Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lascia ch'io pianga - Händel - Olga Pyatigorskaya



Homenagem pessoal a Edward Kennedy - JPR

Que respeito, que veneração, que carinho temos de sentir por uma só alma, ante a realidade de que Deus a ama como algo seu!

S. Josemaría Escrivá - Forja, 34

Edward Kennedy havia escrito uma carta ao Santo Padre






Por ocasião da visita a Bento XVI, no passado dia 10 de Julho, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entregou ao Papa uma carta do Senador Edward Kennedy, que entretanto já se encontrava cada vez mais afectado pela doença.

(©L'Osservatore Romano - 27 agosto 2009, tradução de JPR)

Durante a audiência geral o Papa pediu uma acção conjunta dos governos em defesa do ambiente e da pessoa humana


Vídeo em espanhol

O Papa Bento XVI quis dar o seu apoio aos responsáveis dos governos e das agências internacionais que se reunirão nas Nações Unidas para se confrontarem sobre o tema das mudanças climáticas. É muito importante – explicou durante a audiência geral na residência de Castelgandolfo, que todos os chefes de governo actuem conjuntamente a favor da defesa do ambiente, mas também para promover condições de vida mais dignas para todos os povos.“A comunidade internacional e os vários governos saibam dar os sinais justos aos próprios cidadãos para utilizar os recursos naturais de maneira justa e em benefício das populações futuras, substituindo o actual modelo de desenvolvimento global com um modelo de desenvolvimento humano integral como nos pede o escândalo da fome e da miséria que continua.

Aproximamo-nos do fim do mês de Agosto, para muitos conclusão das férias de verão, e convido-vos a agradecer comigo o Senhor pelo dom precioso da Criação disse Bento XVI dirigindo-se aos cerca de 4 mil peregrinos congregados no pátio do palácio pontifício de Castelgandolfo, referindo-se também á jornada para a salvaguarda da criação que a Igreja italiana celebra anualmente no dia 1 de Setembro por iniciativa do departamento para a pastoral social da conferência episcopal italiana.

As diferentes formas de degradação e as calamidades naturais são para nós um apelo ao respeito que se deve à natureza, ao valor de uma relação correcta com o ambiente, preocupação justa das autoridades e da opinião pública: a terra é dom precioso do Criador e nós somos os seus administradores.

Com esta consciência a Igreja considera a questão ambiental e a salvaguarda da natureza intimamente conexas com a doutrina sobre a dignidade humana. Se a ecologia humana é respeitada também a ecologia ambiental daí tira vantagem, se falta a relação com o Criador, pelo contrário a matéria é reduzida ao possesso, a uma corrida desenfreada a possuir o mais possível. O ambiente natural é dado por Deus para todos, a criação é confiado à responsabilidade do homem, chamado a exercer um governo responsável e a encontrar os recursos necessários e uma existência digna para todos.

Segundo Bento XVI a humanidade é capaz de desempenhar o grave dever de entregar a Terra às novas gerações, mas é preciso envidar esforços para proteger o homem contra a destruição de si próprio.

E a concluir fez votos de que a aliança entre o ser humano e o ambiente seja espelho do amor a Deus, louvado por São Francisco como Altíssimo Omnipotente bom Senhor que criou tudo. Queremos rezar e viver no espírito destas palavras – disse.

Esta a saudação em língua portuguesa:

Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os grupos do Coral de Vila Real e de Mogi das Cruzes, desejando que esta visita ao Sucessor de Pedro fortaleça a vossa fé e vos ajude a irradiar o Amor de Deus na própria casa e na sociedade. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençoo.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Angelus de 23-VIII-2009 (versão integral)

Indulgência plenária pelos 800 anos do nascimento de Pietro da Morrone, futuro Papa Celestino V




O Papa Bento XVI concedeu a indulgência plenária a todos os que no Ano Celestino, 28 de Agosto de 2009 a 29 de Agosto de 2010, visitem e rezem diante dos restos mortais na Aquila – Itália recentemente abalada por um forte terramoto.


(Fonte: site Radio Vaticana em língua italiana)

Tributo a Edward M. Kennedy

Morreu o Senador Edward Kennedy (1932-2009)

Irmão mais novo do falecido Presidente John F. Kennedy, assassinado em 1963, e do Senador Robert F. Kennedy, também assassinado em 1968, Edward Kennedy, informalmente conhecido como Ted Kennedy, era oriundo de uma família católica profundamente marcada por eventos dolorosos.

