Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A oração do Papa por Eunice Shriver Kennedy, falecida aos 88 anos: recordado o seu empenho a favor das pessoas incapacitadas física ou psiquicamente

Em carta dirigida à família de Eunice Shriver Kennedy, falecida ontem aos 88 anos, Mons. Pietro Sambi, Núncio Apostólico nos Estados Unidos, expressou os sentimentos de proximidade e oração do Santo Padre.

Bento XVI pedirá nas suas orações para que Eunice Shriver Kennedy receba o eterno repouso, pelo muito que fez em toda a sua vida a favor das pessoas incapacitadas física ou psiquicamente.

Eunice, irmã do Presidente John Fitzgerald Kennedy e dos Senadores Robert, já falecido vítima de um atentado, e Edward gravemente enfermo com um tumor cerebral, católica como a sua família, contribuiu na primeira pessoa para a fundação de “Special Olympics”, Para-Olimpíadas, que tiveram início em 1968. Sentiu a acuidade desta situação pessoalmente com a experiência da sua irmã Rosemary que sofria de distúrbios mentais.

A carta de Mons. Sambi recorda “a sua ardente fé e o seu generoso serviço social”. Eunice havia dado entrada na semana passada em graves condições de saúde num hospital de Cape Cod em Massachusetts. Os numerosos familiares, incluindo o Governador de Califórnia, Arnold Schwarzenegger, encontravam-se junto à sua cabeceira. Eunice Mary Kennedy nasceu em Brooklyne, Massachusetts, e era a quinta dos nove filhos de Joseph P. Kennedy e Rose Fitzgerald Kennedy.

(Notícia de Fausta Speranza, com tradução e adaptação do italiano de JPR)

© Copyright Radio Vaticana

Fátima acolhe peregrinação dos Migrantes

Encontro Internacional será presidido por D. Alessandro Carmelo Ruffinoni, responsável pela Pastoral dos emigrantes brasileiros

Milhares de emigrantes portugueses e imigrantes de várias nacionalidades, em especial do Brasil, são esperados esta Quarta e Quinta-feira em Fátima, para a Peregrinação Internacional de Agosto. O tradicional encontro dos migrantes será presidido por D. Alessandro Carmelo Ruffinoni, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Brasil, e responsável pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior.

A Peregrinação anual dos migrantes tem este ano como tema “Viver o Amor Fraterno sem Distinções nem Discriminações”. A iniciativa está integrada no programa da 37ª Semana Nacional das Migrações, numa organização da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana/Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM).

O apelo à fraternidade e à não discriminação, lançado pelo Papa Bento XVI na sua Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado deste ano de 2009, foi acolhido como lema da Semana Nacional das Migrações.

O director da OCPM, Frei Francisco Sales, explica à Agência ECCLESIA que “este ano quisemos colocar no centro a Comunidade Brasileira residente em Portugal, como forma de valorizar esta que é a maior comunidade imigrante em Portugal”. “Por isso, convidámos a presidir à Peregrinação de 12 e 13 de Agosto, D. Alessandro Ruffinoni, Bispo delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para a pastoral dos brasileiros que vivem no exterior do Brasil”, precisa.

Peregrinos oferecem trigo ao Santuário

No dia 13, durante o momento da apresentação dos dons, os peregrinos oferecem trigo ao Santuário de Fátima.

Esta tradição começou em 13 de Agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da Diocese de Leiria, ofereceu ao Santuário de Fátima 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no próprio Santuário.

Desde aquele ano, os peregrinos, já não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade a este ofertório.

Em 2008 foram oferecidos 5543 quilos de trigo ao Santuário, em 2007 foram 7059 quilos e, em 2006, mais de 6030 quilos de cereal.

Com este trigo são produzidas, no Santuário de Fátima, as hóstias consumidas neste local e as oferecidas às comunidades religiosas que colaboram com o Santuário.

Programa

Dia 12 de Agosto (Quarta-feira)

16.00h – Conferência de Imprensa de apresentação da Peregrinação, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, promovida pela Obra Católica Portuguesa de Migrações em Conjunto com o Santuário de Fátima

17.00h – Abertura da Peregrinação pela Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, com a presença do convidado deste ano, D. Alessandro Ruffinoni

18.30h – Acolhimento dos Peregrinos e saudação aos Migrantes na Capelinha das Aparições.

21.30h – Recitação do Terço na Capelinha das Aparições, seguida de Procissão de velas e Eucaristia, presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo de Beja e Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.

Dia 13 de Agosto (Quinta-feira)

00.00h – 02.00h – Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Basílica

02.00h – 03.30h – Via-sacra, no Recinto

03.30h – 04.30h – Celebração Mariana, na Capelinha das Aparições

04.30h – 05.30h – Eucaristia, na Basílica

05.30h – 07.00h – Adoração e canto de Laudes, na Basílica

09.15h – Recitação do Terço, na Capelinha das Aparições

10.00h – Celebração da Eucaristia, presidida por D. Alessandro Ruffinoni, incluindo-se a oferta do trigo, a bênção dos doentes e a consagração, terminando com a Procissão do Adeus.

