Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O conhecimento é sempre um acontecimento


O conhecimento é sempre um acontecimento. Este é o título do 30° Meeting para a amizade entre os povos, que se encerrou no dia 29 de Agosto, em Rimini.

Mas, para usar uma frase que se tornou histórica entre os participantes do encontro, “o Meeting não se realiza sozinho”. De fato, não seria possível construir o mais importante evento cultural do verão italiano sem o trabalho gratuito de mais de três mil voluntários, que decidem passar suas férias entre tintas, pincéis e cabos eléctricos. Tem quem trabalha como carpinteiro, como electricista, e quem simplesmente se ocupa em manter limpos os pavilhões da feira.

Também este ano o programa foi rico de encontros, mostras e espectáculos. Falou-se de política, de ciência, de literatura, de música, da nova luz que o encontro com Cristo presente oferece a todos os aspectos da vida.

Segundo os organizadores do Meeting, cerca de 700 mil pessoas lotaram os grandes pavilhões da Feira de Rimini, ocupados como todos os anos por inúmeros stands de entidades religiosas, como por exemplo, a Fraternidade de São Carlos Borromeo.Algo que impressiona olhando para os participantes do meeting durante a sua realização: a certeza de não estar construindo algo que acabará em uma semana, mas que pintar uma parede, pendurar um painel, conectar um cabo são pequenos tijolos que se acrescentam à edificação da grande Igreja.

http://www.meetingrimini.org/


(Fonte: site H2O News)

VI Simpósio do Clero de Portugal em Fátima

Iniciativa promovida pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios

Mais de 750 padres de todo o país reúnem-se a partir desta Terça-feira em Fátima para o VI Simpósio do Clero, organizado pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios. A iniciativa, que decorre a cada três anos, tem desta feita um significado especial por coincidir com o Ano Sacerdotal convocado por Bento XVI.

O Simpósio tem como tema “Reaviva o dom que há em ti” e vai abordar a formação contínua e permanente do clero. Esta edição será aberta por D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Quarta-feira, o Cardeal D. José da Cruz Policarpo, membro da Congregação para a Educação Católica e do Conselho Pontifício para os Leigos, apresentará uma conferência sobre o tema “Crescer como pessoas para servir como pastores”.

Na Sexta-feira, o Simpósio será encerrado com a presença do Cardeal brasileiro D. Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, que fará um convite ao diálogo, com a palestra “Renova nos seus Corações o Espírito de Santidade”.

Além das conferências, a iniciativa reserva espaço para debate, estudo, convívio, partilha de experiências e momentos de oração. Haverá ainda uma noite dedicada às dioceses, em que cada Bispo se reunirá com o seu clero.

Bento XVI convocou a Igreja para um “Ano Sacerdotal”, que teve início no dia 19 de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por ocasião do 150.º aniversário da morte de S. João Maria Vianney, o Santo Cura d'Ars. Para a vivência do Ano Sacerdotal, o Papa escolheu o lema “Fidelidade de Cristo - Fidelidade do sacerdote”. Os Bispos de Portugal apelam à “iniciativa do povo de Deus para que seja um ano apostolicamente fecundo”.

Programa

A abertura do colóquio está agendada para dia 1 de Setembro, pelas 10h30, com intervenções de D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, D. António Francisco dos Santos, Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, e do Padre Jorge Madureira, Secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios e do Simpósio.

O Simpósio continua pelas 11h30, com o Padre Anselm Grun, beneditino alemão, a pronunciar a sua Conferência sobre os seguintes temas: “Alegro-me nas minhas fraquezas, a experiência de si e o acompanhamento espiritual”; “O presbítero, o homem de Deus seduzido”.

Pelas 15h00, o Padre Anselm Grun profere a comunicação “Homem, Força na debilidade”, e logo a seguir, pelas 17h00, o mesmo conferencista analisa “Amadurecer espiritualmente durante toda a vida”; “Desafios do acompanhamento”.

No segundo dia, 2 de Setembro, pelas 10h00, o Padre Rocha e Melo, jesuíta, analisa a exortação de Paulo a Timóteo: “Não descures o dom espiritual que está em ti”, e “Os caminhos do silêncio e da oração”. Pelas 15h00, o Cardeal D. José da Cruz Policarpo pronuncia a sua conferência sobre “Como crescer como pessoas para servir como pastores”, seguindo-se, pelas 16h30, um painel orientado pelo Padre José Tolentino Mendonça sobre “Padres para um tempo novo”.

