Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 17 de outubro de 2009

Clamor massivo contra o aborto em Madrid

Pais com os seus filhos em carrinhos de bebé, pessoas de todas as idades, famílias numerosas, alguns Sacerdotes, várias Irmãs… O protesto contra a aplicação da Lei do Aborto em Espanha juntou esta tarde cerca de um milhão de pessoas, segundo o porta-vos da Direcção Superior da Polícia, em que clamaram frases como “Espanha unida luta pela vida” ou “Vida sim, aborto não”.

A grandiosa marcha percorreu as ruas da capital sem incidentes e em ambiente festivo, ao som de música, nomeadamente dos U2 (‘U Dos’ dizem nuestros hermanos), decorada por numerosos globos coloridos e bandeiras de Espanha e faixas alusivas à mobilização.

O protesto, convocado por 46 organizações, iniciou-se pelas cinco da tarde e juntou um mar de gente que chegou a Madrid vinda de diversos pontos de toda a Espanha.

“Esta manifestação não acaba aqui”, afirmou o presidente do Fórum Espanhol da Família (FEF), Benigno Blanco no discurso que pronunciou na Porta de Alcalá. “O direito à vida é demasiado importante, têm de protegê-lo. Uma sociedade sã e humana não pode com uma lei permissiva do aborto, nem com a actual, nem com a anunciada, nem com nenhuma”.

(Fonte: ‘El Mundo’ com tradução a adaptação de JPR)

O Nobel a Barack Obama - Um prémio comprometedor

A atribuição do prémio Nobel da paz a Barack Obama surpreendeu um pouco todos, e em primeiro lugar o próprio Presidente dos Estados Unidos. De facto, nos últimos 90 anos o prémio nunca foi atribuído a um presidente americano no cargo quando o obteve em 2002 Jimmy Carter tinha terminado há muito tempo o seu mandato fatalmente envolvido nas vicissitudes políticas, e susceptível, por conseguinte, de tomar decisões diversas em questões de paz. Precisamente por isso os comentadores foram quase unânimes ao definir esta atribuição como uma forma de pressão para inclinar Obama para escolhas pacíficas no prosseguimento do seu mandato.

Contudo, julgando com base nas decisões até agora tomadas, seria difícil definir o presidente totalmente pacifista, dado que as suas providências a nível do empenho militar estado-unidense no Iraque e no Afeganistão parecem situar-se a meio caminho entre uma fidelidade aos princípios pacifistas proclamados durante a campanha eleitoral e uma política mais realista, que houve quem definiu até como continuação da do "belicista" Bush.

Uma política oscilante muito parecida com a mantida pelo presidente americano em relação aos grandes temas bioéticos, antes de tudo a propósito do aborto, que suscitou muitas polémicas entre os católicos estado-unidenses. Ao receber o ambicionado reconhecimento, Obama deveria recordar que em 1979 foi precedido por Madre Teresa de Calcutá, a qual teve a coragem, na sua declaração oficial por ocasião da entrega do prémio, de recordar que a guerra mais dura, e com o maior número de "mortos", é a prática do aborto, legalizado e facilitado também pelas estruturas internacionais.

Mas face à perspectiva de poder ter influência sobre o futuro do mandato presidencial de Obama desapareceram todas as perplexidades que no passado comprometeram importantíssimas candidaturas; como a de João Paulo II, proposto por muito tempo, já desde 1999 (quando o Nobel foi atribuído à Médicos sem fronteiras), mas sobretudo considerado superfavorito em 2003, depois da sua condenação da guerra no Iraque.

Naquele ano muitas iniciativas e o favor de grande parte do mundo pareciam destiná-lo naturalmente ao ambicionado prémio, e davam-no por preferido até os apostadores. Mas a comissão nomeada pelo Parlamento norueguês proposto por decisão de Alfred Nobel para seleccionar as personagens indicadas não o escolheu, preferindo a jurista iraniana Shirin Ebadi.

