Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 11 de outubro de 2009

Bento XVI canonizou cinco novos Santos


Na manhã deste Domingo Bento XVI presidiu na Basílica de São Pedro à canonização de cinco novos Santos, entre os quais o padre Damião de Veuster, conhecido como apóstolo dos leprosos e a religiosa francesa Maria da Cruz Jugan, fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres.

Os outros novos Santos são o espanhol Francisco Coll y Guitart, sacerdote Dominicano, fundador da Congregação das Dominicanas da Anunciação da Bem-aventurada Virgem Maria; o polaco Zygmunt Szczesny Felinski, Arcebispo, fundador da Congregação das Religiosas Franciscanas da Família de Maria; e o espanhol Rafael Arnáiz Baron, monge da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Trapista), que faleceu aos 27 anos, vítima de um coma diabético. É considerado um dos grandes místicos do século XX.

“Jesus convida os seus discípulos ao dom total da sua vida, sem cálculos nem recompensas humanas, com total confiança em Deus. Os santos acolhem este exigente convite e colocam-se com humilde docilidade no seguimento de Cristo crucificado e ressuscitado. A sua perfeição… consiste em já não pôr no centro a si próprios, mas em escolher ir contra-corrente vivendo segundo o Evangelho”.

Evocando depois, nas respectivas línguas, o perfil de vida de cada um dos novos Santos, Bento XVI começou, em polaco, por São Segismundo Felinski, arcebispo de Varsóvia, fundador das Franciscanas da Família de Maria, “grande testemunha da fé e da caridade pastoral em tempos muito difíceis para a nação e para a Igreja na Polónia”. “Por ordem do Czar russo, passou vinte anos exilado… e nunca mais pôde regressar à sua diocese. Em todas as situações manteve inabalável a sua confiança na divina Providência”.

Seguiu-se, em espanhol, a referência a São Francisco Coll, dominicano, da Catalunha, fundador das Irmãs Dominicanas da Anunciada. “A sua paixão – sublinhou o Papa - era a pregação, em grande parte de maneira itinerante e seguindo a forma de “missões populares”, para ajudar as pessoas a um profundo encontro com Deus”.

“Francisco Coll tocava o coração dos outros porque transmitia o que ele próprio vivia com paixão no seu interior, o que ardia no seu coração: o amor de Cristo, a sua entrega a Ele”.

Bento XVI prosseguiu a sua homilia em flamengo, para evocar o Padre Damião, da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, o qual, com 23 anos apenas, deixou a sua Flandres natal partindo como missionários para as Ilhas Hawai, em pleno Pacífico.

“Não sem receio e repugnância – recordou o Papa – fez a escolha de ir para a Ilha de Molokai, ao serviço dos leprosos que aí se encontravam, abandonados de todos. Assim se expôs à doença de que eles sofriam… O servidor da Palavra tornou-se assim um servo sofredor, leproso com os leprosos, durante os últimos quatro anos da sua vida”.Bento XVI concluiu em francês esta evocação deste novo santo belga:

“Seguindo os passos de São Paulo, São Damião, leva-nos a escolher os bons combates, não os que levam à divisão, mas os que reúnem. Convida-nos a abrir os olhos sobre as lepras que desfiguram a humanidade dos nossos irmãos e ainda hoje chamam, mais do que a nossa generosidade, a caridade da nossa presença de servidores”.

Foi de novo em espanhol que o Papa prosseguiu, evocando o jovem oblato trapista Rafael Baron, falecido, com vinte e sete apenas, em 1938:

“O Irmão Rafael, ainda perto de nós, continua a oferecer com o seu exemplo e as suas obras um percurso atraente, especialmente para os jovens que não se conformam com pouco, aspirando à plena verdade, à mais indizível alegria, que se alcançam pelo amor de Deus. Vida de amor… Eis a única razão de viver – dizia o novo Santo.”

Finalmente, em francês, uma referência a Jeanne Jugan, Santa Maria da Cruz, e à sua admirável obra ao serviço das pessoas idosas mais desfavorecidas, dando origem à congregação das Irmãzinhas dos Pobres. Joana Jugan – sublinhou o Papa – sentiu a “preocupação pela dignidade dos seus irmãos e irmãs em humanidade que a idade torna vulneráveis, reconhecendo neles a própria pessoa de Jesus”.

“Este olhar de compaixão para com as pessoas idosas, brotando da sua profunda comunhão com Deus, Joana Jugan levou-o através o seu serviço feliz e desinteressado, exercido com doçura e humildade de coração, sentindo-se ela mesma pobre entre os pobres. Joana viveu o mistério de amor, aceitando em paz a obscuridade e o despojamento até à morte”.

Um carisma que continua bem actual – observou Bento XVI, que concluiu fazendo votos de que Santa Joana Jugan “seja para as pessoas idosas fonte viva de esperança, e para os que se colocam generosamente ao seu serviço, um poderoso estímulo”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Padre Damião de Veuster recordado em Fátima

“Gigante da fraternidade” canonizado hoje pelo Papa

Esta manhã, 11 de Outubro, no Santuário de Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva recordou a vida e o testemunho heróico do Padre Damião de Veuster, canonizado hoje no Vaticano por Bento XVI.