Media

Transmitem as celebrações da Vigília de Oração da Peregrinação de Agosto, na noite de 12, e as da manhã do dia 13 de Agosto, no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, os seguintes órgãos de comunicação:

RTP - Canal 1

TVI

TV e Radio Canção Nova

Telepace (Itália)

K-TV (Áustria, Alemanha, Suíça)

Rádio Renascença

Radio SIM

RDP-Internacional

As celebrações estarão também disponíveis para acompanhamento online em directo no site oficial do Santuário de Fátima na Internet: www.fatima.pt/portal/index.php?id=14924


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Maria, Mãe dos sacerdotes - no centro da catequese do Papa na Audiência Geral, a propósito da festa da Assunção de Maria


Vídeo em espanhol
“Maria é a Mãe de todos os padres”, chamados a “acolhê-la no dinamismo da sua existência e no horizonte do seu apostolado” – palavras de Bento XVI, na catequese da audiência geral desta quarta-feira, no pátio interior da residência de Castelgandolfo a propósito da festa da Assunção de Nossa Senhora, no próximo dia 15.

“Neste ano sacerdotal, é belo contemplarmos Maria como Mãe de todos os padres. Na Cruz, Jesus proclamou a sua maternidade espiritual e universal. Ao fazer a todos o dom de sua mãe, Jesus qui-la confiar especialmente a seus discípulos, aos padres, que são chamados, mais do que ninguém, a acolhê-la em casa, ou seja, introduzindo-a no dinamismo de sua existência e no horizonte de seu apostolado”.

Também na saudação dirigida, aos peregrinos vindos de Malta, Austrália e EUA, o Papa assegurou a protecção especial que Maria reserva aos padres:

“A minha catequese centra-se hoje em Maria, mãe dos padres. É com especial afecto que Ela vela por eles como seus filhos. Na verdade, a missão dos sacerdotes é semelhante à de Maria: eles são chamados a propagar o amor salvador de Cristo ao mundo. Na Cruz, Jesus convida todos os fiéis, mas de modo especial, os seus discípulos, a amar e venerar Maria como sua mãe”.

Bento XVI pediu aos fiéis que criem nas suas vidas um espaço para Maria, procurando a sua assistência quotidianamente para serem testemunhas do Evangelho de Jesus.

Quase no final desta breve audiência, nas saudações ao numeroso grupo de peregrinos italianos, dirigindo-se aos jovens, aos doentes e aos noivos, Bento XVI recordou a memória de Santa Clara de Assis (celebrada ontem), a qual – disse - soube viver com coragem e generosidade a sua adesão a Cristo, convidando todos a imitarem o seu exemplo, para responderem fielmente à chamada do Senhor” – exortou.

Antes de se despedir dos fiéis, o Papa recordou ainda o momento difícil que Japão e Taiwan estão atravessando, após a passagem do devastador tufão Morakot, que deixou pelo menos 80 mortos e 61 desaparecidos no sul de Taiwan. Hoje mesmo um terramoto de 5 graus na escala Richter, seguido de duas réplicas, abalou o noroeste da ilha. No Japão, a tempestade Etau aproximou-se da ilha central e de Tóquio, horas depois de um terramoto de magnitude 6,5 que assustou os moradores e afectou os transportes, mas sem provocar danos graves.

“Meu pensamento se concentra agora nos povos que nos últimos dias foram atingidos pela violência do tufão que passou por Filipinas, Taiwan e algumas províncias do sudeste da China e do Japão, país que acaba de ser abalado por um forte terramoto.

Desejo manifestar a minha solidariedade a todos os que se encontram em situação difícil, e convido todos a rezar por eles e por aqueles que morreram. Espero que não faltem ajudas materiais e conforto espiritual para os desamparados”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Diminuição da taxa de natalidade

A diminuição dos nascimentos, situando-se por vezes abaixo do chamado «índice de substituição», põe em crise também os sistemas de assistência social, aumenta os seus custos, contrai a acumulação de poupanças e, consequentemente, os recursos financeiros necessários para os investimentos, reduz a disponibilização de trabalhadores qualificados, restringe a reserva aonde ir buscar os « cérebros » para as necessidades da nação. Além disso, as famílias de pequena e, às vezes, pequeníssima dimensão correm o risco de empobrecer as relações sociais e de não garantir formas eficazes de solidariedade. São situações que apresentam sintomas de escassa confiança no futuro e de cansaço moral. Deste modo, torna-se uma necessidade social, e mesmo económica, continuar a propor às novas gerações a beleza da família e do matrimónio, a correspondência de tais instituições às exigências mais profundas do coração e da dignidade da pessoa.

Caritas in veritate [IV – 44 (b)] – Bento XVI

Peru: Arcebispo ameaçado de morte

Sindicatos contestam medidas de defesa do ambiente propostas para a cidade de La Oroya, «uma das 10 mais contaminadas do mundo»

O arcebispo de Huancayo, arquidiocese do Peru, recebeu ameaças de morte devido ao seu empenho ecologista. As intimidações, publicadas em jornais nacionais e locais, foram assinadas por sindicatos que representam trabalhadores da Doe Run, empresa de origem norte-americana instalada na cidade de La Oroya.

