Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Congresso mundial de sacerdotes, em Roma, encerrará Ano Sacerdotal

Testemunhos sacerdotais, momentos de oração, confissões e adoração, música, conferências e uma eucaristia presidida pelo Papa fazem parte do encontro mundial de sacerdotes marcado para Roma, entre os dias 9 e 11 de Junho de 2010 para encerrar o Ano Sacerdotal.

A Congregação para o Clero anunciou o programa do congresso, marcado pelo tema da «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote».

O primeiro dia de trabalhos, a 9 de Junho, vai decorrer na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com uma oração e uma conferência sobre o tema «Conversão e Missão». Será organizada também a exposição do Santíssimo Sacramento, um espaço para a confissão e a celebração da eucaristia.Ao dia seguinte, os sacerdotes reúnem-se na Basílica de Santa Maria Maior durante a manhã. Em discussão estará o tema «Cenáculo: invocação ao Espírito Santo com Maria, em comunhão fraterna».Ao final da tarde, os assistentes deslocam-se para a Basílica de São Pedro para celebrar uma vigília sacerdotal, com testemunhos, momentos musicais e de adoração. Bento XVI estará presente nesta vigília, onde se prevê que dirija palavras aos participantes.

Na Sexta-feira, 11 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o dia será conduzido pelo tema «Com Pedro, em comunhão eclesial».

Neste dia, Bento XVI preside à eucaristia na Basílica de São Pedro, cerimónia na qual encerra o Ano Sacerdotal convocado por ocasião do 150º aniversário do falecimento do Santo Cura d’Ars, patrono dos párocos.

A Congregação para o Clero confiou a organização logística do congresso internacional de presbíteros à Obra Romana de Peregrinações (ORP - Opera Romana Pelligrinaggi), instituição dependente da Santa Sé através do vigário do Papa em Roma.

Segreteria Organizzativa
CONVEGNO INTERNAZIONALE DEI SACERDOTIROMA, 9-11 GIUGNO 2010
Tel. #39.06.69896.393
Fax #39.06.6988.5673
E-mail: a.sacerdotalis@orpnet.org

O encontro decorre na continuidade dos encontros internacionais do clero que aconteceram entre 1996 e 2004 em Fátima (Portugal), Yamusukro (Costa do Marfim), Guadalupe (México), Terra Santa, Roma (com ocasião do Jubileu de 2000) e Malta.

Os sacerdotes que desejem participar deste encontro devem inscrever-se através da Obra Romana para as Peregrinações.


(Fonte: site Radio Vaticana, contactos da responsabilidade de JPR)

Ícone da Virgem Maria com o Menino Jesus



Um jovem artista desenha um ícone da Virgem Maria com o Menino Jesus, durante um concurso anual de graffiti em Varna, a Este da capital búlgara, Sofia

© AP

(Fonte: "Sol" online)

«... é contrário ao verdadeiro desenvolvimento considerar a natureza mais importante do que a própria pessoa humana»

Mas é preciso sublinhar também que é contrário ao verdadeiro desenvolvimento considerar a natureza mais importante do que a própria pessoa humana. Esta posição induz a comportamentos neopagãos ou a um novo panteísmo: só da natureza, entendida em sentido puramente naturalista, não pode derivar a salvação para o homem. Por outro lado, há que rejeitar também a posição oposta, que visa a sua completa tecnicização, porque o ambiente natural não é apenas matéria de que dispor a nosso bel-prazer, mas obra admirável do Criador, contendo nela uma « gramática » que indica finalidades e critérios para uma utilização sapiente, não instrumental nem arbitrária.

Caritas in veritate [IV – 48 (b)] – Bento XVI

Tertúlia com D. Javier Echevarría em Puerto Rico - "Recomeçai o vosso matrimónio todos os dias"

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Pedro Damião (1007-1072), eremita e posteriormente bispo, Doutor da Igreja
Sermão 9; PL 1, 54-553 (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent, p.499)

«Receberá cem vezes mais agora, no tempo presente» (Mc 10, 30)

Temos de viver desligados das coisas que possuímos e da nossa própria vontade, se quisermos seguir Aquele que não tinha «onde reclinar a cabeça» (Lc 9, 58), que veio, não para fazer a Sua vontade, mas, como disse, «a vontade d'Aquele que Me enviou» (Jo 6, 38). [...]. Conheceremos assim por experiência própria o que a Vontade promete a todo aquele que tudo abandona e que caminha seguindo os Seus passos: «Receberá cem vezes mais agora [...] e no tempo futuro, a vida eterna» (Mc 10, 30). De facto, o dom do cêntuplo é grande conforto para a nossa caminhada, e a posse da vida eterna será a felicidade infinita na pátria celeste.

Mas o que é este cêntuplo? É, simplesmente, o consolo do Espírito doce como mel, as visitas que nos faz e os seus primeiros frutos. É o testemunho da nossa consciência, é a feliz e muito alegre espera dos justos, é a memória da bondade generosa de Deus, é também, na verdade, a imensidão da sua doçura. Os que experienciaram estes dons não precisam que deles lhes falemos; mas como descrevê-los, por simples palavras, a quem por eles não passou?


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 18 de Agosto de 2009

São Mateus 19,23-30

Jesus disse, então, aos discípulos: «Em verdade vos digo que dificilmente um rico entrará no Reino do Céu.
Repito-vos: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu.»
Ao ouvir isto, os discípulos ficaram estupefactos e disseram: «Então, quem pode salvar-se?»
Fixando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível.»
Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?»
Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu
trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.
Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.»


(Fonte: Evangelho Quotidiano)