O Bispo Emérito de Leiria-Fátima chamou ao Padre Damião, sacerdote belga que dedicou a sua vida à assistência das pessoas com hanseníase (lepra) no Hawaii, o “gigante da freternidade”, ao serviço da Palavra de Deus.

“A Palavra de Deus convida-nos a ser coerentes e valentes até à heroicidade e à santidade”, afirmou D. Serafim Ferreira e Silva.

Recorde-se que hoje, numa eucaristia presidida pelo Papa, no Vaticano, serão canonizados, para além do Padre Damião de Veuster, o polaco Zygmunt Szczesny Felinski, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Família de Maria; a francesa Maria da Cruz, fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres; e os espanhóis Rafael Arnaiz Baron, religioso da ordem trapista, considerado um dos grandes místicos do século XX, e Francisco Coll y Guitart, fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciação de Nossa Senhora.

Em Fátima, participaram nesta Eucaristia dominical internacional celebrada no Recinto de Oração alguns milhares de peregrinos, entre os quais um elevado número que caminhou a pé até Fátima.

Em termos de peregrinações organizadas, trinta grupos de peregrinos oriundos de quinze diferentes países anunciaram-no junto do Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário como participantes nesta Eucaristia.

Quanto à Peregrinação Aniversária de Outubro, nos dias 12 e 13, a abertura oficial decorre amanhã, dia 12, pelas 18:30, na Capelinha das Aparições.

Mais de uma centena de grupos de peregrinos está inscrita para participar na Missa Internacional da manhã do 13, que será presidida por D. José Policarpo.


(Fonte: BOLETIM INFORMATIVO 120/2009, DE 11 DE OUTUBRO DE 2009, 13:00)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1962






Começa o Concílio Vaticano II. São Josemaría pede que se reze muito “pelo feliz sucesso desta grande iniciativa que é o Concílio”

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/11-10-5)

Neste Domingo Bento XVI canoniza cinco novos Santos, entre os quais o Padre Damião, apóstolo dos leprosos

Bento XVI vai presidir este Domingo à canonização de cinco novos Santos, entre os quais o padre Damião de Veuster, conhecido como apóstolo dos leprosos e a religiosa francesa Maria da Cruz (Joana, nome civil) Jugan, fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres.

Jozef Damian de Veuster (Bélgica), o conhecido Padre Damião, sacerdote da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria e da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento do Altar, consagrou sua vida aos leprosos da Ilha de Molokai, onde ele mesmo faleceu por causa desta doença.

Para Mário Nogueira, Fundador da Associação “Mãos Unidas P. Damião”, esta canonização deve servir para renovar “o nosso empenhamento para derrubarmos os muros da marginalização e construir muitas aldeias de Molokai por esse terceiro mundo das desigualdades”, considerando que “a resposta da Igreja surge no tempo certo”.

Quanta a Joana Jugan, a Irmã Maria da Cruz, as Irmãzinhas dos Pobres em Portugal, referem a “grande alegria” da canonização, falando da sua fundadora como uma “figura de mulher humilde, que na simplicidade e pobreza de coração entregou a sua vida a Deus no serviço às pessoas idosas pobres, numa inquebrantável confiança na providência de Deus”. A Congregação das Irmãzinhas dos Pobres está hoje presente em vários países dos cinco continentes.

Os outros novos Santos são Francisco Coll y Guitart (Espanha), sacerdote Dominicano, fundador da Congregação das Dominicanas da Anunciação da Bem-aventurada Virgem Maria; Zygmunt Szczesny Felinski (Polónia), Arcebispo, fundador da Congregação das Religiosas Franciscanas da Família de Maria; e Rafael Arnáiz Baron (Espanha), monge da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Trapista), que faleceu aos 27 anos, vítima de um coma diabético. É considerado um dos grandes místicos do século XX.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal


Darfur no Sínodo dos Bispos

«Situação melhorou mas milhões estão ainda deslocados»

Nos últimos dois anos, a situação no Darfur melhorou, mas permanece grave. Rodolphe Adada que já foi representante especial das Nações Unidas (ONU) e da União Africana (UA) na região sudanesa, foi um dos convidados especiais do Sínodo africano.

Segundo Adada, regista-se no Darfur uma progressiva melhoria da situação de segurança e uma mudança radical em relação ao intenso período de 2003-2004, mas ainda há “milhões de pessoas que se encontram nos campos para desalojados ou são refugiados. Por causa da insegurança, não podem voltar para casa e retomar a sua vida normal”.

Adada lamenta que ainda não tenha sido encontrada nenhuma solução para as graves injustiças e os crimes cometidos, sobretudo no ponto mais alto das hostilidades, em 2003-2004.