Enquanto alguns sectores sindicais consideram que a obra do arcebispo em defesa do meio ambiente coloca os empregos em risco, outros defendem a acção do prelado: a 13 de Junho, três sindicatos enviaram-lhe uma carta de solidariedade, condenando as ameaças.

Em nota divulgada a semana passada, o presidente dos bispos do Peru, D. Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, repudiou as ameaças que D. Pedro Barreto Jimeno vem recebendo “pelo seu trabalho pastoral em defesa da vida, da saúde, do trabalho e pelo cuidado com os bens da criação, dons preciosos de Deus para todo o ser humano e para as futuras gerações”.

“Lamentamos que a sua preocupação pastoral em favor de um ambiente saudável, em especial na cidade de La Oroya, uma das 10 mais contaminadas do mundo, seja mal interpretada, enquanto é reconhecida em todo o país e também no mundo”.

O comunicado prossegue com um questionamento: “Como é possível que num país democrático, onde existe liberdade de expressão e de pensamento, bem como garantias constitucionais, uma pessoa seja ameaçada (…) por ensinar e defender a Doutrina Social da Igreja, que não é mais do que defender a pessoa humana e o bem comum?”.

Esta não é a primeira vez que D. Pedro Barreto é ameaçado. Em declarações a uma rádio peruana, o arcebispo declarou que as intimidações não só não o amedrontam, como o fortalecem. O prelado afirmou igualmente que foi aconselhado a pedir protecção pessoal, mas que não a deseja, pois isso iria contra a sua essência de bispo, que deve estar perto do povo.

Em 2004, o jesuíta D. Pedro abriu uma “mesa de diálogo ambiental”, na tentativa de dar uma resposta colectiva aos graves problemas ecológicos causados pela exploração mineira na região.

Localizado no coração dos Andes peruanos, La Oroya é uma cidade muito poluída. O departamento de Junin, a 185 km de Lima, capital do Peru, é uma das áreas mais venenosas do planeta. Milhares de crianças e adultos estão expostos aos efeitos de metais pesados, como o chumbo. A dispersão de poluentes atmosféricos (como o dióxido de enxofre e óxidos de azoto) provoca “chuvas ácidas”, que flagelam a vegetação da região.

A principal responsável é, alegadamente, a Doe Run Peru. As minas da multinacional circundam o vale do rio Mantaro, cuja nascente está a 4100 metros acima do nível do mar.

Com Rádio Vaticano

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Nota de JPR:

O capítulo IV, 48-51 da última encíclica "Caritas in veritate" de Bento XVI é dedicado ao ambiente.

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933

Escreve o que depois recolhe no ponto 25 de Caminho: “Não discutais. – Da discussão não costuma sair a luz, porque é apagada pela paixão”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/12-8-5)

A expansão do Opus Dei - Parte II

Vídeo em espanhol

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São César de Arles (470-543), monge e bispo
Sermão ao povo, n° 59 (a partir da trad. de Soleil Levant 1962 rev.; cf. SC 330, p. 43)

«Tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu»

Para nosso bem e nossa salvação, a Sagrada Escritura aconselha-nos a que confessemos os nossos pecados, incessantemente e com humildade, não somente perante Deus, mas também perante um homem santo e temente a Deus. É assim que o Espírito Santo nos recomenda pela voz do apóstolo Tiago: «Confessai, pois, os pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados» (5, 16) [...]; e o salmista diz: «Confessarei os meus erros ao Senhor; e Vós perdoastes a culpa do meu pecado» (31, 5).

Ferimo-nos com os nossos pecados; por isso, devemos recorrer sempre ao medicamento da confissão. Com efeito, se Deus quer que nós confessemos os nossos pecados, não é que Ele não os saiba, mas é porque o diabo deseja encontrar forma de nos acusar perante o tribunal do Juízo Eterno; por isso, quer que pensemos mais em desculpá-los do que em acusá-los. O nosso Deus, pelo contrário, porque é bom e misericordioso, quer que os confessemos neste mundo, de modo a que não sejamos confundidos sobre eles no outro. Assim, ao confessarmo-nos, Ele mostra-se clemente; se os reconhecemos, perdoa-nos. [...] E nós, irmãos, somos realmente os vossos médicos espirituais; procuramos com solicitude curar as vossas almas.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 12 de Agosto de 2009

São Mateus 18, 15-20

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Se o teu irmão te ofender,
vai ter com ele e repreende-o a sós.
Se te escutar, terás ganho o teu irmão.
Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas,
para que toda a questão fique resolvida
pela palavra de duas ou três testemunhas.
Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja;
e se também não der ouvidos à Igreja,
considera-o como um pagão ou um publicano.
Em verdade vos digo:
Tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu;
e tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu.
Digo-vos ainda:
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa,
ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome,
Eu estou no meio deles».