Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bispos apelam ao voto informado

A Igreja Católica volta a apelar ao voto nos actos eleitorais que se avizinham e pede aos portugueses que o façam em consciência.

A mensagem foi divulgada no final da reunião desta tarde do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“Não é tanto este partido de centro, de esquerda ou de direita que está em questão, mas importa votar por objectivos, por valores e, seguramente, cada um deve ver o que os partidos dizem sobre temas fundamentais como o casamento, a família, os mais desprotegidos da sociedade”, diz o Padre Manuel Morujão, porta-voz da CEP.

Noutro plano, a CEP quer saber o que a imprensa vai publicando em matérias religiosas, por isso, decidiu contratar uma empresa para, a partir de Outubro, executar o serviço de “clipping”.

A Igreja espera assim manter-se actualizada, para melhor responder aos problemas da sociedade, diz o Padre Manuel Morujão.

No final da reunião, o porta-voz da Conferência Episcopal revelou ainda que o compromisso dos leigos para com a Igreja e o mundo será um dos temas a abordar na assembleia plenária dos Bispos portugueses, marcada para Novembro.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Ave Maria - Gregoriano clássico

"Abre-te!"

Diante de um surdo-mudo que trouxeram à Sua presença,
Jesus, «…erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe:
‘Efatá’, que quer dizer ‘Abre-te’».
E o milagre aconteceu, e o homem começou a ouvir e a falar.

Há também em mim uma surdez que me emudece.
É uma surdez do coração
que não deixa entrar e operar as verdades ouvidas e ensinadas,
às vezes mesmo, verdadeiras evidências,
que não causam o espanto esperado e devido.

Ouvia esta passagem do Evangelho de S. Marcos
e pensava no milagre tão maior que qualquer cura
que acontecia diante de mim:
o pão e o vinho tornavam-se, carne e sangue de Cristo!

E que fiz eu? Permaneci sereno diante do altar.

Mas… e então o espanto? E a exaltação perante o milagre?
E a gratidão pelo Dom infinito e gratuito
de poder ter o próprio Cristo diante de mim e em mim?
E porque é que não se transformou o meu olhar
sobre a vida e sobre o mundo?
E onde está a certeza de que, sendo assim,
não há mais lugar para a solidão ou tristeza?
E que é feito da alegria contagiante de ser testemunha
Deste facto extraordinário?

E saio da Igreja, contente, sim; grato, também.
Mas… só isto?

Por muito menos, os que assistiram à cura do surdo-mudo,
partiram correndo «cheios de assombro»,
dizendo por todo o lado as coisas admiráveis que Jesus fazia.

Resta-me pedir-Te Senhor
que Te debruces sobre mim,
levantes os olhos para o Pai
e digas de novo, um definitivo: «Efatá!»


Rui Corrêa d' Oliveira

Agradecimento: 'Infovitae'

Nota: vide s.f.f. Evangelho de Domingo dia 6 de Setembro AQUI

Nem só de pão vive o homem, senhor engenheiro

José Sócrates está convencido de que não há ninguém mais belo do que ele. E é essa vaidade que o perde.

José Sócrates é um homem a quem não faltam qualidades para ser primeiro-ministro. Gosta do poder e não se envergonha disso. Despreza a conversa do político sacrificado ou do homem providencial. Trabalha horas sem fim e não se queixa. Deseja deixar a sua marca no País. É o primeiro-ministro que mais esforço fez para fazer avançar reformas essenciais desde Cavaco Silva. Aguenta a contestação da rua. Protege os seus ministros. Acredita sinceramente no que anda a fazer. E acima de tudo, está lá sempre, não desiste, não vira a cara, vai à luta, jamais abandona o barco. Ter um primeiro-ministro com capacidade de liderança, com perseverança e com coragem já é ter alguma coisa. Na verdade, é ter mais do que aquilo a que estávamos habituados desde Cavaco. Se me perguntassem: "entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, qual tem mais capacidade para desenvolver o País e o pôr a andar para a frente?" Eu não teria qualquer dúvida em responder: "José Sócrates." E no entanto, jamais votaria nele nas próximas eleições.

"Nem só de pão vive o homem", responde um Jesus esfomeado ao diabo quando por ele está a ser tentado no deserto. Infelizmente, o alcance desta frase milenar (já vem do Antigo Testamento) está muito para além da arquitectura mental do senhor engenheiro. Então ele pensa: se eu me esforço, se eu faço, porque é que não sou admirado por isso? E é no labirinto desta pergunta que José Sócrates se perde, tal como a rainha na história da Branca de Neve ao olhar para o seu reflexo: "espelho meu, espelho meu, haverá alguém no mundo mais bela do que eu?" Sócrates está convencidíssimo de que não há ninguém mais belo do que ele, se não no mundo, pelo menos em Portugal. E é essa vaidade que o trai. Não falo, evidentemente, de o seu número de calças ser o mesmo de quando tinha 20 anos, como chegou a confessar ao Expresso. Falo, isso sim, da certeza das suas qualidades enquanto primeiro-ministro e do caminho que traçou para o País. Ele está tão certo, tão certo, que qualquer contestação é vista como uma afronta.

Daí esse enorme problema com a comunicação social e com o controlo da informação, que culmina agora no desastre da TVI. Para sermos justos, Sócrates tem razão em muita coisa: a comunicação social é demasiadas vezes demasiado incompetente e os timings do caso Freeport estão a ser manipulados (depois de meses sem notícias relevantes, eis que novos factos sobre o processo surgem milagrosamente em véspera de eleições). Mas os factos existem e só Sócrates finge não os ver. O desejo de silenciar existe e só Sócrates finge não o saber. É que ele acha que ser o melhor fornecedor de pão chega. Não chega. Felizmente, há ainda muita gente que não se dispõe a trocar um grama de liberdade por um par de carcaças.