Senador dos E.U.A. desde 1962, nomeado com apenas 30 de idade em substituição do seu irmão entretanto eleito para a presidência, era licenciado em Direito pelas Universidades de Harvard e da Virgínia.

Sofria de um tumor cerebral, tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica em Maio passado.

Após o recente falecimento da sua irmã Eunice Kennedy Shriver a 11 de Agosto de 2009, fundadora do Movimento para-olímpico, deixa-nos o último sobrevivente de uma geração que marcou toda uma época e que muito doou aos Estados Unidos e ao mundo na defesa dos mais fracos e dos direitos humanos, nomeadamente, a igualdade entre brancos e negros nos E.U.A.

Elevemos as nossas preces para que o Senhor na sua infinita misericórdia o acolha na Sua Casa.

;-(

(JPR)


Comunicado da família Kennedy

Edward M. Kennedy – o marido, o pai, o avô, irmão e tio que amávamos tão profundamente – morreu terça-feira à noite na casa de Hyannis Port. Perdemos o centro insubstituível da nossa família e a luz das nossas vidas, mas a inspiração da sua fé, optimismo e perseverança vai viver nos nossos corações para sempre. Agradecemos a todos os que lhe deram carinho e apoio ao longo do último ano, e a todos os que estiveram ao lado dele durante tantos anos na sua marcha incansável pelo progresso e justiça e oportunidade para todos. Amava o seu país e dedicou a sua vida a servi-lo. Acreditou sempre que os nossos melhores dias ainda estão para vir, mas é difícil imaginar que chegarão sem ele.

O livro da natureza é uno e indivisível

É uma contradição pedir às novas gerações o respeito do ambiente natural, quando a educação e as leis não as ajudam a respeitar-se a si mesmas. O livro da natureza é uno e indivisível, tanto sobre a vertente do ambiente como sobre a vertente da vida, da sexualidade, do matrimónio, da família, das relações sociais, numa palavra, do desenvolvimento humano integral. Os deveres que temos para com o ambiente estão ligados com os deveres que temos para com a pessoa considerada em si mesma e em relação com os outros; não se podem exigir uns e espezinhar os outros. Esta é uma grave antinomia da mentalidade e do costume actual, que avilta a pessoa, transtorna o ambiente e prejudica a sociedade.

Caritas in veritate [IV – 51 (d)] – Bento XVI

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1958

Com D. Álvaro del Portillo e D. Javier Echevarría, na igreja de St. Dunstan, Canterbury, onde se conserva a cabeça de S. Tomás Moro. Uns dias antes numa carta aos membros do Opus Dei em Espanha, escrevia: “Só lhes digo que penso ser providencial a nossa estadia em Inglaterra, e que aqui podem nascer muitos trabalhos para a glória de Deus. Rezem, ponham como sempre Nossa Senhora por intercessora, e veremos realizadas grandes obras do nosso Opus Dei nesta encruzilhada da terra, para bem das almas de todo o mundo”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/26-8-5)

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Meditação de 26-VIII-2009

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Bernardo (1091-1153), monge cistercense e Doutor da Igreja
2º sermão para o 1º dia da Quaresma, 5; PL 183, 172-174 (a partir da trad. Bouchet, Lectionnaire, p. 143)

«Cria em mim, ó Deus, um coração puro» (Sl 50, 12)

«Rasgai os vossos corações, e não as vossas vestes», diz o profeta (Jl 2, 13). Qual de entre vós tem uma vontade particularmente submissa à teimosia? Que rasgue o seu coração com a espada do Espírito, que não é outra senão a Palavra de Deus. Que o rasgue e o reduza a pó, porque ninguém pode converter-se ao Senhor se não com o coração quebrado. [...] Escuta um homem que Deus encontrou de acordo com o Seu coração: «O meu coração está firme, ó Deus, o meu coração está firme» (Sl 56, 8). Está firme para a adversidade, está firme para a prosperidade, está pronto para as coisas humildes, está pronto para aquelas que são elevadas, está pronto para o que ordenares. [...] «O meu coração está firme, ó Deus, o meu coração está firme». Quem está, como David, pronto a partir, a entrar e a caminhar segundo a vontade do Rei?

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 26 de Agosto de 2009

São Mateus 23,27-32

Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes a sepulcros caiados: formosos por fora, mas, por
dentro, cheios de ossos de mortos e de toda a espécie de imundície!
Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, que edificais sepulcros aos profetas e adornais os túmulos dos justos,
dizendo: 'Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas!’
Deste modo, confessais que sois filhos dos que assassinaram os profetas.
Acabai, então, de encher a medida dos vossos pais!


(Fonte: Evangelho Quotidiano)