Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Francisco de Noronha e Andrade expõe no Santuário de Fátima

Foi inaugurada hoje no Santuário de Fátima a exposição “Celebração. Gratidão. Abstracção – Cristo Rei 50 Anos”.

A mostra está patente ao público, com entradas livres, junto da Capela do Lausperene, na zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade, até ao dia 30 de Novembro.

O Santuário dá desta forma continuidade à prática de favorecer os espaços adjacentes à Igreja da Santíssima Trindade com mostras temporárias, valorizando a dimensão religiosa e cultural que liga estes projectos a Fátima e à Igreja.

Concretamente sobre esta exposição, que pretende perpetuar a celebração nacional do cinquentenário do Santuário de Cristo Rei, em Maio de 2009, e para a qual foi levada a imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, o autor das telas, agrupadas em onze temas, explicou à Agência Ecclesia o seu trabalho, nascido em linguagem abstracta: “As pinturas que agora se apresentam são expressão de partilha para com a equipa que se formou para a celebração dos 50 anos do Santuário Nacional de Cristo Rei. Cada conjunto foi realizado já com um destinatário previamente definido. Os tons de castanho e cinzento sugerem o betão do Monumento, o azul abarca o rio Tejo a unir as duas dioceses e duas cidades, o preto contém a espiritualidade intensa de cada um de nós, e no branco, todos os movimentos têm esse significado de acção e de concretização, criando imagens e recordações. Umas belas pinceladas de vermelho relembram claro, os Corações de Jesus e de Maria”.

Para Marco Daniel Duarte, responsável do departamento de arte e Património do Santuário de Fátima, “a exposição de Noronha e Andrade é oportunidade para reflectir sobre temas da actualidade, a importância no mundo contemporâneo dos lugares de peregrinação, o preponderante papel das cidades, a dádiva do voluntariado, a omnipresença dos ‘media’, os serviços e movimentos da Igreja, o mundo das profissões, da solidariedade e da beleza na contemporaneidade”.

Marco Duarte sublinha outra peculiaridade deste trabalho: “Uma das notas mais originais deste projecto relaciona-se com o facto de, no final da temporada expositiva, os conjuntos de telas se desmembrarem a fim de serem oferecidos aos diversos actores que naquela instituição intervieram: dioceses que foram palco da celebração, cidades, santuários, instituições, movimentos e voluntários, profissionais, meios de comunicação social. O autor faz, assim, com que a arte transborde em generosidade, tópico muito interessante num projecto que, em diálogo, alia temas como a arte sacra e o universo cultural do tempo”.

Após deixar Fátima, a exposição estará patente em Almada entre 5 e 20 de Dezembro de 2009.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Sudão e Darfur: a Igreja agente de justiça e reconciliação


A Igreja tem um papel importante a realizar num Sudão pluralista, no âmbito de um projecto que vê o Sudão unido. Foi o que disse Rudolf ADADA ex-representante da missão de paz conjunta no Darfur, que fez uma apresentação no Sínodo dos Bispos como convidado especial para se referir à situação na região onde há um conflito que dura vários anos e causa grandes sofrimentos à população civil.

Adada sublinhou o quanto foi feito pela comunidade internacional para levar uma certa estabilidade à região, ainda que – disse – o conflito continua a atingir a milhões de pessoas que se encontram ainda nos campos de refugiados ou são deslocadas. Para sair deste conflito, Rudolf Adada sublinhou que a comunidade internacional deve comprometer-se de modo eficaz pela justiça e a reconciliação para reparar as graves injustiças e os crimes cometidos, mas no âmbito de uma visão unitária do Sudão.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Fátima Peregrinação de Outubro - Procissão das velas 2008

Milhares de pessoas são esperadas em Fátima para a Peregrinação Anual do 13 de Outubro. As celebrações serão presididas pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Sob o tema "Não vos conformeis com este mundo", o Cardeal Patriarca marca presença na Peregrinação Aniversária ao Santuário, depois do anúncio da visita do Papa Bento XVI a Portugal, no próximo ano.
Esta é a segunda maior peregrinação a seguir ao 13 de Maio, o que leva a GNR a mobilizar perto de 300 homens para estes dois dias.
As acções de socorro também não foram esquecidas – a Protecção Civil destacou 30 bombeiros de cinco corporações da região, apoiados por nove ambulâncias.
As celebrações começam ao final da tarde desta segunda-feira, na Capelinha das Aparições.