João Miguel Tavares

(Fonte: DN online)

Turismo internacional

[...],mas em muitos outros o turismo internacional é fenómeno deseducativo tanto para o turista como para as populações locais. Com frequência, estas são confrontadas com comportamentos imorais ou mesmo perversos, como no caso do chamado turismo sexual, em que são sacrificados muitos seres humanos, mesmo de tenra idade. É doloroso constatar que isto acontece frequentemente com o aval dos governos locais, com o silêncio dos governos donde provêm os turistas e com a cumplicidade de muitos agentes do sector. Mesmo quando não se chega tão longe, o turismo internacional não raramente é vivido de modo consumista e hedonista, como evasão e com modalidades de organização típicas dos países de proveniência, e assim não se favorece um verdadeiro encontro entre pessoas e culturas. Por isso, é preciso pensar num turismo diverso, capaz de promover verdadeiro conhecimento recíproco, sem tirar espaço ao repouso e ao são divertimento: um turismo deste género há-de ser incrementado, graças também a uma ligação mais estreita com as experiências de cooperação internacional e de empresariado para o desenvolvimento.

Caritas in veritate [61 (b)] – Bento XVI

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1973

Natividade da Virgem Maria. “Nesta manhã considerava na minha meditação que a Igreja dispôs, desde há séculos, que se celebrem a maioria das invocações da Virgem. E eu dizia à minha Mãe que queria – e quero – contemplá-la em todas as ermidas e Santuários do mundo. Estas coisas são coisas de amor, e como nós somos almas de amor, mantemos uma conversa constante com Maria e José e, depois, com eles, passamos a tratar a Jesus e, com os três, o Pai e o Espírito Santo. Meus filhos, vida de fé!, pedindo diariamente adauge nobis fidem! [aumenta-nos a fé!]”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/8-9-5)

Por ocasião do aniversário da adesão de D. Javier Echevarría ao Opus Dei

Um homem de Deus ao serviço da humanidade

Magnificat

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Meditação de 08-IX-2009

Natividade de Nossa Senhora

A Natividade de Nossa Senhora é a festa de seu nascimento. É celebrada desde o início do cristianismo, no Oriente. E, no Ocidente, desde o século VII. O profundo significado desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador.

No seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, o Pe. António Vieira diz: "Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina. Dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança; os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes: para Senhora da Paz; os desencaminhados: para Senhora da Guia; os cativos: para Senhora do Livramento; os cercados: para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes: para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida: para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos: para Senhora da Graça; e todos os seus devotos: para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (...), dirão que nasce (...) para ser Maria e Mãe de Jesus". (Apud José Leite, S. J., op. cit., Vol. III, p. 33.).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo André de Creta (660-740), monge e bispo
Homilia 1, para a Natividade da Santa Mãe de Deus; PG 97, 805 (a partir da trad. do breviário francês)

Hoje desponta a aurora da salvação

Já não vivemos sob a escravidão dos elementos do mundo, como diz o apóstolo Paulo. Já não estamos submetidos à letra da Lei (Col 2, 8; Rom 7, 6). Com efeito, é nisto que consiste o essencial das graças de Cristo; é aqui que o mistério se manifesta e que a natureza é renovada: Deus fez-se homem e a humanidade assim assumida é divinizada. Foi, portanto, necessário que a esplêndida habitação de Deus, tão visível entre os homens, fosse precedida por uma introdução à alegria, de que decorreria para nós o magnífico dom da salvação. Tal é o objecto da festa que celebramos: o nascimento da Mãe de Deus inaugura o mistério que tem por conclusão e termo a união do Verbo com a carne. [...]

Agora que a Virgem acaba de nascer e se prepara para ser Mãe do Rei universal de todos os séculos [...], é o momento em que recebemos do Verbo uma dupla mercê: somos conduzidos à verdade e libertados da vida de escravidão sob a letra da Lei. Como? Por que forma? Sem dúvida nenhuma, porque as sombras se desvanecem com a chegada da luz, porque a graça faz com que a liberdade substitua a letra. A festa que celebramos está nesta fronteira, porque faz a ligação entre a verdade e as imagens que a prefiguram, substitui o que era velho por coisas novas. [...]

Que toda a criação cante e dance e dê o seu melhor contributo para a alegria deste dia! Que o céu e a terra formem hoje uma única assembleia! Que tudo o que está no mundo e acima do mundo se una no mesmo concerto de festa. Com efeito, hoje o santuário criado eleva-se até onde residirá o Criador do universo. E uma criatura é preparada, por esta disposição inteiramente nova, para oferecer ao Criador uma morada santa.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 8 de Setembro de 2009

São Mateus 1,1-16.18-23

Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão:
Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos;
Judá gerou, de Tamar, Peres e Zera; Peres gerou Hesron; Hesron gerou Rame;
Rame gerou Aminadab; Aminadab gerou Nachon; Nachon gerou Salmon;
Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé;
Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão;
Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;
Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Uzias;
Uzias gerou Jotam; Jotam gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;
Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias;
Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na época da deportação para Babilónia.
Depois da deportação para Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azur;
Azur gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
Eliud gerou Eleázar; Eleázar gerou Matan; Matan gerou Jacob.
Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo.
José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente.
Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu
é obra do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.»
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)