O Papa Wojtyla tinha sido considerado pelos membros do júri demasiado conservador noutros âmbitos, e receava-se que, premiando com ele a Igreja Católica, se privilegiasse uma confissão religiosa importante em desvantagem de outras. Receios que evidentemente foram superados no caso, muito mais controverso, da atribuição a Obama.

Portanto, mais uma vez o prémio Nobel da paz suscita perplexidade e críticas, dado que os critérios de atribuição parecem muitas vezes ser influenciados por um pensamento politicamente correcto. Mas ao mesmo tempo, como declarou o Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, não podemos deixar de nos alegrar ao ver reconhecido no Presidente Obama o esforço pelo desarmamento nuclear e a indubitável propensão pessoal para uma política mais orientada para obter a paz do que para afirmar o poder americano no mundo.

Lucetta Scaraffia


(© L'Osservatore Romano - 17 Outubro 2009)

L'Osservatore Romano edição em língua portuguesa de 17-X-2009

Cultura - Lisboa debaixo de terra "Bairro Estrela D'Ouro"

Ave Maria

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, Doutor da Igreja
Conferência sobre o Credo, 6 (a partir da trad. do breviário francês)
«Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo»
Que necessidade havia de que o Filho de Deus sofresse por nós? Uma grande necessidade, que podemos resumir em dois pontos: necessidade de remediar os nossos pecados e necessidade de dar o exemplo para a nossa conduta. [...] A Paixão de Cristo dá-nos um modelo válido para toda a vida. [...] Se procuras um exemplo de caridade: «Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos» (Jo 15, 13). [...] Se buscas paciência, é na cruz que a encontramos no grau máximo: [...] Na cruz Cristo sofreu grandes tormentos com paciência porque «ao ser insultado [...] não ameaçava» (1Pe 2, 23), «não abriu a boca, como um cordeiro que é levado ao matadouro» (Is 53,7). [...] «Corramos com perseverança a prova que nos é proposta, tendo os olhos postos em Jesus, autor e consumador da fé. Ele, renunciando à alegria que lhe fora proposta, sofreu a cruz, desprezando a ignomínia» (Heb 12, 1-2).

Se procuras um exemplo de humildade, olha para o Crucificado. Porque Deus quis ser julgado por Pôncio Pilatos e morrer. [...] Se procuras um exemplo de obediência, basta que sigas Aquele que se fez obediente ao Pai «até à morte» (Fil 2, 8). «De facto, tal como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só todos se hão-de tornar justos» (Rom 5, 19). Se buscas um exemplo de desapego dos bens terrenos, simplesmente segue Aquele que é o «Rei dos reis e Senhor dos senhores», «em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento» (1Tim 6, 15; Col 2, 3); Ele está nu na cruz, tornado motivo de escárnio, coberto de escarros, maltratado, coroado de espinhos e, por fim, dessedentado com fel vinagre.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho de Domingo dia 18 de Outubro de 2009


São Marcos 10,35-45

Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: «Mestre, queremos que nos faças o que te pedimos.»
Disse-lhes: «Que quereis que vos faça?»
Eles disseram: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.»
Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu bebo e receber o baptismo com que Eu sou baptizado?»
Eles disseram: «Podemos, sim.» Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu bebo e sereis baptizados com o baptismo com que Eu sou baptizado;
mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo: é daqueles para quem está reservado.»
Os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu
poder.
Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos.
Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Credo - Missa da Coroação - W. A. Mozart

O Senhor pegou-me pela mão e mostrou-me um dos bons Caminhos

Faz hoje três anos que guiado pelo Espírito Santo pedi ajuda, por e-mail imaginem, ao Opus Dei, para me reencaminhar, me ajudar a reaprender a fé, retomar actos de devoção e gratidão, combater a soberba, ser um transmissor da esperança, amar o Senhor e o próximo, enfim para lutar por ser um bom cristão.

Tendo-me declarado previamente aquilo que era e ainda sou, um pecador, receberam-me de braços abertos, com paciência, amor e foram-me guiando. Desde então frequento assiduamente os meios de formação que disponibilizam e só tenho que dar graças a Nosso Senhor pelo Caminho que me mostrou.

