Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bento XVI – “O desafio da vida cristã é viver a união com Deus, na oração e na escuta da sua Palavra”


A importância da vida espiritual, sustentada pela oração e pela escuta da Palavra de Deus, voltou a ser sublinhada na audiência geral desta quarta-feira, dedicada a Simeão o Novo Teólogo, um monge oriental da Ásia menor, que viveu no século X.

Após algum tempo ao serviço do Imperador, em Constantinopla, Simeão acabou por orientar-se para a vida monástica, em diversos mosteiros desta cidade.

“Os seus escritos exerceram uma grande influência na teologia e na espiritualidade do Oriente, em particular no que diz respeito à experiência da união mística com Deus”.

Simeão concentrou a sua reflexão sobre a presença do Espírito Santo nos baptizados e sobre a consciência que eles disso devem ter. O verdadeiro conhecimento de Deus vem da experiência espiritual, fruto do Baptismo na existência de todos os fiéis seriamente empenhados – sublinhou o Papa.

“Este monge oriental chama-nos a prestar uma grande atenção à nossa vida espiritual. O amor de Deus cresce em nós na medida em que permanecermos unidos a Ele na oração e na escuta da sua palavra. Faz-nos abrir o coração aos outros e torna-nos sensíveis às suas necessidades, levando-nos a considerá-los como irmãos e convidando-nos a responder ao ódio com o amor e à ofensa com o perdão”.

Entre os mais de oito mil peregrinos que participaram na audiência, na Aula Paulo VI, presentes também grupos vindos de Portugal e do Brasil, aos quais o Papa saudou na nossa língua.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Bispos do Brasil em visita ‘ad Limina’


Momento de grande alegria para aqueles que participam da Ad Limina pela primeira vez. D. Severino Batista da diocese de Nazaré da Mata, Pernambuco, fez questão de relatar a experiência durante a audiência privada com Bento XVI.

“É interessante como o Papa vai lá no mapa e procura saber onde está a nossa diocese e depois ele procura saber todos os problemas. Quando se falava de uma preocupação que nós temos na nossa diocese com a juventude, então ele vibrava com a juventude”.

O vice presidente da regional Nordeste 2, D. Jaime Vieira da Rocha também falou deste momento histórico que reúne em Roma, o maior episcopado do mundo.

“Para mim é a segunda oportunidade, já fiz a primeira no tempo de João Paulo II, agora com Bento XVI. Por isso as nossas Igrejas todas vivem momentos de muita alegria , de muita esperança”.

O grupo Regional Nordeste 2 conclui a visita ad Limina na semana que vem, que inclui passagens pelos principais dicastérios da Santa Sé e missas nas principais basílicas papais. A grande expectativa é para o próximo dia 17 de Setembro, para o encontro entre o Santo Padre e os bispos dessa Região.


(Fonte: H2O News)

“Procurá-lo, encontrá-lo, conhecê-lo, amá-lo”

Neste esforço por nos identificarmos com Cristo, costumo falar de quatro degraus: procurá-lo, encontrá-lo, conhecê-lo, amá-lo. Talvez pareça que estamos na primeira etapa... Procuremo-lo com fome, procuremo-lo dentro de nós com todas as forças! Se o fizermos com este empenho, atrevo-me a garantir que já O encontrámos e que já começámos a conhecê-lo e a amá-lo e a ter a nossa conversa nos céus.

Procura cingir-te a um plano de vida com constância: alguns minutos de oração mental; a assistência à Santa Missa, diária, se te é possível, e a Comunhão frequente; o recurso regular ao Santo Sacramento do Perdão, ainda que a tua consciência não te acuse de qualquer pecado mortal; a visita a Jesus no Sacrário; a recitação e a contemplação dos mistérios do terço e tantas outras práticas excelentes que conheces ou podes aprender. (...)

Não te esqueças também de que o que é importante não é fazer muitas coisas; limita-te com generosidade àquelas que possas cumprir no dia-a-dia, quer te apeteça quer não. Essas práticas conduzir-te-ão, quase sem reparares, à oração contemplativa. Brotarão da tua alma mais actos de amor, jaculatórias, acções de graças, actos de desagravo, comunhões espirituais. E tudo isto, enquanto te ocupas das tuas obrigações: ao pegar no telefone, ao subir para um meio de transporte, ao fechar ou abrir uma porta, ao passar diante de uma igreja, ao começar um novo trabalho, ao executá-lo e ao concluí-lo. Referirás tudo ao teu Pai Deus.


S. Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 300 e 149

A tarefa de Pedro (Editorial)

Pela décima sexta vez Bento XVI visitou uma diocese italiana, a nação da qual o Bispo de Roma é primaz. Com uma finalidade simples e límpida, ressaltada pelo mote escolhido para a visita: fortalecer os fiéis, como disse Jesus a Pedro durante a última Ceia, segundo a narração do evangelista Lucas. E o Romano Pontífice fê-lo com a sua presença e a sua palavra, acolhido com um afecto expresso de modo emblemático na carícia que uma religiosa idosa fez na mão convalescente do Papa antes de a beijar, um gesto de devoção e cuidado feminino tão comovedor quanto espontâneo e imprevisto. Como é habitual, durante a celebração litúrgica realizada em Viterbo com um recolhimento deveras impressionante, Bento XVI explicou as escrituras e, partindo da imagem do deserto do coração humano fechado a Deus e ao próximo, mostrou como Jesus passou, também por terras pagãs, curando e indicando o caminho para uma nova humanidade, boa e sem discriminações, que ofereça ao mundo de hoje um exemplo de fraternidade autêntica. No horizonte, a figura de Boaventura que procurou a "sabedoria radicada em Cristo" e pelo qual se apaixonou o jovem investigador Ratzinger, a ponto de dedicar ao grande teólogo franciscano a sua tese de habilitação ao ensino.

O Papa falou aos fiéis da diocese de Viterbo dirigindo-se a todos os católicos italianos, circundado pelo seu cardeal vigário com os bispos do Lácio e recebido com cordialidade pelas autoridades civis num quadro de evidente serenidade institucional. Retomando as linhas espirituais e pastorais do bispo da antiga cidade, outrora sede pontifícia, Bento XVI ressaltou a importância da educação prioridade quer das comunidades cristãs quer de toda a sociedade e a urgência de "viver e testemunhar a fé nos vários âmbitos da sociedade", indicando explicitamente alguns deles: o compromisso social, a acção política, o desenvolvimento humano integral, que está no centro da encíclica Caritas in veritate, texto que suscitou um amplíssimo interesse, também além dos confins visíveis da Igreja católica.

Naturalmente, o Papa está consciente da mudança das épocas históricas e dos contextos sociais, assim como das dificuldades que se apresentam em todos os tempos. Mas é de igual modo clara a sua convicção de que permanece invariável a exigência de "viver o Evangelho em solidariedade" com todos. Por isso, pede aos católicos italianos a todos os componentes da Igreja mas em particular aos leigos que saibam estar à altura da sua história ao serviço da dignidade de cada pessoa humana e para o bem comum do país. E aos católicos de uma terra singularmente ligada à sede romana, como a qualquer fiel na Itália e no mundo, Bento XVI pediu que rezem por ele.

Para poder "desempenhar sempre com fidelidade e amor a missão de Pastor de todo o rebanho de Cristo". Como os seus predecessores, entre os quais o Papa recordou e certamente não por acaso o exemplo de São Leão Magno, originário da região da Tuscia, "que prestou um grande serviço à verdade na caridade, através de uma prática assídua da palavra".

Giovanni Maria Vian - Director

(©L'Osservatore Romano - 12 de Setembro de 2009)

L'Osservatore Romano edição em língua portuguesa de 12-IX-2009

Defender a família no contexto de um programa humorístico

Manuel Ferreira Leite com superior inteligência e sentido de família, durante o programa “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” de ontem, à pergunta de Ricardo Araújo Pereira, pedindo-lhe a opinião sobre a continuidade do casamento dos seus pais após o seu nascimento em 1974, respondeu com sentido de humor mas com convicção em defesa da unidade da família.

Bem-haja!

(JPR)

A técnica

A técnica — é bom sublinhá-lo — é um dado profundamente humano, ligado à autonomia e à liberdade do homem. Nela exprime-se e confirma-se o domínio do espírito sobre a matéria. O espírito, « tornando-se assim ‘‘mais liberto da escravidão das coisas, pode facilmente elevar-se ao culto e à contemplação do Criador'' »[150]. A técnica permite dominar a matéria, reduzir os riscos, poupar fadigas, melhorar as condições de vida. Dá resposta à própria vocação do trabalho humano: na técnica, considerada como obra do génio pessoal, o homem reconhece-se a si mesmo e realiza a própria humanidade. A técnica é o aspecto objectivo do agir humano[151], cuja origem e razão de ser estão no elemento subjectivo: o homem que actua. Por isso, aquela nunca é simplesmente técnica; mas manifesta o homem e as suas aspirações ao desenvolvimento, exprime a tensão do ânimo humano para uma gradual superação de certos condicionamentos materiais. Assim, a técnica insere-se no mandato de « cultivar e guardar a terra » (Gn 2, 15) que Deus confiou ao homem, e há-de ser orientada para reforçar aquela aliança entre ser humano e ambiente em que se deve reflectir o amor criador de Deus.

