangélico, tentavam suscitar o desejo por Deus, mediante a contemplação dos mistérios sagrados na Escritura. Precisamente, esta aproximação espiritual ao texto bíblico - a lectio divina – foi um dos temas centrais do Sínodo dos Bispos do ano passado.

Outro âmbito deste florescimento teológico foram as escolas que apareceram junto das catedrais. Estes centros, dedicados à instrução do clero, procuravam apresentar a harmonia e a unidade da Revelação Cristã, mediante o chamado "método escolástico", onde predomina a confiança na razão para a compreensão das verdades da fé.

Em português, Bento XVI explicou este período:


Queridos irmãos e irmãs,

No século XII, a partir dos mosteiros e das escolas junto das catedrais, desenvolveram-se dois modelos diferentes de teologia: a «teologia monástica» e a «teologia escolástica». A primeira foi desenvolvida pelos monges, devotados ouvintes e leitores orantes da Sagrada Escritura, que procuravam incentivar e nutrir o desejo amoroso de Deus. A teologia escolástica é obra de pessoas cultas, de mestres desejosos de mostrar o carácter razoável e o fundamento dos mistérios de Deus e do homem, que se devem acreditar com a fé mas também compreender pela razão. Fé e razão, em recíproco diálogo, vibram de alegria quando ambas são animadas pela busca duma união cada vez mais íntima com Deus.


Amados peregrinos do Porto e demais pessoas de língua portuguesa, sede bem-vindos! Uma saudação particular ao coro infanto-juvenil de Maringá e aos grupos paroquiais de Santa Cruz, em Belém, e de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro. Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade de Deus. Procurai iluminar o vosso caminho com a Palavra divina, ouvindo-a atentamente na Eucaristia do domingo e reservando alguns momentos em cada dia para a sua meditação. Sobre vós e vossas famílias, desça a minha Bênção.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Bênção da sede do DMJ 2011 em Madrid


Em pleno centro de Madrid, na paróquia de São João da Cruz, realizou-se na última sexta-feira, 23 de Outubro de 2009 um acto simples porém de profundo significado para o ulterior desenvolvimento da organização do próximo Dia Mundial da Juventude, que terá lugar em Madrid, no verão de 2011. O Cardeal Arcebispo de Madrid, D. Antonio María Rouco Varela, abençoou as instalações que são já sede da Organização do encontro.

Um Dia Mundial da Juventude supõe sempre um gigantesco esforço organizativo, para que os jovens possam ter um encontro com Jesus Cristo e com sua Igreja. Assim se expressou padre Gregorio Roldán, Delegado Diocesano da Juventude da diocese de Madrid:

“Estamos começando e no início nos entregamos ao Senhor, sabendo e confiando que Ele vai nos ajudar, vai nos estender a mão ao longo do caminho, e também humanamente organizar-nos muito. Mas para que tanta organização? Para que nenhum jovem, nenhum peregrino que chegue a Madrid em 2011 tenha que se preocupar onde comer, onde dormir, onde lavar-se, onde ir, que metro apanhar, mas que qualquer peregrino que venha tenha à sua disposição todos os meios que estão preparando em Madrid a Igreja e a sociedade civil, para que os jovens sejam peregrinos ao encontro do Senhor”.

Durante uma improvisada conferência de imprensa, o Cardeal falou assim diante dos jornalistas:

“Aqui o que necessitamos é um lugar de acolhimento, lugar físico e de algum modo lugar eclesial também que os acolha, uma paróquia, um grupo, que se encontrem na Igreja, na casa da Igreja, no sentido mais humano e mais espiritual e mais eclesial da expressão”.

Em breve, dentro dessas instalações terá início uma febril actividade de organização.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1931

“Julgo que não tenho inimigos. Na minha vida encontrei pessoas que me prejudicaram, positivamente. Não as considero como inimigos: sou muito pouca coisa para os ter. Contudo, desde agora, eles e elas ficam incluídos na categoria de benfeitores, para rezar ao Senhor por eles todos os dias”, anota hoje.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/28-10-5 )

Para onde vai o dinheiro da Igreja em Espanha?