Dia 3 de Setembro, dividida em três partes distintas, o Padre Amedeo Cencini pronuncia a conferência sobre o “Modelo formativo em volta do qual se pode construir um projecto de formação permanente: a árvore da vida sacerdotal”, pelas10h00, 15h00 e 17h00.

Na Sexta-feira, 4 de Setembro, realiza-se a Conferência de encerramento, pelo Cardeal Cláudio Hummes. Às 11H30, será apresentada a síntese conclusiva dos trabalhos, terminando o Simpósio com a celebração da Eucaristia.

Documento para download: PROGRAMA_SIMPOSIO2009.pdf

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Rezar para que a Palavra de Deus seja mais conhecida


Rezar para que “a Palavra de Deus seja mais conhecida, acolhida e vivida como fonte de liberdade e alegria”.

Foi o que pediu Bento XVI nas intenções do Apostolado da Oração, iniciativa seguida por cerca de 50 milhões de pessoas nos cinco continentes, para o mês de Setembro.

Além da intenção geral, há também uma missionária, que nesta ocasião é dedicada aos cristãos de Laos, Camboja e Myanmar.
"Para que os cristãos em Laos, Camboja e Myanmar, que, com frequência, encontram grandes dificuldades, não se desanimem de anunciar o Evangelho a seus irmãos, confiando na força do Espírito Santo."


(Fonte: H2O News)

Parabéns e obrigado ao Pedro Aguiar Pinto por mais um “Jornal das Boas Notícias”, bem precisamos…

Leia a edição nº 22 com data de hoje em http://o-povo.blogspot.com

Uma comunidade humana verdadeiramente universal

A liberdade religiosa não significa indiferentismo religioso, nem implica que todas as religiões sejam iguais[133]. Para a construção da comunidade social no respeito do bem comum, torna-se necessário, sobretudo para quem exerce o poder político, o discernimento sobre o contributo das culturas e das religiões. Tal discernimento deverá basear-se sobre o critério da caridade e da verdade. Dado que está em jogo o desenvolvimento das pessoas e dos povos, aquele há-de ter em conta a possibilidade de emancipação e de inclusão na perspectiva de uma comunidade humana verdadeiramente universal.

[133] Cf. Congr. para a Doutrina da Fé, Decl. sobre a unicidade e universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja Dominus Iesus (6 de Agosto 2000), 22: AAS 92 (2000), 763-764; Nota doutrinal sobre algumas questões relativas à participação e ao comportamento dos católicos na vida política (24 de Novembro de 2002) 8: L'Osservatore Romano (ed. portuguesa de 25/I/2005), 11.

Caritas in veritate [55 (b)] – Bento XVI

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1950

“Que sejas homem de oração, mortificado e eucarístico – escreve numa carta dirigida a Dick Rieman, o primeiro membro do Opus Dei dos Estados Unidos -: assim serás um bom fundamento nessa América grande e generosa […]. O primeiro: já pensaste na graça de Deus e na bendita responsabilidade que isso significa?”.

Vázquez de Prada III, cap. XX

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/1-9-4)

“There be Dragons” – entrevista ao produtor dando-nos uma ideia muito boa do conteúdo e qualidade do filme

Santa Beatriz da Silva

Nasceu em terras portuguesas, em Campo Maior ou, talvez, em Ceuta. Pertencia à mais alta nobreza de Portugal, sendo aparentada com a própria Família Real.

Ainda jovem, acompanhou como dama de honra sua prima D. Isabel, Infanta portuguesa que partiu para Castela a fim de se casar com o rei daquela nação, João II.