(Fonte: site Rádio Renascença)

S. Josemaría Escrivá sobre esta data:

Celebra-se a festa de Nossa Senhora do Pilar. Referindo-se a esta invocação mariana diz:: “A devoção à Virgem do Pilar começa na minha vida desde que com a sua piedade de aragoneses a infundiram os meus pais na alma de cada um dos seus filhos. Mais tarde, durante os estudos sacerdotais, e também quando frequentei o curso de Direito na Universidade de Saragoça, as minhas visitas ao Pilar eram diárias. Em Março de 1925 celebrei a minha primeira Missa na Santa Capela. A uma singela imagem da Virgem do Pilar confiava eu por aqueles anos a minha oração, para que o Senhor me fizesse ver o que a minha alma já pressentia. Domina –dizia-lhe em termos latinos, não muito clássicos, mas embelezados pelo carinho -, ut sit, que se faça de mim o que Deus quiser”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/12-10-5)

Oração a Nossa Senhora do Pilar

Maria, Mãe da esperança, caminhai connosco!

Ensinai-nos a anunciar o Deus vivo; ajudai-nos a dar testemunho de Jesus,o único Salvador; tornai-nos serviçais com o próximo, acolhedores com os necessitados, obreiros de justiça, construtores apaixonados dum mundo mais justo; intercedei por nós que agimos na história certos de que o desígnio do Pai se realizará.

Aurora dum mundo novo, mostrai-Vos Mãe da esperança e velai por nós!

Velai pela Igreja: que ela seja transparência do Evangelho; seja autêntico espaço de comunhão; viva a sua missão de anunciar, celebrar e servir o Evangelho da esperança para a paz e a alegria de todos.

Rainha da paz, protegei a humanidade do terceiro milénio!

Velai por todos os cristãos: que eles prossigam cheios de confiança no caminho da unidade, como fermento para a concórdia.Velai pelos jovens, esperança do futuro: que eles respondam generosamente ao chamamento de Jesus.Velai pelos responsáveis das nações: que eles se empenhem na construção duma casa comum, onde sejam respeitados a dignidade e o direito de cada um.Maria, dai-nos Jesus!

Fazei que O sigamos e amemos! Ele é a esperança da Igreja, e da humanidade.

Ele vive connosco, entre nós, na sua Igreja.

Convosco dizemos: «Vem, Senhor Jesus» (Ap 22, 20)!

Que a esperança da glória, por Ele infundida nos nossos corações, produza frutos de justiça e de paz.

(Fonte: site da Paróquia Senhora da Conceição no Porto)

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

Comemoramos hoje a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada no Rio Paraíba pelos pescadores da região no ano de 1717, o vigário de Guaratinguetá na ocasião era o Padre José Alves Vilela (1715 a 1745). No início, a pequena imagem da Senhora da Conceição foi levada para a casa de um dos pescadores, Filipe Cardoso. Em 1737, foi edificada num oratório e prestavam-lhe culto os moradores das redondezas. Em 1745 foi construída uma igreja em sua homenagem. Em 24 de Junho de 1888, o templo foi solenemente benzido e, hoje, é chamado de "básilica velha". A monumental basílica actual foi consagrada pelo Papa João Paulo II no dia 04 de Julho de 1980. Desde os primeiros cultos dedicados a Nossa Senhora pelos pescadores (oração do terço e outras devoções) até nossos dias, os peregrinos jamais cessaram de depositar aos pés da Virgem Aparecida as suas súplicas, dores, sofrimentos e alegrias. Foi em 28 de Outubro de 1894, como padres capelães e missionários de Nossa Senhora Aparecida, que chegaram os primeiros padres e irmãos redentoristas, vindos da Baviera, a convite pessoal de Dom Joaquim Arcoverde, então Bispo de São Paulo. Daí em diante os filhos de Santo Afonso têm prestado assistência religiosa às multidões de romeiros que visitam o Santuário. Actualmente, são milhões os romeiros que se dirigem à cidade de Aparecida do Norte, a fim de agradecer e pedir graças.