Um spot publicitário produzido pela Conferência Episcopal Espanhola será divulgado em Espanha para esclarecer o trabalho da Igreja Católica, informar sobre o destino de seus fundos aos cidadãos e incrementar a contribuição económica a favor da Igreja na Declaração de Renda.

O vídeo da campanha de comunicação “Xtantos” para o programa de apoio económico de 2009 obteve este ano o prestigioso Prémio EFI de eficácia publicitária, na categoria de responsabilidade social, que a Associação Espanhola de Anunciantes concede.

O Plano de Comunicação foi iniciado em 2007, a partir do acordo alcançado entre a Igreja e o Governo espanhol, em Dezembro de 2006, que estabelece um novo sistema de designação tributária a favor da Igreja Católica na Espanha, mediante o qual sua manutenção económica depende agora, única e exclusivamente, dos católicos e de quem valoriza o trabalho que a Igreja desenvolve.


(Fonte: H2O News)

Bach - Magnificat - 6 - Et misericordia

São Simão e São Judas Tadeu

Simão e Judas aparecem juntos nas diversas listas dos "doze". Na lista dos doze, Simão vem no undécimo lugar em Marcos e Mateus e no décimo em Lucas; Judas no undécimo em Lucas e no décimo em Marcos e Mateus. Dão a este o cognome de Tadeu. O lugar no fim da lista leva a pensar nos trabalhadores contratados às cinco horas da tarde. (Mt 20,6). "São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, também chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, o filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu ..." (Mateus 10,1ss.). A respeito de Simão, apenas sabemos que era originário de Caná e era chamado Zelota.

Certamente Simão teria pertencido ao partido radical e nacionalista dos zelotas, opositores intransigentes do domínio romano na Palestina. Quanto a Judas, chamado Tadeu, sabemos pelo Evangelho que, na Última Ceia, perguntou a Jesus: "'Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?' Respondeu-lhe Jesus: “Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará, e a ele viremos e nele estabeleceremos morada. Quem não me ama não guarda minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou”.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia:

Concílio Vaticano IIConstituição Dogmática sobre a Igreja, «Lumen Gentium», §§ 24-25
«Uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, que acorrera para O ouvir»
Os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, recebem do Senhor, a Quem foi dado todo o poder no céu e na terra, a missão de ensinar todos os povos e de pregar o Evangelho a toda a criatura, para que todos os homens se salvem pela fé, pelo baptismo e pelo cumprimento dos mandamentos (cf. Mc 28, 18; Mc 16, 15-16; Act 26, 17ss.). Para realizar esta missão, Cristo Nosso Senhor prometeu o Espírito Santo aos apóstolos, e enviou-O do céu no dia de Pentecostes, para, com o Seu poder, serem testemunhas perante as nações, os povos e os reis, até aos confins da terra (cf. Act 1, 8; 2, 1ss.; 9, 15). Este encargo que o Senhor confiou aos pastores do Seu povo é um verdadeiro serviço, significativamente chamado «diaconia», ou ministério (cf. Act 1, 17 e 25; 21, 19; Rom 11, 13; 1Tim 1, 12). [...]

Entre os principais encargos dos Bispos, ocupa lugar preeminente a pregação do Evangelho. Os Bispos são os arautos da fé, que para Deus conduzem novos discípulos. Dotados da autoridade de Cristo, são doutores autênticos, que pregam ao povo a eles confiado a fé que se deve crer e aplicar na vida prática; ilustrando-a sob a luz do Espírito Santo e tirando do tesoiro da Revelação coisas novas e antigas (cf. Mt 13, 52), fazem-no frutificar e solicitamente afastam os erros que ameaçam o seu rebanho (1Tim 4, 1-4). Ensinando em comunhão com o Romano Pontífice, devem por todos ser venerados como testemunhas da verdade divina e católica. E os fiéis devem conformar-se ao parecer que o seu Bispo emite em nome de Cristo sobre matéria de fé ou costumes, aderindo a ele com religioso acatamento.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 28 de Outubro de 2009

São S. Lucas 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus.
Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos:
Simão, a quem chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelote;
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon,
que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos malignos ficavam curados;
e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a todos curava.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)