Na Corte castelhana, a beleza deslumbrante de Beatriz logo atraiu para ela todas as atenções e a nova rainha, com ciúmes, concebeu o propósito de matá-la. Para isso prendeu-a numa arca sem ventilação. Dias depois, abriu a arca esperando encontrar um cadáver, mas achou Santa Beatriz viva e em perfeita saúde. A Santíssima Virgem aparecera-lhe durante a prisão e fizera-lhe companhia, preservando miraculosamente sua vida e incumbindo-a de fundar uma Ordem religiosa destinada a venerar a Imaculada Conceição. A rainha arrependeu-se da sua maldade e autorizou Beatriz a retirar-se para um convento dominicano, em Toledo, onde viveu mais de 30 anos, não como religiosa, mas como pensionista, à espera da hora em que pudesse realizar a fundação.

Já idosa, recebeu certo dia a visita da rainha Isabel, a Católica, filha daquela que tentara matá-la. Auxiliada por Isabel, fundou a Ordem das Concepcionistas.

Desde que se afastou da Corte, Beatriz havia adoptado o costume de conservar sempre o rosto velado, para evitar que sua beleza fosse ocasião de pecado. No leito de morte, quando lhe foi ministrada a Santa Unção, descobriram-lhe o rosto e, para grande surpresa, constatou-se que ela, embora tivesse mais de 60 anos de idade, tinha conservado a mesma fisionomia de jovem. Deus quis, por esse milagre, mostrar como Lhe era agradável a ilibada pureza de Santa Beatriz.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Meditação de 01-IX-2009

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Diádoco de Foticeia (c. 400-?), bispo
Cem Capítulos Sobre o Conhecimento, 78-80, da Filocalia (tradução a partir da de Bellefontaine 1987, t. 8, p. 159 rev.)


«Cala-te e sai desse homem!»


O Baptismo, banho de santidade, lava as manchas do pecado, mas não altera a dualidade da nossa vontade e não impede que os espíritos do mal nos combatam ou nos enredem nas suas ilusões. [...] Mas a graça de Deus tem a sua morada na profundidade da alma, ou seja, no entendimento. Com efeito, diz-se que a filha do rei e as donzelas suas amigas «avançam com alegria e júbilo e entram com alegria no palácio real» (Sl 44, 16): entram para o interior, não se mostram aos demónios. Por isso, quando nos recordamos de Deus com fervor, sentimos brotar o desejo do divino do fundo do nosso coração. Mas, nessa altura, os espíritos malignos atacam os sentidos corporais e aí se ocultam, aproveitando o relaxamento da carne. [...] Desta forma, o nosso interior, como diz o divino apóstolo Paulo, rejubila continuamente na lei do Espírito (Rom 7, 22), mas os sentidos desejam deixar-se levar pela propensão para os prazeres [...].

«A luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam» (Jo 1, 5) [...]: o Verbo de Deus, verdadeira Luz, no Seu incomensurável amor pelo Homem, considerou oportuno manifestar-Se à Criação em carne e osso, acendendo em nós a luz do Seu conhecimento divino. O espírito do mundo não acolheu o desígnio de Deus, isto é, não O reconheceu. [...] No entanto, como maravilhoso teólogo, o evangelista João acrescenta: «O Verbo era a luz verdadeira que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina. Ele estava no mundo e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não O reconheceu. Veio para o que era Seu e os Seus não O receberam. Mas, a quantos O receberam, aos que Nele crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus» (vv. 9-12). [...] Quando diz que o mundo não recebeu a verdadeira Luz, o evangelista não se refere a Satanás, que lhe é estranho, visto que A rejeitou desde o início. Com esta afirmação, São João acusa justamente os homens que compreendem os poderes e as maravilhas de Deus mas, devido aos corações obscurecidos, não se querem aproximar da claridade do Seu conhecimento.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 1 de Setembro de 2009

São Lucas 4,31-37

Desceu, depois, a Cafarnaúm, cidade da Galileia, e a todos ensinava ao sábado.
E estavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade.
Encontrava-se na sinagoga um homem que tinha um espírito demoníaco, o qual se pôs a bradar em alta voz:
«Ah! Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus!»
Jesus ordenou-lhe: «Cala-te e sai desse homem!» O demónio, arremessando o homem para o meio da assistência, saiu dele sem
lhe fazer mal algum.
Dominados pelo espanto, diziam uns aos outros: «Que palavra é esta? Ordena com autoridade e poder aos espíritos malignos, e
eles saem!»
A sua fama espalhou-se por todos os lugares daquela região.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)