Os triunfos da "Senhora Aparecida" começaram com as romarias paroquiais e diocesanas. A primeira realizou-se a 08 de Setembro de 1900, com 1200 peregrinos vindos de comboio, de São Paulo, com o seu bispo. Hoje os romeiros são milhões vindos de todo Brasil e dos países vizinhos. No dia 08 de Setembro de 1904, na presença do Núncio Apostólico, de 12 bispos e de uma grande multidão de peregrinos do Rio, São Paulo e das cidades do Vale do Paraíba, o bispo de São Paulo, Dom José Camargo Barros, coroou solenemente a veneranda Imagem com a preciosa coroa oferecida pela Princesa Isabel. No ano de 1929, no encerramento do Congresso Mariano, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada a Rainha do Brasil, sob invocação de Aparecida.

Foi em 31 de Maio de 1931 que, a imagem aparecida foi levada ao Rio, para que diante dela, Nossa Senhora recebesse as homenagens oficiais de toda a nação, estando presente também o Presidente da República, Getúlio Vargas. Nossa Senhora foi aclamada então por todos "RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL". A devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora, a peregrinação da Padroeira por toda a Pátria, a abertura de vias rápidas de condução e uma equipe especializada de sacerdotes e irmãos coadjutores puseram a Aparecida entre os maiores centros de peregrinação do mundo.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Gregório de Nissa (c. 335-395), monge e bispo
Homilia sobre o Cântico dos Cânticos (a partir da trad. de Migne 1992, p.40 rev.)

«Aqui está quem é maior do que Salomão!»

O texto do Cântico dos Cânticos de Salomão apresenta a alma como uma noiva, preparada para uma união incorpórea, espiritual e sem mancha com Deus. Aquele que «deseja que todos os homens se salvem e conheçam a verdade» (1Tim 2, 4) expõe assim o meio mais completo, o feliz meio de alcançar a salvação, a saber, aquele que passa pelo amor. Há quem encontre a salvação no temor, evitando fazer o mal pela consideração dos castigos que nos ameaçam na geena. Há também quem leve uma vida de rectidão e de virtude porque tem a esperança de receber o salário reservado àqueles que tiveram uma existência piedosa; estes agem, não por amor do bem, mas com a esperança de serem recompensados.

Ora, para avançarmos na perfeição, temos de começar por expulsar da alma o temor; é uma atitude servil não estarmos vinculados ao mestre apenas por amor. [...] Não amamos com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças (Mc 12, 30) um dos dons com os quais somos recompensados, mas Aquele que é a própria fonte destes bens. Assim deve ser a alma segundo a palavra de Salomão. [...]

Julgas que evoco o Salomão, o filho de Bersabé, que no alto da montanha sacrificou mil bois e que, a conselho de sua mulher estrangeira, cometeu um pecado? Não. Estou a pensar noutro Salomão, naquele que também nasceu de David segundo a carne, e que tem por nome «paz», pois o nome de Salomão significa «homem de paz». Esse é o verdadeiro Rei de Israel, o construtor do Templo de Deus, o detentor do conhecimento universal, Aquele cuja sabedoria é incomensurável - mais ainda, que é por essência sabedoria e verdade, cujo nome e cujo pensamento são perfeitamente divinos e sublimes. Ele serviu-Se de Salomão como de um instrumento; é Ele que, através da voz de Salomão, Se dirige a nós, primeiro nos Provérbios, depois no Eclesiastes, e depois no Cântico dos Cânticos, apresentando assim à nossa reflexão, com ordem e método, a forma de progredir com vista à perfeição.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 12 de Outubro de 2009

São Lucas 11,29-32

Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas.
Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração.
A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de
Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão!
Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é
maior do que Jonas.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)