Depois de 26 meses passados no Darfur como responsável pela Missão das Nações Unidas e da União Africana no Darfur - MINUAD, Rodolphe Adada dá conta de um melhoramento, apesar da persistência de dois graves perigos. “A continuação das operações militares entre o Movimento Justiça e Igualdade e as forças governamentais de um lado, e a deterioração das relações entre o Chade e o Sudão do outro”.

A isto junta-se a criminalidade e o banditismo que são actualmente “as principais preocupações em matéria de segurança”.

A MINUAD aposta no restabelecimento das condições de segurança necessárias à distribuição das ajudas humanitárias, na verificação da aplicação dos diversos acordos para o cessar-fogo, no garantir a protecção da população civil. Adada afirma ser um “extraordinário instrumento de paz, único no seu género, já que nasceu da ideia de duas organizações, a União Africana e as Nações Unidas”, mas “cabe à comunidade internacional usá-lo bem”.

“A coisa mais importante é que a cooperação entre os promotores da MINUAD, a União africana e as Nações Unidas, se mantenha sincera”.

Adada recorda que os próximos dois anos vão ser cruciais para o Darfur. “Estão previstas eleições gerais para o mês de Abril de 2010 e, em 2011, vai haver o referendo para a auto-determinação do Sul do Sudão. É necessário que o Sudão participe em eleições justas e transparentes e, para que o exercício da auto-determinação do Sul decorra em boas condições, dever-se-ia resolver o problema do Darfur e o tempo é pouco”.

Este responsável pede um acordo “inclusivo” não apenas entre movimentos armados mas também “o resto dos membros da sociedade do Darfur, inclusive a sociedade civil, os desabrigados, os refugiados, sem esquecer os árabes”.

“Só um acordo político aceite e partilhado por todos será capaz de trazer a paz de volta ao Darfur”.

Internacional Agência Ecclesia 2009-10-10 15:36:39 3485 Caracteres África, Sínodo dos Bispos


(Fonte: site Agência Ecclesia com edição de JPR)

Invista-se em antiretrovirais em vez de preservativos


O Sínodo dos Bispos atrai a atenção em nível internacional, como é o caso do tema da saúde no continente africano. O Cardeal Peter Kodowo Turkson, Arcebispo de Cape Coast em Gana, primeiro relator desta II Assembleia Especial para a África afirma:

As polémicas acerca da posição da Igreja Católica no combate à SIDA/AIDS presentes desde a viagem do Papa Bento XVI em Março de 2009 aos Camarões e Angola discutem-se nestes dias em Roma. O presidente da Associação das Conferências Episcopais da África Ocidental confia numa proposta em exclusivo à H2onews:

“No Gana a Igreja Católica administra 27% de todas as instituições sanitárias do país, por isso conhecemos um pouco da situação através da experiência das religiosas e médicos que ali trabalham”.

“Ainda que a SIDA/AIDS seja uma das causas de morte do nosso povo, a malária é todavia pior, até hoje mais africanos morreram de malária, sobretudo as crianças, do que de SIDA/AIDS”.

“Se hoje existe a disponibilidade da gente para fabricar preservativos, porque não considerar também a possibilidade de investir essa soma de dinheiro, estes recursos, na produção de antiretrovirais?, sim existem soluções e uma delas têm algumas dificuldades e cria discussão: por que não investir na solução sem problemas?

“Sim existem recursos para investir em preservativos, por que não investir esses recursos na produção de antiretrovirais que podem ajudar as pessoas?"


(Fonte: H2O News com adaptação e título de JPR)

Beato João XXIII

Nasceu no dia 25 de Novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bergamo (Itália), e nesse mesmo dia foi baptizado com o nome de Angelo Giuseppe; foi o quarto de treze irmãos, nascidos numa família de camponeses e de tipo patriarcal. Ao seu tio Xavier, ele mesmo atribuirá a sua primeira e fundamental formação religiosa. O clima religioso da família e a fervorosa vida paroquial foram a primeira escola de vida cristã, que marcou a sua fisionomia espiritual.

Ingressou no Seminário de Bergamo, onde estudou até ao segundo ano de teologia. Ali começou a redigir os seus escritos espirituais, que depois foram recolhidos no "Diário da alma". No dia 1 de Março de 1896, o seu director espiritual admitiu-o na ordem franciscana secular, cuja regra professou a 23 de Maio de 1897.

De 1901 a 1905 foi aluno do Pontifício Seminário Romano, graças a uma bolsa de estudos da diocese de Bergamo. Neste tempo prestou, além disso, um ano de serviço militar. Recebeu a Ordenação sacerdotal a 10 de Agosto de 1904, em Roma, e no ano seguinte foi nomeado secretário do novo Bispo de Bergamo, D. Giacomo Maria R. Tedeschi, acompanhando-o nas várias visitas pastorais e colaborando em múltiplas iniciativas apostólicas: sínodo, redacção do boletim diocesano, peregrinações, obras sociais. Às vezes era também professor de história eclesiástica, patrologia e apologética. Foi também Assistente da Acção Católica Feminina, colaborador no diário católico de Bérgamo e pregador muito solicitado, pela sua eloquência elegante, profunda e eficaz.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)