[150] Paulo VI, Carta enc. Populorum progressio (26 de Março de 1967), 41: AAS 59 (1967), 277-278; cf. Conc. Ecum. Vat. II, Const. past. sobre a Igreja no mundo contemporâneo Gaudium et spes, 57.
[151] Cf. João Paulo II, Carta enc. Laborem exercens (14 de Setembro de 1981), 5: AAS 73 (1981), 586-589.


Caritas in veritate [69] – Bento XVI

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1942

“Que Jesus abençoe as minhas filhas e mas guarde. Rezo por vós muitas vezes durante o dia”, escreve numa carta.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/16-9-5)

Rádio Ecclésia Emissora Católica de Angola – uma Rádio de confiança

Director de Ecclesia Angola nomeado para prémio internacional

O Pe. Maurício Camuto, director da Rádio Ecclesia de Angola, é um dos nomeados para o “Achievement Award”, um prestigiado prémio atribuído pelo jornal The Guardian.

A Ecclesia é a única rádio independente de âmbito nacional em Angola, e desempenha um papel fundamental, segundo o The Guardian, na promoção da liberdade de informação.

Ainda segundo o jornal britânico: “A Rádio Ecclesia dedica-se à divulgação de casos de abusos de direitos humanos e de corrupção num país em que a participação pública no Governo se encontra limitada por níveis baixos de literacia e fraco acesso a fontes de informação independentes”.

O Pe. Camuto é um de cinco candidatos, todos de países em desenvolvimento, como o Cambodja, Gana, Burundi e Índia.

Qualquer pessoa pode votar, acedendo ao site do The Guardian em www.guardian.co.uk/achievementsaward , e o vencedor será anunciado no dia 19 de Novembro.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Meditação de 16-IX-2009

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e Doutor da Igreja
Sermão 38 sobre o Cântico dos Cânticos (a partir da trad. de Béguin, Seuil 1953, p. 442 rev.)

A ignorância dos que não se convertem

O apóstolo Paulo diz: «Alguns de vós mostram que não conhecem a Deus» (1Cor 15, 34). Por mim, digo que partilham dessa ignorância todos os que não se querem converter a Deus, visto que recusam converter-se simplesmente porque O imaginam solene e severo, a este Deus que é todo doçura; fazem-No duro e implacável, quando Ele é só misericórdia; crêem violento e terrível Aquele que deseja apenas a nossa adoração. Assim, o ímpio a si mesmo se engana fabricando um ídolo em vez de conhecer a Deus tal como Ele é.

Que temem essas pessoas de pouca fé? Que Deus não lhes queira perdoar os pecados? Pois se Ele os cravou na cruz, nas Suas próprias mãos. Então porque receiam? Por serem fracos e vulneráveis? Ele sabe bem de que barro nos fez! Então de que têm medo? De estar demasiados habituados ao mal para conseguirem quebrar as cadeias do vício? O Senhor liberta os prisioneiros [Sl 146 (145), 7]. Receiam então que Deus, irritado devido à infinidade dos seus erros, hesite em lhes estender a mão para os socorrer? No entanto, onde aumentou o pecado superabundou a graça (Rom 5, 20). Ou será ainda a inquietação quanto ao que vestir, ao que comer e às outras necessidades da sua vida que os impede de se despojarem dos seus bens? Deus sabe que temos necessidade de tudo isso (Mt 6, 32). Que mais querem? Que mais lhes serve de obstáculo à salvação? O facto de não conhecerem a Deus e de não acreditarem no que lhes dizemos. Então, que se fiem na experiência de outros.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 16 de Setembro de 2009

São S. Lucas 7,31-35

«A quem, pois, compararei os homens desta geração? A quem são semelhantes?
Assemelham-se a crianças que, sentadas na praça, se interpelam umas às outras, dizendo: 'Tocámos flauta para vós, e não dançastes! Entoámos lamentações, e não chorastes!'
Veio João Baptista, que não come pão nem bebe vinho, e dizeis: 'Está possesso do demónio!'
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: 'Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores!'
Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)