Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 2 de agosto de 2009

Bento XVI, ao Angelus desta manhã, em Castelgandolfo


Vídeo em espanhol

“Uma preciosa ocasião para aprofundar o valor da missão dos presbíteros na Igreja e no mundo”: foi nestes termos que Bento XVI classificou o Ano Sacerdotal em curso, dirigindo-se, neste domingo ao meio-dia, antes da recitação do Angelus, aos fiéis congregados no pátio interior de Castel Gandolfo.

Depois de agradecer aos habitantes e às autoridades desta vila lacial as boas-vindas que lhe reservaram, ao chegar, vindo dos Alpes, quarta-feira passada, o Papa apontou os “úteis pontos de reflexão” que nestes primeiros dias de Agosto nos são propostos nas figuras de diversos santos comemorados na liturgia quotidiana…

“Ontem era a memória litúrgica de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja, grande mestre de teologia moral e modelo de virtudes cristãs e pastorais, sempre atento às necessidade religiosas do povo.

Hoje contemplamos em São Francisco de Assis o ardente amor pela salvação das almas, que cada sacerdote deve constantemente nutrir: ocorre de facto o chamado perdão de Assis que ele obteve do Papa Honório II em 1216, depois de ter tido uma visão, quando se encontrava em oração na capelinha da Porciúncola”.

Aparecendo-lhe na sua glória, com a Virgem Maria à direita e muitos anjos à volta, Jesus pediu-lhe para exprimir um desejo…

“Francisco implorou um perdão amplo e generoso para todos os que, arrependidos e confessados, visitassem aquela igreja. Tendo recebido a aprovação pontifícia, o Santo não esperou nenhum documento escrito, mas correu a Assis e, ao chegar à Porciúncula, anunciou a boa notícia: “Meus irmãos, quero mandar-vos todos para o Paraíso!”

Desde então, todos os anos – recordou o Papa – do meio-dia de 1 de Agosto até à meia-noite do dia seguinte, pode-se lucrar, nas condições habituais, a indulgência plenária, mesmo para os defuntos, visitando uma igreja paroquial ou franciscana.

Bento XVI prosseguiu a sua referência aos santos que a liturgia recorda nestes dias e que constituem exemplos de vida sacerdotal. Antes de mais o Santo Cura d’Ars, a 4 de Agosto: é precisamente nos 150 anos da sua morte que se está a celebrar o Ano Sacerdotal. O Papa prometeu dedicar a catequese da audiência geral de quarta-feira a “este humilde pároco, que constitui (disse) um modelo de vida sacerdotal”.

Evocado também São Caetano de Thiene, “que costumava repetir que “não é com o amor sentimental, mas com o amor dos factos que se purificam as almas”. E ainda, a 8 de Agosto, São Domingos, do qual se disse que, “quando abria a boca, ou era para falar com Deus na oração ou para falar de Deus”.

“Finalmente não posso deixar de recordar a grande figura do Papa Montini, Paulo VI, do qual ocorre, a 6 de Agosto, o trigésimo primeiro aniversário da morte, precisamente em Castel Gandolfo. A sua vida, tão profundamente sacerdotal e rica de tanta humanidade, permanece na Igreja como um dom do qual dar graças a Deus.

Que a Vigem Maria, Mãe da Igreja, ajude os sacerdotes a serem todos totalmente enamorados de Cristo, seguindo o exemplo destes modelos de santidade sacerdotal”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Concerto de música de câmara em honra do Papa: J. S. Bach, Britten e Mozart

Neste domingo à tarde, às 18 horas, no pátio interno do palácio apostólico de Castel Gandolfo (onde, ao meio dia, se congregaram os fiéis por ocasião do Angelus com o Papa), a orquestra de câmara alemã de Bad Bruchenau (Baviera) oferece um concerto a Bento XVI, executando peças de Johann Sebastian Bach, Benjamin Britten e Wolfgang Amadeus Mozart.

Concretamente o concerto BWV 1055 para oboé de amor e arcos, de Bach; a chamada Sinfonia Simples, opus 4, composta em 1934, por Britten, e o concerto KV 314 de Mozart, para oboé e orquestra, composto em 1777 provavelmente para o oboísta de Bérgamo Giuseppe Ferlendis.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Bach - Concerto for Oboe d'Amore in A Major BWV 1055







Simple Symphony, OP 4, de B. Britten



Viola Wilmsen: Mozart- Concerto per oboe KV 314





Salve Regina

A bicampeã mundial de natação italiana Federica Pellegrini após a recepção em Castel Gandolfo



Surpreendida pelo Papa: «seguiu-me na TV, sabe tudo sobre mim»

«A visita ao Papa ofereceu-me uma fortíssima emoção, disse-me que viu todas as minhas provas. Fique sem palavras, só lhe consegui dizer obrigado».

Federica Pellegrini descreve assim o seu encontro com Bento XVI durante a audiência em Castel Gandolfo com os campeões participantes nos mundiais de natação em Roma.

© Copyright Il Piccolo de Trieste, 2 Agosto 2009
A alegria e boa disposição do Santo Padre na recepção aos nadadores do Mundial da especialidade

«... o espírito do dom»

Na época da globalização, a economia denota a influência de modelos competitivos ligados a culturas muito diversas entre si. Os comportamentos económico-empresariais daí resultantes possuem, na sua maioria, um ponto de encontro no respeito da justiça comutativa. A vida económica tem, sem dúvida, necessidade do contrato, para regular as relações de transacção entre valores equivalentes; mas precisa igualmente de leis justas e de formas de redistribuição guiadas pela política, para além de obras que tragam impresso o espírito do dom. A economia globalizada parece privilegiar a primeira lógica, ou seja, a da transacção contratual, mas directa ou indirectamente dá provas de necessitar também das outras duas: a lógica política e a lógica do dom sem contrapartida.

Caritas in veritate [III – 37 (b)] – Bento XVI

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933

Neste dia escreve: “Brilhar como uma estrela?… Ânsia de altura e de ser luz acesa no Céu? Melhor: queimar como uma tocha, escondido, pegando o teu fogo a tudo aquilo em que tocas. – Este é o teu apostolado; para isso estás na Terra”.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=2078 )

Mais perto!


Com o título “ Más de cerca” http://www.masdecerca.com/, mais perto, nasce na Espanha o primeiro blogue dirigido aos religiosos e consagrados. Seu autor, o sacerdote Fernando Prado, director de "Publicações Claretianas" pretende oferecer notícias, informação e material de interesse relacionado com a vida consagrada.

"O blogue que eu fiz é pouca coisa, todavia, creio que é original no sentido de que não é simplesmente um blogue no qual vou expondo minhas ideias ou alguma opinião, mas sim que eu quis fazer, como diz o próprio blogue quando se entra na pagina, é um eco-blogue, que não tem que ver com a ecologia mas com a palavra eco, de eco, quando uma voz ressoa se produz um eco, pois este blogue quer ser algo parecido. Ou seja, fazer eco de tudo o que se fala e se diz da vida consagrada".

No momento, como assegura o autor, o projecto teve início em espanhol porém, espera-se expandir a outros idiomas.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Horowitz interpreta o 2º movimento da Sonata em C Major K. 330 de Mozart