Não sou um fiel da Prelatura do Opus Dei, mas apenas alguém, como muitos outros, que usufrui dos excelentes e sólidos meios de formação que a Obra disponibiliza mensalmente a quem o desejar, e recorro com muita frequência à boa palavra e conselho dos leigos e sacerdotes fiéis do Opus Dei.

Este blogue se existe, deve-se a um sacerdote da Obra, que sem me dizer o quê, me motivou a dar mais, e mais tarde a um outro sacerdote, este quando o blogue já existia, incentivando-me a ter uma maior intervenção pessoal; jamais alguém tentou interferir nas minhas opções editoriais e as únicas correcções que têm sido feitas são ortográficas.

Aqueles de vós que acompanham o ‘Spe Deus’ há já algum tempo, sabeis bem, que tenho cometido erros, dos quais sempre que me apercebo procuro com humildade pedir perdão ao Senhor e aos visados.

O meu coração hoje está pleno de alegria e gratidão, desde logo ao Senhor, mas também aos tantos e bons amigos que Ele me ofereceu nos últimos três anos.

Obrigado meu Senhor e meu Deus pelas infinitas bênçãos e graças que me tens concedido ao longo da vida!

JPR

Lisboa, 17 de Outubro de 2009

«Quantas coisas novas descobriste! No entanto, às vezes és um ingénuo, e pensas que já viste tudo, que já sabes tudo... Depois, tocas com as tuas mãos a riqueza única e insondável dos tesouros do Senhor, que sempre te mostrará "coisas novas" se tu responderes com amor e delicadeza; e então compreendes que estás no princípio do caminho, porque a santidade consiste na identificação com Deus, com este nosso Deus, que é infinito, inesgotável! »

(S. Josemaría Escrivá - Sulco, 655)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933

“Se não procuras a intimidade com Cristo na oração e no Pão, como podes dá-lo a conhecer?, escreve.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/17-10-5)

Gloria - Missa da Coroação - W. A. Mozart

Uma nova geração de sacerdotes


O Ano Sacerdotal convocado por Bento XVI une-se ao trabalho incansável iniciado com profundidade pela Congregação para a Educação Católica.

A formação de uma nova geração é uma grande esperança para as vocações sacerdotais no mundo inteiro. O perfil dos jovens é quase sempre idêntico:

Para adquirir esta formação básica, o Catecismo da Igreja Católica e também a santa imagem de João Maria Vianney se propõem com a finalidade de encontrar exemplos de acção nestes tempos.

Trabalho intenso, renovação dos sacerdotes para a vida interior, a missa e a confissão, acções que se inserem dentro do tempo. Para o ano sacerdotal, a Congregação para a Educação Católica prevê publicar uma carta.

"Começamos há alguns anos uma reflexão sobre a formação. O melhor seminário, você me perguntou: Qual é o melhor seminário?
O melhor seminário é aquele que acolhe os seminaristas, os jovens, como se apresentam para entrar no seminário hoje em dia, e aqueles que dispensam a formação como o deseja a Igreja”.

“São generosos, amam a Cristo, desejam segui-Lo, porém não têm cultura cristã. Têm tudo para descobrir a cultura e a fé cristãs".

“O Cura d’Ars chegou logo após Revolução Francesa. Foi o que o Santo Padre mencionou recentemente. De alguma maneira, era uma Igreja que necessitava ser reedificada já que o terreno tinha sido muito arruinado”.

“Um texto breve que dê força a uns e a outros. Aos formadores, porque da parte deles há uma adaptação que é considerável e desejamos fortalecê-los. E também aos recém-chegados, para dizer-lhes 'escutem, é uma oportunidade ter sido eleitos como sacerdotes, é uma honra, podem sentir-se alegres'. Numa frase: é uma bem-aventurança ser um sacerdote, é uma bem-aventurança formar-se para chegar a ser um sacerdote”.


(Fonte: H2O News)

Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir

Santo Inácio de Antioquia, conforme historiadores, viveu por volta do segundo século. Coração ardente (o nome Inácio deriva de ignis = fogo ), ele é lembrado sobretudo pelas expressões de intenso amor a Cristo. A cidade da Síria, Antioquia, terceira em ordem de grandeza do vasto império romano, teve como primeiro bispo o apóstolo Pedro, ao qual sucederam Evódio e em seguida Inácio, o Teófolo, o que traz Deus, como ele mesmo gostava de ser chamado. Pesquisadores indicam que Inácio de Antioquia conheceu pessoalmente os apóstolos Pedro e Paulo.

Por volta do ano 110, foi preso vítima da perseguição de Trajano. Nessa viagem de Antioquia a Roma para onde ia como prisioneiro, o santo bispo escreveu sete cartas, dirigidas a várias Igrejas e a São Policarpo. Tais cartas constituem preciosos documentos sobre a Igreja primitiva, seus fundamentos teológicos, sua constituição hierárquica... Trazido acorrentado para Roma, onde terminou os seus dias na arena, devorado pelas feras selvagens, tornou-se objecto de afectuosas atenções da parte das várias comunidades cristãs nas cidades por onde passou. A ânsia de alcançar Deus, de encontrar Cristo, expressa com intensidade que faz lembrar São Paulo.

As suas palavras inflamadas de amor a Cristo e à Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras. "Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo."

"Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja Católica", foi escrito na carta endereçada ao então jovem bispo de Esmirna, São Policarpo. Os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade e já no século IV celebravam a sua memória a 17 de Outubro, dia adoptado agora também pelo novo calendário.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia:

Carta à Igreja de Esmirna sobre os seus mártires (c. 155)
(a partir da trad. da col. Icthus, t. 2, p. 159 rev.; cf. SC 10)

«Aquele que Me tiver negado diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus»

O bispo Policarpo foi o mais admirável dos mártires. Primeiro, quando soube de tudo o que se passara, não se perturbou, pelo contrário, quis permanecer na cidade. Perante a insistência da maioria, acabou por se afastar. Retirou-se para uma pequena propriedade situada perto do centro e aí permaneceu com alguns companheiros. Noite e dia nada mais fazia que rezar por todos os homens e pelas Igrejas do mundo inteiro, como era seu costume. [...]

Os guardas, a pé e a cavalo, puseram-se a caminho, armados como se fossem no encalço de um bandido. Noite dentro, chegaram à casa onde se encontrava Policarpo. Este estava deitado num quarto do andar de cima; daí ainda poderia ter ido para outra propriedade. Não quis fazê-lo. Limitou-se a dizer: «Seja feita a vontade de Deus». Ouvindo as vozes dos guardas, desceu e pôs-se a conversar com eles. A idade avançada e a sua calma encheram-nos de admiração: não percebiam por que se tinham dado a tantos trabalhos para prender um ancião assim. Apesar da hora tardia, Policarpo foi solícito em servir-lhes de comer e de beber, tanto quanto desejaram. Pediu-lhes apenas que lhe concedessem uma hora para orar livremente. Eles consentiram. Era um homem cheio da graça de Deus e pôs-se a rezar de pé. Sem conseguir parar, assim continuou a rezar em voz alta durante duas horas. Os que o ouviam estavam estupefactos e muitos arrependiam-se de terem marchado contra um ancião tão santo.

Quando terminou a oração, na qual fizera memória de todos aqueles que tinha conhecido do decurso da sua longa vida – grandes e pequenos, pessoas ilustres ou obscuras – e de toda a Igreja difundida pelo mundo inteiro, chegou a hora da partida. Fizeram-no montar um asno e conduziram-no para o centro de Esmirna. Era o grande dia de sábado.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 17 de Outubro de 2009

São Lucas 12,8-12

Digo-vos ainda: Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, também o Filho do Homem se declarará por ele diante dos anjos de Deus.
Aquele, porém, que me tiver negado diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus.
E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem, há-de perdoar-se; mas, a quem tiver blasfemado contra o Espírito Santo, jamais se perdoará.
Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de dizer em vossa defesa,
pois o Espírito Santo vos ensinará, no momento próprio, o que deveis dizer.»


(Fonte: Evangelho Quotidiano)